O Planeta TV

Autor explica a doença de Romero em A Regra do Jogo

"Ela pode deixar o doente em cima de uma cama como pode ficar um longo período sem se manifestar", diz João Emanuel Carneiro.

por Sergio Gustavo, em 29/01/2016

Foto: Divulgação/Globo

Muitos telespectadores de A Regra do Jogo têm se queixado da ausência de manifestações da Esclerose Múltipla em Romero (Alexandre Nero). Diagnosticado com a doença autoimune nos primeiros capítulos, o personagem está há muitos capítulos sem apresentar qualquer sintoma. "Romero passou algum tempo sem os sintomas, mas o assunto está presente na trama, por exemplo, quando Tóia (Vanessa Giácomo) pergunta como ele está se sentindo. Ela se preocupa com a saúde dele. Ascânio (Tonico Pereira) e Atena (Giovanna Antonelli) também falam sobre isso quando conversam com Romero ou mesmo entre eles. A esclerose múltipla tem algumas características que me permitem essa trajetória para o personagem. Ela pode deixar o doente em cima de uma cama como pode ficar um longo período sem se manifestar", explicou João Emanuel Carneiro em entrevista ao UOL.

A neurologista Renata Simm foi consultada pelo UOL e deu mais informações a respeito. "Não é uma doença de comportamento agressivo em grande parte dos casos. Existem pacientes que vivem 20, 30 anos com a doença. Os casos mais graves, que chamamos de primariamente progressiva, representam de 5 a 10%. É quando o paciente fica em uma cadeira de rodas em um ano, por exemplo", disse a especialista em Esclorose Múltipla.

Foto: Divulgação/Globo

O autor da novela garantiu que a doença de Romero ainda terá novas manifestações.  "A Regra do Jogo está em uma fase de grandes viradas e acontecimentos. A novela caminha para alguns desfechos. Ainda temos algumas semanas até o final, então, muita coisa ainda está por vir. Como adiantei, até o final da história, a doença voltará a se manifestar, é o que posso dizer por enquanto", disse João Emanuel.

Nos próximos capítulos, Romero Rômulo será preso em pleno Morro da Macaca. O capítulo de ontem (28), com o sofrimento de Dante (Marco Pigossi) após a descoberta que o pai é bandido, registrou a maior audiência da TV brasileira em dez meses.


Deixe o seu comentário