O Planeta TV

"A Lua me Disse" é disponibilizada para os assinantes do Globoplay

Adriana Esteves é disputada por Wagner Moura e Marcos Pasquim.

por Redação, em 31/07/2023

Foto: João Miguel Júnior/Globo

"Uma neochanchada pop". Assim os autores Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa definiram a novela A Lua me Disse, que passa a ser disponibilizada no Globoplay a partir desta segunda (31). A trama de 2005 trouxe uma mistura de tipos e perfis, tendo Adriana Esteves e Wagner Moura como casal protagonista, e Zezé Polessa na pele da vilã.

A novela conta a história de Heloísa (Adriana Esteves), moça de classe média baixa, que, aos 16 anos, vai trabalhar como baby-sitter e torna-se muito amiga da patroa, Regina Benate (Maitê Proença), mulher de um dos sócios do banco Benate Bogari. Por meio de Regina, Heloísa conhece Ricardo Bogari (Frank Borges), filho do sócio do marido de Regina. Os dois se apaixonam, e Heloísa engravida. O casal fica radiante e quer formar uma família, porém, enfrenta a oposição da mãe de Ricardo, a controladora Ester (Zezé Polessa), que não admite a união.

Ricardo morre em um acidente e Helô se vê sozinha e sem apoio por parte dos Bogari, mas reestrutura sua vida. Anos se passam, Ester culpa Heloísa pela morte de Ricardo e concentra suas energias em conseguir a guarda do neto Artur (Guilherme Vieira). Já Gustavo (Wagner Moura), o filho mais velho de Ester, não concorda com as atitudes da mãe, e, por amar Heloísa em segredo, evita entrar em conflito.

No meio da batalha, Heloísa reencontra Gustavo e os dois se envolvem, para ódio de Ester. Quem também entra na vida da mocinha e balança seu coração é Tadeu (Marcos Pasquim), que não passa de um cafajeste.

Tutora

Como se não bastasse tanta confusão na vida de Heloísa, ela é surpreendida pela morte da amiga Regina, que a nomeia tutora de sua filha Branca (Monique Alfradique). Órfã aos 15 anos, Branca é herdeira de uma grande fortuna e vai morar com Helô.

Briga de classes

Quem não gosta nada de ficar longe de Branca, ou melhor, do dinheiro da menina, são Leontina (Aracy Balabanian) e Madô (Debora Bloch), respectivamente avó e tia, que sempre viveram na aba de Regina. Elas levam outro golpe quando descobrem que a ex-diretora do banco Benate Bogari deixou a mansão para a cozinheira Dionísia (Chica Xavier). Se Dionísia mantém um clima de paz com as ex-patroas, o mesmo não se pode dizer de suas filhas Jurema (Mary Sheila) e Anastácia (Zezeh Barbosa), que gostam de ser chamadas de Whitney e Latoya –, e abrem guerra contra as esnobes ex-ricaças.

Frango com Tudo Dentro

Outro ponto forte da trama é a rede de lojas populares Frango com Tudo Dentro, que movimenta o fictício Beco da Baiuca e seu entorno. De propriedade de Ademilde (Arlete Salles), o varejo é um sucesso e fez da dona uma mulher rica. Mas sem querer se afastar de suas origens, Ademilde continua morando no mesmo lugar e sustentando os irmãos Adilson (José Dartagnan Jr.), Adalgisa (Stella Miranda) e Adail (Bia Nunnes).

Foto: Márcio de Souza/Globo

A novela traz ainda no elenco Maurício Mattar, Elizangela, Fernanda Rodrigues, Isabel Fillardis, Miguel Magno, Paulo Vilhena, entre outros.

Curiosidades

  • Os primeiros capítulos de "A Lua me Disse" tiveram cenas gravadas na cidade de Innsbruck, na Áustria, com a participação de Maitê Proença, Debora Bloch, Aracy Balabanian e Monique Alfradique.
  • Esta foi a segunda novela assinada pela dupla Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. A primeira foi "Salsa e Merengue", exibida na TV Globo de setembro de 1996 a maio de 1997.
  • Os cenários e figurinos de "A Lua me Disse" seguiram a mistura de estilos da trama, juntando o realismo e a farsa, inspirados na estética do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.
  • O uso intenso das cores era uma marca dos personagens que viviam no Beco da Baiúca. As mulheres, extremamente vaidosas, usavam cabelos compridos, muitos acessórios e estavam sempre maquiadas. O tom exagerado foi baseado nas personagens do cinema mexicano. Um dos pontos altos foi a caracterização de Dona Roma (Miguel Magno), inspirada no personagem-título de "Tootsie" (1982), filme de Sydney Pollack, estrelado por Dustin Hoffman. Também chamaram a atenção por sua exuberância as personagens Ademilde (Arlete Salles), Whitney (Mary Sheila) e Latoya (Zezeh Barbosa).
  • O estilista Carlos Tufvesson fez uma participação na novela como ele mesmo, responsável pela criação e execução do vestido de noiva de Soraya (Juliana Baroni), a filha de Adalgisa (Stella Miranda).
  • Esta foi a primeira novela do ator Cássio Scapin na TV Globo. Com mais de 20 anos de palco, Cássio imortalizou na TV o personagem Nino, do infantil Castelo "Rá-Tim-Bum", exibido na TV Cultura.

Deixe o seu comentário