SporTV deverá realizar maior cobertura esportiva da história, com 16 canais esportivos. Globo escala comentaristas.
Quase dois anos antes de se iniciarem os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrerão em agosto de 2016, Globo e SporTV já definiram o modo de cobertura do evento, além de já terem alguns nomes de suas equipes definidos.
Na Globo, segundo o jornal Diário de S. Paulo, Galvão Bueno, Cléber Machado e Luís Roberto irão se revezar como os principais narradores de eventos esportivos, podendo contar com a ajuda de outros narradores, como Rogério Corrêa, Alex Escobar, Rembrandt Jr. e nomes do SporTV, como Milton Leite, Luiz Carlos Jr. e Sérgio Maurício.
Como comentaristas, a Globo terá à disposição o seu time de ouro: Giba, Tande e Fabi, no vôlei de quadra; Shelda, no vôlei de praia; Daiane dos Santos, na ginástica artística; Gustavo Borges, na natação; Hortência Marcari, no basquete; Maurren Maggi, no atletismo; e Flávio Canto, no judô. Outros esportivos que podem ser exibidos eventualmente contarão com comentaristas convidados.
A cobertura oficial da Globo se iniciará em março de 2016, com boletins especiais e noticiários nos telejornais de rede e programas esportivos.
O SporTV, por sua vez, terá a maior cobertura de sua história. O canal promete colocar na TV 16 canais, que funcionarão 24 horas ao vivo e transmitirão todos os eventos esportivos dos Jogos Olímpicos. Narradores, técnicos e jornalistas já estão sendo preparados pelo SporTV para cobrirem todas as modalidades esportivas.
Os principais esportes serão transmitidos nos canais tradicionais - SporTV 1, 2 e 3. Os canais Premiere ficarão abertos temporariamente durante o evento. Atualmente, o SporTV conta com três canais e mais dez do Premiere. Até 2016, mais três serão abertos. Um deles irá exibir os Jogos Olímpicos numa forma de mosaico, mostrando o que estará no ar em todos os canais SporTV.