Colaboradores também passarão a assinar contrato por obra.
A TV Globo segue implementando mudanças na organização da sua dramaturgia. A emissora aprovou um plano que vai diminuir a duração das novelas, uma reivindicação antiga dos profissionais envolvidos. Segundo Flávio Ricco, as mudanças vão começar nas faixas das 18h e das 19h, para depois chegarem ao horário das nove. Na prática, cada capítulo vai perder cinco minutos de arte. O número de capítulos também vai continuar caindo com o tempo.
Uma outra mudança também interfere diretamente no trabalho dos autores. Depois de uma avaliação sobre os roteiristas que colaboram com os titulares, a emissora encontrou exageros. Segundo Flávio Ricco, foram identificados casos de apadrinhamento nessas funções, levando a emissora a decidir que só aqueles que realmente colaboram serão mantidos. A partir de agora, há um limite de três colaboradores por obra. A nova ordem já foi transmitida aos autores titulares. Casos como o de A Regra do Jogo, onde sete roteiristas colaboram com João Emanuel Carneiro, não serão mais vistos na Globo, segundo afirma Ricco.
Além da redução do número de colaboradores, esses profissionais passarão a assinar por obra específica, como já acontece com a maior parte dos atores.
As modificações foram debatidas em evento realizado na quinta-feira da semana passada, no Projac.