Atração elevou a audiência em 85% em relação às semanas anteriores.
O Hora Um da Notícia, novo telejornal das manhãs da Globo, estreou às 5h desta segunda-feira, 1º de dezembro. Comandado por Monalisa Perrone, a atração exibiu as últimas notícias do domingo e da manhã de segunda-feira, contando com as manchetes dos principais jornais do país, reportagens gravadas previamente e o links com repórteres ao vivo.
Monalisa recebeu, ao vivo, a apresentadora do tempo, Maria Julia Coutinho, que deu a previsão para a segunda-feira duas vezes. Também participaram ao vivo Heraldo Pereira, em Brasília - comentando sobre uma matéria exclusiva, de Vladimir Netto, feita para o H1 -, e Samy Dana, comentarista de finanças pessoais. Cléber Machado gravou um VT falando sobre a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Márcio Gomes, em Tóquio, e Rodrigo Alvarez, em Jerusalém, apresentaram as notícias internacionais, que contaram, também, com um boletim sobre as eleições presidenciais no Uruguai, gravado pela correspondente Délis Ortiz.
O Hora Um, no entanto, sofreu um pouco com a falta de notícias da manhã de domingo para segunda. Avenidas esvaziadas no Nordeste e em Belo Horizonte e o trânsito fluindo normalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro marcaram a atração.
Em relação à audiência, a primeira edição do novo telejornal global, no ar das 5h às 6h, registrou 3.7 pontos de média na Grande São Paulo; o H1 registrou um aumento de 85% em relação às semanas anteriores. No mesmo horário, o SBT marcou 2.8 pontos e a Record, 0.4. Cada ponto no Ibope equivale a 65 mil domicílios na praça.
Com sua estreia, o telejornal alterou a grade de programação da Globo. O Bom Dia local começou mais cedo, às 6h, horário de Brasília e ganhou mais tempo no ar. Já o Bom Dia Brasil, que continua começando às 7h30, também ganhou mais tempo para dar as notícias do Brasil e do mundo, passando a ficar no ar até às 9h. Com essas mudanças, o jornalismo da emissora passa a ficar direto no ar, ao vivo, durante quatro horas seguidas – das 5h às 9h.