O Planeta TV

A vinheta do Carnaval Globeleza 2019

Alegria, diversidade e coletividade dão o tom.

por Redação, em 07/01/2019

Foto: Globo/Fábio Rocha

O ano começa embalado pelo ritmo e pelas cores da nova vinheta do Carnaval Globeleza, que estreou no domingo, dia 6. Coletividade é a palavra-chave e 30 bailarinos e instrumentistas representam a diversidade regional e as diferentes expressões culturais refletidas em elementos como marchinhas, blocos de rua, escolas de samba, maracatu, frevo, axé, afoxé e boi bumbá. Pelo quinto ano consecutivo, Erika Moura conduz o público e usa sete figurinos diferentes para revelar um pouco de cada cultura carnavalesca. 

“A nova vinheta destaca ainda mais diversidade da cultura brasileira, com o maior elenco que já tivemos. Outra novidade é que mostraremos um pouco do processo de produção do Carnaval e de seus personagens, instrumentos, adereços e alegorias. É uma visão lúdica e fantástica de um Carnaval de verdade. O conceito de coletivo estará também na música, construída com mais vozes e ritmos, que vão se somando de forma crescente a pinceladas de frevo, marchinha, maracatu e axé. Ao contrário de anos anteriores, quando só a dança tinha protagonismo, desta vez as pessoas também cantam e tocam”, explica Alexandre Romano, diretor de arte da Comunicação da Globo, responsável pela concepção do filme. 

Foto: Globo/Fábio Rocha
Na vinheta 2019, a câmera passeia por espaços que representam as diversas manifestações culturais do Carnaval. Ao final, todas aparecem juntas, em um cenário que lembra um carro alegórico. Representante do carnaval Globeleza, Erika Moura é a anfitriã da festa e ficou feliz por dividir o palco com tantas pessoas: “Isso reforça a nossa pluralidade. É gostoso mostrar a miscigenação e aprender mais sobre a rica cultura brasileira”.

Foto: Globo/Fábio Rocha

Todo branco, o cenário usa formas icônicas para representar os diversos carnavais. O colorido da vinheta fica por conta dos figurinos criados por Rita Comparato para os artistas, que incluem passistas, baianas, Rei Momo, pernalta, bate-bola, bonecos de Olinda, caboclo e vaqueiro. “Cada elemento ganhou mais corpo. No maracatu, por exemplo, trouxemos a Erika como rainha e, além dos fitilhos incluímos as contas do xequerê. O desafio é ter uma linguagem moderna, atual, não literal e com simplicidade”, conta a figurinista.


Ficha Técnica:

Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá
Direção: Alexandre Romano
Criação e Direção de Arte: Alexandre Romano, Julia Rocha, Roberto Stein
Edição: Roberto Stein
Color Grade: Alexandre Romano 
Produção Executiva: Orlando Martins, Fernanda Deway
Storyboard: Caramurú Baumgartne
Computação Gráfica: Wanderson Andre Santos
Logo Design: Valerycka Rizzo, Caramurú Baumgartner, Helena Carvalho
Coordenação de Criação: Valerycka Rizzo
Atendimento: Carla Sá, Daniela Farina, Patricia D’Oliveira
Trilha: Nani Palmeira
Direção de Fotografia: Fernando de Oliveira
Figurino: Rita Comparato
Coreografia: Wilson Aguiar
Produção: Trator Filmes
Animação Stop Motion Logo: Visorama


Deixe o seu comentário