Agência vai decidir se assinantes terão descontos.
Enquanto SBT, Record TV e RedeTV negociam com as operadoras de TV por assinatura, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) avalia se os assinantes que ficaram sem o sinal das três terão direito a descontos nas suas mensalidades. As emissoras que compõem a Simba estão fora dos cardápios das maiores empresas de TV por assinatura (Net e Sky) desde o final de março.
De acordo com Ricardo Feltrin (UOL), após reação de entidades de proteção ao consumidor e de assinantes insatisfeitos com o corte, a Anatel começou a analisar a situação. No último dia 18, um representante da ABTA (Associação Brasileira de TVs por Assinatura) foi a Brasília defender que os assinantes não têm direito a descontos já que os três canais eram oferecidos gratuitamente. Ele também argumentou que a atual situação econômica do Brasil não permite perda de receita por parte das operadoras e nem aumento repassado aos consumidores.
Rebatendo esses argumentos, a Simba levou até a Anatel um grande número de folhetos, propagandas e outros recursos publicitários usados pelas operadoras e que comprovariam o oferecimento de SBT, Record e RedeTV! como “produtos" dos pacotes.
A decisão da Anatel será revelada nos próximos dias.