O Planeta TV

Autor exalta livro que serviu de inspiração para O Outro Lado do Paraíso

O Conde de Monte Cristo inspirou inúmeras outras obras.

por Redação, em 06/12/2017

Walcyr Carrasco. Foto: Divulgação/TV Globo

Edmond Dantès é um ingênuo marinheiro preso após o complô de três pessoas: o 'amigo' Danglars, o juiz de Villefort e o catalão Fernand Mondego. No longo período na prisão do Castelo de If, Edmond aprende um pouco de tudo, de química à esgrima, com o vizinho de cela. O preso político Faria também é quem indica o local onde está um grande tesouro, resgatado pelo protagonista para começar sua vingança, assim que consegue escapar da cadeia. Esta é a premissa de O Conde de Monte Cristo, célebre romance do francês Alexandre Dumas, publicado no final do século XIX.

A trama lembra bastante o drama de Clara (Bianca Bin), protagonista de O Outro Lado do Paraíso, vítima de um golpe orquestrado por Sophia (Marieta Severo) e que recebe ajuda de Beatriz (Nathalia Timberg) para promover sua vingança. Nas redes sociais, Walcyr Carrasco exaltou a obra que originou sua novela das nove. "Quem não leu, eu recomendo. É de grudar e não parar mais", escreveu o autor.

Antes de O Outro Lado do Paraíso, inúmeras adaptações para teatro, cinema e TV foram realizadas, assim como tramas criadas a partir da ideia central de Dumas. No Brasil, as novelas Começar de Novo (2004/2005), Flor do Caribe (2013) e o fenômeno Avenida Brasil partiram de tal referência. Estados Unidos (Revenge/2011), Turquia (Ezel/2009), Portugal (Santa Bárbara/2015) e México (Yago/2016) são outros países que exibiram obras televisivas baseadas no romance nos últimos anos.


Deixe o seu comentário