O Planeta TV

TEMPOS MODERNOS PECA NOS EXCESSOS E PERSONAGENS CONFUSOS

Por: Jeferson Cardoso

TEMPOS MODERNOS PECA NOS EXCESSOS E PERSONAGENS CONFUSOS

Meus queridos, infelizmente, tive que me ausentar esses dias, mas vamos ao que interessa.

Muitas pessoas devem discordar de minhas opiniões em relação a Tempos Modernos, no entanto, a trama de Bosco Brasil é boa, só que com alguns excessos. As situações de humor, na maioria das vezes pecam no exagero. Posso citar, por exemplo, várias cenas de pessoas caindo de escadas.

As cenas são exageradas e muitas vezes acontecem com a intenção de causar risadas, só que o problema maior são as atuações dos atores. A direção pecou na seleção. Esta novela não tem atores de comédia, e este é seu maior erro.

Alguns personagens, ainda, não funcionaram. Vou citar alguns: Portinho (Felipe Camargo), Dr. Bodanski (Otávio Muller), Gaulês (Jairo Matos), Regeane (Viviane Pasmanter) e todas aquelas crianças filhas da personagem de Regiane Alves. Nada contra a galerinha, mas são insuportáveis! A sensação de dejá vu toma conta deste núcleo.

Esses personagens citados são confusos e não fazem sentido diante da história. Sim, por mais que eu seja fã de Vivianne Pasmanter, a verdade tem que ser dita: que personagem mais sem graça! É tão sem graça que a atriz passa a impressão de que está perdida em sua da interpretação. Quanto aos personagens de Felipe Camargo e Otávio Muller, desculpem, mas não merecem comentários. Para completar percebe-se que alguns personagens têm os nomes complexos. Aí fica difícil de cair na boca do povo! E aquele núcleo da galeria? Só se salva os novatos Guilherme Leicam (Led Piñon), Aline Peixoto (Jannis Piñon) e Alessandra Maestrini (Ditta). O resto, meus queridos, deveriam ser eliminados com um incêndio.

Como telespectador assíduo de novelas a minha maior decepção, até o momento, fica por conta da falta de respeito que estão tendo com Vivianne Pasmanter. Como pode uma atriz desta categoria ficar tanto tempo fora do ar e quando aceita voltar recebe de presente um personagem que está mais para figurante do que para personagem secundário. Sei que ainda é cedo para reclamar sobre isto, mas é justamente por ser cedo que como fã, devo reclamar. É um absurdo!

Não concordo quando falam que Fernanda Vasconcellos e Thiago Rodrigues não se esforçam. Pelo contrário, os dois têm defendido muito bem seus personagens. Nelinha e Zeca, por mais que sejam clichês, são as melhores coisas desta novela. A química entre os dois é ótima, mas cá entre nós, precisaria repetir o casal pela terceira vez em uma novela? Foi um erro de escalação, mas apesar disso, eles funcionam.

Sobre Antônio Fagundes não preciso falar muita coisa: Juvenal Antena voltou e não se espante se aparecer uma Alzira em sua vida! A direção peca em aceitar a interpretação do ator, que por sua vez não teve criatividade, ou pelo menos, não se esforçou para estudar o personagem.

Em relação aos vilões, valha-me Deus, o que é aquilo? Sei que muitos vão discordar, mas preciso dizer: está mais para historinhas em quadrinhos. Fico me perguntando se é difícil para um autor de novelas entender que, hoje em dia, o público quer ver maldade. Pra mim, os personagens de Grazi Massafera e Guilherme Webber são patéticos! Quanta ingenuidade!

Mas e as coisas boas? Bom, são poucas, mas tem. Destaco alguns nomes: Eliane Giardini, Marcos Caruso, Otávio Augusto, Priscila Fantin, e pasmem, o FRANK!

O grande achado desta novela é o computador, que é mais engraçado que... bom deixa pra lá!

E aquela música de abertura? Me dá nos nervos! Será que não tinha uma música mais empolgante, mais popular? Quanto à abertura não esperava grandes coisas, já que Hans Donner continua ocupando o cargo principal. Ele é um ótimo profissional, mas há algum tempo está precisando de uma forcinha, ou será, criatividade?

Quanto à audiência, sim, os 24 pontos apresentados até o momento são preocupantes e autor deve promover mudanças para reverter a situação e deixar a novela mais popular. Mas como resolvê-los? Não faço ideia, uma vez que, minha visão é de telespectador. Cabe aos profissionais tomarem providências.

Até a próxima!




Comentários (38) Postar Comentário

Phelipe comentou:

Não concordo com quase nada!

Adoro a novela, e adoro todos os personagens!

Discordo de Vivi estar desperdiçada, eu adoooooooooro a Regeane.

O problema de TM é que é uma novela muito "cult", e tem que ser mais popular, afinal, substituiu Caras & Bocas que foi uma novela extremamente popular. Depois desta não podia, de maneira alguma vir uma novela impopular como TM.

Eu acho que se viesse depois de uma Três Irmãs, daria mais que a noveleca do Antônio Calmon, mas já que veio depois de um grande sucesso...

rafael comentou:

concordo com tudo .. pra mim, o pior núcleo é o da galeira e a pior atuaçao, por enquanto, é a de Leonardo Medeiros !! Bosco Brasuil é novato, e ainda vai achar o caminho certo para Tempos, com a ajuda do sensacional Aguinaldo Silva, que vai ajudá-lo. Se essa mudança nao for rápida, a novela termina, na minha opiniao, com uma média de 28 a 30 pontos. Vale lembrar que Caras e Bocas começou em baixa, depois que subiu...

Lucas B. comentou:

Olha Jeferson concordo em tudo o que disse a novela sim é legal, boa e simpatica mas o publico não está afim de ver uma novela simpatica, quer ver uma novela empolgante. Apesar de diferente o estilo acho ela uma novela muito parecida com Beleza Pura, no sentido de que se ligar a Tv e ela estiver no ar deixa lá mesmo que a novela é boa, mas não é do tipo que faz o publico ligar a Tv para só para á assistir como Caras e Bocas. Além do mais faltam bons nucleos, os principais esses são legais de acompanhar, agora os demais é mutio chato.
Outro erro da novela é que no horario das 7 tem que ter muita ação e humor pastelão a novela não tem nenhum e nem outro, como você disse o núcleo comico não funciona.

PS: A atriz que interpretava a irmã de Dodi em A Favorita ela é muito telentosa, se souberem aproveitar ela pode dar bons lucros para a novela.

PS: Jef faz um post para Cama de Gato que novelão é essa que não para desde o primeiro capitulo.

João comentou:

Belo post Jeferson.


Eu não faço previsções, mas já imaginava que esta novela não emplacaria, o autor é muito fraco se fosse bom não teriam deixado ele ir para a Record, mas como ele é premiado no teatro quiseram dar a ele esta chance, uma pena.

Concordo com quase tudo, memos que alguém se slava ali, não é tudo horrível, mas o pior é mesmo a Pasmanter sub-aproveitada, ela deveria ser a vilã.


Sobre os vilões só um palavra = FRACOS!!! em todos os sentidos.

Jeferson, me responda uma coisa:

Você não concorda comigo que hoje na hora de escalar os atores os diretores e autores levam em contam muito o destaque que eles tem na "mídia" (Colunas de Fofoca) do que o talento dos atores???? Vide o caso da insossa Grazi que é linda e carismática, mas de talendo é quase nula e da Pasmante que tão talentosa e fica fazendo escada para a ex-BBB???

Julianne Guimarães comentou:

Estou no periodo de 'viuvez' desde o fim de "Caras e Bocas", amava assitir essa novela, foi uma das melhores que já vi. Amo Caras e Bocas.

Desde que Caras acabou não vi mais novela direito, di umas olhadinhas nas atuais mas não as vejo inteira nem me viciei em alguma, axo que isso só ira acontecer em "Passione", só em abril acompanharei uma novela assiduamente novamente.
Mas to ligada no que ta rolando atualmente, "Viver a Vida" continua aquela chatice de sempre, até que agora Helena (Tais Araujo) ta aparecendo mais, antes ate me esquecia que ela era a protagonista de tanto destaque que davam para a Luciana, mas mesmo assim naum to nem tchum para Viver a Vida.

E "Tempos Modernos" gente? O que sera dessa novela? Sinceramente não gostei dela, chata, irritante, aquele Leal, ou seja o Antonio Fagundes é insuportavel, mas que cara chato, ele me lembra a Waldete (Regina Duarte) de "Tres Irmas", ambos interpretados por grandes nomes da Tv, mas são abusados e os atores que os interpretaram ficaram insuportavel. Outro ponto negativo de Tempos Modernos são os vilões Albano e Deodora, que vilõeszinhos mais ralé e idiotas, Albano parece um nerd revoltado, e Guilherme Weber não ta legal, faz do vilão ainda mais chato e idiota, as vilanias não idiotas e os dois estão querendo ser muito maus por pouca coisa, Grazzi Masasafera, principalmente, tbm não ta bem como a vilã Deodora. Os dois estão escraxados demais, são irritantes querendo ser maus e mostrar que são perigosos. Acho que esses vilões aprontando vilanias muito mas sempre não agrada o publico das sete, que gosta mais de humor. O Niemann de Marcos Caruso, além de um figurino ridiculo é muito cheio dos misterios, e aqueles roqueiros são outros chatos que pioram a trama. Quem me chamou a atenção em Tempos Modernos foi a Goretti da Regiane Alves, adoro a atriz e gostei dela no papel, apesar da personagem ser casada com aquele personagem chato do Dr Bodanski, é a treva, como uma mulher linda e nova casa com aquele feioso. Os protagonistas Zeca e Nelinha dão pra digerir, e a Nara idém. A Hélia até que é uma personagem legal, e Eliane Giardini faz bem, mas essa trama dela de esconder do filho que é a mãe biologica dele e que mentiu para ele dizendo que ele é adotado, É A TREVA, mas que coisa mais tola, qual o motivo pra ela ter feito essa mentira, só pq o Leal é o pai, grandes m****, antes mentir que o pai é outro e dizer que ele é mesmo seu filho, mas de outro pai, ja que ela quer esconder que o pai é o Leal, agora vem com esse dramalhão desse segredo imbecil, da Nelinha namorar o suposto irmão, ela tbm ja é filha de outro, ou seja um troca troca pa confundir, quando tudo começar a se esclarecer vai ser um chororo, uma irritação que eu não quero nem ver.
Estou aguardando a entrada de Danton Mello na novela, gosto do ator, e achei uma pena ele ter sido mal aproveitado, ter feito papel de figurante em "Caminho das Indias". Ele é um exelente ator, fez papeis grandiosos que o consagraram como o Neco de "Cabocla" e o Rodolfo, protagonista de "Sinha Moça". Agora, ele tem um papel grande em mãos, e espero que ela fassa muito sucesso em "Tempos Modernos" e mostre para Glória Perez que ele não é ator de viver papeis tão pequenos, onde ja se viu um ator que ja foi protagonista, fez o maior sucesso como Neco faze e que fez em "caminho das indias", tremendo desperdiço!!

Quanto a audiência de Tempos Modernos, esta no que a trama merece, os numeros são reflexos da novela, se a novela não é tão boa, a audiencia tbm não é

Abs....

Emanuella comentou:

Jef, vc conseguiu dizer tudo em seu comentário, parabéns, nota 10 mesmo, ao contrário da novela! :cantarolando1:
Para mim essa novela é uma grande decepção, depois do estrondoso sucesso de caras e bocas. Interessante notar que tudo que a antecessora tinha de bom, a atual tem de ruim! A trama de Walcir tinha um ótimo elenco, bem entrosado, com química, e um texto leve, divertido e verdadeiramente engraçado! Tempos Modernos tem atores horríveis, alguns se salvam, mas no geral muito ruins, com um texto péssimo e piadas muuuuuuuuuuito sem graça! Misericórdia, essa novela vai ser um fiasco como três irmãs. A novela não tem enredo, não tem personagens cativantes, os vilões são de doer de tão ruins e caricatos, aquele pessoal da galeria é A TREVA!!!!!!
Realmente estão crucificando o casal principal, mas eles conseguem tirar leite de pedra! Forçaram a barra repetindo o casal, mas eles não são ruins, o texto é que não ajuda! :confuso21:

Jef, mudando um pouco de assunto: saiu a lista com os dez apresentadores mais decadentes da TV. A xuxa ficou em 1º e gugu em segundo. Acho que as posições estão invertidas. Gugu, quando foi para a record, foi anunciado como a maior contratação da tv brasileira; hoje, pelos RTs, vai ganhar do sílvio por uma pequena margem de diferença, justamente com seu quadro de maior audiência o sonhar mais um sonho, até agora não teve altos picos. Gugu derrubou o ibope da record no horário, essa é a verdade. Antes, com a dobradinha DE e repórter record, a emissora nunca perdia a vice e chegava a picos de 20 e liderança. Hoje o Gugu consegue anti-picos horríveis! O que vc acha, Jef? Abs, adorei seu post sobre essa péssima novela, e espero ansiosa por TI TI TI! Vi uma entrevista com Maria Adelaide Amaral no R7, e acho que essa novela será muito boa! :fui1:

Ludmila comentou:

Ixi, Tempos Modernos nem sei o que dizer, vi alguns capitulos e gostei de algumas coisas e não gostei de muitas outras, o Antonio Fagundes lembra muito o Juvenal Antena de "Duas Caras" e os roqueiros estão exagerados. A personagem de Claudia Missura e de Regiane Alves são muito legais, só pra rir. Essa novela lembra muito Tres Irmãs, até seu desempenho na audiência faz lembrar aquela novela. Tempos Modernos tem uma história muito dramatica, com comédias fracas, e no hoarario das sete, isso parece não combinar. Os protagonistas estão legais, mas essa coisa de eles poderem ser irmão ja ta manjado, chato clichê demais. Não gostei dos vilões dessa novela, além de maus interpretados por Guilherme Weber e Grazzi Massafera, eles não são vilões bem construidos, concordei com vc sobre os vilões. E aquele Frank é um tremendo de um babaca, nada a ver aquele computador idiota, muito sem graça. Enfim, deve ser por isso que a trama de Bosco Brasil não ta dando audiencia boa, não é uma novela legal. Qnto a abertura devo descordar de vc, a musica é bem boa e a abertura da pa levar, mas quero defender mesmo é a musica de Mylenna encaixou bem e a musica naum é chata. Essa novela não me prendeu a atenção, não a assitirei. PS: se ela vir a melhorar ai talvez eu a assista, afinal ela ta apenas começando, e o começo não ta legal.

Alan comentou:

Jeferson...
primeira vez que apareço para comentar seu cometario...
sempre o acompanho, mas não sei se continuarei!

Ultimamente, seus comentários não acrescentam nada de novo...
parece uma colcha de retalhos sobre opiniões de colunistas que analisam os dois lados da moeda...o que voce tentou fazer neste último, sem obter sucesso!

Acredito que o tempo ausente signifique outros compromissos seus e a consequencia disso são os posts fracos e esculachados que vem produzindo.
Sugestão: Não espere as análises contudentes de medalhoes da comunicação para embasar suas opiniões...seja o primeiro colunista a opinar!

Forte abraço, de um leitor assiduo seu!

Resposta Jeferson: Alan, meu querido, minhas opiniões são como telespectador. Não baseio em ninguém, não li nenhuma crítica sobre a novela. Ainda não tive tempo para isto. Abs.

Felipe comentou:

Olá,Jefferson

Eu acho que a novela Tempos Modernos tem elementos bons, mas peca em muitos sentidos. Principalmente o núcleo dos vilões. Grazzi Massafera só ri nas cenas, e nada mais. O núcleo da galeria é ruim,e a melhor coisa de lá é a relação da personagem Ditta com os filhos. Antônio Fagundes ainda não esqueceu de Juvenal Antena, e seu personagem também é chato.
O núcleo da personagem de Cláudia Missura, a Dra. Lavínia, é um dos poucos que me fazem rir na novela. O autor deve mudar a trama para que ela saia do fracasso, ou vai acabar como três irmãs.

Uma sugestão: escreva um tópico sobre Cama de Gato, essa sim, com um enredo surpreendente, e sobre a rivalidade SBT vs Record com suas séries no horário nobre.Abraços

Matheus H. comentou:

Concordo em tudo o que disse e mais um pouco do que você não disse! Essa novela é muito ruim! Eu preferiria assistir BangBang do que Tempos Modernos!

Pedido: Jeferson você poderia fazer um post sobre a atual situação das novelas da Record? Por favor? Relate os pontos fracos, fortes, atuações, cenários, cenas, tramas, audiência? Ah e se der, inclua sua opinião sobre 'Cama de Gato', afinal, fora da Record é a única que me dá vontade de assistir!

Veja também