A emissora convidou Boninho para ser apresentador, mas diretor recusou.
A TV Globo anunciou nesta sexta-feira (13) a saída do diretor J.B. de Oliveira, conhecido como Boninho, que se destacou como o principal criador dos reality shows da emissora nos últimos 24 anos. Após 40 anos de carreira na empresa, Boninho deixará a Globo no final de 2024.
A emissora ofereceu a ele um novo contrato, no qual Boninho assumiria um papel mais visível, à frente das câmeras, algo que ele já havia experimentado como jurado no Show dos Famosos. Contudo, Boninho recusou a proposta e optou por não renovar seu contrato, que expira em dezembro.
Boninho encerrará sua trajetória no comando do núcleo de reality shows e eventos da Globo com o programa Estrela da Casa e a tradicional organização do especial de fim de ano de Roberto Carlos. Em seu lugar, Rodrigo Dourado, seu braço direito e diretor-geral do Big Brother Brasil desde 2014, assumirá o cargo de diretor de gênero reality show.
O fracasso de Estrela da Casa teria influenciado diretamente na saída de Boninho. Se o programa tivesse sido um sucesso de audiência, a negociação poderia ter seguido outro rumo. Além disso, a condução da transmissão do Carnaval, em fevereiro, também jogou contra o diretor. Boninho decidiu afastar o Jornalismo da cobertura e escalou influenciadores sem experiência para cobrir os desfiles no Anhembi e na Sapucaí, o que gerou muitas críticas.
Logo após o anúncio da Globo, Boninho utilizou suas redes sociais para afirmar que sua saída foi uma decisão pessoal. Em sua mensagem de despedida, ele se despediu do público e agradeceu pelos anos na emissora.
Veja o post de despedida de Boninho:
"Chegou a hora de voar solo. Depois de 40 anos sendo TV Globo, decidi seguir outros caminhos. Confesso que o plano era me aposentar nessa empresa que faz parte de quem eu sou e grande incentivadora da minha paixão. Mas aos 62 anos, é exatamente a paixão que tenho, que está mais forte que nunca, que me motivou a topar os novos desafios que surgiram. Sigo louco por fazer televisão e animado com as possibilidades que estão em meu futuro. Então, mesmo tendo uma proposta carinhosa da Globo para seguirmos juntos, decidi seguir para novos rumos, com desafios que a posição que estava nem sempre me permitia. Uma decisão que a Globo acolheu de forma gentil, como aliás, sempre foi nossa relação. Ah, TV Globo, eu te amo demais. Siga sendo essa potência de talento, de coragem, de inovação, de sucesso. Nem sei como será o BIG Boss sem vocês, mas estou empolgado para descobrir. Eu sigo espectador e torcedor. Estaremos sempre juntos! Aliás, ainda estamos: entrego o Estrela da Casa, que estou amando fazer, e deixo meu amor no projeto para usarem no BBB 25, que vai ser lindo!!! Ah, meu BBB. Depois venho me despedir com calma. Só agradeço a vocês, aos meus parceiros de jornada, e a família Marinho, por toda confiança. Só tenho orgulho e saio com a certeza que juntos fizemos história, com um entretenimento que emocionou, divertiu e fez parte da vida de milhões de pessoas. E é com a empolgação que vivi nesses anos todos que saio para esse próximo passo, com a certeza que nossos realities estão sob o cuidado de um profissional que admiro, que vi crescer e que foi meu parceiro de diversão por quase 25 anos: Dourado, escreva agora uma nova história de nosso BIG. Siga arrebentando, e se divertindo, como sempre fizemos. Até logo, Globo."