O Planeta TV

TV RECORD: UMA EMISSORA DE PRIMEIRA?

Por: Jeferson Cardoso

TV RECORD: UMA EMISSORA DE PRIMEIRA?

Rede Record a caminho da liderança? Record líder em 2014? Meus queridos, não acredito em contos de fadas! Como pode uma emissora que não respeita seus telespectadores almejar uma coisa dessa? É um absurdo!

A verdade é que de alguns meses pra cá esta emissora está mais perdida que cego em tiroteio. Tudo começou com o fracasso de Bela, a Feia e o crescimento do SBT no horário nobre.

Não precisa ser entendido para dizer que a Record tem uma das piores programações da TV Aberta. E é por isto, meus queridos, que até hoje vê o SBT em seu calcanhar. É uma emissora que não sabe aproveitar o “sucesso” e sempre vai com muita sede ao pote. Acaba se engasgando!

O programa "Hoje em Dia", que era muito bom, hoje é uma atração sem conteúdo que é capaz de tudo para conseguir vencer os desenhos da concorrência. Eu disse desenhos! Descobriram que Britto Jr. tinha potencial para conduzir um reality show e Ana Hickmann um programa solo. Dois erros absurdos! O primeiro prejudicou o reality show, que amarga péssimos índices de audiência. Já a segunda, precisa comentar? Não adianta tentar me convencer, mas Ana Hickmann como apresentadora não desce! Será que vocês nunca perceberam que ela não é espontânea e sempre diz as mesmas coisas a seus convidados? Para completar, contrataram Giane Albertoni para substituir Ana Hickmann. Nada contra a moça, mas o que é a sua apresentação? Dá medo!

Depois de estragar o "Hoje em Dia", a emissora tentou salvar as suas tardes. Apostou em Geraldo Luis (pode uma coisa desta???), mas só encontrou o caminho do fracasso. Se alguém souber o que será apresentado hoje ganha um presente, quem sabe um DVD com Silvio Santos dando gargalhadas.

Não vou aqui ficar falando de todos os erros desta emissora, senão teria que escrever um livro, mas não posso deixar de falar de A Fazenda. Visando somente a audiência (como assim?), decidiram investir na segunda temporada, com o objetivo de barrar o BBB10. Tenha santa paciência! Colocaram o tal reality para enfrentar a novela das 21h e não deu outra: fracasso absoluto. E para piorar ainda mais: tem um péssimo apresentador, que está mais para comediante do Zorra Total (se é que vocês me entendem).

Por fim, não é novidade a falta de respeito da emissora com os telespectadores (isso ela aprendeu perfeitamente com o SBT), mas sobra até para os seus poucos profissionais, tais como, Cristianne Fridman, Marcílio Moraes, Lauro César Muniz, Gisele Joras, Alexandre Avancini e mais alguns... Sinceramente não consigo entender como eles suportam a instabilidade deste canal. "Bela, a Feia", por exemplo, já sofreu alteração em seu horário pelo menos umas dez vezes. Como a autora consegue escrever sem saber qual é o seu público? Vou mais além: como eles aceitam isto? Ser empregado é uma coisa, mas ser desrespeitado é outra. Vem aí, Ribeirão do Tempo, e não duvide se a novela não for exibida até uma hora da manhã. Já digo aqui de antemão, tentarei assistir à nova novela porque admiro o trabalho de Marcílio Moraes, mas se o desrespeito continuar, infelizmente, deixarei de vê-la ainda na primeira semana.

Sobre essa história de seriados às 21h, com A Fazenda no ar, é assinar um atestado de falta de personalidade, de criatividade, de originalidade. Afinal de contas, ela está se baseando na Globo ou no SBT?

O que essa emissora precisa é uma pressão de seus profissionais e uma grande rejeição da pouca audiência que lhe assiste.

Foi com erros como estes que o SBT chegou onde está. Já vimos esta novela, mas certamente, teremos um Vale a Pena Ver de Novo. Se a Band planejasse e investisse, diante do cenário, conquistaria a vice-liderança facilmente.

Já disse e repito: a Record não tem profissionais que entendem de televisão e quem sabe, no dia em que contratá-los, possa dar o primeiro passo para a tão sonhada reta da liderança. O que se ver são Bispos no poder visando não sei o quê, uma tevê digna de bater de frente com a Globo que não é!

Antes que me perguntem quem sou eu para estar falando tudo isto, digo: sou um mero telespectador como vocês e, como vivemos em um país democrático (será que é tão democrático assim?), tenho o direito de expressar aquilo que vejo, já que se trata de uma emissora pública.

Conselho: Vamos usar o controle remoto, meus quereeeedos!

OBS: Não esqueci de Tempos Modernos, mas ainda não cheguei a uma conclusão sobre esta novela. Como telespectador, percebo que tem alguma coisa de errado. No sábado, após a exibição do décimo segundo capítulo, abrirei um tópico dedicado a ela.





Comentários (67) Postar Comentário

Matheus Silva comentou:

:gargalhadas1: apooooooio vc em tudo o que vc disse estar certo
não lhe tiro a razão, por favor comenta sobre tempos modernos porque do jeito que ta indo esse novela não vai ser sucesso nunca ! ta muito ruim!

João comentou:

Nossa Jeferson, resolveu falar mesmo, que bom.

Concordo com tudo, mas principalmente em relação a Brito e Ana, péssimos, sem carisma e não tem jogo de cintura.

E tem o jornal da Record que até unsa meses atrás dava 15 ponstos de média e hoje chega a ficar alguns minhutos atrás da novelinha da Band.kkkkkkkkk

Mas o pior de tudo é eles não admitirem que a briga deles é com o SBT e não com a Globo.

Sobre Tempos Modernos: Péssima novela, chata, personagens chatos e caricatos e repetitivos. Fagundes tá péssimo. Pena ver atrizes como Viviane Pasmantes e Regiane Alves em papéis menosres que Graz que apesar de carismática é fraquíssima.

Jefeson se der para me responder:

A novela da Elizabeth Jin vai ser de época?

glauber robert comentou:

:record1: :caveira1: vc tem toda razão faço minhas suas palavras , tem mais uma coisa quando a gente vai na record a gente é tratado como um restinho de lixo , pode um negocio desses ,e sem falar nessa falta de criatividade , roubando as ideias do :sbt1: , a :record1: tem que aprender a fazer tv por desse jeito não da , assim jeferson depois vc fala da novela " entre dois amores " que promete .
abraços

Reinaldo comentou:

Assino em Baixo !
Disse tudo,
A record ta jogando dinheiro fora, claro é facil encontra mais. Diz que briga com a Globo mas pega profissionais do sbt, e faz as mesma coisas que ele. Amo o SBT, faz parte da minha infancia, mas é uma emissora alternativa, de entreternimento, e não de opnião publica, a record não tem que toma pontos do sbt, e sim da Globo, que dever ficar com uma audiencia equilibrada entre elas duas e logo em seguida o sbt, uma tv que faz o brasileiro sonha. A record é uma ilusão, provou e hj é uma piada, eu não fecharia nenhum acordo com ela, nem como na parte empresaria nem para trabalhar nela. E olha que o fim do porço não chegou ainda.

M. Henrique comentou:

Concordo em muitas partes com você, mas discordo de muitas também. Sobre a 'cópia' da Record quanto à série no horário das 21, concordo plenamente que seja uma cópia, mas também não julgo isso como uma falta de critividade, aliás, o que 'Kyle Xy' foi fazer no horário de 'Super Máquina' da Record? Seria uma mera conhecidência ou uma cópia que passou despercebida?

Um dos princpais problemas da Record é a falta de novidades, eis eles, realitys, pois todos os anos são os mesmos, só com algumas novidades. Outro problema também é a instabilidade do horário nobre, aliás, uma grade que cairia perfeitamente seria:

19:15 Jornal da Record
20:00 Novela 1
21:00 Séries 1 not.
21:45 Tudo a Ver
22:00 Novela 2
23:00 Linha de Shows
00:00 Boletim 24 horas
00:15 Séries 2 not.
01:00 Séries 3 not.
01:45 Horário da IURD

Já a grade vespertina, uma grade mais ou menos seria:
12:00 Jornal das Praças
12:45 Esporte Record (Praça)
13:00 Séries 1 Ves - Humor
13:45 Record Notícias
14:30 RecNov (Programa com matérias da Teledramaturgia da Record)
15:00 Programa de Shows (como ex. O Preço Certo)
16:00 Séries 2 Ves - Aventura
16:45 Direto do R7
17:00 Record Anime (Ou Record Kids) ou até mesmo um programa de humor.
17:45 Séries 3 Ves - Aventura
18:30 Sp Record

Já a grade matutina deveria ter uma base como esta:
6:15 Direto da Redação Praças
7:00 Sp Record (Deveria ter outro nome)
7:45 Record Kids (Ou algum outro programa de desenhos bem rápido de 30 min)
8:15 Fala Brasil
9:30 Hoje em dia (Totalmente reformulado, e sem Giane)

Bom esta é minha opinião quanto à uma grade boa e de qualidade, agora, fiquei meio em dúvida quanto aos horários que teriam de ser ajustados. Bom, o principal dos principais problemas da Record é a direção, aliás, onde pode se ver que não há profissionais dedicados à programação, ou seja, pessoas responsáveis pela qualificação dos horários e de programas. A instabilidade dos horários e as escolhas de programas errados é o principal erro da Record, além de escolherem novelas erradas, não tão erradas, pois a Record sempre aposta em novelas diferentes, o que sempre causa rejeição do público. Torço para que a briga da Record contra o Sbt seja boa, mas não creio que o Sbt recupera-rá a audiência, aliás não sabemos nada ainda sobre as novas grades das respectivas emissoras que deverão ser ótimas e espero que a Record acerte em sua grade e que não mude mais.

Resposta Jeferson: M. Henrique vou aproveitar seu comentário para brincar com a situação, não me leve a mal. OK? A coisa está feia para Record, até os seus fãs tentam criar grades imaginárias para tirá-la do fundo do posso. É A TREVA!

Victor comentou:

Concordo plenamente com vC! Torço tanto pela Record, mas eles perderam a mão. Adorava aquelas novelas de antes (Bicho do Mato, Essas Mulheres, Vidas Opostas...) com horarios por volta das sete e às dez. Mas não etendo como uma emissora que sonha com a liderança faz tanta confusão em sua programação. Além de tudo o que vc disse, ainda não engoli essa historia de parceria com a Televisa! Pelo amor de Deus. Fora que aquela Meninas sereias é totalmente fora dos padrões, luz, cenários pessimos, parece A Lagoa Azul, filme de décadas atrás... um horror a qualidade, quanto ao texto nem sei, não consegui assistir 2 minutos.

Beijos

Fábio Dias comentou:

:byebye1: :vibracao1:
Lavou nossa alma Jeferson, perfeito texto, coerente com a sitaução em que vive a Record, só acrescentando, hoje entendo o porque Tiago Santiago deixou o barco........ antes que ele afundasse, pois é isso que a Record está conseguindo!!!!!!

Meu Deus se até a Globo pena, com erros toleráveis, imagina uma emissora de quinta como essa! Tem excelentes programas porém, consegue destruí-los!

Lastimável!!!!!!!!!!!

Ribeirão do tempo, deveria ser na Globo!!!!!!!!!!
CAMPANHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PARA TODOS ABANDONAREM ESSA EMISSORA NOJENTA!

Até nós simples internautas conduziríamos melhor essa emissora!

Emanuella comentou:

Nossa Jef, disse tudo! Colocar CSI no horário das 21 será uma furada, não acredito que dará boa audiência, posso estar até enganada, mas é uma série que não tem continuidade, cada episódio é uma história diferente e não segura o público! Jef, e pensar que tudo isso começou por causa da ida do Gugu pra record... pensando nisso, escrevi um texto, gostaria que vc, se possível, o postasse junto com o seu, antes dele, pois trata-se da "histíria" de como a record chegou a esse ponto, se não for muita pretensão minha! Se não postá-lo, ainda assim agradeço a atenção!

Ida de Gugu Liberato pra record causa revolução na tv brasileira

No dia 25 de junho de 2009 a notícia mais surpreendente da tv nos últimos anos tinha sido confirmada: o apresentador Augusto Liberato, há mais de 20 anos na emissora de Silvio Santos, estava de partida para a record. Muitos custaram a acreditar, mas era verdade. Alguns decretaram o fim do sbt, pois Gugu era uma das maiores audiências da casa e tinha ótimos anunciantes. Para a record, a contratação do apresentador era simbólica: a emissora da Barra Funda, em seu projeto de chegar à liderança, estava dando um golpe fatal na emissora que alguns de seus diretores chamavam de “gato morto”. Enquanto isso, o reality show “A fazenda” garantia ótimos índices e vários momentos de liderança, dando mais ânimo ainda à record.
No entanto, o que ninguém esperava era a reação do SBT. Movido mais pela emoção do que pela razão, Sílvio Santos disparou contra a Record: contratou Eliana, Roberto Justus e, logo depois, Roberto Cabrini. Foi um baque para a Record, afinal, a loira tinha ótimos índices no Tudo é Possível, o empresário Justus garantia até a liderança e bons anunciantes com o excelente “O aprendiz”, assim como Cabrini e suas reportagens investigativas chegavam aos 20 de pico aos domingos. Mesmo que a intenção principal fosse des

rafa comentou:

parabéns pelo excelente blog, concordo com tudo
em relacao a tempos modernos, eu gostei, mas sinto falta de algo, que nao identifico. É assim que se sente, jefferson? em relacao a cama de gato, continuo com a campanha: CAMA DE GATO AS 21 VAV AS 18. É impressao minha ou voce abandonou um pouco essa trama? valeeeu jeff

Alan comentou:

Pois é, Jeferson!!
Falou tudo. (quase tudo, pq a Record está aparecendo com cada uma, que só vendo...)

Admiro demais a globo pela forma que ela se programa, respeita seus telespectadores. O que passa longe de acontecer na Rede Record. Ela visa audiência e só, faz o que for preciso p/ atingir o objetivo final, sem se preocupar com os meios. Acho isso um absurdo.
Deus queira que isso repercuta na audiência, que ela possa SENTIR no ibope, de modo a tomar providências dignas de uma TV com o porte que ela tem.

De certa forma, isso é bem difícil. Pois pelo que vejo nos blogs em geral, e até por aqui mesmo... Os fãs da Record são muito, muito mas muito fanáticos. Quase nunca têm argumentos para nada, mas sempre querem se impor de toda forma, o famoso GANHAR NO GRITO.

Se falamos que a Record copia mais que máquina de XEROX, questionam.. Ficam com raiva... E agora, o que vocês, fãs da Record, tem a dizer sobre por SÉRIES no horário das 21h? Se puderem responder sem chingar, seria ótimo, pois essa é uma técnica muito utilizada por boa parte dos fanáticos pela Record.

Quando a globo erra, tranquilo.. Listo todos os erros, critico, normalmente. A vantagem de um fã da globo é saber admitir os erros e estar aberto a discussão. Já os dá Record só sabem dizer que a Globo é manipuladora, que a Record é a SENHORA DE TODOS OS TEMPOS.. etc e tal. Dá até asco. Falam do PASSADO da Globo, como se isso tivesse acontecido ONTEM... E se esquecem do PRESENTE da Record, unha e carne com a IURD, quiçá não seja uma só instituição, como classifica a Revista Veja.

A Record precisa mudar em muita coisa... Tem muita coisa errada na barra 'A'funda.

É uma pena a Globo estar com novelas tão, mas TÃO ruins em exibição... Pq seria ótimo se aproveitar dessa péssima fase da Record.

Veja também