O Planeta TV

TEMPOS MODERNOS, A NOVA DAS 7!

Por: Jeferson Cardoso

TEMPOS MODERNOS, A NOVA DAS 7!

Olá galera tudo bem? Antes de falar sobre Tempos Modernos preciso comentar sobre Cinquentinha.

Bem que Aguinaldo Silva avisou e Cinquentinha ARRASOU! Foram duas semanas de muita diversão. A minissérie foi ótima! Texto, direção e interpretações em grande sintonia. Que venha a segunda temporada marcada para abril ou julho.

Antes que me perguntem: Não mudei de opinião e considero Maysa – Quando Fala o Coração a melhor minissérie de 2009.

Agora vamos à trama de Bosco Brasil com a supervisão de Aguinaldo Silva:

Sinopse

A sensação de viver num universo tão múltiplo e dinâmico, que está em constante mudança por força da tecnologia, é a matéria-prima da próxima novela das sete da Rede Globo, ‘Tempos Modernos’. Ambientada no centro de São Paulo, a história gira em torno de um homem que construiu um reinado bastante peculiar, formado por um edifício inteligente, “protegido” por câmeras de segurança. E é neste prédio que acontece grande parte da novela. Com autoria de Bosco Brasil, supervisão de texto de Aguinaldo Silva e direção artística de José Luiz Villamarim, a produção estreia dia 11 de janeiro.

‘Tempos Modernos’ acompanha a revolução tecnológica sem deixar de lado as relações humanas e explora as mais diversas formas de amar: entre pai e filha, irmãos, homem e mulher, amigos. As variáveis da paixão, com suas dores, seus excessos e suas inseguranças, dão tempero às histórias, rotuladas pelo autor como convergentes. “Eu quero que os personagens se encontrem, por isso as tramas são convergentes e não paralelas”, explica Bosco Brasil.

O diretor José Luiz Villamarim conta que o que mais lhe seduz nesta história é a forma como os romances são retratados, o que pode ser visto nos diálogos e nas ações dos personagens. “São amores latinos, pessoas quentes e sanguíneas, que agem no calor da emoção e não pensam nas consequências”, define. Ainda segundo ele, em ‘Tempos Modernos’ o público vai perceber que quem manda é o coração e isso tem importante interferência na vida dos personagens.

O relacionamento homem-máquina também será discutido. Uma das brincadeiras da novela é a existência de um computador que controla o prédio onde vivem e trabalham as peças-chave para o desenrolar das situações. Auto-irônica, temperamental e não muito avançada, essa máquina mexe com a vida das pessoas e deixa claro que a tecnologia não tem por princípio sufocá-las. Para Bosco Brasil, o desconforto sentido à flor da pele nos dias de hoje não é decorrente desta realidade, quase virtual e cada vez mais high-tec. “Quem abre mão da humanidade é o próprio ser humano”, frisa o autor, que promete tomar partido do lado engraçado da interação entre homem e máquina.


Frank, o computador temperamental

Ele se chama Frank, mas não é um monstro como o próprio nome sugere. Quer dizer, pensando bem, ele tem sim sua porção surreal. Não se sabe muito sobre a sua história, apenas que é um computador temperamental, construído e instalado no coração do edifício Titã. É ele quem controla diversas funções do prédio e ainda interage com os moradores. É quase um síndico onipresente. Quando menos se espera, lá está sua voz: questionando, consolando ou mesmo debochando das pessoas que vivem ou circulam pelos apartamentos e estabelecimentos comerciais. Em qualquer situação, Frank tem uma resposta pronta a ser disparada, não importa em qual direção.

O Titã é um desses edifícios inteligentes, com os mais avançados recursos tecnológicos que controlam desde a temperatura interna até a vigilância de tudo o que acontece dentro de suas paredes, com a ajuda de câmeras instaladas estrategicamente em determinados pontos. Claro, tudo de acordo com o funcionamento e humor de Frank. Composto por apartamento de diversos tamanhos e lojas comerciais, o Titã concentra num único espaço a modernidade e as memórias de uma construção que está na cidade há cerca de 40 anos.

Esse tal computador, o Frank, não é um equipamento dos mais avançados. Aliás, com seu gênio difícil, ele teme ser trocado por uma versão mais atualizada. Ninguém tem acesso a sua sala de controle, com exceção de Leal (Antônio Fagundes), com quem tem uma relação amigável, com pitadas de humor e emoção.

Será que emplaca?

Há muito tempo não vimos uma audiência próxima aos 40 pontos no horário das 19h. A última trama a conseguir isto foi Cobras & Lagartos. No entanto, Caras & Bocas conseguiu elevar a média do horário que chegou a amargar 22 pontos. Atualmente a novela de Walcyr Carrasco registra uma média de 31 pontos. Depois de ler a sinopse e ver o vídeo clipe da nova novela das 7 fica a pergunta no ar: a trama conseguirá manter uma média de 30 pontos?

É uma pergunta complicada, mas dificilmente conseguirá! A não ser que a trama tenha muita comédia e um ritmo acelerado. Para fazer sucesso no horário das 7 basta ter estes dois ingredientes.

O que eu achei da sinopse? Muito boa e inovadora! Torço para que dê certo, mas tenho impressão de que o público pode rejeitá-la.

Acredito no talento de Bosco Brasil e sei que ele fará de tudo para conseguir o sucesso em sua primeira novela na TV Globo. Se conseguir emplacar, ele estará assinando o seu passaporte para a fila de autores fixos do horário das 7. Mas o que seria emplacar nos dias de hoje? Acredito que se o ibope final registrar 28 pontos o passaporte será carimbado.

"Tempo Modernos", além da supervisão de Aguinaldo Silva, conta com a colaboração de Maria Elisa Berredo, Mário Teixeira, Izabel de Oliviera e Patrícia Moretzsohn. Um time de craques!

Veja o clipe de lançamento:






Comentários (40) Postar Comentário

Rick comentou:

Alguma coisa lembra Transas e Caretas

Josi comentou:

Gostei da sinopse, pretendo assistir! Não sei se alcançará o sucesso de Caras e Bocas mas com certeza se saírá melhor que Três Irmãs no Ibope, pelo menos é o que parece.O elenco também me agradou, agora é esperar pra ver!
Abraço e boa semana pra todos.

Bruno Freitas comentou:

Essa novela me parece ser bem interessante, diferente de todas.. torço pelo sucesso!!!

Cansei de fazer "Caras & Bocas" agora vamos viver nos "Tempos Modernos" :sorridente1: :vazando1:

Bruno Freitas comentou:

Falando em Tempos Modernos, em minha modesta opinião, não queria ver muito humor nessa trama não, queria ver um grande vilão ou vilã, que está em falta no horário das 7 desde 'Cobras & Lagartos', a Grazi bem que podia ser aquela amante e vilã cruel!!! :tchau31:

Rafael comentou:

1 - bom elenco
2 - bos sinopse
3 - bom texto
4 - boa direcao
5 - bom roteiro
6 - boas interpretacoes

TEM TUDO PARA EMPLACAR !

Lilas comentou:

Temp :globo1: s modernos parece ser muito boa, grazi como vila ta abalando

Ronnalty comentou:

Jeferson você sabe porque o BBB e A Fazenda tem classificações diferentes???

Enquanto o BBB é imprório para menores de 14 anos(só pode ser exibido depois das 21h), A Fazenda recebe a classificação de 10 anos(que pode ser exibida em qualquer horário)...

Como dois programas que tem o mesmo tema, o mesmo conteúdo recebem classificações diferentes???

E a GLOBO já foi muitas vezes notificada pelo conteúdo do programa com relação ao horário, enquanto A Fazenda entra ao vivo em qualquer horário com o passe livre de 10 anos.

Realmente não tem explicação... Depois dizem que a GLOBO é beneficiada e a RECORD que é a prejudicada...

Jeferson gostaria da sua opinião em relação a esse assunto.

Valeu!!! Depois eu volto para comentar sobre Tempos Modernos.

Resposta Jeferson: Ronnalty não faço a ideia. Seria uma perseguição global? Hahahahahaha!

Lucas comentou:

Acredito que essa nova trama , apesar de ter uma boa sinopse, não irá emplacar. A maioria dos telespectadores da "Rede Globo" são alienados e gostam mesmo é da "Mesmisse" de sempre. É fácil de enteder isso quando vemos que "Malhação"(que me perdoem, mas é uma porcaria e a maioria são péssimos atores "mirins")registra indices considerados tão bons pela :globo1: que ainda está no ar.

Lucimar Santos comentou:

Primeira vez que venho no blog e devo confessar que o dono esta de parabéns, ótimo conteúdo!

O tópico destina-se a novela "Tempos Modernos", então, eu achei as chamadas da novela bem legal, diferente, achei a história bem legal, inovadora, nunca vista antes, pretento assistir e conferir se merece o meu ibope rs. :tchau31:

Mariana comentou:

Essa novela vai ser tudoo.. na expectativaa ! :puloduplo1:

Veja também