O Planeta TV

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS NOVELAS EM 2009!

Por: Jeferson Cardoso

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS NOVELAS EM 2009!

Olá galera tudo bem? Este é o último tópico de 2009 e resolvi dedicá-lo a teledramaturgia.

Como todos sabem para mim a melhor novela foi Caminho das Índias e a melhor minissérie Maysa, mas vou fazer um breve comentário sobre todas as outras tramas.

Começamos o ano com um presente: Maysa – Quando Fala o Coração. Foram 9 capítulos excepcionais. Depois veio Caminho das Índias, que começou chata, mas a autora, Glória Perez, deu a volta por cima e driblou os baixos índices terminando a novela com quase 60 pontos de audiência – CARAMBA!. O destaque da novela foi o núcleo brasileiro e até mesmo a autora confessou para um jornal paulista que deveria ter começado a história por este núcleo.

Em março entrou em cartaz Paraíso. Ótimo remake que recuperou o horário das 18h. Destaque para os protagonistas Natalia Dill e Eriberto Leão. Idem Cássia Kiss.

Em abril foi a vez de Caras & Bocas. A trama de Waclyr Carrasco reergueu o horário das 7, chegando a picos de 42 pontos de audiência e, os bordões "É a treva!" e "Choquei!" tornaram-se um grande sucesso.

Em setembro, Manoel Carlos voltou ao horário nobre repetindo os mesmos erros de Página da Vida. Em Viver a Vida, o autor apresenta uma narrativa chata, lenta e muito arrastada. Maneco vem decepcionado seus fãs! Nos bastidores da Globo, já se admite que a trama está longe de repetir o mesmo sucesso das anteriores "A Favorita" ou "Caminho das Índias". O que se espera, no entanto, é que a média de audiência fique acima dos 35 pontos. Só que na última semana, a média semanal foi de 30 pontos (É a treva!).

Em outubro, Cama de Gato estreia superando a audiência da antecessora. Pra mim a grande surpresa do ano. Uma excelente história com uma agilidade que dificilmente vimos no horário das 18h. A novela prende os telespectadores e a cada capítulo as autoras, Duca Rachid e Thelma Guedes, revelam que a trama uma verdadeira cama de gato.

E Malhação? Bom, a temporada passada, que estreou em janeiro, escrita por Patrícia Moretzsohn já vinha mostrando que a trama estava desgastada. A Rede Globo, no entanto, resolveu reformulá-la. Pois não é que piorou as coisas?! Em novembro, com a estreia da atual temporada, comentei que gostei dos primeiros capítulos e da atuação dos novatos. Continuo gostando dos novatos, só que falta história nesta trama sem pé nem cabeça. A base estrutural de Malhação acabou! Outro dia assistindo a um capítulo fiquei me perguntando do que se trata esta nova temporada. Neste dia, o protagonista ficou o capítulo inteiro tocando violão e sonhando ser um profissional. O resto do capítulo foram duas coadjuvantes medindo o bumbum dos garotinhos. Pode isto? Tenho saudade da época em que Malhação passava algo para os seus telespectadores abordando temas como AIDS, pedofilia, entre outros assuntos educativos. Não preciso comentar o porquê da audiência está na casa dos 13 pontos, né mesmo?

Para fechar o ciclo da Globo, não posso deixar de falar de Cinquentinha. Foram 8 capítulos de pura diversão. Para alguns era uma trama esculachada, e para outros, ousada. Faço parte do segundo grupo. Cinquentinha foi exibida em um horário, meus queridos, que não é para conto de fadas. Às 23h vale tudo, mas o autor não apelou, pelo contrário, nos brindou com uma trama divertidíssima. Que venha a segunda temporada!

Não posso deixar de falar das novelas da Record e do SBT. Um péssimo ano para as duas emissoras. Na Record, Poder Paralelo não conseguiu segurar o sucesso da antecessora, Chamas da Vida. Lauro Cesar Muniz começou apresentando uma narrativa confusa; a direção peca na iluminação e, alguns cenários são precários. É verdade que nos últimos meses a trama sofreu uma reviravolta, mas já era tarde demais. Já Bela, a Feia foi um erro. Não há o que argumentar! Esta adaptação não tem nada haver com a trama original. Então me recuso a falar sobre.

É isto, meus queridos, vamos aguardar as surpresas de 2010. Vem aí: Tempos Modernos, Uma Rosa com Amor, Ribeirão do Tempo, Além da Vida (provisório), remake de TiTiTi e Passione. E, claro, vamos ter muito que comentar, não é mesmo?

FELIZ ANO NOVO E BOAS FESTAS! QUE A PAZ E A COMPREENSÃO REINEM EM NOSSOS CORAÇÕES!




Comentários (34) Postar Comentário

Julianne Guimarães comentou:

CARAS e BOCAS sem duvidas foi a MELHOR novela de 2009, amei tudo nessa novela, a história, elenco e é claro é o meu autor preferido.
Essa novela foi nota 10, 1000, foi a responsavel por erguer o horario das sete que tava em baixa,
fOI SIMPLISMENTE UM SUCESSOO

Suélem Medeiros comentou:

Esse ano foi realmente muito fraco para as novelas , salvam-se somente Caras e Bocas, Cama de Gato e Paraiso....

Ano que vem vai ser melhor....

Buaaaaaaaaaaa...pensei que você iria fazer um comentário sobre as novelas, mas foi uma pequena retrospequitiva....somente tres linhas para Caras e Bocas..... e porque as Novelas da Record ficam com uma fonte menor e SBT você citou mas naum falou das novelas dele....

Jeferson você vai dedicar um post para caras e bocas quando ela se encerar??? Voce nao pode deixar de falar desta novela ou ignoga-la!!!! :raiva1:

Resposta Jeferson: Suélem, não vou ignorar Caras & Bocas. Vou acompanhar a última semana e comentarei com vocês. Abs.

Silvano comentou:

"Viver a Vida" está tão ruim que até a Globo já admite um provável fracasso. Manoel Carlos conseguiu a façanha de conceber algo muito pior do que "Páginas da Vida", sua última novela também muito chata. Maneco não é dos meus autores preferidos, mas já escreveu novelas maravilhosas como "Por Amor", "Laços de Família" e "Mulheres Apaixonadas", além das ótimas minisséries "Presença de Anita" e "Maysa". Parece que agora perdeu a mão. Uma pena!

Maurício comentou:

Jeferson você só esqueceu da melhor novela de 2010 Ribeirão do Tempo,anote aí essa novela vai dar o que falar.Obs.:- cama de gato já era,foi só alarde no começo,caras e bocas já deu o que tinha que dar,morrer a morte um tédio,vende-se um véu se perdeu como tudo no sbt uma pena,Poder Paralelo,salva o elenco,grandes interpretações,e Bela a Feia,é uma outra novela a única coisa do original e a Bela,enfim depois de assistir a dois anos e pouco a última do genero inovadora os Mutantes,infelizmente as que estão no ar não acrescentaram em nada.Que venha Ribeirão do Tempo do excelente Marcílio Moraes.Abraço.

Matheus H. comentou:

:record1: Não conta 'Ribeirão do Tempo' não?

Resposta Jeferson: Como posso esquecer de Ribeirão do Tempo? Marcilio Moraes vem com tudo!!!! Já está inclusa na lista! =D

MARCK comentou:

Sem dúvida a melhor novela de 2009 foi "Paraíso". Apesar de ser regravação a novela trouxe um ar mais leve e mais bucolico a dramaturgia da Rede Globo. Falar que outros Trabalhos foram melhores não existe pois novelas como "Caminho das Índias" e "Caras e Bocas" só puderam contar com uma produção de melhor qualidade e nada mais, o fundo continua o mesmo.
Agora só espero que a Globo tire do ar a novelinha Teen "Malhação" do ar, aquilo já deu o que tinha de dar. Não vai mais a lugar nenhum, era bom mesmo quando a Globo colocava no ar a "Sessão Aventura", era bem mais interessante! :odio31:

Adalberto comentou:

Sem dúvida a minissérie Maisa foi espetacular, realmente foram 9 capítulos emocionantes, dessa minissérie surgiram inúmeras revelações como o Mateus Solano e a Larissa Maciel, o texto do Maneco foi espetacular e a direção do Jayme aff..! O Melhor diretor de novelas do mundo! Caminho das Índias para mim foi HORRÍVEL! Nunca gostei dessas novelas loucas da Gloria Perez que só sabe vanglorizar culturas alheias, nunca vi nenhuma emissora estrangeiras fazer uma novela com histórias brasileiras, o nosso brasil e o nosso povo cheio de história para contar e vamos parar lá no Marrocos, EUA,Índia, a visão de Índia da Gloria Perez foi a pior possível a verdadeira Índia que sofre com os problemas sociais não foi mostrada pena que para a maioria do povo que não conhece essa cultura a novela foi espetacular, só o que salvou foi a charge do Casseta e Planeta a novela. E o Marcio Garcia para que foi inventar de sair da Record???? Tá literalmente na geladeira global! Paraíso foi boa mas sem grandes feitos heróicos o excesso de prosa e politicagem na novela estragou a história. Caras e Bocas para mim foi a melhor do ano, Walcyr é mestre, tenho duvida se Tempos Modernos repitira o sucesso de Caras e Bocas. Viver a Vida podem falar o que quiser mas para mim Manoel Carlos continuara sendo o Melhor Autor de novelas Brasileiras, podem criticar o que quiser pouco me importa as críticas o que me importa é ligar a TV e assistir uma novela com uma qualidade incrível desde da trilha sonora até o elenco! Mateus Solano, Lilia Cabral, Alline Moraes, Klara Castanho espetaculares! E uma dica... Quem não quiser ver Viver a Vida ou não gosta não fale da novela simplismente não veja nem sempre qualidade é refletida em audiência. E como esquecer de Cama de Gato outra excelente novela, nem parece novela das 6 assito a novela e sempre tenho aquele desejo de quero mais, a Duca Rachid e a Thelma Guedes estão de parabéns! Cinquentinha , me recuso a ver qualquer trabalho da mala sem alça da Susana Vieira peguei uma implicância com a personagem dela que perdi o gosto de ver a minissérie só a Betty Lago me encantou! E as novelas da Record :sofrendo1: ! A Record em 2009 se resumiu a Fazenda prejudicando todas as outras produções e aí vimos o fracasso de Bela , a feia e Poder Paralelo! Minhas expectativas para 2010 são: Passione, Ti Ti Ti e Uma Rosa com Amor, adorei o elenco da novela, o SBT ai ter uma virada em 2010 com Tiago Santiago!

João Pedro comentou:

Paraíso foi realmente muito boa, apesar de que o mistério sobre a morte de Aurora não foi revelado no final. Caras & Bocas e Caminho das Índias foram ótimas. Poder Paralelo tem boa base, mas é confusa. Bela, a Feia foi definitivamente um erro. Malhação realmente está com uma capa melhor, mas história que é bom mesmo, falta. Viver a Vida não teve um bom 2009, vamos ver se o próximo ano reserva melhores coisas pra trama. E Cama de Gato foi sem dúvida o melhor de 2009, Duca e Thelma se revelaram grandes autoras! E que venha 2010, esse ano sim promete!

Caio comentou:

Maysa foi espetacular, de verdade, uma das melhores minisséries que a Globo já produziu, sem mais!

Caras & Bocas foi espetacular, mas não diria que foi 100% porquê o autor perdeu a mão por conta da espichada horrível da novela, mesmo assim, Walcyr tinha ganchos para continuar a história, mesmo que com os outros núcleos nada acontecesse. Enfim, Caras e Bocas foi a melhor novela de 2009, superando Viver a Vida, Caminho das Índias e qualquer outra, apesar do que disse no começo, foi uma excelente novela.

Viver a Vida eu continuo assistindo, e é bem verdade que me apeguei à novela, ao elenco, à trilha sonora, enfim, novela das nove é isto! Apesar de arrastadíssima, em janeiro o autor vem com alguns ganchos que os jornais anunciam desde outubro passado e até agora nada. Torcendo para uma virada espetacular do Maneco, tem um elenco ótimo nas mãos e tem uma base boa pra fazer um novelão, temos até maio.

Cama de Gato e Paraíso não acompanhei, mas foram dois acertos na dramaturgia da Globo, o horário se recuperou e as novelas foram bem em qualidade e têm seu telespectador assíduo.

Quanto às novelas da Record eu acho que esse ramo não existiu em 2009, o que existiu naquela emissora meia boca foi A Fazenda, coitados, tão penando com a segunda edição para dar 10 pontos, e Sobrenatural tá ai, série ótima!

Foi um ótimo 2009 na minha vida pessoal, eu diria, um dos melhores de toda a minha vida, agora para a televisão foi razoável, digamos, melhor que 2008.

Tarcísio comentou:

PARAÍSO
Depois de muito tempo, eis que surge uma luz no fim do túnel. Paraíso veio com a missão de recuperar a faixa das 6 da Rede Globo e saiu do ar com a missão cumprida. A novela foi excelente do início ao fim, sem esticamentos gigantescos e conseguiu dar uma reviravolta no horário que chegou ao seu ponto mais baixo com a fracassada Negócio da China.

CARAS & BOCAS
Com a mesma missão de Paraíso; Caras & bocas veio na tentativa de levantar o horário das 7, mas sem muito crédito. A trama começou desacreditada, com médias abaixo dos 29 pontos; mas acabou se tornando um fenômeno, chegando a picos que superaram os 40 pontos.

CAMINHO DAS ÍNDIAS
Sim, a novela começou lenta e desinteressante, principalmente no que diz respeito ao núcleo das Índias, mas foi se erguendo aos poucos, até se tornar um sucesso e tendo picos que se aproximaram dos 60 pontos.

CAMA DE GATO
Bom, na minha humilde opinião, é a grande surpresa e a melhor do ano. E tem tudo para dar a mesma média final de Paraíso, ou seja, 26 pontos. Com uma história ágil, a novela vem conquistando o telespectador.

MALHAÇÃO
Não acredito que a novelinha teen da Globo tenha que sair do ar. Afinal, sempre conquistou excelentes índices, que dificilmente seriam conquistados por outras produções. O fato é que a atual temporada conseguiu ser pior do que a outra, que já se mostrava desinteressante. A nova temporada, que é denominada ID, não tem histórias que chamem a atenção dos adolescentes. Na verdade, não tem história nenhuma.

Valeu Jeferson! Feliz Ano Novo a todos!

Veja também