O Planeta TV

Sindicato move ação contra a Record e afirma que a emissora iludiu profissionais

Emissora terá que explicar na justiça a demissão em massa que teria atingido 700 pessoas.

por Sergio Gustavo, em 26/11/2015

A demissão coletiva praticada pela Record recentemente terá que ser esclarecida. O Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro vai entrar com uma ação civil pública contra a emissora, que, segundo números atualizados em comunicado oficial do Sindicato em questão, dispensou 700 funcionários.

Na nota oficial, o Sindicato dos Radialistas do Rio explica as razões para entrar com a ação e acusa os diretores da emissora de "falta de seriedade"

Leia, abaixo, os principais trechos da nota oficial:

- "(...) além de lamentarmos o fim dos postos de trabalho, ressaltamos um ponto negativo em especial: a forma como a empresa iludiu seus empregados durante sua existência. A RecNov, surgiu em 2005 como um braço de teledramaturgia do Grupo Record capaz de oferecer uma disputa de mão de obra com o Projac (Setor de produção da Rede Globo). Infelizmente sucessivos equívocos na administração fizeram com que nesses 10 anos, a empresa acumulasse saldos negativos no que diz respeito a relações de trabalho e ao cumprimento de leis trabalhistas.", diz o texto, que ressalta o fato de inúmeros profissionais terem deixado os seus empregos "com a promessa de uma valorização profissional".

- "Práticas antissindicais, assédio moral e desrespeito a leis econômicas e trabalhistas marcaram o perfil da empresa durante sua existência."

- "Na justiça, além da investigação do MP sobre as terceirizações na área fim da empresa, está em andamento o processo movido pelo sindicato, sobre as demissões em massa de 2013 e que não houveram negociações com nosso sindicato. Também em andamento, está a Ação de Cumprimento da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). Mesmo com o fim da empresa, iremos até o fim em cada uma das ações.

- "Infelizmente, em assembleia realizada no dia 27 de setembro deste ano, empregados ligados a Igreja Universal, que são maioria do quadro, conseguiram através do voto impedir que fosse estabelecido uma operação padrão dos funcionários com o objetivo de abrir uma negociação com os trabalhadores sobre o fim das atividades."

- "Em reunião realizada no dia 14 de setembro de 2015 com diretores do nosso sindicato, a diretoria do Grupo Record se comprometeu em dialogar com o sindicato se houvesse qualquer tipo de demissão em massa ou encerramento de atividades na RecNov. Trato feito e descumprido por homens que se dizem de palavra e pregam para milhões de pessoas a honestidade e seriedade."

- "O Sindicato entrará com contestação jurídica contra a estratégia do Grupo Record, que pretende terceirizar os serviços de teledramaturgia, inclusive entregando a produção de novelas, programas de auditório e séries, para produtoras terceirizadas, que inclusive “quarterizam” a mão de obra, contratando Radialistas em regime de PJ. "

A nota é assinada pela Diretoria do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro. A Record ainda não comentou o caso.


Deixe o seu comentário