O Planeta TV

Em Justiça, Jesuíta Barbosa enfrenta novo desafio

Ator se prepara para dar vida a um jovem que será preso após cometer um crime passional.

por Redação, em 31/07/2016

Foto: Divulgação/Globo

Pernambucano carismático, de fala mansa e de muita serenidade - apesar da pouca idade. Com apenas 24 anos, um leque variado de personagens e três indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Jesuíta Barbosa tornou-se uma das promessas da telona e já mostra seu talento também na TV. O ator deixa mais aparente suas raízes nordestinas para viver Vicente emJustiça, um jovem que dorme anos com a culpa e o arrependimento de ter matado a noivaIsabela (Marina Ruy Barbosa) após flagrá-la com outro homem.

Na trama de Manuela Dias, Jesuíta enfrentará um novo desafio, com um personagem que passa por uma transformação e mudança de consciência após os sete anos em que fica preso: “O desafio é a beira do mundo, é essa barreira estreita entre bem e mal, ou a interseção disso”, ele diz, e explica como faz essa diferenciação das duas fases vividas por Vicente: “A personalidade não muda, mas abre uma consciência para ele dentro da prisão. Acho que é o mesmo cara que sai dali, mas tem umas coisas físicas que eu tenho que prestar atenção. O tempo de respiração, por exemplo, que antes, por ser mais novo, é muito mais efusivo e depois tem uma calma, um estudo do que é, do que não é. É um cara muito mais agitado antes, tem uma coisa de ser maior que os outros, de se colocar acima de quem está conversando com ele. Depois, é diferente, acho que tem uma queda de pressão”.

Ao longo de 20 capítulos, a minissérie fará uma reflexão sobre o que é justo ou não sob o ponto de vista ético e moral. Por isso, vingança, perdão e arrependimento serão alguns temas abordados. Na história de Jesuíta, por exemplo, seu personagem buscará se redimir com Elisa (Debora Bloch) depois de cometer um crime passional contra sua filha. Mas será que existe absolvição para esse tipo de situação? Jesuíta opina: “O perdão vem embutido de diversos preceitos e conceitos muito pessoais, assim como a ideia de liberdade. O perdão talvez seja a concessão de libertação, e isso é bastante questionável. Como conceder liberdade a alguém quando essa prisão é totalmente inconsciente? Está aí a premissa do nosso trabalho nessa história”.

Para o ator, que vem de trabalhos de grande repercussão, como Amores Roubados, O Rebu e Ligações Perigosas, a fama e o assédio não são um problema e, inclusive, são encarados de forma madura pelo jovem: “Esse lugar da fama me parece um grande monstro inventado, não é um lugar que costumo frequentar. Procuro passar por essa ideia de vanglória e transformá-la em admiração. Espero que a admiração ao meu trabalho esteja sempre em voga, assim como minha vontade de criar”, ele comenta, e já deixa claro qual é o seu desejo para o futuro: “Quero cada vez mais tentar distanciar fisicamente e plasticamente as personagens de mim. Quero continuar por esse atalho, esse caminho que tem me dado tantos bons encontros”.

Justiça é escrita por Manuela Dias e tem direção artística de José Luiz Villamarim. A estreia está marcada para o dia 22/08.

Com informações da TV Globo.


Deixe o seu comentário