"É uma novela sobre pessoas", explica a autora Claudia Souto.
Dia 30 já está logo ali e as expectativas para a estreia de Volta Por Cima, a nova novela das 7, não poderiam ser melhores. E para celebrar com antecipação, elenco e equipe se reuniram nos Estúdios Globo nesta terça (24) com a imprensa. O encontro aconteceu na cidade cenográfica de Vila Cambucá, bairro fictício do subúrbio carioca onde se passa a novela.
Dando vida à protagonista Madá, Jéssica Ellen arrasou no look para o evento com um vestido off-white curtíssimo, em forma de espartilho e sem alças. A atriz comemorou o seu retorno às novelas: "Fazendo o que eu amo, vou ser uma mãe mais feliz. Estou em um momento bom da minha vida. A relação familiar me aproxima muito da Madá. Madá tem a linha da heroína, como ela há muitas por aí que ralam para correr atrás de seus objetivos."
Claro também foi a escolha de Drica Moraes que, em Volta Por Cima, dará vida à “rica falida” Joyce, irmã de Gigi (Rodrigo Fagundes) e Belisa (Betty Moraes). Entre tantos motivos para celebrar, a diversidade do elenco é um deles: “A novela fala de um Brasil estendido, 80% do elenco é negro, 20% asiático, os brancos são coadjuvantes e eu estou feliz à beça de ser coadjuvante, acho um golaço da novela. Eu, sendo mãe de um menino negro, fico muito feliz. ”
“Sou divertida e alegre como Joyce. Ela tem um amor do passado que é o Osmar (Milhem Cortaz) e vai lutar por ele. Esperem um embate entre Joyce e Violeta (Isabel Teixeira). A troca com Betty Faria é demais. O camarim é muito divertido, ela põe música. E eu vejo Tieta, Lucinha, todas as personagens da Betty passando por ali.”
Após um hiato de seis anos, Viviane Araujo também volta à telinha. Rosana é a personagem dela na novela. Na trama, ela era uma figura importante do carnaval carioca e é casada com Edson, papel de Ailton Graça.
"Rosana é uma leoa, que cuida dos seus com toda força e ela não admite que nada saia do controle. Uma ex-rainha de bateria que largou o Carnaval pra construir sua família, e ela gosta verdadeiramente do Edson. As nossas cenas são muito bem humoradas, é diversão dentro e fora de cena", diz a atriz, que também é importante para o Carnaval fora da ficção.
"A comunidade do Salgueiro tá bem animada com a Rosana e com a novela. Querem fazer uma festa pra comemorar.", comemora a atriz.
Integrando o elenco principal, Fabrício Boliveira interpreta Jão, o protagonista masculino da novela. De acordo com o ator, o personagem será uma porta para discutir alguns privilégios e enfrentamentos que fazem parte da realidade de boa parte da população brasileira.
"A novela cria um universo de várias identificações, como a questão das mulheres que são mães solo, um número enorme, infelizmente. A gente vai discutir também questões com o masculino, que assume esse lugar da paternidade, então teremos debates interessantes sobre essa relação que vemos em nosso País", explica.
Em entrevista ao Grupo Liberal, Claudia Souto, autora da trama, explicou que o roteiro está diretamente ligado com seu passado vivenciado no subúrbio do Rio de Janeiro: "A maior inspiração que tive para escrever 'Volta Por Cima' foi a observação do nosso povo mesmo, de nós. É uma novela sobre pessoas que a gente podia cruzar na rua. Eu sou uma pessoa nascida na Tijuca, que é um bairro bem simples do Rio de Janeiro. Minha mãe era do subúrbio, ela nasceu em Bangu. É uma novela próxima da minha origem, apesar de já termos caminhado tanto para a frente, é uma novela que fala muito do meu coração", contou.
"Volta por Cima" é uma novela criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkingson e Juliana Peres. A novela tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso. A produção é de Andrea Kelly e Lucas Zardo, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.