O Planeta TV

Três meses depois, "Salve Jorge" começa a deslanchar!

Por: Jeferson Cardoso

Três meses depois, "Salve Jorge" começa a deslanchar!

Ando desanimado com as atuais novelas, mas... "Salve Jorge" chega ao seu terceiro mês de exibição e, como era de se esperar, começa a entrar nos trilhos. Ainda não é um "novelão", contudo, melhorou bastante.

Infelizmente, esperava muito mais desta atual novela das nove. Pensei que Gloria Perez apresentaria uma trama mais ágil para segurar o público da frenética "Avenida Brasil". Claro, cada autor tem o seu estilo, só que é preciso ter cautela. A autora vacilou e dançou.

Substituir "Avenida Brasil" seria uma tarefa difícil para qualquer autor. A queda (de audiência) era evidente. O que jamais se esperava é que fosse tão brusca, de 39 para 30 pontos. Sabendo que o público do horário está mais exigente, Gloria manteve - em "Salve Jorge" - o ritmo arrastado de suas outras novelas. Os vilões, que são a salvação da pátria, também ficaram a desejar. Lívia, personagem de Claudia Raia, só mostrou quem realmente é no capítulo de nº 80.

Pode parecer contraditório, mas adoro os perfis das vilãs criadas por Gloria Perez. São psicopatas de primeira. O único problema é que a autora demora uma "eternidade" para apresentá-las. Entendo que é preciso um tempo para apresentar os personagens e o público se adaptar à nova novela, mas a agilidade é algo que, hoje em dia, se faz necessário. A ausência deste quesito, nos primeiros capítulos, irritou (e afastou) o telespectador.

Claudia Raia, a meu ver, está defendendo muito bem a sua personagem. A Lívia é uma vilã com pés no chão (sem aquele drama mexicano exagerado), fria e calculista. Infelizmente, é uma personagem, até então, pouco aproveitada (e mal desenvolvida).

Visando melhores índices de audiência, Gloria resolveu apostar as fichas na vilã, que matou com muita frieza a queridíssima Jéssica (Carolina Dieckmann). A cena, inspirada no seriado Dexter, foi de arrepiar. Sensacional! Espero que a autora invista ainda mais nesta vilã. Ela é a única salvação!!!

Por merecimento, "Salve Jorge" tem uma média de apenas 30 pontos na Grande São Paulo, índice semelhante ao de "Cheias de Charme", exibida às 19h. Existe uma possibilidade de a trama ser espichada, em duas ou três semanas, o que provavelmente beneficiará a sua audiência. Se isto realmente acontecer, Gloria Perez será obrigada a aumentar a "barriga" do folhetim. Amém!

Remake de Tieta

Para 2014, a Globo cogita o remake de "Tieta" ou "Dancy’n Days". Jesus, Maria, José!!! A prioridade é da obra de Gilberto Braga, que já se propôs a reescrevê-la. Espero que nesse período de decisões, a Globo mude de ideia e aborte o remake de "Tieta". A versão para a TV, de Aguinaldo Silva, é uma obra prima e deveria ser intocável. Desde já, começo minhas orações.

Elenco de "Vida Bandida"

Outro diz divulguei uma lista com os nomes de atores que gostaria de ver na novela de Carlos Lombardi. Claro, uma brincadeira. O primeiro folhetim do dramaturgo na Record, com título provisório de "Vida Bandida", terá um elenco estelar. Eis os confirmados: Mel Lisboa, Bianca Rinaldi, Claudio Heinrich, Jussara Freire, Betty Lago, Andréa Avancini, Carla Regina, Fernando Pavão, Marcos Pitombo, Iran Malfitano, Denise Del Vecchio, Fábio Villaverde e Vitor Hugo. Outros nomes, que estão na minissérie "José do Egito", irão se juntar ao time.

Sou fã de Lombardi, o Rei das sete, e estou confiante nessa sua novela. Espero que, até a estreia de "Vida Bandida", a Record tenha recupera alguns pontinhos de audiência com "Dona Xepa".

Falando nisto... "Dona Xepa" está sendo anunciada como uma novela curta, de apenas 90 capítulos. Tenho quase certeza que não terá menos que 120 capítulos. "Vida Bandida", prevista para julho, deve estrear mesmo só em meados setembro. Quem viver verá!

Britto Jr. dá adeus à Fazenda!

Será mesmo que a Record confirmará a saída de Britto Jr. do reality "A Fazenda"? Espero que sim. Já fui defensor desse jornalista, no entanto, tenho que concordar com Alexandre Frota. Ele não tem o perfil adequado para apresentar esse tipo de reality show. Substituí-lo por Rodrigo Faro seria um presente para o telespectador. Todos agradecem!

Malhação 2013

Com novos personagens, "Malhação" ganhou até uma nova abertura. Uma nova trama está sendo apresentada. Infelizmente, a Globo mexeu na hora errada. Deveria ter esperado o fim do horário de verão e, principalmente, a semana de Carnaval. É dose!

Comunicado

Amadinhos, muitos não gostarão, mas estou disposto a mudar o nome do site. É uma história longa, que não vem ao caso. Ainda não é nada oficial, mas a possibilidade é muito grande. Graças a minha parceria com o "clickgratis.com.br", se a mudança vier a acontecer, quase não perderei visitas vindas dos buscadores, como por exemplo, do Google. Enfim, não começaria da estaca zero. E, é claro, a mudança não seria tão brusca. O atual www.oplanetatv.com.br, por um período, redirecionaria para o novo endereço.

Enfim, sem chororô, qual deveria ser o novo nome do site? Tenho dois pré-selecionados (e até registrados), mas sugestões serão bem-vindas. Se possível, nomes curtos, criativos e bem objetivos (envolvendo os bastidores da TV).

Detalhe: A mudança é para melhor!!!

"Um dia este país (BRASIL) será um exemplo para o mundo. De corrupção e vagabundagem!", mestre Ravengar. #QueReiSouEu





Comentários (67) Postar Comentário

Eduardo comentou:

A cena da morte da Jéssica foi envolvente, mas aquela gota d'água ganhou muito destaque, além do ridículo fato da Lívia andar com uma injeção letal dentro da bolsa. Acho que a Glória Perez entrou num ramo que não é o dela. Ela é boa em romances, didatismo, culturas, etc, mas em suspense e ação ela deixa muito a desejar. O que impede Morena de denunciar o esquema à polícia e colocar sua mãe e seu filho num programa de proteção? O esquema do tráfico de pessoas deveria ser mais complexo, com gente da polícia envolvida, etc. A trama é falha e isso é inegável. Eu estou com péssimas expectativas para "Vida Bandida". Novela de época em horário nobre? Fala sério... Vamos ver no que vai dar hahaha Como sugestões para o novo nome do site eu trago "TV Tudo", "Mais TV", "Em Cena", "No Ar", "Bastidores", "Mundo Cenográfico", "Na Tela"... Boa sorte na escolha!


Jeferson Cardoso respondeu:

É uma novela de época, tipo Que Rei Sou Eu? ou O Quinto dos Infernos, pelo menos é que deu para entender. Rsrsrsr


Juliana (jornalista) comentou:

Jeff, o que você acha de Deborah Secco no papel de Tieta? Parece que mesmo com a "desaprovação" de Beth Faria a Globo já a teria reservado...


Jeferson Cardoso respondeu:

Deus me livre. Não quero nem pensar nessa possibilidade. Não quero este remake! É tenso!


Jean Marcos Rivelles comentou:

Bela postagem, Jefferson!

Vem cá, como pode uma pessoa andar com uma injeção letal no próprio bolso? Só em novela mesmo, kkkkk.
Fora isso, as cenas finais de segunda e terça-feira em Salve Jorge foram bem marcantes. A de terça, então, nem se fala. Emocionante!!

Pra terminar, uma pergunta. Por que o SBT mudou a reprise das 14h15, que seria "Cúmplices de um Resgate" para "Rosalinda"? Claro, acho a novela de Thalía melhor, mesmo sendo a mais fraca de todas as novelas que a cantora fez. Pena que não vou poder assistir '-'

Abraços o/


Jeferson Cardoso respondeu:

Talvez pelo motivo da baixa audiência de Jamais te Esquecerei.


Breno comentou:

Olá Jefferson, tudo bom?!


'Salve Jorge' não me irrita tanto pelo ritmo pouco frenético de Glória Perez. Isso varia, como vc disse, de autor para autor. O que realmente tem sido um caso muito sério na trama escrita pela veterana é o tal de 'andar em círculos'. Glória, indiretamente criticou outros autores por criarem personagens dúbios - contraditórios, características de dupla personalidade - porém, o que vemos na protagonista vivida, brilhantemente, por Nanda Costa é justamente essa questão de ter um lado guerreiro, como sugere o folhetim e o lado inocente, quase tolo quando se trata em lidar com os vilões da novela. Enfim, esse tipo de estranheza presente na personagem é irritante e quase inacreditável.
Outra coisa que tem chamado atenção negativamente é o fato da autora, em alguns momentos, fazer pouco da capacidade mental de quem a assiste. O público não é bobo e não gosta de ser feito de bobo. Glória fecha os olhos para os problemas de 'Salve Jorge' e diz que tudo não passa de perseguição. Ela deveria se ligar enquanto é tempo.

Não acredito num remake de Tieta. Aguinaldo estará em preparação para entrar no horário nobre e provavelmente, interferiria se outro autor se metesse a besta - como ele mesmo diria - de dar uma nova cara a esse clássico. Aposto em 'Dancing days' como provável produção para 2014.

Como nome para o site, gosto de 'Em cena', como sugeriu o Eduardo, do Paraná.

Arthur M. comentou:

Já afirmei que gosto muito de Salve Jorge. É uma novela que me agrada. Jéssica foi a melhor personagem da Dieckmann que eu já vi. Como é a vida: Em Passione, ela era a protagonista principal e teve que sair antes da novela acabar por causa da rejeição que sofreu nas redes sociais, e além disso, odiavam a personagem dela. Agora que ela tem uma personagem de destaque, que caiu no gosto popular, tem que sair antes da metade da novela pra fazer um filme...

Pra mim, nem Tieta, nem Dancin' Days. Se a Rede Globo investir em histórias originais e dinâmicas certamente terá sucesso. Poderia, as 23h, ser uma faixa de "teste" de novos autores. Maneco, Gilberto, Benedito Ruy e outros já estão ficando velhos......
Viva Lícia Manzo, Filipe Miguez, Isabel de Oliveira. Viva! Eles ainda vão fazer muito pela nossa teledramaturgia :cheias:

Luíz comentou:

Olá,Jeff!!
Eu vi a sua conversa com o Lomba,já estão amigos é? (hshs)
Eu confio no Lomba, Balacobaco já está nos 7/8 pontos não é uma grande audiência,mas já é uma reação. Acho que Balacobaco entregará nos ** pra Xepa, Lomba deve receber o horário com a uma audiência razoável,ai só dependerá dele fazer o horário bombar.
Sobre o nome do site:
*Televisão.com.br
*EntreTV.com.br


Jeferson Cardoso respondeu:

Somos amigos há muito tempo. É o meu autor favorito das 19h. Bons nomes, mas já foram registrados. Rsrsrs


neto comentou:

meu deus to apaixonado com a reprise de A RAINHA DA SUCATA que novela e essa esses 3 primeros capítulos ja e um vicio pra mim ver a novela ate o fim bom historia e que cena foi aquela da rainha da televisão(fernanda Montenegro)morrendo no cemiterio morri de rir otimo elenco


Jeferson Cardoso respondeu:

Também estou acompanhando (pela terceira vez rsrssrsrs). Um elenco de primeira. Novelaço!


Issa comentou:

Tem um erro no seu Texto referente ao Brito Jr, você fala que ele sairá da Fazenda de Verão sendo que é da de celebridades


Jeferson Cardoso respondeu:

Issa, a correção foi feita. Obrigado. :D


Victor comentou:

Acho que nomes como World TV, Pit Stop TV, Encontro TV, Backstage... pegariam bem. :ok51: :ok51:


Jeferson Cardoso respondeu:

Victor, esses nomes "soam" estranho.


joao comentou:

Salve Jorge sem comentários para o capítulo de segunda e do terça, Claudia Raia excelente! A cena da morte de Jessica me predeu a atenção, e Livia a olhando cair no chão de forma fria só provou q ela é muito pior que Carminha, ela faz as coisas sem gritar, Livia age friamente.... Salve pelo menos alerta com o tema do tráfico de pessoas, e pra mim essa novela é melhor que Avenida Brasil, apesar dos furos na história.

Lado a lado continua sendo a melhor de todas no momento, a cena de Isabel desmascarandoConstancia foi de arrepiar! Espero que a novela continue acima dos 20 pontos.

Guerra dos Sexos melhorou um pouco, já deu pra rir um pouco nos últimos dias, mas o problema da novela é as brigas exageradas onde tem muita gritaria, n é porque tem barraco q vai sera engraçada a cena. Resumindo: guerra dos sexos melhorou mas nunca vai ser Cheiasde Charme!

Malhação: mudaram abertura, tiraram personagens mas vai continuar na mesma! Falta cenas de ação, reviravolta, em muitos capítulos não acontece nada de novo, faltam ganchos ou uma vilã quem sabe iria ajudar kkkk

Um abraço.

Veja também