O Planeta TV

Gilberto Braga revela ter vergonha de alguns capítulos de Dancin' Days

Entrevista irá ao ar no Os Donos da História, do Canal VIVA.

por Redação, em 14/05/2017

Gilberto Braga. Foto: Reprodução/VIVA

Em entrevista ao Canal Viva para o programa Os Donos da História, Gilberto Braga revelou que considera Insensato Coração a sua melhor novela. Segundo ele, esta produção "não tem um capítulo que o envergonhe". Para o profissional, o mesmo não acontece com “Brilhante” (1981) e “Dancin’ Days” (1978), que têm "coisas horríveis e capítulos que me envergonho", confessou.

Gilberto disse ainda que Vale Tudo, escrita em parceria com Aguinaldo Silva e Leonor Basseres, tem uma parte “muito fraca”.

Os autores são os protagonistas da vez no VIVA. Também idealizado por Hermes Frederico, Os Donos da História homenageia alguns dos mais emblemáticos escritores brasileiros da televisão, criadores de clássicos e personagens inesquecíveis, que marcam a teledramaturgia brasileira. A entrevista com Gilberto ainda não há data prevista para ir ao ar. Hoje, às 18h30, a emissora levará ao ar uma homenagem ao autor Aguinaldo Silva. 




Comentários (30) Postar Comentário

Michel comentou:

O Gilberto Braga deveria ter uma última oportunidade de escrever para o horário das nove.O Manoel Carlos teve esssa oportunidade.Mas a novela teria que ser escrita pelo próprio Gilberto com o mínimo de colaboradores.Além disso,seria preciso dosar os temas polêmicos para evitar que se repetissse o que aconteceu com Babilônia.Babilônia foi uma das novelas mais ousadas,polêmicas e transgressoras que a Globo já produziu.Para o bem e para o mal.A novela reproduziu a realidade e provoucou a ira dos conservadores.A maioria das pessoas considera Vale Tudo a melhor novela do Gilberto Braga.E se ele escrevesse o remake? Alguém tem sugestões para o elenco? A Globo deveria reprisar Insensato Coração.

Cida comentou:

Realmente ele tem razão: Dancing Days ficou famosa pela música e pela personagem da Sônia. Tirando isso, as tramas eram meio perdidas. Mas acho que a pior novela dele foi Paraíso Tropical, onde ele abusou tanto do número de personagens do mal - chegou a ter uma familia inteira vilã - que ele teve que mudar o perfil de alguns personagens. Melhor novela dele, foi uma que nunca teve reprise - Corpo a Corpo


BE respondeu:

Paraíso Tropical foi perfeita, todo mundo adorava Olavo e Bebel, qual seria a familia vilã porque eu assisti a novela na época e não descobri ainda, se é que tem.



Vlad respondeu:

Dancin days nao fez sucesso unicamente por causa da discomusic.....esta so foi pano de fundo para a novela.....havia uma historia....leia meu comentario. visite teledramturiga.com.br abraço



BE respondeu:

O casal de vilões você diz a familia do Olavo, Marion (Vera Holtz), Ivan (Bruno Gagliasso) e Olavo (Wagner Moura), Marion nem Ivan eram vilões eram amorais bem diferente de Olavo que matava, roubava, armava pra cima dos outros, queria ferrar o Daniel (Fabio Assunção), a Marion era uma falida ela vivia puxando saco do Olavo pra arrumar dinheiro, foi um grande papel para Vera Holtz e Ivan era um inconsequente. Com uma mãe daquelas os filhos não poderiam ser grandes coisas né, achei a novela ótima, muita boa, o casal Olavo e Bebel eram espetaculares, a novela era pesada, controversa mas um show. Já Insensato Coração se vc perguntar quem se lembra de Pedro e Marina? Ninguém sabe, de Insensato Coraçao lembram do Léo (Gabriel Braga Nunes), Norma (Glória Pires) e Natalie Lamour (Deborah Secco), preferem Pedro e Marina de Insensato coração ou Olavo e Bebel de Paraiso Tropical? Eu fico com a catiguria de Olavo e Bebel rs



Thi respondeu:

Não concordo. Paraíso Tropical foi uma de suas melhores novelas, tendo a dobradinha inesquecível da garota de programa Bebel e o vilão Olavo. Mas pra mim, uma de suas melhores novelas sempre será 'Celebridade'. Essa sim, uma verdadeira aula de teledramaturgia!



Cida respondeu:

Paraíso Tropical foi péssima. Se resumiu na dupla Bebel e Olavo. A família do mal era composta por Vera Holtz, Bruno Gagliasso e Wagner Moura. Tão mal que no final um irmão matou o outro e a mãe nem se sensibilizou. Sem contar o número de personagem solto, sem função alguma, como o casal gay que não tinha nada a dizer...



BE respondeu:

Paraíso Tropical foi excelente, uma grande novela, o casal Paula e Daniel deu super certo, Olavo e Bebel roubou a cena mas tinha bons personagens, uma boa estória o casal gay nada acrescentava mesmo mas assim foi pra mostrar que são pessoas normais comuns sem ser esteriotipado ou caricato, o casal aliás não sofreu rejeição alguma, eu adorava Dona Iracema grande Daisy Lucidi que velava pela moral e os bons costumes, tinha muita gente boa na novela, nucleos muito bons, a Alessandra Negrini fez as gêmeas muito bem só que a Camila roubou a cena, era debochada, popular. Foi uma novela muito bem dirigida, escrita e um grande sucesso não volta porue é pesada quem não sabe no VIVA daqui há alguns anos, a abertura com Maria Betânia cantando Sábado em Copacabana foi um show á parte.


Vlad comentou:

Legal, mas por favor nao confundam isso com o fato de que alguem disse que a novela so fez sucesso e só é lembrada pelo ultimo capitulo...podre!!! Dancin Days foi feita para ter 150 capitulos...Gilberto era estreante no horario nobre e a novela foi esticada em 24 capitulos....Outro argumento fraco: a novela fez sucesso por causa da disco music: nao se sustenta uma vez que a disco music só foi pano de fundo para a historia: se somar os minutos em que as cenas de discoteque aparecem na novela deve dar , 00000898 por cento ...kkkkk......e finalmente: as novelas daquela epoca , muitas vezes , tinham cenas de dialogos enormes, pois nao havia internete e redes sociais para abordar amplamente assuntos de interesse e comportamentais. abraço a todos

Júlio comentou:

Insensato Coração de fato é maravilhosa!
Atuações muitos boas. Déborah Secco, Natália do Vale, Gabriel Braga Nunes, Glória Pires, Nathália Timberg, Maria Clara Gueiros, Fernanda Paes Leme, Déborah Evellyn, Herson Capri sem dúvidas defenderam grandes personagens de suas carreiras.
Considero que o único problema dela é a primeira fase demorada demais, se aquela primeira fase durasse uns capítulos há menos a novela seria 10!
Considero ela uma das melhores dessa década, assim como: Avenida Brasil, Amor à Vida, A Força do Querer, Império, Êta Mundo Bom, Cheias de Charme, Totalmente Demais, Rock Story, Haja Coração, Alto Astral e Verdades Secretas.
Gilberto deveria ter mais uma novela antes de se aposentar, não é justo ele encerrar com uma Babilônia, que era muito mais do Ricardo Linhares do que dele.


Júlio respondeu:

a menos***



Júlio respondeu:

Vale Tudo é do Gilberto Braga, querido! Ali não tem nada de Aguinaldo Silva, pois ele era colaborador. Amo essa novela, já assisti inteira duas vezes e não vejo nada do Aguinaldo ali. Até pq, até a sinopse foi desenvolvida pelo Gilberto. Assim como, Roque Santeiro, é um pecado dizer que Vale Tudo é do Aguinaldo também. Ambas são de Dias Gomes e Gilberto Braga.



BE respondeu:

Tem muito do Aguinaldo em Vale Tudo não só dele como também de Leonor Basseres já falecida que foi uma grande colaboradora de Gilberto por várias décadas, a novela era escrita por três, quem teve a idéia inicial foi o Gilberto, ele que fazia as escaletas da novela, mas era escrita pelos três, aliás se tivesse sido escrita somente pelo Gilberto Braga talvez não seria tão boa e bem escrita como foi na época, 3 cabeças pensam melhor que uma.



BE respondeu:

Babilônia foi vergonhosa, a novela não tinha estória ai começaram a apelar pra baixaria, Glória Pires e Adriana Esteves duas grandes atrizes devem ter sofrido pra dizer aqueles textos e fazer aquelas cenas cenas, tem cenas de Babilônia que beira o ridículo, a sorte é que as duas atrizes são bem pra cima, alto astral e não devem ter levado aquilo a sério, teve uma cena que a Beatriz é humilhada no escritório, ai ela vira levanta dá um tapa na cara do Herson capri na frente de todos e diz, você durmiu comigo kkkkkkkkkk k horror, tem outra cena k a Beatriz vai visitar a Inês depois de ter tentado matar ela, e vira e fala: Você tá precisando de umas férias, porque você não vai pra Miguel Pereira tem umas pousadinhas lá bem em conta kkkkkkkkk sofrível de Babilônia mesmo o que o povo lembra é do beijo lésbico e o bordão: NAO ESTOU DISPOSTA kkkkkkkkkkkkkk foi uma vergonha.



Helen respondeu:

NÃO! A novela não tem nada do Aguinaldo! É TOTALMENTE GILBERTO BRAGA! A novela é a cara do Gilberto, é o tipo de novela dele, é o texto dele! Aguinaldo é no máximo colaborador e ponto.


BE comentou:

Com certeza para o público e críticos de televisão VALE TUDO é sua melhor novela, é uma novela perfeita não tem parte fraca, Vale Tudo é PERFEITA, ali todo mundo se destacou, já Insensato Coração ele pode achar sua melhor mais eu não gostei muito. Insensato Coração teve rejeição inicial com a protagonista Marina (Paolla Oilveira) tiveram que mudar o perfil da personagem e a química com Eriberto Leão não tinha muita, na época o público pedia para investir na personagem da Deborah Secco (Natalie).
Já Dancin' Days eu achei bem chata mesmo tem capítulos que não acontecem nada, a famosa "barriga" e a protagonista Julia (Sônia Braga) depois que fica rica vira intragável, insuportável, só melhora na reta final. Ele deveria se envergonhar de Babilônia, a novela foi uma vergonha alheia, os capítulos nem parece que foram escritos por alguém experiente, deve ter sido difícil para Glória Pires, Adriana Esteves fazer algumas cenas, baixaria total, vergonha alheia.
Vale Tudo tinha o elenco perfeito, estória perfeita, direção, acho que só o que o Richelli que era ruim, nunca considerei como um grande ator.
Paraíso Tropical e Celebridade foram perfeitas, Paraíso Tropical teve uma rejeição inicial mas depois foi consertada e explodiu foi um sucesso, gosto muito também de Agua Viva, achei linda, leve.
Brilhante eu tenho curiosidade porque foi uma novela polêmica não sei vai ser exibida de novo algum dia, já ouvi falar de Corpo a Corpo tomara que sim porque assim conheceremos essas novelas, Louco Amor também mas o Gilberto não gosta dessa novela, sabe como é o autor tem que autorizar.
Se o Gilberto acha que Insensato Coração é perfeita e Vale Tudo tem uma parte fraca queria saber qual, tem capítulos de Insensato Coração que eu dormia e não acontecia nada, fora a personagem da Glória Pires você não sabia se era vilã se não era, já Vale Tudo foi perfeita, acho besteira ele falar isso, porque foi uma novela com muita ação, suspense, Vale Tudo não tem um capítulo chato você pega e assiste e fica louco querendo saber o que vai acontecer no próximo, já Insensato Coração tem capítulos zzzzzz fora o casal Pedro e Marina outro zzzzzzzz, Vale Tudo, Raquel e Ivan, Heleninha Roitman, como disse só não gosto do Richelli (César), essa novela é um clássico.


Vlad respondeu:

Dancin Days nao foi chata, o personagem de Sonia exigia a chatice.....a novela foi, sim, esticada em 30 capitulos vazios.....mas foi sucesso, sim!!!! Para os dias de hj teria que ser reformulada totalmente....



20 Caracteres respondeu:

Nem vou perder tempo em ler esse novelão q vc escreveu. Seja sucinto em suas palavras (2) Deixa espaço pros outros escreverem também, pô!!



BE respondeu:

Vc aliás sabe pouco o Gilberto viu que Dancin' Days teve a famosa "barriga" e em Agua Viva (1980) sua próxima novela ele pediu a colaboração do Manoel Carlos para ajudar a escrever a novela a partir do capítulo 60 senão me engano, Gilberto ganhou o horário nobre com Dancin' Days porque ele fez dois sucessos estrondosos as seis, Dona Xepa e Escrava Isaura. Ele não tinha noção de como fazer Dancin' Days e na época foi orientado pela Janete Clair, ele queria fazer o casal Júlia e Cacá se conhecerem bem na na frente (não lembro o capítulo), a Janete experiente que só ela falou k eles tinham que se conhecer antes e tal, ela foi orientando, a Júlia depois que ficou rica virou uma chata, tinha bons personagens eu assisti a novela, tinha Yara Amaral, Gracinda Freire, tinha núcleos bons, a Júlia ficou tão chata, arrogante só no final que ela muda e fica com o Cacá, tinha cenas que só passava a discoteca, teve uma "barriga" sim. Barriga é quando tem capítulos que nada acontece. Não tenho culpa se escrevo demais rs


Gilberto comentou:

Nem vou perder tempo em ler esse novelão q vc escreveu. Seja sucinto em suas palavras.

Maurício comentou:

Assisti a reprise de Dancin' Days, e realmente há capitulos vergonhosos. A maioria possui cenas de quase 20 minutos. Demoravam vários capitulos ou semanas para um acontecimento importante ocorrer.


BE respondeu:

È a famosa barriga e olha que o VIVA exibiu a versão internacional pq a íntegra mesmo eles não tiveram condições de exibir por completa, o que o VIVA exibiu foi editada é a versão que usaram para vender para o exterior, só que eles colaram os capítulos sabe, ele pegaram das duas versões. Exibiu a versão internacional com partes da versão brasileira na íntegra. O VIVA exibiu a mesma quantidade de capítulos do que na época em 1978 só que tem capítulos que duravam 30 minutos e alguns duravam 50 minutos, o VIVA esticou, encurtou, tirou cenas do original e misturou com a versão editada, enganou o telespectador, porque sabe como é com Internet o povo pesquisa mesmo rs.


Ivan Meireles comentou:

Não existe nada mais pessoal que gosto. Eu, pessoalmente, achei Insensato Coração um momento menor do autor. Dancing Days deve ser lembrada por duas ou três boas personagens femininas e por uma personagem maior: a discoteca. Corpo a Corpo teve o azar de anteceder o megassucesso Roque Santeiro mas é a melhor sinopse do autor. Vale tudo é sua obra-prima apesar de que se tivesse uns sessenta capítulos a menos nenhuma outra produção televisiva poderia lhe fazer sombra. Não se deve esquecer a valiosa contribuição de Aguinaldo Silva no resultado final de Vale Tudo: era dele a escaleta (a descrição cena por cena de cadaq capítulo) dos capítulos. A entrevista de Gilberto na série do Viva tem data de exibição, sim: Dia 21 de maio, próximo domingo.


BE respondeu:

Adorei Agua Viva também achei maravilhosa, acho que uma das melhores novelas dele, Vale Tudo é a melhor sem dúvidas, não tem um capítulo chato, foi perfeita, ali todo mundo se destacou. Corpo a Corpo já ouvi boatos que o VIVA solicitou mas boatos não sei se é verdade se Agua Viva veio pode ser que Corpo a Corpo venha, quem gostava muito do Gilberto Braga era a diretora Letícia Muhana mas ela não está mais na direção do canal, foi por causa dela que veio O Dono do Mundo. Do Gilberto Braga o que sei e já ouvi dizer é que gostam muito da novela Força de Um Desejo, dizem que essa novela é muito querida na Globo e Corpo a Corpo há anos atrás, as novelas pós 1997 são mais faceis por elas já vinham incluída no contrato que poderia ser exibida em outras plataformas, antes de 1997 tem que mexer nesses contratos, reformular e incluir essa clausula mas a Globo agora paga pelos direitos por isso as novelas de quase 30 anos estão voltando, se for desejo do VIVA, Celebridade e Força de Um Desejo pintam em algum momento. Pátria Minha não sei volta porque a novela perdia pra Viagem e teve toda uma confusao com a Vera Fischer e Felipe Camargo na época, Louco Amor o Gilberto não gosta, Brilhante parece que não está em condições técnicas para exibição e Brilhante não fez sucesso na época, seria bom porque é controversa, polêmica mas não sei se tem intenção de exibir.


Bruno comentou:

CELEBRIDADE a melhor novela de GILBERTO BRAGA


Thi respondeu:

Também é minha favorita dele, junto com Água Viva.



João respondeu:

Celebridade foi ótima do começo ao fim. E esse tal de BE que escreve textão aí hein, parece que li tudo no Wikipedia e acha que entende do assunto.



João respondeu:

*Parece que lê


Original comentou:

Ô gente, aí fica difícil. O Braga acha boa a novela ruim, pois Insensato Coração foi uma de suas piores, fraquíssima na audiência. Aí pega uma sucessão que é Dancin’ Days e fala que é vergonhosa. Mas é Babilônia? Aquilo sim é para apagar da memória! O pior é que não se sabe se ele está sendo sincero ou sarcástico. Mas que é uma doideira é falar essa bobagem.


Vlad respondeu:

isso, mesmo Original........para a TV e o público o que importa é se foi sucesso.....picuinhas e obsrvações grotescas nao tiram o que é fato. Se vão reprisar, que reprisem o que foi sucesso: Corpo a Corpo, Celebridade e Louco Amor, se autorizar esta última ( o proprio autor) abraços


Veja também