O Planeta TV

Globo: A Força do Querer elevou em nove pontos a faixa das 21h

Confira o desempenho do folhetim de maior sucesso dos últimos anos.

por Redação, em 20/10/2017

Eurico (Humberto Martins). Foto: Divulgação/Globo

Hoje, 20/10, a TV Globo exibe o último capítulo de A Força do Querer, sucesso absoluto de público e de crítica dos últimos anos.

Na audiência, a média nacional (Painel Nacional de Televisão) foi de 35 pontos. No Rio, chegou a 37, e em São Paulo, a 36.

Porto Alegre registra o número mais alto, 40, seguida de Belém, com 39, Florianópolis, Campinas e Recife, com 37 e do Distrito Federal, com 35.

A Força do Querer elevou, em 9 pontos, o horário das 21h, se comparado com o desempenho de sua antecessora, A Lei do Amor, que marcou apenas 27 pontos. O penúltimo capítulo exibido ontem (19/10) cravou 48 pontos de média, igualando ao encerramento de Amor à Vida, exibido no dia 31 de janeiro de 2014.





Comentários (7) Postar Comentário

Tio Garcia comentou:

Sera que cinco anos depois a história se repete? Pois ontem dia 19/10, completaram cinco anos do ultimo capitulo de AVENIDA BRASIL, que parou o Brasil e foi noticia nos Jornais mais importantes do mundo. Acredito que acontecera o mesmo com A Força do Querer.

Mario comentou:

Retomou os 50 pontos. Será que vai voltar a era dos 60 pontos?
O Final de O clone deu 62 pontos, de Porto dos Milagres deu 61, ...


Televisivo respondeu:

Óbvio que não. A população de antigamente era bem menor que a de hoje, por exemplo, os 48 pontos de ontem, seria 65 pontos em 2005. Essa marca dos 60 não atinge mais. Se a novela fechar hoje com 50 pontos, seria como se tivesse dado 67 pontos em 2005. O alcance de público de AFDQ chega a 3 milhões de domicílios, só em SP.



Eu mesma! respondeu:

O último capítulo de Celebridade deu 63 pontos de média, última novela a chegar a essa audiência.


kauana heinke comentou:

de acordo com que as tramas foram sendo desamarrados, o interesse do público, mais a interação com as redes sociais, acabou fazendo com que a novela “explodisse”, chegando a índices que, facilmente superaram a casa dos 50 pontos, ainda que nenhum capítulo tenha fechado com essa média. Diante disso, a expectativa de todos que acompanham a novela é que nesse último capítulo, naturalmente, a novela acabe crescendo ainda mais, conseguindo fechar com pelo menos os tão sonhados 50 pontos de média, o que pode ajudar bastante na média geral da trama.

A comentou:

Gloria Perez criou uma trama empolgante que foi dirigida com brilho por Rogério Gomes e sua equipe de talentos. O elenco arrasou: Juliana Paes, Emilio Dantas, Lilia Cabral, Paolla Oliveira, Dan Stulbach, Isis Valverde, Carol Duarte, Maria Fernanda Cândido, Marco Pigossi, Zezé Polessa, Elizângela, Débora Falabella e tantos outros estão de parabéns.

Walmor comentou:

EMMY para ontem!!!!!!!!!!!!

pedro comentou:

A maior audiência de um último capitulo, foi a da novela América ! 68 pontos...

Ferraço comentou:

AFQ foi uma belíssima novela, com personagens femininas fortes, tipos humanos inesquecíveis, como seu Abel, Eurico, Edinalva, Dita, Nonato, Nazaré, Marilda, Sabiá, Elvirinha (citando aqueles q timidamente conquistaram o público), proporcionando cenas impactantes, diálogos reflexivos, humor afinadíssimo, histórias eletrizantes, reviravoltas chocantes, bordões expressivos repetidos a exaustão pelo público "o pau te acha", "éguuuua", "oxe, sou lesa nada", "caninana", entre tantos outros... Sem sombra de dúvidas, é uma novela q ficará guardada na memória do brasileiro por muitos anos e será referência para outras gerações, como foi Roque Santeiro, Tieta, Vale Tudo! Porém, o último capítulo, apesar de toda pompa e audiência merecidas, n foi a altura da obra da autora. Explico o motivo agora. Ficou tudo para o final da novela: a prisão de Bibi, recuperação e reconciliação com o amor passado dela, a descoberta da condição de Nonato por Eurico, Silvana assumir o vício e começar o tratamento, a fuga de Ritinha, o reencontro de Zeca e Ruy, a reconciliação de Zeca e Jeiza, o desfecho simplista de Ritinha, a morte de Rubinho, o reencontro de Cláudio e Ivana/Ivan... E as cenas perderam a profundidade q foi a marca registrada da novela ao longo de sua exibição. Zeca e Ruy depois de tantos atritos e, diante da revelação bombástica, n tiveram direito de se pronunciar. Então esperei o intervalo ansioso para ver o espetáculo e a parte iniciou e já passou para outra cena e depois, quando se vê, já é Ruy anunciando q Zeca é seu irmão. Os recém irmãos seguem pra Las Vegas e encontram a mãe do filho dos dois e, como falou, demostrou, pintou e bordou a novela toda, Ritinha repete "Eu gosto mais de mim..." Se vc for analisar e responder: qual cena realmente extasiou o telespectador? Cito umas três apenas: a q mostrou, mais uma vez, o amor incondicional da mãe Aurora esperando a filha controversa, o desespero de Silvana com a filha sendo feita de refém, a morte de Rubinho, mas sem muito exageros. Agora a cena da conversa de Ivan e Cláudio, na praia, com direito a um tímido selinho, e a certeza de q os dois se entenderão posteriormente foi simplesmente lindíssima!!! E outro momento bem feliz foi o casamento de Cibele q surpreendeu em n ficar com Ruy e se casou com ela mesma, um grande exemplo de amor próprio tão necessário para os sofredores de plantão. E escolhe-se justamente a Ritinha como a grande protagonista ou antagonista, n entendi muito bem, para encerrar a novela aparecendo o tão esperado FIM...

Veja também