O Planeta TV

Em novembro, o Globoplay resgatará o clássico "O Astro", com Francisco Cuouco e Dina Sfat

Saiba mais sobre os bastidores e trilha sonora da novela de Janete Clair.

por Redação, em 22/10/2024

Dina Sfat e Francisco Cuoco. Foto: Acervo Globo

Em novembro, o Globoplay resgatará o clássico de Janete Clair, O Astro (1977), como parte de seu projeto Resgate do Globoplay. A trama, um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira, acompanha a história de Herculano Quintanilha (interpretado por Francisco Cuoco), um mágico e vidente de passado enigmático. Ao longo da novela, o destino de Herculano se cruza com o de Márcio Hayala (papel de Tony Ramos), filho do poderoso industrial Salomão Hayala (interpretado por Dionísio Azevedo).

Márcio vive em constante conflito com o pai, pois não deseja assumir os negócios da família. No entanto, ao ser influenciado por Herculano, ele muda de ideia e decide ocupar a posição de herdeiro, levando o novo amigo para a diretoria da empresa. Esse encontro entre Herculano e o empresário Salomão muda completamente a vida de Herculano, que passa a ter grande influência sobre os membros da família Hayala.

Além da ascensão de Herculano, a novela é lembrada pelo romance entre Márcio e Lili, a jovem taxista interpretada por Elizabeth Savala, formando um dos casais mais queridos pelo público na época.

Essa é mais uma oportunidade para os fãs de novelas revisitarem essa obra icônica da televisão brasileira, que marcou a década de 1970.

BASTIDORES

Para dar vida ao vidente Herculano Quintanilha, o ator Francisco Cuoco usava turbante e roupas coloridas. A ideia do turbante surgiu quando a equipe gravava uma cena do primeiro capítulo da trama. O diretor Daniel Filho achou que faltava algum detalhe para compor o visual do personagem e pediu que cortassem um pedaço da calça de um figurante. Com alfinetes e improviso, surgiu o adereço que viria a caracterizar a imagem do protagonista. Elizabeth Savala teve as madeixas cortadas, e ganhou um novo penteado para interpretar a taxista Lili: cabelos curtos e encaracolados.

Tony Ramos não foi o primeiro nome pensado para interpretar Márcio Hayala. O ator ainda estava gravando a novela 'Espelho Mágico' nos estúdios da Herbert Richers quando, casualmente, foi chamado pelo diretor Daniel Filho para ajudar a fazer testes de elenco com as atrizes candidatas à personagem Jôse. Ele teve de contracenar com as candidatas dizendo o texto de Marcio. Daniel Filho gostou tanto do desempenho que o convidou na mesma hora para emendar uma novela com a outra. 'Espelho Mágico' terminou e, três dias depois, Tony Ramos já estreava como um dos protagonistas de 'O Astro'.

Foram criados três cenários fixos para as gravações da novela: a mansão dos Hayala, o escritório do Grupo Hayala e o apartamento de Amanda (Dina Sfat).

TRILHA SONORA

'Bijuterias', composta e cantada por João Bosco, é o tema de abertura de 'O Astro - 1ª versão'. A trilha sonora contou também com Maria Bethânia, Clara Nunes e Rita Lee, entre outros intérpretes, nacionais e internacionais.

Autoria: Janete Clair | Direção: Gonzaga Blota | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 06/12/1977 – 08/07/1978 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 186


Deixe o seu comentário