Sérgio Chapelin, que participou da edição de estreia na década de 70, é o apresentador do DVD.
Em abril de 1973 o Globo Repórter estreou na TV com a missão de abrir espaço na telinha para documentários e mostrar um mundo cheio de contrastes. Em homenagem aos 40 anos do programa jornalístico de vida mais longa da história da televisão brasileira, a Globo Marcas lança um DVD com os dez destinos inesquecíveis visitados pela jornalista Glória Maria, entre 2010 e 2012.
China, Grand Canyon, Cingapura, Brunei, Butão, Deserto do Atacama, Omã, Dubai, Eslovênia e Provence são os lugares revisitados no DVD comemorativo. Cenas surpreendentes de duas Chinas, onde a prosperidade e a tradição se unem para impulsionar o gigante asiático, são apresentadas pela jornalista. De um lado a província de Yunnan, no Sudoeste do país, onde o povo mantém a tradição de seus antepassados. Do outro, a China do futuro com 1,3 bilhão de pessoas, que tem pressa para solucionar os problemas que atingem as grandes cidades.
A viagem continua pelo Parque Nacional do Grand Canyon, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. A repórter passeia pelas colossais muralhas, que chegam a 1.600 metros de altura, e apresenta o Rio Colorado, que atravessa a região mais seca do país.
O Brunei, Estado soberano do Sudeste da Ásia, é outro destino curioso contemplado no DVD. Glória Maria narra como é a vida dos cerca de 400 mil habitantes do país, uma das maiores potências econômicas do mundo na área de petróleo. O sultão, governante local, vive com suas duas rainhas, 12 filhos e os netos no maior palácio do mundo, que tem 1.788 quartos.
Sérgio Chapelin, que participou da edição de estreia na década de 70, é o apresentador do DVD. “Hoje em dia é difícil ver um programa permanecer no ar por 40 anos. O Globo Repórter faz parte da vida dos brasileiros e eu tenho o orgulho de estar à frente do programa há 32 anos”, afirma o jornalista.