O Planeta TV

Elenco e equipe apresentam Dupla Identidade à imprensa

O seriado é escrito por Glória Perez, com direção de núcleo de Mauro Mendonça Filho.

por Redação, em 06/09/2014

Na última quinta-feira, 04/09, o elenco de Dupla Identidade, a nova série da Globo, se reuniu em shopping carioca para apresentar a produção à imprensa. No evento, a autora Glória Perez e do diretor de núcleo Mauro Mendonça Filho também estiveram presentes. 

Dupla Identidade promete cenas de ação de tirar o fôlego, além de sequências em que é mostrado o trabalho minucioso da investigação policial. "Na nossa pesquisa, observamos que a gente tem uma polícia, tirando todo o preconceito em torno dela, muito competente e preparada. Acho que até a polícia dos EUA não é exatamente como eles retratam nos filmes e seriados. Mas a gente também tem muita gente boa e equipamentos bons para solucionar esses casos", diz o diretor de núcleo Mauro Mendonça Filho.

Glória faz uma comparação da trama do seriado com sua novela mais recente,Salve Jorge, que, de certa forma, era uma história policial. "A delegada Helô (Giovanna Antonelli) ia atrás de uma pista de crime comum. Dessa vez, não. A personagem da Luana (Piovani) tem caminhos delicados para perceber a mente do criminoso", analisa a autora. Luana Piovani encarna a psiquiatra forense Vera e diz que a personagem não é das mais sensuais: "Ela tem uma voz dura, firme, quase como um homem."

Quem ficar ligado em Dupla Identidade vai acompanhar pela primeira vez uma produção feita inteiramente para a televisão do futuro. É a tecnologia 4K - que corresponde a quatro vezes o tamanho da resolução do Full HD - que vai possibilitar ao público assistir à imagens muito mais detalhadas e trabalhadas.

“É mais que a qualidade de cinema para a TV”, explica o superior executivo de edição da TV Globo, Horácio Velásquez. “O cinema, aos poucos, está mudando do Full HD e do 2K para o 4K. Está indo nesta direção. Então, o mercado está se abrindo para esta tecnologia. Estamos oferecendo uma tecnologia de ponta que só existe nas grandes casas de pós-produção de cinema do mundo”, complementa.

Débora Falabella, Bruno Gagliasso, Mauro Mendonça Filho e Gloria Perez. Foto: Pedro Curi/Divulgação TV Globo

A trama

O jogo de gato e rato vai começar! Dupla Identidade traz o universo sombrio dos serial killers para a TV brasileira. Na trama, o assassino Edu (Bruno Gagliasso) vai driblar a polícia e fazer de tudo para escapar das investigações comandadas por Vera (Luana Piovani) e Dias (Marcello Novaes). O assunto, que tem inspirado filmes e séries por todo o mundo, impressiona pela ausência total de sentimento de culpa por parte dos personagens principais.

Capazes de escapar de qualquer polígrafo (detector de mentiras), assassinos em série são mestres na arte de mentir. Um bom exemplo disso é Gary Ridgway, que fez 48 vítimas e foi descartado como suspeito pelo FBI depois de aprovado pelo polígrafo. Existem ainda aqueles que conquistam milhares de admiradoras, como Ted Bundy e Richard Ramirez, que foram campeões de cartas enquanto aguardavam o cumprimento da pena no corredor da morte. Mulheres de todo o país queriam casar com eles, declaravam amor, ofereciam dinheiro ou pediam para visitá-los, como se fossem celebridades. No Brasil, um dos casos mais famosos é o do maníaco do parque.

Alguns serial killers se dedicam às artes, como hobby ou profissão. John Gacy pintava quadros com motivos infantis. Recebeu elogios e vendeu muitos deles. Ted Bundy era apaixonado por música clássica e desenhava também. O austríaco Johann Unterweger era excelente escritor. Seus poemas, contos e peças de teatro sensibilizaram a elite literária de Viena, artistas, jornalistas e políticos, que iniciaram uma grande campanha para libertá-lo e dar a ele uma segunda chance: o assassino foi solto. É difícil entender como a sensibilidade que qualquer forma de arte requer pode conviver com a brutalidade do vício de matar, mas convive.

Dupla Identidade vai explorar esses e vários outros tópicos do assunto. Enquanto a psicóloga forense Vera e o delegado Dias tentarão entender a mente de Edu, sua namorada, Ray (Débora Falabella), vai conviver com esse criminoso sem perceber o risco que corre ao lado dele. Capaz de mentir e se disfarçar, Edu também enganará o deputado Oto (Aderbal Freire Filho) e sua esposa Silvia (Marisa Orth).

Dupla Identidade é escrita por Glória Perez, com direção de núcleo de Mauro Mendonça Filho. O seriado estreia na próxima sexta-feira, 19/09, logo após o Globo Repórter.


Deixe o seu comentário