O Planeta TV

Última semana de "Fina Estampa", haja coração!

Por: Jeferson Cardoso

Última semana de "Fina Estampa", haja coração!

Meus queridos, estou triste. Sim, "Fina Estampa" está acabando e sentirei a falta do humor sarcástico de Aguinaldo Silva. Durante oito meses me apeguei às bobagens do Crô, Tia Íris, e Tereza Cristina. E, claro, fiquei apaixonado pela Teodora e muito emocionado com a relação entre Griselda e Antenor (mãe e filho). "Fina Estampa" tem seus altos e baixos, mas me apeguei demais a ela.

Algumas pessoas não gostaram do segredo envolvendo a origem de Tereza Cristina. Eu gostei e entendi as loucuras da vilã surreal e caricata. Enfim, mesmo decepcionado com os rumos da personagem, que não chega aos pés de Nazaré em vilanias, sentirei a falta da dupla: TC e Crô.

Opa, segredo de TC? Segundo o Mago, em entrevista no Fantástico, o penúltimo capítulo será surpreendente: "O segredo da Tereza Cristina tem a ver com o nascimento dela, quem são os verdadeiros pais da Tereza Cristina? Primeiro a Tia Iris sustentou durante anos aquela história de que ela era filha da empregada, que enlouqueceu e por isso foi adotada pelos patrões da mãe dela. Essa história era falsa, já se sabe disso, mas existe outra história. E, supostamente, ainda pior. Essa história a gente só vai ficar sabendo no penúltimo capitulo", explicou o autor.

Infelizmente, a trama do MAGO terminará com uma média de 39 pontos, um ponto abaixo da meta tão sonhada. É inquestionável o sucesso de "Fina Estampa". Se comparada com suas antecessoras, a trama elevou o horário das 21h. E, só não chegou à meta porque o share de televisores ligados no horário não permitiu (período de muito calor em São Paulo). É claro, meus queridos, que também a perda de ritmo atrapalhou.

Que venha "Avenida Brasil”!

Aguinaldo Silva, o MAGO!

Na última segunda, Aguinaldo Silva foi sabatinado por jornalistas no "Roda Viva". Devido ao horário e o alcance da TV Cultura, poucas pessoas assistiram. O programa foi excelente. O Mago assumiu que deixou a história central de Fina Estampa de lado, mas que pretende resgatar nos últimos capítulos. Elegeu "Tieta" (concordo!) como a sua melhor novela.

Assista à sabatina na íntegra:



É MAGO!

Divulgação de Avenida Brasil

Não estou gostando das chamadas da nova novela das nove. Somente uma, a de Carminha, chama a minha atenção. A divulgação, em geral, está fraca. O clipe de divulgação também decepciona. Veja e tire suas conclusões:



Mesmo decepcionando com a divulgação, estou confiante e acredito no talento de João Emanuel Carneiro.

A música de abertura ainda é um mistério. Não está totalmente descartada a ideia de utilizar a música "Vem Dançar Kuduro", numa versão adaptada para "Vem Dançar com Tudo". Oremos!

Falando em "Avenida Brasil", até sábado, se tudo der certo, publicarei uma surpresa. Aguardem!

Amor Eterno Amor é boa, mas precisa de agilidade!

Continuo assistindo à nova novela das seis, que segue num ritmo morno e com uma audiência bem abaixo do esperado. A novela é boa, mas possui uma narrativa muito óbvia.

Andréia Horta, sem dúvida, é um dos destaques da novela. Letícia Persiles é outra gratíssima surpresa. Bonita e carismática, a atriz tem química com Gabriel Braga Nunes. Estou fascinado com o romantismo desta novela. Os casais são lindos. Destaco: Gabriel (Felipe Camargo) e Beatriz (Carolina Kasting); Juliana (Marina Ruy Barbosa) e Bruno (Miguel Rômulo); e, Tobias (Erom Cordeiro) e Jacira (Carol Castro). Não posso deixar de citar também a pequena, e talentosa, Klara Castanho, bem como, os responsáveis pelo núcleo cômico: Carmem (Vera Mancini) e Zé da Carmem (Pedro Paulo Rangel).

A história central da novela é confusa. O telespectador, até o momento, não entende o sequestro de Rodrigo, bem como, a relação de Miriam com "as estrelas". A impressão que dá é ela seria uma reencarnação de Elisa, o primeiro amor de Carlos/Rodrigo.

Continuo detestando o visual de Melissa (Cássia Kis Magro) e Verbena (Ana Lúcia Torres). A Rede Globo errou por não ter colocado atores mais jovens na primeira fase. Essas atrizes são ótimas, mas aquelas perucas ridículas...

Em resumo: "Amor Eterno Amor" possui um elenco talentoso; abertura lindíssima; trilha sonora agradável, e, uma história óbvia, porém, agradável.

Globo ignora sinopse de Benedito Ruy Barbosa

A Rede Globo vetou a sinopse de "Velho Chico", de Benedito Ruy Barbosa para o horário das 21h. A emissora considerou a história política demais. Antes era dúvida, agora é certeza. Benedito não ocupará a faixa das 21h a partir de maio de 2013, substituindo Glória Perez.

Nos últimos dias surgiram rumores de que Walcyr Carrasco ocupará a vaga. A chance é grande. Se "Gabriela" emplacar, certamente, ele terá o passaporte carimbado para o horário nobre. Caso contrário... Há um ano fiquei sabendo, por alto, que a Globo cogitou o nome de Maria Adelaide Amaral. O que seria mais sensato. Nada contra Walcyr, mas ele vem emendando um trabalho atrás do outro. Um descanso cairia bem.

Vamos aguardar o desfecho desta novela!

Indignação!

A direção da Rede Record segue desrespeitando os telespectadores. Na última quarta, os fãs de "Vidas em Jogo" foram surpreendidos com o horário de exibição da novela, que começou às 21h30 enfrentando por 15 minutos a audiência com "Fina Estampa". A atitude, muito bem pensada e respeitosa (coitados!!!), prejudicou a audiência da novela.

Quer saber, a Rede Record é uma piada!

Para variar, a emissora reprisará "Vidas Opostas", que tem um elenco semelhante ao de "Máscaras". Mais uma vez, uma atitude bem pensada. Parabéns!

Cheias de Charme

Há dois anos não acompanho uma novela das 19h. Será que "Cheias de Charme" vai surpreender? Tomara! A expectativa é grande em torno da estreia de Isabel de Oliveira e Filipe Miguez. Os novatos têm surpreendido. Assim espero!

Até a próxima. Fui!





Comentários (71) Postar Comentário

Phelipe comentou:

Se AB conquistar no inicio ela vai bombar e vai passar os 40 pontos. Amei Carminha e vai ser dificil conseguir torcer para a Rita. Acho que Adriana Esteves vai arrasar. Será que vai ser uma Flora, Nazaré ou D.Vilma(chamas da Vida). Mas tem atores que ainda nem vi nas chamadas da Globo. Eles devem intensificar semana que vem. #FATO. Vidas em jogo está me surpreendendo. Quem será o Assassino já que jorge morre e na hora do assassinato dele Carlos vai está com lucas. Vão sobrar só quatro suspeitos e acho que será o severino pois ele não cumpriu a missão.

Gilmar JM comentou:

Em Amor, eterna, amor, a Elisa está viva e será vivida por Mayana Neiva. Eu sei que você não está julgando Jeff, sou eu que pelas chamadas estou comparando as duas.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, Elisa está viva. Sabemos disso porque lemos a sinopse na web. E quem não ler, entende isto também? Por que Miriam tem aquela relação com as estrelas? Não deveria ser a Elisa? Enfim, bastante confuso.


Jonas Carolindo comentou:

Estou gostando muito de Amor Eterno Amor, mas fico confuso com a história da Miriam e as estrelas, mas enfim vou continuar tentando entender, gosto dos casais mencionados pelo Editor principalmente da Carolina Kasting que é minha conterrânea.
Estou adorando o núcleo cômico, que ainda incluiria a Divertida Gracinha (Daniela Fontan).
Tentarei assistir a ultima semana de Fina Estampa (Deus me de forças... que novela chata)

Layon comentou:

FINA ESTAMPA - Jef, sinceramente digo que esperava muito mais do segredo de Tereza Cristina (Christiane Torloni). Tantas mortes e atentados só por uma coisa dessa.

Tereza Cristina foi uma vilã gratuita!

AGUINALDO SILVA - Ótima entrevista. Aguinaldo tirou de letra cada pergunta.

Digo com autoridade que o sinal da TV Cultura é para poucos (privilegiados). Aqui no DF não há sinal aberto em UHF da :cultura1: !

AVENIDA BRASIL [26/3/2012] - Também confio no talento de João Emanuel Carneiro. A novela promete... Mas a música do Kuduro é o fim!

AMOR ETERNO AMOR - Ainda não vi, mas a abertura e a música são bonitas.

BENEDITO RUY BARBOSA - Tenho pena que um autor como esse estar abaixo das 21h. Maria Adelaide Amaral seria ótima também.

RECORD [VIDAS EM JOGO] - Esse modo como a :record1: mostra o quanto a :globo1: é poderosérrima em sua programação.

CHEIAS DE CHARME [ABRIL] - Jef, a novela tem ingredientes para ter boa audiência.

O Brasil está na fase de "As mulheres podem!" e se manter essa tendência, vai ter boa audiência sim!

Tchau! :tchauGrazi:

Michelle comentou:

O que está escrito aqui não tem nada a ver com o post do blog, é um desabafo meu como telespectadora, eu estou indignada!!!

O programa Domingão do Faustão colocou Cássia Kiss como candidata da categoria Atriz Coadjuvante??? :soraia: Que falta de respeito e de bom senso com essa atriz maravilhosa que fez o Brasil inteiro chorar com sua personagem, a Dulce de Morde e Assopra. Ela merece é o prêmio de MELHOR ATRIZ DE 2011 e nada de coadjuvante, ela é que foi a verdadeira protagonista daquela novela (perdão Adriana Esteves, mas é verdade!) Mesmo nessa categoria que deveria ser de uma secundária de uma novela (gostaria que fosse alguém de Cordel Encantado ou O Astro), votarei em Cássia.
Alô Rede Globo, mais atenção ao escolher os candidatos por favor. Coerência é bom e o público gosta!!!

Só quero ver quem será eleita a melhor atriz de 2011. Tomara que seja Glória Pires. Acho que ela vai disputar com Christiane Torloni e Lília Cabral. Não assisti a nenhum capítulo de Insensato Coração e nem essa que está passando agora, mas só li e escutei elogios ao trabalho de Glória, como sei que ela é ótima em tudo que faz, eu acredito nela de olhos fechados :)

Jeff meu querido não precisa aceitar meu comentário porque eu sei que não tem nada a ver com o tema que você postou, mas achei um absurdo o que fizeram com a grande Cássia Kiss Magro, por isso escrevi aqui, que é o único blog de críticas de televisão que gosto, acompanho e posso comentar e expressar minhas opiniões.
Beeeijos


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahahahah! É simples, ela ficou em categoria diferente porque a personagem de Cássia, por mais que tenha crescido, era coadjuvante em Morde e Assopra. No entanto, o nome dela - na maioria das vezes - é citado na categoria de melhor atriz.


daniela comentou:

buenas tarde como eu disse tem que deixa a novela começa, cria expectativa em chamadas realmente fica difícil...a rede Record não posso fala dela porque não assisto é caso perdido,eu ainda continuo na torcida por Manuel Carlos depois de Gloria Perez sei que á possibilidade de ser ele então vamos aguardar...quanto a fina estampa,não gostei dessa novela e graças que ela está chegando ao fim,mais vou fazer igual a vc jeff vou assistir a ultima semana pra não perder o costume.valeu... :ok51:

Adalberto Thiago comentou:

FINA ESTAMPA: Última semana de Fininha... Apesar da minha decepção com o ritmo da novela no último mês não tem como se negar que a trama foi ótima e certamente cumpriu com seu dever. O ibope está aí para mostrar isso. Sentirei saudades daquela Griselda da primeira fase, do "romantismo" às avessas de Teodora e Quinzé, do charme de Letícia em suas aulas de literatura, do Quinzinho sempre a espera de uma pizza, do lindo (e melhor) casal Rafa e Amália... Acho que tenho mais boas recordações do que ruins da trama do mestre.
Mas tenho que destacar dois pontos: o excelente papel de Zé Mayer, fazendo um garanhão " das cavernas", e o quarteto Tereza Cristina, Crô, Baltazar e Marilda. Foram Estupendos!
Acho que a maior lição que o Aguinaldo deixou com "Fina" é que é possível sim fazer humor no horário das 21 horas. E o melhor. Humor debochado e sarcástico.

AGUINALDO SILVA: Assisti à entrevista e o que mais gostei foi ver que aquele Aguinaldo tão aparentemente ácido, "grosseiro" do Twitter é uma brincadeira... É um cara super sensato, calmo e até tímido.

AVENIDA BRASIL: Julgar uma novela pelas chamadas é complicado. De qualquer forma gostei das chamadas de "Avenida Brasil" e assim que terminar esse texto pretendo, se possível, assistir ao clipe de lançamento.
No mais toda sorte do mundo pro João Emanuel Carneiro e sua equipe. Nos meus pensamentos mais positivos a trama fecha com 43 de média geral. :ebaeba:

AMOR ETERNO AMOR: A novela é linda de se ver.... Mas o enredo ( apesar de ter uma história forte) não vem sendo bem desenvolvido. A trama é muito parada e sem ganhos.
Nessas primeiras semanas destacaria o trabalho da Andréia Horta. Sem dúvidas uma excelente atriz mal aproveitada na Record e que agora está em excelente fase na Globo.

GLOBO IGNORA BENEDITO:
Agora se a Globo vetou o Benedito Ruy Barbosa está difícil um substituto einh! Sílvio de Abreu em "Guerra dos Sexos", Walcyr Carrasco em "Gabriela", depois Manoel Carlos com sua minissérie, Gilberto Braga parece que vai dá um tempo nas novelas... Acho que a Globo, sem nenhuma opção, deverá promover o Walcyr. Adoro o trabalho dele, mas diante dessa "emendação" de novela acharia mais sensato apostar na Thelma Guedes e Duca Rachid ou Maria Adelaide Amaral.
Se o Walcyr não for pro horário das 21 horas prevejo uma volta do Aguinaldo.

CHEIAS DE CHARME: Também desde "Ti ti ti" não acompanho com fidelidade à uma trama das 19 horas. Estou confiando na Isabel Vieira e no Felipe Miguez ( que descobri esses dias que foi colaborador da excelente "Senhora do Destino"). Vamos acompanhar!
Pelo menos o trio de protagonistas eu adorei.

E pra não perder o costume...
Beijos, sucesso e Muita Tv.... Pra todos! :tchauGrazi:


Jeferson Cardoso respondeu:

Quero deixar claro que não estou julgando Avenida Brasil. Só lamento pela fraca divulgação.


Gilmar JM comentou:

Fina Estampa deixará saudades por ter sido uma novela solar, pra cima, Aguinaldo Silva foi muito inteligente ao colocar o humor junto das vilanias o que tornou a trama leve, ao contrario de suas 3 antessessoras que foram muito pesadas. Avenida Brasil pode sofrer uma certa rejeição porque pelas chamadas parece uma novela sombria, diferente da solar Fina Estampa. Mas vamos aguardar ainda é cedo para julgamentos. Amor, eterno, amor ainda não me agradou. Com uma semana já gostava de A vida da gente. Talvez seja pelo que você falou Jeff. Eu fico sem saber se o Rodrigo/Carlos foi sequestrado, o que aconteceu para que ele se saparece dos pais e chegasse nas mãos daquele senhora que faleceu no primeiro capítulo e que parecia muito boa pessoa, incapaz de um sequestro. Quanto ao Walcyr as nove é o mais provavel, já que infelizmente vetaram o Benedito, torcia por ele, tenho saudade de suas grandes histórias. Sorte ao Walcyr. Sobre a excelente Maria Adelaide Amaral li em uma entrevista dela que a mesma quer passar longe do horário das 9, mas como tudo muda, quem sabe a Globo não a convensa. Por fim eu gosto muito do humor do Miguel Falabela, gosto muito de Aquele Beijo e pela sinopse por tudo que foi dito estou confiante em Cheias de Charme, parece que será uma trama muito divertida e isso é bom, pois o dia a dia já é muito pesado, cada vez mais admiro os novelistas que sabem misturar o drama com o humor. Um abraço e desculpe por ter me estendido.


Jeferson Cardoso respondeu:

Repetindo, não estou julgando nada! Mas que as chamadas estão fracas, estão.


Gui comentou:

Voce nao acompanha uma novela das 19 ha dois anos? e enquanto TITITI que terminou exatamente há UM ano????


Jeferson Cardoso respondeu:

É verdade, mas são quase dois anos. Rsrsrs


Gui comentou:

Tititi começou em juLHOo de 2010, e terminou em 18 março de 2011, então acharia melhor voce colocar que tem UM ano no texto, e não DOIS!


Jeferson Cardoso respondeu:

Considero o ano de 2010, quando a novela teve 70% de sua exibição. Enfim, acredito que vocês entenderam.


Veja também