O Planeta TV

Taís Araújo: A culpa não é da atriz!

Por: Jeferson Cardoso

Taís Araújo: A culpa não é da atriz!

Muito me admira o que andam falando da atuação de Taís Araújo. Uma atriz de seu porte não precisava ficar preocupada com o que estão falando. Sim, meus queridos, se existe algum problema com a personagem da atriz a culpa não é sua, e sim, do perfil elaborado para ela. Não é de hoje que as Helenas de Manoel Carlos se tornaram chatas e meras coadjuvantes. Isto acontece desde Mulheres Apaixonadas! Na atual novela, os protagonistas são os personagens de Matheus Solano.

Falando em Viver a Vida, sua média geral caiu para 36 pontos. Se continuar assim... Quando começar a subir já vai ser tarde demais, uma vez que, sua média geral será afetada. Uma pena!

Mais Você melhorou
Há algum tempo comentei que o melhor programa das manhãs era o Hoje em Dia. Foi-se o tempo, já que o Mais Você, em busca de audiência, mudou seu formato e recuperou o posto de melhor programa matinal. Tudo bem que o programa de Ana Maria Braga se inspirou na concorrência e investiu em jornalismo com entradas, ao vivo, dos jornalistas do Jornal Hoje, no entanto, vem apresentando conteúdos bem mais interessantes. É nesta hora que podemos afirmar que nem sempre a audiência corresponde à qualidade.

Não dá!
O que aconteceu com o Fantástico? Na edição deste domingo tive a sensação de estar assistindo um programa de humor. É lamentável o rumo desta revista eletrônica.

Gugu se reencontra
Aos poucos, Gugu Liberato vai achando o formato certo de seu programa na Rede Record. Inicialmente, o apresentador relutou em mudar o formato, mas nas últimas semanas seu programa vem apresentando novos quadros. Neste domingo, por exemplo, foi às ruas mostrar como vive as pessoas que moram debaixo do viaduto. Foi com quadros assim que Gugu, no passado, chegou a picos de 42 pontos.

Prévias do Domingo
Falando em Gugu, hoje, marcou 16 com pico de 19. Veja as demais prévias deste domingo:

Programa Eliana – 9
Domingo Legal – 8
Programa do Gugu – 16 (melhor audiência desde sua estreia na Record)
Pânico na TV! – 11
Programa Silvio Santos – 10
Fantástico – 16

Agradecimento
Gostaria de agradecer a todos pelos elogios ao novo visual do site. Fiquei surpreso com a aceitação, que foi quase unânime. Estou felicíssimo, pois, a audiência do site, segundo o Google Analytics, dobrou em apenas dois dias. Que maravilha!




Comentários (51) Postar Comentário

Emanuella comentou:

Jef, concordo com vc qd:
Vc diz que os personagens do Mateus Solano são os verdadeiros protagonistas; este ator é maravilhoso e, junto com Lilia Cabral, Bárbara Paz e Natália do Vale, salvam a novela!
Vc critica o fantástico; realmente consegue ficar pior a cada domingo; colocar quadros com os caras do casseta, que estão péssimos, foi uma idéia horrível! A concorrência certamente agradeceu!:zuando31:
O Mais vc realmente melhorou e, como vc diz, audiencia não corresponde a qualidade, pois o matinal continua amargando baixos índices... :nossa1:
Mas permita-me discordar de vc em algumas coisas:
Podemos culpar, sim, Thaís Araújo; mesmo as últimas Helenas do Maneco sendo apagadas e deixando os antagonistas brilharem, nenhuma delas ganhou antipatia do público, muito menos tinham ares de superioridade! Thaís está dando um tom de arrogância inexplicável à personagem! Para mostrar que Helena é uma mulher independente, não preicsa ser pedante! Além disso, ela exagera nas caras e bocas e não passa emoção. Já tem gente querendo a morte da Helena... :cantarolando1:
Outro ponto em que discordo de vc é em relação ao Gugu. Não acho legal este tipo de formato, mesmo que seja ele que dê audiência. O gugu não é esse bonzinho todo que aparenta, faz tudo é pelo ibope! Esse tipo de apelação não acho legal, ainda mais qd querem ganhar audiência com a desgraça e pobreza dos outros. Não via ele no sbt por causa disso, e continou não vendo, mas, por causa do bendito controle remoto, me deparie com isto: o gugu quer transformar o cara morador de rua no novo "Zina", aquele do pânico, e até colocou na matéria: "brilha muito no gugu". Meu Deus! Vergonha alheia! Mas, como audiência não é sinônimo de qualidade, tá explicado os altos índices do gugu... Domingo fico zapeando, pq parar em um programa não dá! Tá tudo ruim na tv!
Perguntinha, Jef: vc gosta deste tipo de formato do Gugu? Abs. :fui1:

Resposta Jeferson: Se eu falar que não gosto estarei mentindo. Prefiro este formato àquele quadro de dança. Desde que não exagerem, esses quadros valem a pena. Neste domingo, assisti na íntegra ao programa e gostei do que vi. Felizmente não passaram do limite.

Jason Lima Giambarba comentou:

Você disse tudo, Jefferson. Se a atual Helena do Manoel Carlos é chata, a culpa não é da Taís Araújo e sim da própria personagem.

O que falta em "Viver a Vida"', não sei se já disse aqui, não é agilidade, pois muita coisa já aconteceu nesse primeiro mês. Falta mais sangue á trama. Mais polêmicas, maiores conflitos. Sem isso, não há história. Mas ainda levo fé. Várias outras novelas começaram fracas e foram crescendo com o tempo.

Henrique comentou:

Como assim "o Gugu mudou o formato do seu programa"??? Ele continua fazendo o que sempre fez no SBT explorando a miséria alheia para garantir indices de audiência com sua pseudo-caridade...

Resposta Jeferson: Henrique você tem toda razão. Neste domingo, o apresentador voltou com o quadro Sentindo na Pele. Ou seja, voltou com quadros que lhe renderam recordes no passado. Abs.

alex comentou:

oi jefferson ja que o site foi reformulado por que vc nao coloca emoticons novos.

alex comentou:

a e eu adorei o site nja gostava do site mas esse estou amando

Layon Maciel da Silva comentou:

Parabéns pelo blog, Jeferson! você é ágil em comentar as coisas na TV no dia seguinte:vibra1: ao contrário de outros. O seu blog é diário, semanal ou o quê?

Resposta Jeferson: Layon, tento atualizar duas ou três vezes por semana.

Wanderson comentou:

Estão falando tanto da regeição de VIVER A VIDA que estão esquecendo que DUAS CARAS, A FAVORITA e CAMINHO DAS INDIA demoraram também pra ser sucesso!!! e não adianta falar que tá dando ibope baixo, se não olhar o ibope da novela da :record1:
Tais Araujo está arrazando, assim como Aline Moraes e Mateus Solano :puloduplo1:
O HOJE EM DIA se acabou com a saida do Britto e da Ana, concordo que o MAIS VOCÊ melhorou e muito :parabens1:
O FANTÁSTICO só vai melhorar os indices com a volta da GLÓRIA MARIA e quando investir em noticias e não em humor :tonto2:
Xau Jeff té o próximo!!!!

Luiz comentou:

Se a personagem é chata, a atriz a fará chata, se é louca a fará louca, se é vilã a fará vilã.... Mas eu não concordo q a personagem da Tais esteja tão ruim assim, e se ela está dando o tom de arrogância é pq a personagem pede, A Tais é uma excelente atriz e se assim não fosse não teria ganhado o papel principal de uma novela das oito, e que na minha humilde opinião tem feito muito bem, no tom q a personagem tem pedido....É como jah falaram, as outras Helenas tinham mais conflitos, mas certeza q a partir da próxima fase da novela esses conflitos vão aparecer e a Tais vai mostrar ainda mais seu brilho.....A própria Regina Duarte q brlhou com duas Helenas impecáveis, teve uma Helena morna na ultima novela.... não há o q discutir, A Tais tem dançado conforme a música....outros personagens estão tendo mais destaques não pq atuem melhor, mas pq seus personagens tm mais história, o q não tira o mérito deles estarem fazendo isso com Maestria, cito o Mateus Solano, a pinguça da namorada dele, A linda Alinne Moraes q está ótma como a patricinha Luciana, a Diva Lilia Cabral q está perfeita com o humor e sarcasmo da Tereza e alguns outros q tem feito muito bem seu trabalho....Enfim acho q a novela foi meio arrastada nesse começo, mas tem tudo pra melhorar.....Eu assisto, e gosto!!!!
E jeferson parabéns pelo site!!

Leandro Hollanda comentou:

Sou ator teatral, sei bem o que estou falando. A atuação :prabaixo1: de Taís Araújo é sofrível como a Helena de Viver a Vida. De longe é a pior de todas! É bem verdade que a atrís está melhorando, mas falta muito para chegar ao patamar de uma protagonista de novela das 8, que ultimamente vem caindo e agora desabou.
Posso salientar um dos momentos mais deprimentes de Taís como Helena: quando ela deixa a irmã na casa da mãe, que aliás é outra que não sei o que está fazendo na TV, é horrível, consegue está pior que Taís. Nesta mesma cena, que se passava num quarto onde Helena estava com a mãe e a irmã, a única que realmente fez jus a está em uma novela das 8 foi a interprete da irmã doidona de Helena.
O fato é que, de todas as maneiras, o diretor da novela e o autor vão tentar disfaçar os absurdos, pois, se não, a novela corre um sério risco de não emplacar.
É compreensível o desespero da atrís, afinal é uma baita responsabilidade ser protagonista de novela das 8 e pior, uma Helena de Maneco, mas não justifica, aliás, este retrocesso pode estar diretamente ligado ao fato de Taís ter começado na TV, onde tudo é muito rápido, e não no teatro, que trabalha desde o íntimo até o exterior, de forma que ator tenha técnica suficiente para ter domínio total de sua atuação.
Observe a atuação da Aparecida Petrowky, você vai ver como ela consegue dar o tom certo à personagem e poucas vezes desanda, isto por que ela fez muito Teatro e já tem um domínio muito legal da própria atuação. Sabe o que está fazendo.
Forte abraço, Jeferson, parabéns pelo belo site.

Anderson comentou:

É claro q a culpa ñ é da atriz ao meu vê ela está muito bem no papel e está interpretando brilhantemente a sua Helena ñ vejo tbm nada de errado com o personagem ( até hoje tento descobrir ) é uma Helena batalhadora, educada, fala a verdade, gosta das coisas tudo no seu lugar etc. uma perfeita mocinha de novela nada aver essas criticas a ela quem critica é pq ñ sabe nada de atuação msm ela ta ótima se tiver algo de errado na Helena cabe ao autor consertar e ñ a atriz o povo tem uma memoria curta msm a Helena de Paginas da Vidas tbm foi muito rejeitada e muito criticada ( coitada da Regina Duarte ) isso é só uma fase vai passar. ñ chore linda eu tenho certeza q até o final da novela vc vai ser aplaudida em pé e muito q criticam vc agora vão pagar a lingua bjs e sucesso. :fui1:

Veja também