A pesquisa foi a pedido do jornal O Globo.
Novela em cartaz na faixa das 21, Pantanal está rendendo altas discussões nas rodas de conversa e mas redes sociais.
Segundo dados levantados por Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o folhetim de Bruno Luperi baseado na obra de Benedito Ruy Barbosa é um dos assuntos mais comentados da internet desde a estreia, há cerca de três meses.
As discussões crescem no horário de exibição da trama, com 53% dos tuítes sendo feitos na hora em que a novela está sendo exibida na TV aberta.
Isso possibilita que o público que ainda não se rendeu a assistir novelas em formato de maratona no streaming entre na roda de conversas que são estabelecidas nas redes sociais.
Isso prova que a internet muitas vezes alimenta a TV tradicional. E mostra também que essa mídia continua muito viva e disposta. Não acontece só com as novelas. O comportamento se repete com as séries de grande sucesso. Basta lembrar de “Game of Thrones”. Ela era muito pirateada. Muitas vezes, episódios inéditos vazavam na internet. Mesmo assim, a maioria esmagadora dos espectadores preferia esperar para assistir no domingo, que era o dia em que a HBO exibia, só para poder entrar no debate com os outros fãs.
Com informações da jornalista Patrícia Kogut (O Globo).