O Planeta TV

"Tem um lado um pouco Você Decide nessa novela", diz autor de A Regra do Jogo

João Emanuel Carneiro falou sobre vários aspectos de sua nova novela.

por Sergio Gustavo, em 02/08/2015

Foto: Divulgação

O teaser de A Regra do Jogo anuncia que a nova novela das nove é do mesmo autor de Avenida Brasil. Colocar o principal produto da televisão em um patamar próximo do último grande sucesso do horário não é a única responsabilidade de João Emanuel Carneiro. "Eu fui no mercado, cheguei no caixa e a mulher disse: ‘você que é aquele cara, né?, que escreve a novela?’. Falei: ‘Sou’. ‘Vai entrar agora, depois dessa, né?’. Falei: ‘É’. E ela: ‘Que responsabilidade, hein?’", contou o autor em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Mas João Emanuel não pretende fazer concessões na sucessora de Babilônia para conquistar o público. “Não tô cedendo nessa novela. Tô fazendo a história que eu queria fazer. Não houve nenhuma ingerência da TV Globo sobre nada dessa novela e eu acho que esse é o grande perigo, é o canto da sereia: achar que vai fazer alguma coisa pra agradar alguém que não é você.”, disse ele. "Eu sempre acho as minhas histórias maravilhosas, tem que achar mesmo, senão não faço. Mas se vai ser um fenômeno ou não, só o Altíssimo é que pode me dizer.”, brincou João, mencionando o termo usado na novela de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.

“A Regra do Jogo é qual o limite de cada um arbitrar o que seria intolerável, o que seria imoral, o que seria mau caratismo. Quem vai pro inferno ou pro paraíso? Tem um lado um pouco Você Decide nessa novela. O espectador vai arbitrar um pouco se essa pessoa merece uma chance ou vai pro inferno.”, revelou João, citando o programa exibido pela Globo entre 1992 e 2000.

Sobre a favela criada para a trama, João destacou a diferença para o subúrbio de Avenida Brasil: “Essa novela é favela e asfalto. Subúrbio é uma outra coisa. Favela e asfalto tem outro tom, é uma outra história. É um pouco a favela que deu certo, um pouco inspirado no Vidigal, que eu fiz esse Morro da Macaca, como foi o Divino, mas é diferente, é sobre a interseção do Rio de Janeiro."

O elenco de A Regra do Jogo mantém o estilo do autor de não contar com muitos nomes. “Tem uns 30 e poucos, cinco são motorista e empregada, e crianças. Eu sempre falo isso: tem que fazer a novela com o número de pessoas com quem eu consigo me relacionar numa semana. Jamais conseguiria me relacionar com 150 pessoas numa semana.”, disse João, que volta a trabalhar com alguns atores, mas também inicia novas parcerias, como com Susana Vieira. "Ela é uma atriz incrível e tem disposição incrível. Ela (Adisadeba), na verdade, é uma favelada rica, é uma ex-prostituta que juntou muito dinheiro, comprou muitos barracos e é uma rica da favela, fez muito programa pra comprar os barracos. É a primeira vez que eu trabalho com ela e ela é um ente da televisão.", comentou João, que também destacou o personagem de Tony Ramos, que em Avenida Brasil participou do primeiro capítulo: "Tony não é bandido, mas é acusado de.".

João Emanuel também falou sobre a parceria com Amora Mautner, com quem trabalhou em Avenida Brasil. "Tudo o que tem no roteiro, no capítulo, eles (os atores) falam. Se vão falar ’eu vou tomar um suco de tomate’, ou ‘tô a fim de tomar um suco de tomate’, ‘vou ali tomar um suco de tomate’, tanto faz. E isso ajuda muito os atores, porque eles ficam donos das falas, sem se preocupar com os penduricalhos da escrita. Eu me identifico muito com a Amora nesse ponto, porque ela gosta de coloquialismo, gosta de verdade na cena, a sujeira é bem-vinda, esteticamente a gente tem essa visão muito parecida do audiovisual.", disse ele.

Confira o teaser de A Regra do Jogo, o seu novo dilema das nove

 Regra do Jogo estreia no dia 31 de agosto e conta com nomes como Alexandre Nero, Eduardo Moscovis, Giovanna Antonelli, Renata Sorrah, José de Abreu e Cássia Kis Magro.


Deixe o seu comentário