O Planeta TV

SBT X RECORD: QUEM PODE MAIS?

Por: Jeferson

SBT X RECORD: QUEM PODE MAIS?

Olha só a crítica do Nelson Gonçalves Junior, colunista do 'O Planeta TV!'. Faço suas palavras as minhas:

A briga protagonizada por SBT e Record seria algo impensável até algumas semanas atrás. Hoje é a mais pura realidade de uma disputa que não se sabe aonde vai chegar e nem quantos milhões de reais serão despejados em contratações milionárias e esdrúxulas para um país de realidade tão pobre quanto o nosso.

A Record levou Gugu, o maior faturamento e audiência do SBT. Já Silvio Santos contra-atacou e levou Eliana, que atrai bons anunciantes e Roberto Justus, responsável pelas maiores receitas da Record nos últimos anos com as edições do “Aprendiz”.

Mas a grande surpresa tem sido a saída de profissionais que estão por trás das câmeras.

Metade da equipe do “Domingo Legal” migrou para a Record. Já o SBT levou boa parte da produção de Eliana e deu três tacadas inteligentes: contratou Paulo Franco, diretor artístico e homem de confiança dos bispos; Tiago Santiago, responsável pelos maiores sucessos de dramaturgia da casa e Eleonor Correa, uma das mais competentes e respeitadas diretoras da nossa televisão.

Agora fica a dúvida: Quem realmente está ganhando esta batalha?

A resposta atende pelo nome de TV Globo, que vê as suas maiores concorrentes jogarem o planejamento no lixo, inflando salários e até causando mal estar entre seus próprios funcionários, ao levar uma disparidade salarial gigantesca para dentro das próprias produções.

Não podemos confundir ousadia com falta de planejamento.

Além disso, quanto mais brigam entre si, Record e SBT deixam o caminho livre para a liderança global. A teledramaturgia da Plim Plim atravessa bom momento após anos de turbulência, os principais programas da casa voltaram a ter índices estáveis e até possíveis dores de cabeça como “A Fazenda” já se mostraram muito mais contornáveis do que se parecia no início.

Na base do “quem pode mais”, a vitória não é de quem briga, mas sim de quem planeja.

Impecável

Muito interessante a nova minissérie “Som & Fúria”. Ótimo texto, história divertida, direção e edição de primeira e um elenco afinadíssimo. Destaque para as atuações impecáveis de Felipe Camargo como o diretor louco da companhia e Pedro Paulo Rangel, que está excelente no papel de assombração. Imperdível.

Médias

Olha só as médias das novelas considerando os capítulos exibido até o último sábado, dia 11/07:

Caminho das Índias - 37
Caras & Bocas - 29
Paraíso - 24
Malhação - 21
Senhora do Destino - 20
Poder Paralelo - 11
Promessas de Amor - 9
Vende-se um Véu de Noiva - 5

No próximo post pretendo falar sobre as estreias do SBT e Globo. Até já! Ah, antes, para elogios e críticas a este post elaborado pelo Nelson entre em contato através do email: [email protected] .





Comentários (42) Postar Comentário

César Pires comentou:

Bem, enquanto a Record e o SBT brigam feito cão e gato, a Rede Globo vive em um dos seus melhores momentos! As novelas do plim-plim vem apresentando um crescimento muito bom, enquanto as duas emissoras continuam brigando!

Gastar não é sinônimo de planejar, e é devido a isto que SBT E Record estão cada vez mais longe da liderança!!!!

Quando investimos é necessário termos um PLANEJAMENTO, objetivando alcançar as metas criadas pela empresa ( SIMPLES REGRA DE ADM.)

Caras e bocas está cada vez melhor! Walcyr acertou mais uma vez, devido a isto a novela chegará rapidamente a casa dos 30 pontos!

CDI é uma novela muito boa! Um banho de cultura! Apesar dos patamares de audiência não estarem dos melhores, acredito que a novela chegue aos 39 pontos, não ficando assim como a pior novela das 8 da história!

Paraíso é encantadora, uma novela na dose certa pro horário! Muito melhor que Negócio da China!

Jeferson, quando e qual novela substituirá Senhora do Destino?

Abraço à todos!!!!!! :vibra1: :cantarolando1:

Resposta Jeferson: César Pires, o já está destacando na sua home page. Será Alma Gêmea a próxima reprise, que deve estrear no fim de agosto. Abs.

William comentou:

Falou e disse Nelson ,faltou sensatez para ambas emissoras,e quem sai ganhando é a globo!!como disse até a pouco no ultimo blog 'até quano Silvio Santos cumprirá as promessas de salários milionários ,lembrando ,que para os já contratados entre eles Carlos Nascimento,Hebe Camargo,o que houve foi redução salarial,o que cabe as duas é respeitar o público e os profissionais e não ficar esbanjando dinheiro ,pois um salario de um milhão para Tiago Santiago por exemplo dava pra contratar um autor de primeira da Globo ,e o dinheiro dessa emissoras que provem de fundo que todos nós bem sabemso ,não seria para ficar esbanjando só pra atingir a concorrente isso vale pro SBT e pra Record!!Esse dinheiro seria um investimento para o planejamento para o crescimento e não para ataques contra a folha de pagamento e o casting alheio

João comentou:

Na base do “quem pode mais”, a vitória não é de quem briga, mas sim de quem planeja. ...............................Esta frase resume tudo.

Som e Fúria é ótimo, não perco um dia. O capítulo desta terça foi o melhor. Destaque para Daniel de Oliveira, mas o elenco todo é ótimo.
Não sei porque, mas sempre curto estas séries que o grande público rejeita. Foi assim também com Capitu, Os Maias (Que considero a melhor produção que já vi na tv), Hoje é dia de Maria e Bang Bang. Só a A Pedra do Reino que realmente era chato.

Caras e Bocas ainda não perdeu o ritmo, mas será que aguenta até janeiro?

Já Paraíso conseguiria ver por mais um ano, adoro a calmaria que a novela imprimi no ar.

Caminho das Índias já deveria ter acabado. É duro admitir, mas desta vez a Glória errou e feio. Tá chata e são raros os bons momentos.

Pena que virá Manoel Carlos, apesar de Por Amor ter sido uma das melhors novelas de todos os tempos, as suas últimas estão cansativas. Preferia ver novela do Silvio com supense policail e comédia misturados.


Paulinho comentou:

Se A Favorita fosse exibida esse ano, sem concorrencia, com certeza hoje estaria beirando a casa dos 50 pontos ao contrario de CDI.

Já Caras & Bocas ta maravilhosa, e já vem com 29 pontões encoxando CDI kkkk, Paraiso é sensacional!!!!


Som & Furia é boa, mas tinha q ser exibida no lugar do chato do casseta e planeta, e deixar o toma la da ca!!

Alan Viana comentou:

Concordo em gênero, número e grau com Nelson... A única emissora q sai ganhando nesse carnaval todo é a :globo1: , pois além de estabilidade é a única, atualmente, q respeita o telespectador!

Nota 1000 pro Som & Fúria, maravilhosa a série, os atores estão esplendidos, os destaques ficam por conta de ANDREIA BELTRÃO, que ñ lembra em nada a Marilda da Grande Familia, FELIPE CAMARGO e PEDRO PAULO RANGEL, que há muito ñ fazia um personagem tão grandioso, digno dele próprio! O elenco de desconhecidos tbm merecem menções, enfim, tá MARA... :chopp1: Chato mesmo é o CASSETA E PLANETA, alcança bons índices, mas eu, particularmente, ñ aguento mais... aí mudo pra FAZENDA, melhor q NADA! :zuando1:
CARAS & BOCAS, tem sim, fôlego de sobra pra sobreviver até janeiro... é a melhor novela no ar atualmente, juntamente com a espetacular PARAÍSO, apesar de arrastada em sua trama principal (O amor da Santinha com o filho do Demo)... desenvolve, com a chegada das personagens de Cristiana Oliveira e Aisha Jambo, uma trama bastante divertida... enfim, novelas MARA :vibra1: CANINHO DAS ÍNDIAS tá meio chata tbm, mas eu gosto! :pipoca1:
A ida de Tiago Santiago pro SBT, ñ me diz nada... Ñ acredito q mude muita coisa, é esperar pra ver! :luta1:

Emanuella comentou:

Realmente quem sai ganhando nessa briga toda é a globo. Lamentável o que acontece com nossa tv aberta. Para ganhar audiência as emissoras fazem tudo! A :record1: copia a globo na esperança de chegar à liderança, mas se perde com programas horríveis como o do geraldo, que ontem, segundo dados prévios, marcou apenas 4,5, perdendo para o barracos, digo casos de família e para o ratinho. Além disso, a emissora muda sua programação toda hora, um verdadeiro samba do crioulo doido, ARE BABA!
Som e fúria é a melhhor produção da globo no ano, estou amando, assim como os maias, que foi perfeito! Pena que a audiência é baixa. Reclamam tanto que a tv aberta não oferece boas opções mas, qd fazem, o público não dá valor! Lamentável!

Alan comentou:

Os comentários desse Nelson são primorosos.
:deolho1:

Coerência e imparcialidade.

No geral, quando comentei aqui em casa a respeito dos salários, etc... dos apresentadores (gugu na Record por exemplo)...
Meu pai custou a acreditar e quando acreditou ficou inconformado.

Para um país como o nosso, essa briga entre SBT e Rec enquadra-se em um mundo paralelo eivado de incongruências.

É simplesmente inadmissível.

O bom disso tudo é ver a globo decolando... :cantarolando1:

Só pra constar, estava lendo no site terra uma reportagem a respeito disso e me deparei com esse comentário, me acabei de rir:

João Pedro: "coitadinha das velhinhas que vão na universal, vai ter que pagar mais caro por um milagre, pelo menos uns $ 100,00 reis pra sustentar todo esse povo."

:sofrendo1:

Alan comentou:

O casseta e planeta eh chato à beça....
Mas convenhamos que merece respeito..
Pra calar muita gente que postou aqui criticando, olha a notícia:

O programa "Casseta & Planeta, urgente!" marcou sua maior média nesta temporada: 30 pontos com 47% de participação.

Paraíso - 29

Caras & bocas - 33

Caminho das Índias - 43

Casseta & Planeta - 30

HARE BABA!!! As novelas estão arrasando :deolho1:

EU comentou:

DESCULPE,LI UM COMENTARIO E NAO RESISTI,A GLOBO NAO RESPEITA TANTO O TELESPECTADOR,DESCULPE,É UMA EMISSORA E ERRA COMO UMA OUTRA QUALQUER.
OU VOCES PENSAM QUE A GLOBO É DEUS,PRA ELA NAO IMPORTA ESSA BRIGA,ELA TEM O TEU PUBLICO,MAS TAMBEM NAO ESTÁ TENDO AQUELAS AUDIENCIAS ENORMES COMO TINHA ANTES,DE VEZ ENQUANDO É ASSUSTADA COM A RECORD OU PELO SBT,E SÓ TAMBEM.AGORA O SBT SÓ QUER SER VICE NOVAMENTE E SEGUIR A TRILOGIA COMO SEMPRE FOI:GLOBO EM PRIMEIRO SBT EM SEGUNDO E RECORD EM TERCEIRO OU BAND,TANTO FAZ.

Marta comentou:

Qual foi a audiência de Som & Fúria, ontem? :preocupado21:

Resposta Jeferson: Marta, a série marcou 19 pontos. Abs.

Veja também