O Planeta TV

Chef Dalton Rangel comanda quadro de culinária do “Aqui na Band”

A estreia dele acontecerá nesta segunda-feira (10).

por Redação, em 08/02/2020

Foto: Ian Castilho/Band/Divulgação

A partir desta segunda-feira (10), o chef Dalton Rangel comanda o quadro de culinária do programa Aqui na Band, apresentado por Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe.

Com uma vasta experiência no mundo da gastronomia, ele promete receitas práticas, diversificadas e que possam atender diferentes situações do cotidiano do telespectador. “A cada semana vou trazer um tema diferente. Em um dia vou falar sobre cozinha de banquete, para quem vai receber mais de 10 pessoas em casa, por exemplo. Não precisa gastar tanto dinheiro, contratar uma empresa para isso. É só ter programação e o mínimo de conhecimento técnico. Em outro dia, vou mostrar uma cozinha mágica, criativa, e mexer com nitrogênio líquido, esferificações, termos e procedimentos que normalmente as pessoas nunca viram”, adianta.

Produtos da atualidade também estarão no radar das receitas programadas pelo chef. “Vamos trabalhar com a cozinha do dia a dia. Vou estar muito ligado a todas as estações e aos preços dos ingredientes. Pretendo aplicar muita técnica, mas sem ser chato, para que a comida das pessoas seja melhor e, para isso, ninguém precisa comprar filé mignon ou lagosta”.

Quem não está muito acostumado a colocar a mão na massa também ganhará uma atenção especial. “Eu costumo dizer que para cozinhar, basta querer. Se a pessoa tiver o mínimo de interesse por aquilo, vai conseguir acompanhar o raciocínio, depois poderá pegar a receita novamente na internet e seguir o passo a passo. A única coisa que ela vai precisar prestar mais atenção são nas dicas que passo nas entrelinhas no decorrer da receita, que é algo que faço constantemente”, explica.

Segundo Dalton, suas expectativas para a estreia no Aqui na Band são as melhores possíveis. “Estou muito feliz com esta nova fase na minha carreira e o público vai conseguir sentir essa felicidade através do meu desempenho. Chego ao Grupo Bandeirantes de peito e coração aberto para receber elogios e críticas porque eu amo o que faço e quero passar esse amor para as pessoas”.

Além de apresentar o quadro culinário, Dalton terá a chance de interagir com o elenco do programa. “Esse foi um dos principais motivos que me fez aceitar o convite do diretor Vildomar Batista. Terei a oportunidade de mostrar minha visão não só na gastronomia, mas também como pessoa. Além disso, logo que cheguei à Band, percebi o clima familiar que existe entre todos os funcionários. A maneira como fui recebido aqui me deixou muito confortável para que eu exercesse a minha função”.

Foto: Ian Castilho/Band/Divulgação

Trajetória

Nascido em Niterói e criado em Visconde de Mauá, no interior do Rio de Janeiro, Dalton Rangel teve seu primeiro contato com a cozinha aos 5 anos de idade, quando sua mãe, Mônica Rangel, abriu um restaurante no povoado do município de Resende. Aos 8 anos, começou a se arriscar na gastronomia preparando bolos e biscoitos. Descobriu, então, o que queria fazer para o resto da vida. “Meu maior incentivo foi quando minha mãe convidou todos os maiores chefs do país, em um concurso anual que ela costumava fazer, e disse que naquele dia eu faria uma receita. Todos provaram meu bolo solado, que com certeza não ficou bacana, mas eles disseram que estava maravilhoso, e eu acreditei. Depois daquele momento não me enxerguei fazendo outra coisa”, relembra.

Em 2004, Dalton começou a cursar gastronomia pelo Senac em Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. Já formado, foi trabalhar em Portugal, Irlanda, Tailândia, Itália e Espanha até que em 2008 recebeu um chamado da mãe para se inscrever no “Super Chef Celebridades”, reality do programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, na TV Globo. Ficou em segundo lugar na competição e não saiu mais da TV. De lá, emendou sua participação no “Homens Gourmet”, da Fox, onde ficou por sete anos. Depois disso, passou a integrar o elenco do “Hoje em Dia”, da Record TV, por mais quatro anos. “Minha mãe sempre me guiou na gastronomia, sempre me colocou nos lugares certos até eu começar a voar. Fizemos mais de 30 eventos internacionais, em países diferentes, e sete anos de cruzeiro gourmet cozinhando para mais de 3.800 pessoas. Quando tenho alguma dúvida em relação à área é a ela a quem recorro”, afirma.

Há nove meses, o chef abriu o restaurante Coz, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, o que tem tomado boa parte de seu tempo. Mas ele não reclama. “Minha vida começa às 6h da manhã. Vou correr, depois venho para o estúdio, fico até 12h, às vezes um pouco mais se tem alguma reunião, sigo para o meu restaurante até as 16h, saio para resolver algumas coisas, e retorno para lá à noite. Além disso tem a vida social, eventos, amigos, família. Consigo dormir umas 6h por noite, no máximo”, entrega o cozinheiro que, aos 32 anos, está solteiríssimo.

Aqui na Band vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h55, para todo o Brasil.


Deixe o seu comentário