O Planeta TV

"Salve Jorge", um pouco da próxima novela das nove!

Por: Jeferson Cardoso

"Salve Jorge", um pouco da próxima novela das nove!

Dia 22 de outubro. Essa é a data prevista para a estreia de "Salve Jorge". Prevista porque há especulações que "Avenida Brasil" pode ser estendida em duas semanas. Acho pouco provável, mas...

A nova novela de Glória Perez nem estreou e já se ouve um zum zum da turma do contra. Há também aqueles que criam uma expectativa e após a exibição do primeiro capítulo se dizem frustrados.

Pois bem, cada autor tem o seu estilo e dificilmente muda, a não ser que se ver obrigado diante de um fracasso de audiência. Os primeiros dois meses das novelas de Glória Perez são "arrastados" com vilões sem muita personalidade. É preciso compreender que os universos das tramas desta autora são complexos. Há necessidade de no mínimo uns 60 capítulos para apresentar os temas e o perfil de cada personagem.

Um pouco da sinopse

"Salve Jorge" tratará sobre um tema polêmico, o tráfico de pessoas. A protagonista de Nanda Costa será uma das vítimas e conquistará o coração de Téo (Rodrigo Lombardi), que será um chefe da UPP no Complexo do Alemão (fictício). Parte da novela será ambientada na Turquia (Istambul e Capadócia, onde São Jorge Nasceu) e outra parte no Rio de Janeiro (Morro do Alemão). A novela irá abordar também a fé em São Jorge da Capadócia, que representa a força que todos precisam ter para matar os dragões da vida.

Elenco: Nanda Costa, Rodrigo Lombardi, Claudia Raia, Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann (Participação especial), Flavia Alessandra, Vera Ficher, Malvino Salvador, Ana Beatriz Nogueira, Cristiana Oliveira, Natália Do Valle, Nívia Maria, Caco Ciocler, Dalton Vigh, Nicette Bruno, Stenio Garcia, Cleo Pires, Eva Todor, Jandira Martini, Murilo Rosa, Dira Paes, Oscar Magrini, Walderez De Barros, Zezé Polessa, Domingos Montagner, Suzana Fani, Ivan Mendes, Letícia Spiller, Totia Meirelles, Antonio Calloni, Alexandre Nero, Tânia Khalill, Neuza Borges, Betty Gofman, Fernanda Paes Leme, Cissa Guimarães, Paloma Bernadi, Lisandra Souto, Tiago Abravanel, Mariana Rios, Otaviano Costa, Duda Nagle, Brenda Haddad, Monique Cury, Narjara Turetta, Thammy Miranda, Paula Pereira, entre outros.

Cá entre nós, a sinopse de "Salve Jorge" precisa de argumentos? Glória Perez é a Rainha das Nove e, certamente, emocionará milhões de telespectadores.

A minha única preocupação em torno desta novela está na agilidade. Se for muito arrastada, com paisagens, o público frenético de "Avenida Brasil" pode rejeitar. Espero que a autora comece explorando o tráfico de pessoas.

Carolina Dieckmann, por exemplo, fará participação especial na segunda semana. A sua personagem será vítima do tráfico de mulheres e obrigada a ser prostituir.

"Salve Jorge" enfrentará o pior período para uma novela: o horário político; o horário de verão; as festas de fim de ano; o carnaval; e semana santa. Misericórdia, ta repreendido!!! Se fosse outro autor, tais como Gilberto Braga, Benedito Ruy Barbosa e Manoel Carlos, até duvidaria do sucesso. Em se tratando de Glória Perez tenho esperança que "Salve Jorge" alcance os 38 pontos de média geral. Amém!

Avenida Brasil

É incrível como as pessoas nunca estão satisfeitas. Adorei o centésimo capítulo de "Avenida Brasil". Algumas criaram expectativas como se fosse o último capítulo e ficaram frustradas. Amadinhos, uma nova novela começou. Essa nova fase pode surpreender ou decepcionar. Isto só vamos saber após a exibição do capítulo 179, previsto para ir ao ar no dia 19 de outubro.

Não crio expectativas, torço apenas para que João Emanuel Carneiro mantenha o ritmo e mude o perfil da Nina, uma vez que, o público já cansou do seu desejo de vingança.

No quesito audiência "Avenida" decepcionou. Esperava-se muito mais que os 40 pontos alcançados. Será que conseguirá empatar com "Fina Estampa" na média geral? Espero, sinceramente, que sim.

Amadinhos, pode parecer contraditório, mas não é. Adriana Esteves pode até ser considerada a melhor atriz do ano, só que ela está um pouco acima do tom. Observa-se em sua interpretação muitas caras e bocas. Às vezes irrita. Se Chayene, de "Cheias de Charme" interpretada pela talentosíssima Claudia Abreu, fosse aquela vilã arretada tiraria fácil esse troféu de Adriana Esteves. A sorte de Adriana é interpretar uma vilã de João Emanuel Carneiro, que é sempre imbatível.

Obs: No resumo dos capítulos da próxima semana de Avenida brasil, Nina não é citada. Há um mistério envolvendo a personagem. Qual será? Fiquem ligados no capítulo deste sábado. Ele promete!!!

Nova Malhação

Esse o provável logotipo da nova temporada de "Malhação". O primeiro teaser foi apresentado na tarde desta sexta (20) no intervalo do Vídeo Show. A estreia está marcada para 13 de agosto.

O óbvio

Dois meses antes da estreia de "Máscaras" afirmei que a trama de Lauro Cesar Muniz seria rejeitada e aqueles que não estavam satisfeitos com a audiência de "Vidas em Jogo" iriam entender o porquê da trama de Cristiane Fridmann ser considerada um sucesso. Só não esperava por um fracasso absurdo, mas eram óbvias as médias entre 8 e 10 pontos. Por quê? Por dois motivos: 1) Lauro César Muniz tem estilo avesso de Cristianne Fridman, sempre com narrativas confusas; 2)"Máscaras" tem um elenco muito velho. Esses dois itens, hoje em dia, são motivos suficientes para afirmar o fracasso de uma novela.

Também afirmei que Gisele Joras seria a autora ideal para substituir Fridman. Receberia o horário instável, em 11 pontos, com possibilidade de ascensão.

O que disse até agora é tudo muito óbvio, mas na Record não há diretores que entendem o ramo. Infelizmente, Joras receberá o horário com uma audiência insignificante, o que certamente afetará a média geral de sua novela. Talvez não, depende da campanha de divulgação da Record e acima de tudo de uma boa história que conquiste o telespectador de cara.

"Passado Próximo", título provisório da trama de Joras, tem estreia prevista para estrear no dia 9 de outubro, reabrindo novamente a faixa das 22h30. No elenco estão confirmados: Juliana Silveira, Bárbara Borges, Roberta Gualda, Bruno Ferrari, Silvio Guindane, Thaís Pacholek, Antonia Fontenelle, Wagner Santisteban, Rafael Zulu, Vitor Facchinetti, Rodrigo Phavanello, Rafael Calomeni, Roger Gobeth, Juliana Baroni, Vitor Fasano, Silvia Bandeira, Joana Balaguer, André Mattos, Solange Couto, Lu Grimaldi, e Simone Spoladore. Até então, um excelente elenco. Só precisa apresentar uma boa história para se ter o sucesso.

Agradecimentos

Amadinhos do meu coração estou muitíssimo feliz com a crescimento do site, que no último domingo foi citado por Ana Hickmann no "Tudo é Possível". Haja coração! Agradeço ao diretor Vildomar Batista (do qual já fiz várias críticas) pela confiança e prometo continuar focando nos bastidores da TV, com muita credibilidade.

Obrigado a vocês também, seus danados. O último post (mesmo recusando dezenas) bateu recorde de comentários. Continuo contando com a compreensão de todos pela pouca atualização.

Confira o momento que OPTV é citado no Tudo é Possível:



De coração! MUITO OBRIGADOOO! \o/

Agora é com vocês! Gostaram do centésimo capítulo de "Avenida Brasil"? Quais as expectativas para "Salve Jorge" e "Passado Próximo"?




Comentários (151) Postar Comentário

Andre comentou:

Jeff sobre SJ não espero muito,pois Glória Perez demora muito pra mostrar história e para o horário das 21h trama arrastada não vai bem ... Mais desejo sorte e espero que a próxima seja um novelão, principalmente se for escrita pelo MAGO AS haha

Marília comentou:

Deus queira que "Avenida Brasil" não seja esticada, aguardo ansiosa por "Salve Jorge", gosto muito da Glória Perez, uma pena que as novelas dela levam 2 meses pra esquentar e justamente quando começar a pegar fogo estarei embarcando para a Turquia, enfim, só vou poder assistir os 4 últimos meses da trama, mas quero muito ver. Não acredito que "Guerra dos Sexos" seja parecida com "Passione", acho que ela vai lembrar um pouco "Ti Ti Ti" e "Caras & Bocas", se for isso, será ótima, mas mesmo assim vou ficar órfã da minha Brabuleta Rainha e suas 3 Curicas, hahahahahaha... Adorei o post Jeff, o MAGO dos bastidores. E esqueci de comentar, achei hilário o dia que você me chamou de curica, hahahahahaha, amo "Cheias de Charme"!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Parece que vai ser sim... Rsrsrs. Também torço para que não porque assim JEC fecha a novela sem barriga. Se é que já não teve. Rsrsrsrs


Marcos Guida comentou:

Não gostei muito da sinopse da próxima novela das 21h. E o nome também deixa um pouco a ser desejado. Achei interessante o logo de malhação, parece estar mais interessante que nos últimos anos. Agora Avenida Brasil, eu me surpreendi e muito.

Júlio comentou:

Jeff, excelente post!
.
Sobre Salve Jorge (05/11 conforme Globo MG) acredito em 38 pontos e repercussão só em 2013.
.
Sobre Lado a Lado (10/09 conforme Globo MG) acredito em 23 pontos e repercussão média.
.
Sobre Guerra dos Sexos (15/10 conforme Globo MG) acredito que se for como Passione (a menor audiência das 21hs) dificilmente manterá os índices de Cheias de Charme!.

Sobre o próximo VPVN (03/09 conforme Globo MG) seria bm que a Globo reprisasse alguma novela dos atuais supervisores Gilberto Braga ou Ricardo Linhares. Ou então reprisasse alguma obra de Glória Perez, Sílvio de Abreu ou Walther Negrão que estrearão as próximas novelas do prime time.
.
O QUE VC ME DIZ, JEFF?
.
AGUARDO RESPOSTA!


Jeferson Cardoso respondeu:

Globo ainda não bateu o martelo quando a data de Salve Jorge. Ela está tentando convencer JEC no esticamento. Caso se confirme, Salve estreará no dia 05/11. Prefiro não comentar sobre o VPVN, peço compreensão. Rsrsrs


Kaccio comentou:

Ola galera vlotei pra causar polemica e fazer esse blog bater recordes e mais recordes de comentarios.

Nao sei porque esses fas de Avenida brasil falam tanto de Fina Estampa? Aceitem amadinhos que a a novela doAS teve mais audiencia e repercussão do que a do JEC. Isso é fato! Nao adiantam vcs citarem os pontos negativos de FE, dizer que ela so fez sucesso com um personagem etc. Ela será lembrada para sempre como a novela quer reergueu o horario das 21 hs e pronto. Avenida brasil pode ter sim uma historia mais amarrada, com texto primoroso e direçao acertada mas se ela apoiasse em um so personagemseria sucesso? NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO. Deixem FE em paz e se preucupem com a vida de vcs. No final de seu ultimo capitulo será que AB vai ultrapassar a media geral de FE? Se empatar ja ta no lucro.

Essa novela da Jora vai bombar, o elenco é muito bom, basta apresentar uma boa historia e uma vilá perfida e perfeira.

Helena comentou:

Vamos lá:
"Salve Jorge": Havia (ou ainda tem) um mistério em volta sobre o título dessa novela. Ela poderia ter o nome de "Novela da Glória Perez", que todos já saberiam o começo, meio e fim: consegue, numa mesma trama, abordar clonagem, culturas extrangeiras, peões de rodeio, espiritismo, física quântica, homossexualidade, seres alienígenas, e imigração ilegal. Os bordões, que são suas marcas registradas - e que é repetido em todos os capítulos da trama. Em Marrocos, Estados Unidos, Índia e agora Turquia, incrivelmente, todo mundo fala português com sotaque carioca; não exijo uma novela totalmente turca, hindu ou o idioma que for, até porque o público rejeita tal coisa (vide 'Passione'); mais um trabalho mais elaborado em torno da 'língua em questão' seria bom. E por último, mais não menos importante: é tão rápido e fácil ir e voltar do Brasil pro Marrocos ou Índia, ou entrar nos EUA de forma ilegal! Como se houvesse só a Turquia ou o Brasil no mundo... O Personagem arrumas as malas e decide: "Vou pro Brasil!" (sendo ele rico ou pobre)... Enfim, Já vi essa história antes, e não tenho expectativa nenhuma para ver de novo. (Tá certo que cada autor tem que seu estilo próprio de escrever, que nem ela e Manoel Carlos, mais poxa, cansa o telespectador! Poderia ter umas aulinhas com o João Emanuel...)

"100º Cap. de 'Avenida Brasil'": Concordo no que você diz: nunca ninguém tá satisfeito. Eu mesma, esperava mais do centésimo capítulo. Mais o rpóprio nome diz "Capítulo 100", o que não é "Último Capítulo"... Tava na cara que a Carminha só ia descobrir na hora final, e os próximos (Ah! Os próximos capítulos...!) serão tão mais eletrizantes quanto. 40 pontos? Muito baixo, com toda repercussão no Twitter e Facebook, acreditei que PODERIA atingir SEU RECORDE DE 43PONTOS, mais tem muita gente exagerada que pensou que daria 47, 50, 60 pontos! Um pouco IMPROVÁVEL demais...

"Malhação": O comercial da 'Nova Malhação' (todo ano é 'Nova Malhação'... Nunca vejo nada de novo) até que é bacana, mais não faz meu estilo e, como produto vencido, não mais efeito né?! :lingua41:

"Máscaras": Ainda passa? Alguém assiste? Alguém se importa? Quem sintoniza na Record no horário da novela? Hoje, no GLOBO Repórter!

"Sucesso": Você merece Jeff! Pelo que vejo carrega esse site nas costas, atualiza as notícias, faz os gráficos da semana, atualiza o blog (cada vez mais raro, e muito das vezes discordo de você, mais enfim... hehehe) e ainda tem vida social atarefadíssima! Tinha que ter um reconhecimento, além de todos os comentários recebido! Gosto muito do site, sempre acompanho primeiro aqui, no Planeta TV! ;D

P.S.: Esses seus apelidos são demais para os autores: "Mago" - Aguinaldo Silva; "Gênio" - João Emanuel Carneiro; "Rainha das Nove" - Glória Perez... E os demais? KKKKKKKK' (Sugestões: "Duque das 9" ou "Rei do Leblon" - Manoel Carlos; "Valete Carioca" - Gilberto Braga; "Barão do Suspense" - Silvio de Abreu... HAHAHAHA, ruim demais!)


Jeferson Cardoso respondeu:

Helena, muito obrigado. Pois é, estou sobrecarregadíssimo!!!! Quero FÉRIAS! Chega logo SETEMBROOOO! Rsrsrsrs


Luiz comentou:

Jeff, o ponto então, caiu um pouquinho recentemente, mas a população também cresceu. A pontuação das novelas da Globo caíram bastante, pelo que percebi. Por que será? E também, acho que na época de Tieta e Roque Santeiro, era muuuuuuuito maior. A tendência é cair ainda mais?


Jeferson Cardoso respondeu:

Um ponto não caiu, pelo contrário, subiu de 57 para 60,2 mil. É fato que hoje uma novela das 21h é muito mais assistida que há dez anos atrás.


L. Marcelo comentou:

Eu acho que a reprise de "Maria Mercedes" vai ser violentamente atingida com as Olímpiadas, que serão transmitidas durante seu começo. Será que depois a novela tem fôloego ou o SBT vai perder as excelentes audiências do horário de "Marimar" e "Maria do Bairro"? O que você acha, Jeff?


Jeferson Cardoso respondeu:

É pode ser... Mercedes é ótima, mas é bem inferir à Maria do Bairro.


Arthur M. comentou:

Jeff, primeiramente, parabéns por Ana Hickmann ter citado esse site, foi merecido! :feliz1:

O CENTÉSIMO CAPÍTULO DE AVENIDA BRASIL - Um pouco frustrante, visto que na metade do capítulo, as tramas paralelas reinavam na trama das nove. Este capítulo deveria ter sido dedicado 80% a trama central. Mas não foi ruim, foi bom até. Mas é só começo: Agora é que a nova fase da novela começa.

SALVE JORGE deve ter uma audiência pífia no começo. Aposto que, até janeiro, a novela terá uma média de 34 pontos. FINA ESTAMPA deveria ter sido esticada até abril, fazendo com que AVENIDA BRASIL fosse até janeiro. Não adianta querer transformar AVENIDA BRASIL numa novela eterna, por isso acho que a novela de Glória Perez vai estrear em outubro. Depois de fevereiro, a história já deve ter alcançado um bom desenlace, o que deve provocar sua ascensão, chegando a 39 pontos. A história é boa, e se a direção transmitir o tom certo, vai ser a novela da década! Aposto em 36/37 de média geral.

PASSADO PRÓXIMO, se misturar comédia, com um toque de suspense, romances divertidos e algumas reviravoltas deve reerguer o horário das 22h30. Gisele Joras apresentou uma narrativa lenta em AMOR E INTRIGAS, mas que prendia o telespectador. Acho que se for até setembro de 2013, pode alcançar 10 de média geral.

E é isso Jeff!


Jeferson Cardoso respondeu:

Arthur, muito obrigado. Uhulll =D


Arthur M. comentou:

Ah Jeff, esqueci de comentar outra coisa.

O site da Rede Globo mostra reportagens de LADO A LADO apenas como "a nova das seis", sem expressar título. Antes tinha o link no site da Globo: "Vem aí: Lado a Lado" mas foi removido. Acho que essa novela não vai nem se chamar LADO A LADO, nem NOVO TEMPO. Outro título deve ser escolhido, em minha modesta opinião.

No site Teledramaturgia, já está disponível sua sinopse. É um pouco fraca, mas deve fechar com 23 pontos, por milagre.

Veja também