O Planeta TV

SEI LÁ, SEI LÁ... SÓ SEI QUE O IBOPE É UM MISTÉRIO!

Por: Jeferson

SEI LÁ, SEI LÁ... SÓ SEI QUE O IBOPE É UM MISTÉRIO!

Tudo bem que Viver a Vida não apresenta nada de novo, mas é inegável as atuações de Lilia Cabral, Matheus Solano e Aline Moraes. Todos sabem o quanto critiquei Aline em Duas Caras, no entanto, na minha modesta opinião, ela está diante de seu melhor desempenho profissional. Para Lília dispenso comentários, é fera! Já Matheus Solano está estranho na pele dos gêmeos. Ainda não encontrou o tom certo para o Jorge, só para o Miguel é que ele se destaca.

Não é de hoje que os autores estão escrevendo mais. A empolgação é tão grande que os capítulos ficam longos e as emissoras são obrigadas a reeditarem os capítulos. Com isto, as edições que vão ao ar, muitas vezes, perdem o impacto. No último fim de semana, Viver a Vida foi vítima disto. O excelente capítulo, que certamente, foi escrito para ser exibido durante a semana caiu no sábado. Resultado: baixa audiência.

Não estou aqui criticando os autores, pelo contrário, às vezes, os capítulos gravados podem sair maiores do que o previsto. Uma pena que isto faça com que as tramas percam o tão chamado “gancho”.

Falando em audiência... não estou preocupado com a audiência de Viver a Vida. Primeiro porque não tem concorrência, segundo porque não tenho expectativas em relação ao seu desenvolvimento, ou seja, só me resta aguardar Passione, de Silvio de Abreu.

Mesmice!

Quando é que Gugu Liberato vai perceber que seu programa na verdade é uma cópia do Domingo Legal? Tudo bem que se considera o criador, mas manter aqueles quadros ultrapassados no ar é insistir demais! E pior: toda semana os mesmos quadros! Não preciso ser especialista para dizer que aquilo não vai longe. Ou muda, ou afunda!

Ilusão

No último sábado, a prévia de Caras & Bocas foi de 20,5 pontos e pico de 24. No consolidado, o pico virou média. Não sei por que algumas pessoas ainda se assustam com isto. Já vi alterações piores que esta! Só que quando eu falava...

Entrevista

Obrigado a todos que enviaram perguntas para a entrevista com Walcyr Carrasco. Agora vou editá-la e enviá-la ao autor. Em breve postarei as respostas.

Vem aí: o novo O Planeta TV!

Há aproximadamente 10 dias estou trabalhando em cima do novo design do site. Quero deixá-lo dinâmico e com mais conteúdo em sua página inicial. O objetivo é estreá-lo no dia 18 de outubro.

Até a próxima, e prometo não falar sobre Viver a Vida.





Comentários (32) Postar Comentário

Jason Lima Giambarba comentou:

Concordo com o que vc disse, Jeff. "Viver a Vida" ainda está morna, mas confio no Manoel Carlos e sei que a novela logo vai pegar fogo. E ao contrário de você, sempre gostei dos desempenhos de Alinne Moraes, principalmente em "Duas Caras". Mas tenho a sensação de que essa será a personagem mais difícil da carreira dela. Lília Cabral também está perfeita! Quanto ao Mateus Solano, acho justamente o contrário de você. Gosto mais dele como Miguel do que como o Jorge.

Agora não entendo por que você não tem expectativas em relação á novela. Deu pra implicar com o estilo do Maneco, é?

Resposta Jeferson: Jason você tem razão eu troquei o nome dos personagem. Ele se destaca é como o Miguel. Já fiz a correção! Implicar com Maneco, imagina! Como vou ter expectativa com remake? Já vi isto antes, não gostaria de ver novo. Apenas em reprise. Rsrsrsrs. Abs.

Robson comentou:

Jeferson quando você estreará no Twitter? :riso1:

Resposta Jeferson: Sim! Rsrsrs.

Emanuella comentou:

Jef, posso me alongar no comentário? Rsrsrsrsrsrs.
Bem, concordo com vc, os três que vc citou estão se destacando na novela, daqui a pouco roubam totalmente a cena do insosso casal Marcos e Helena, AFF! Mas, para mim, Matheus está melhor como Miguel, não sei se é pq simpatizei com o personagem, sempre de bem a vida, é mais humano que o Jorge. Aline está indo muito bem, está amadurecendo como atriz e Lilía, sem comentários! :yes1:
Realmente o capítulo de sábado foi ótimo, não era para cair num sábado! :confuso21: Quem foi o inteligente que permitiu isso?
Ao contrário de vc, espero muito desta novela. Assim como mulheres apaixonadas, que começou lenta, e depois, só emoção! Chorei muito nos últimos capítulos, acho que a atual vai repetir o feito! :vibra1:
Nossa, sinto vergonha alheia qd vejo os quadros do gugu iguais aos do domingo legal, acho isso uma falta de criatividade tremenda! O gugu só dá ibope quando apela para assistencialismo, mas, qd começam aqueles quadros chaaaaaaaaaaaatos o ibope despenca! Não sei de onde a :record1: tirou que o gugu iria dar 25 pts com esse formato! :zuando1:
Sobre as alterações no ibope, fiquei CHOCADA! Não pelas alterações em si, mas pelo favorecimento à novela das sete. Sou viciada em real times e, no sábado, estava acompanhando; pois bem, paraíso normal, estava oscilando entre 18,7, 19,5 e o pico foi 23. Caras e bocas teve anti-pico de 17,5 e pico de 24, pensei: nossa, vai bater o record negativo, que era de 21; qd começou viver a vida, a novela só passou 20 minutos marcando 29, depois, com um capítulo bom de se assistir, ficou oscilando entre 31 e 33 pts, aí pensei: hoje a novela não vai marcar os mesmos 28 pts do sábado passado. Foi então que saiu o bendito consolidado! Paraíso sobe 1 ponto, viver CAI 1 ponto, e CEB SOBE 4! Não entendi mesmo! Pq isso com a novela das sete? Não precisa, todos sabem que a novela realmente é ótima e subiu o ibope do horário! Hoje mesmo, acompanhando os RT, a novela estava acima dos 34 e pico de 40! Sábado foi um dia de share baixo, onde todas as novelas caíram, o que tinha de errado postar o real ibope da novela? :tonto2:
Jef, espero por seu post sobre o primeiro capítulo de cama de gato!
Parabéns pelo espaço democrático e por aceitar opiniões contrárias, aqui me sinto à vontade! :fui1:

Resposta Jeferson: Emanuella, troquei o nome dos personagens. O Matheus Solano está melhor como Miguel, já fiz a correção. Peço desculpa, pois no último post exclui um comentário seu sem querer. Que bom vc espera por algo em Viver a Vida, pois de remake não espero nada. Rsrsrsrssrs. Você tem MSN? Se sim, me manda pelo email: [email protected]

Bruno comentou:

Jefferson desculpe discordar de você, mas Aline Morares está apenas correta e só. Sei que é difícil compará-la a veteranas do calibre de Lília Cabral, então fiquemos no comparativo com atrizes da mesma geração. Aline não está no nível , por exemplo, de Mariana Ximenes ou Leandra Leal

Resposta Jeferson: Concordo Bruno, mas não estou comparando-a, e sim, argumentando sobre sua atuação em Viver a Vida. Abs.

João comentou:

Não estou vendo Viver a Vida, estou acompanhando a série do SBT, até que a novela embale. Acho que muita gente ali promete, mas está muito chata.

Paraíso: A melhor novela das 6 desde O Profeta. Cumpriu o seu papel. Que venha outro remake do Benedito.

Gugu: Não gostava nem no SBT, agora na Record impossível. Vejo Pânico, aliás merecem um post seu Jeferson.

Ibope: Realmente foi estranho ver os Real Times e depois a média no consolidado, mas anovela de fato é sucesso. Muita gente comenta, bem mais que as novelas das 8.

Cama de Gato: Se não fosse o horário de verão, seria sucesso, mas vai fracassar.

Passione: Ainda não me conformo o fato da Globo ter alterado as exibições e adiado a novela para colocar esta novela chata no ar. Maneco precisa voltar aos tempos de Por Amor e História de Amor.

Pergunta: Jeferson, por que Alessandra Negrine saiu de Passione? A Débora Falabella a Patricia Kogut dise que foi para cuidar do filho, mas e a Alessandra? Já tem substitutas para as duas??

Resposta Jeferson: João também não entendi porque elas deixaram o elenco. Vou procurar informações e postarei aqui. Abs.

Hélder comentou:

"Ainda não encontrou o tom certo para o Miguel, só para o Jorge é que ele se destaca."
Totalmente o contrário, o Miguel agradou e todo mundo já tá torcendo pra ele e a Luciana ficarem juntos. Já o Miguel tá meio Bahuan nessa história
:pensando1:

Resposta Jeferson: Hélder, troquei o nome dos personagens. O Matheus está melhor como Miguel. Abs.

Maurício comentou:

Jeferson que legal que virá novidades?Já é ótimo, ainda ficará melhor!Por favor fiz um pedido e não obtive respostas.Há muita expectativa com relação a novela Uma Rosa com Amor,o grande e esperado acontecimento de 2010,gostaria de saber novidades,sobre o elenco,se já fecharam e quem serão os artistas que ajudarão ao autor do momento o Grande Tiago Santiago a concretizar mais um grande sucesso.Grato e sucesso a você sempre.Abraço Maurício.

Resposta Jeferson: Maurício, não sei muita coisa sobre o elenco. Sei que está muito dificil para escalá-lo. VOu falar sobre isto no próximo tópico. Abs.

Adalberto Thiago comentou:

Realmente Viver a Vida está muito morna, mas em breve a trama esquenta pode esperar, melhor esquentar no meio da novela do que aconteceu com Páginas da Vida que os primeiros capítulos eram demais e depois do capítulo 60 virou um tédio! Agora Lilia Cabral, Aline Moraes e Mateus Solano estão demais! O Mateus foi uma tremenda revelação na minissérie " Maisa" e agora está arrasando! A Lilia sempre demais! A Alline cresceu muito, em Duas Caras ela deu um toque muito caricato a Silvia, e agora na pele da Luciana está bem a vontade!

Jefferson, gostaria de saber o que você está achando da interpretação da Taís Araújo como Helena!

Até a próxima! :comemorando1:

Resposta Jeferson: Adalberto o perfil desta Helena é chato. Taís não tem culpa de ter sido convidada para fazer o papel. Ela está bem, mas Maneco desde Mulheres Apaixonadas perdeu a mão com suas “Helenas”. Saudade da época de Por Amor e História de Amor!

Jefferson comentou:

Realmente viver a vida não esta em uma etapa boa...tipo ainda não encontro o caminho certo... mais to assistindo iii to gostando. quero mais da novela, i tenho certeza que ainda vai aconteçer muitas coisas e apenas o começo. a entrada da Giovana ii Da Clara vaii mudar muitas coisas, siim. vamos dar mais uma chançii ao Maneco ele mereçe até o Fim, aguas vão rolar...

Marcos comentou:

Jeferson...
Nos últimos tempos, você tem chamado tudo de "mesmice" e demonstra não gostar de nada, de nenhum programa... Em parte, até concordo com você, uma vez que eu dificilmente paro na frente da TV para assistir a algo que realmente me chame a atenção. Mas você exagera! É óbvio que a atual trama de Manoel Carlos tende a repetir recursos já utilizados pelo autor em outras novelas, até porque são obras que saíram da mesma mente, ou seja, da mente de uma única pessoa: no caso, Manoel Carlos. Mas há algumas histórias diferenciadas, que vão além daquilo que já foi abordado pelo autor em outras tramas, mas você insiste em apenas criticar e apontar as repetições. A novela das 19 h é um grande exemplo: você se recusa a dar o braço a torcer e não admite que a trama é bem amarrada e atrai demais o telespectador. A história é ágil e faz com que se tenha vontade de assisti-la dia após dia. E o ibope reflete esse êxito! Walcir Carrasco e Jorge Fernando estão afinadíssimos e nos presenteando com uma história há tempos não vista no horário das 19 h. Mas você insiste em dizer que o referido autor só se repete!
Por fim, com relação ao ibope de Caras e Bocas no sábado, desta vez, concordo que é realmente estranha a mudança de 20,5 para 24 no consolidado. Nunca tinha visto isso antes... Sempre se verificaram alterações de até 2 pontos, mas acima disso nunca tinha visto... Aliás, você disse que já houve alterações maiores, mas, desde que acompanho seu site, nunca vi diferença como essa ou superior a essa! Você sabe citar um caso em que isso tenha acontecido ou apenas afirmou que existiram alterações maiores do que essa para ratificar a sua tese de que o IBOPE sempre privilegia a Globo nos consolidados?
Abraços...

Marcos.

Resposta Jeferson: Marcos já vi novela ganhar 4 pontos no consolidado. Não dizer qual porque já é coisa do passado. Rsrsrsrsrs.

Veja também