Os alunos estão exaustos dos mandos e desmandos de Malu.
Os alunos do colégio Grupo estão exaustos dos mandos e desmandos de Malu (Daniela Galli). Desde que assumiu o cargo de orientadora pedagógica, ela tem mostrado toda sua arrogância e autoridade ao implementar novas regras que afetam os estudantes sem consultá-los. Desta vez, ela transformou a metodologia de ensino: impôs um sistema apostilado baseado em decoreba e sem qualquer aprofundamento intelectual.
Enquanto os colegas estão pensando em uma forma de boicotar as apostilas, Lica (Manoela Aliperti) percebe que precisa reivindicar uma mudança absoluta para voltarem a ter diálogo e um ensino de qualidade: a saída de Malu. “Precisa ser algo definitivo, que chame a atenção da direção, dos pais, dos professores. De repente até da imprensa”, ela diz. Assim, surge a proposta de fazer uma greve.
“Se a gente quer outro tipo de aula, vamos exigir o que a gente merece! A gente tem que vir pro colégio, sim! Todos os dias, dentro do horário, uniformizado, tudo direitinho. Só que ninguém vai entrar nas salas de aula. Vai todo mundo ficar no pátio!”, ela diz, e conquista o apoio dos colegas. No dia seguinte, eles vão muito além. Quando o sinal toca, os próprios estudantes começam a compartilhar seus conhecimentos no pátio do colégio, tal qual uma grande aula a céu aberto, democrática e lúdica, para desespero de Malu.
As cenas vão ao ar nesta segunda-feira, dia 04. Malhação: Viva a Diferença é concebida por Cao Hamburger, dirigida por Paulo Silvestrini e vai ao ar logo após o Vale a Pena Ver de Novo.