O Planeta TV

Globo será patrocinadora dos Jogos Olímpicos Rio-2016

Emissora compra cota inédita de patrocínio para as próximas Olimpíadas.

por Victor Rezende, em 10/01/2015

Emissora oficial de transmissão dos Jogos Olímpicos que ocorrerão em 2016 no Rio de Janeiro, a Globo comprou uma cota inédita de patrocínio do evento e será, portanto, uma das patrocinadoras oficiais do maior evento esportivo mundial, segundo o site Máquina do Esporte. O Grupo Globo será parceiro oficial dos Jogos, além de a TV Globo e o SporTV serem alguns dos canais que transmitirão o evento no Brasil.

Na próxima Olimpíada, aliás, a Globo vem tendo papel decisivo e se mostrou aberta em diversos pontos em relação aos Jogos. A emissora será a responsável pela transmissão de todos os jogos de futebol para o mundo, os quais irão ocorrer não somente no Rio de Janeiro, mas em outras cidades, como São Paulo e Belo Horizonte. Além disso, as principais modalidades esportivas vêm tendo seus horários habituais alterados para que coincidam com a grade de programação da americana NBC, mas que não batam com os horários fixos da grade global. Natação e atletismo, esportes nobres nas Olimpíadas, terão início às 22h; a natação terá suas eliminatórias a partir das 13h, coincidindo com o Globo Esporte e Jornal Hoje; e o atletismo terá alguns eventos pela manhã, podendo ser acompanhado pelos programas ao vivo da emissora, como o Encontro com Fátima Bernardes.

A emissora também já tem seu time de comentaristas montados. Foram escalados no "Time de Ouro" Flávio Canto (judô), Daiane dos Santos (ginástica artística), Fabi (vôlei feminino), Giba e Tande (vôlei masculino), Shelda (vôlei de praia), Hortência Marcari (basquete), Gustavo Borges (natação), Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis). No futebol, serão utilizados os comentaristas da casa, como Walter Casagrande e Caio Ribeiro; alguns outros serão convidados, como Luiza Matsuo, na ginástica rítmica.

O SporTV também pretende fazer uma ampla cobertura, mostrando todos os eventos esportivos em tempo real e ficando no ar 24 horas por dia. Estão sendo previstos 16 canais na TV paga, além de outros mais sendo acessados pela internet, numa possível colaboração com o GloboEsporte.com.

Desde agora, reuniões vêm sendo feitas entre o Grupo Globo e membros do Co-Rio, comitê organizador dos Jogos. Tendo comprado a cota de patrocínio, a Globo poderá fazer promoções ligadas à competição e deverá ter, ainda, algumas regalias na área de jornalismo. A simples presença da emissora é vista como um alíbio para os repesentantes da Olimpíada porque, assim, a Globo irá se esforçar para promover o evento, como aconteceu com os Jogos Pan-Americanos de 2007, mas não em 2012, quando o canal não teve direitos de transmissão dos Jogos e se limitou a uma cobertura jornalística aquém de suas capacidades.

Segundo o Máquina do Esporte, a relação, agora, é diferente, no entanto. A empresa deve, sim, ajudar a promover a marca Rio-2016 nacional e internacionalmente, por meio da Globo Internacional, podendo, inclusive, aparecer na tela de outras emissoras que transmitirão os Jogos, como Record, Band, ESPN e Fox Sports. O valor do negócio não foi divulgado.


Deixe o seu comentário