O Planeta TV

Seguindo os passos do SBT, Rede Record brinca com a paciência do telespectador!

Por: Jeferson Cardoso

Seguindo os passos do SBT, Rede Record brinca com a paciência do telespectador!

Desde a sua estreia, em março, Rebelde vem registrando índices satisfatórios na Record, emissora que sonha – quem sabe até tem pesadelos – com a liderança. Em São Paulo, sua média é de dez pontos e em outras praças esse índice é ainda maior: Rio de Janeiro (14 pontos) e Distrito Federal (15 pontos). São números altíssimos, uma vez que, trata-se da emissora que (ainda) ocupa o segundo lugar no ranking das audiências televisivas.

Pois bem, passaram-se três meses da estreia; Globo driblou a rejeição de "Morde & Assopra"; a contratação de Datena irritou os fãs do seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", o que fez a Record perder a vice-liderança nacional no horário das 18h; o "Jornal da Record" – com uma hora de duração – não aguenta a pressão da fraquíssima programação do SBT; e, diante das situações há quem fizesse um bolão para acertar quantos dias a programação da emissora permaneceria intacta.

Rede Record, emissora que sonha alto e quer ameaçar a Rede Globo, segue o caminho do SBT e envia um comunicado: a partir da próxima segunda: "Jornal da Record" às 19h40 e "Rebelde" às 20h30.

É um absurdo o tamanho da falta de respeito com os fãs da novela escrita muito bem por Margareth Boury. Não estou surpreso com a atitude, até acho que "Rebelde" ficou muito tempo no horário das 19h. É característica da emissora do bispo Edir Macedo brincar com o telespectador. Só acho que não podemos ser ingênuos e aceitar uma coisa desta. Temos que agir e exigir respeito.

A justificativa da emissora é de que uma pesquisa interna detectou que o horário das 20h30 ignora o público jovem e que "Rebelde" seria uma alternativa para quem não quisesse acompanhar as notícias de última hora do "Jornal Nacional" (Coitados! O telejornal é hábito do brasileiro há mais de 40 anos). Como assim? Isto, meus queridos, é desculpa para quem não entende nada de televisão. Primeiro esse tipo de pesquisa deveria ser feito antes de o produto ser lançando. Segundo, televisão é hábito. E, terceiro, essa emissora brinca de fazer televisão.

Não estou preocupado em saber se a audiência de "Rebelde" será maior ou não neste novo horário, uma vez que, deixarei de assisti-la. Não por revolta e, sim, porque tenho o que fazer nesta faixa horária. E digo mais: enganam-se quem pensa que a novela permanecerá nesse horário até seu último capítulo. Posso estar enganado, mas é capaz de perder a vice-liderança para o SBT. Felizmente, pela a emissora, quero que isto aconteça. Se isto acontecer (a probabilidade é grande), não fique espantado caso a emissora comunique o cancelamento do folhetim.

No momento, estou preocupado é com "Vidas em Jogo", a futura vítima da emissora. Vocês acham que a Record respeitará o horário de exibição da trama de Cristianne Fridman com a estreia de "A Fazenda"? Óbvio que não! Por isto, torço e farei campanha - se for preciso – para que Cristianne migre para a Globo.

A Rede Globo pode ter seus defeitos, mas não é a toa que é a maior e melhor emissora do Brasil, uma vez que, preza a credibilidade e respeita seu público. Tento ser coerente naquilo que digo, não estou sendo contraditório e continuo com a mesma filosofia: sou a favor do fim do monopólio e a Globo, por melhor que seja, precisa de concorrência. Só que de uma concorrência de respeito, não a que estamos presenciando.

Para finalizar, disse que a Record segue os caminhos do SBT. Ou seja, o final dessa história já sabemos. A diferença é que o SBT – na década de 90 – realmente abalou as estruturas da Globo, já a Record...

Ibope do passado x atualidade

Afirmei que Tieta tem uma audiência maior que a de Roque Santeiro. Não estou enganado, mas o contrário também é verdade (mistéeeeerio, by Dona Milú!). A confusão será, de uma vez por todas, esclarecida no próximo post. Postarei também o TOP 10 das faixas 18h, 19h e 20h/21h. Aguardem.

Tchau!





Comentários (27) Postar Comentário

Ivan comentou:

Concordo em tudo que você falou Jefferson... A Record já tá enchendo e as pessoas que gostam de Vidas em Jogo vão se decepcionar nos próximos dias. Não ou fã da novela, mas é agradável de assistir, a melhor novela da Record nestes últimos anos. Vamos Fridman, dá uma pulada aí, vc é uma autora de ser aplaudida de pé... Vidas em Jogo na Globo seria um sucesso...
Jefferson, por favor: NÃO DEMORA NO PRÓXIMO POST!!!!Eu não AGUENTO! sou muito fã desse site e do blog, gosto de ver suas opiniões... Dá pra vc me esclarecer este Top 10? Não entendi direito...


Jeferson Cardoso respondeu:

Ivan, vou publicar as dez maiores audiência de cada horário. Abs.


Luz comentou:

A Record fica com essa palhaçada, brincando de fazer televisão. Fridman, vá pra Globo... Bjs Jeff, adoro seu blog! :tchauGrazi:

Nilton Santos comentou:

Concordo em gênero, número e grau com o que vc escreveu Jeferson.
Concordo que a Record brinca de fazer televisão e nessa história o prejudicado são as pessoas que gostam do canal, o que não é meu caso, da Record eu só gosto mesmo do Repórter Record aos domingos.
Se a emissora dos bispos que ser a primeira, tem que se apressar, pq assim periga perder a segunda posição para o SBT.
Jeff, vai começar a irritante "A Fazenda", ou seja, os fãs da Record vão: Tomar café da manhã, Almoçar e Jantar assistindo a essa porcaria...


Jeferson Cardoso respondeu:

Isto se conseguir vencer Silvio Santos aos domingos... =D


Fernando comentou:

Não entendo a revolta de vocês com a Record. A Globo não muda muito os horários porque já tem público cativo, mas a Record só tenta ajustar a programação na grade. Hoje em dia as emissoras vivem de audiência e não de "respeito", afinal, se da dá 10 pontos no horário das 19h e pode dar mais nas 20h30, porque não experimentar? Sou totalmente a favor das mudanças, se forem para o melhor da emissora. A Record é uma empresa e se porta como tal, visa lucros e audiência.

Quem não está satisfeito, basta mudar de canal. Se der 12 pontos com um público totalmente diferente do que assistia as 19h é lucro, 2 pontos a mais e pronto! Bando de gente que não tem o que fazer a não ser criticar...


Jeferson Cardoso respondeu:

Rebelde 12 pontos às 20h30? Uma coisa garanto: o final será trágico. Abs.


Jarder comentou:

Jeferson logo logo eles vão colocar rebeldes para disputar audiência e com a Malhação. O Datena que se cuide.
Do jeito que está daqui a um tempo a band estará entrando na disputa da vice liderança e claro se investir e for esperta.

flavio comentou:

:sbt1: :tv1: :descabelado1: :record1: não entende nada de televisão :angelical: a Record vai perder a vice-liderança nacional

@RafahAlves18 comentou:

Rebelde, pra mim, nesse ano, só não é melhor escrita que Cordel Encantado. Com essa mudança de horário, enfrentar ultimas semanas de uma novela das nove? OK Faço das minhas as suas palavras.

Que o respeito reine, um dia, em nossa tv, pelo menos!

Pedro comentou:

Fridman na Globo? Deus toma conta. Primeiro porque a mesma jamais daria um horário das 21h pra uma iniciante e segundo que ela não tem, ou pelo menos até aqui, não teve oportunidade de mostrar capacidade de fazer um roteiro que atenda aos horários menos nobres da Rede Globo.

Da Record, o único que eu concordo que está "fora da toca" é Lauro César Muniz. Esse sim merecia coisa melhor.

E outra: não é a Record que vai fazer concorrência com a Globo. Tirando o fato de não ter competência para tal, a mesma, quer para si o que é da Globo. Vem cá: O QUE ADIANTA O FIM DE UM MONOPÓLIO PARA COMEÇAR O OUTRO? Porque é isso o que a Record. Não é isso o que ela fez com as Olimpíadas, Pan e etc? Por que não dividir com a Band ou com a Rede TV?

Sobre as mudanças: alguém ficou surpreso?


Jeferson Cardoso respondeu:

Globo não precisa de autores para o horário das 21h e sim para às 18h e 19h. Cris Fridman será procurada pela Globo e tenho certeza que ela não pensará duas vezes. Abs.


João comentou:

Pra que o horário nobre da Record ficasse show mesmo deveria ser assim:
17h00 - Bela a Feia (Reprises de novelas/ seria sucesso e vice)
17h40 - Cidade Alerta (num tem pra que mais de 1 hora, cansa)
18h40 - Todo Mundo Odeia o Chris (deve voltar a noite, todo mundo ama)
19h40 - Jornal da Record (mais moderno e tecnológico)
20h30 - Rebelde
21h20 - CSI
22h10 - Vidas em Jogo

Fabricio comentou:

Olha, a record investe milhões de reais pra fazer isso? Atitudes como essas são a mesma coisa q assinar o atestado de derrota e dizer: a globo venceu mais uma vez, melhor mudar de tática.
O problema é que ateh o sbt tá chegando e ameaçando a vice da record, com uma programação bem mais barata e com qualidade inferior. nem quero ver o estrago que vai ser...

Veja também