O Planeta TV

"Salve Jorge" também irrita seus profissionais

Um trocadilho sobre os últimos acontecimentos na TV Brasileira

Por: Jeferson Cardoso

Obrigado meu Deus, e ilumine o Portal OPTV (http://www.portaloptv.com.br). Ufa, finalmente está no ar o novo Planeta TV, no formato de Portal. Espero que gostem do visual; da página principal melhor organizada e estruturada; e das interações em todas as colunas e notícias, e que não sinta a falta dos emoticons. Como havia explicado, em maio, anunciaremos uma nova parceria, o que de fato, será o marco desta nova etapa.

Obrigado a todos pelo o apoio e compreensão.

Vamos ao que interessa!

Atores decepcionados com "Salve Jorge"

Como havia comentado, Gloria Perez demorou para fazer "Salve Jorge" acontecer. Infelizmente, ela decepcionou – e muito – nos três primeiros meses deste folhetim. Enfim, há um mês, "Salve" se tornou um novelão, com todos os núcleos intercalados e uma vilã menos robótica. Uma pena, que no geral, essa novela terá seu desempenho prejudicado por fatores já discutidos.

Recentemente, Claudia Raia comentou sobre as críticas que recebeu por sua atuação:

"Quando Lívia aparecia gélida, sem emoção, as pessoas se perguntavam o que havia acontecido. Falavam que eu estava esquisita, engessada, mas a personagem foi criada assim e coube a mim fazer o trabalho do jeito que a autora e o diretor mandaram", explicou a atriz.

Concordo plenamente com a explicação dela. Já havia até comentado aqui. E discordo de quem afirma que ela não funciona como vilã. Quem assistiu "A Favorita", certamente, concordará. No começo desta maravilhosa obra de João Emanuel Carneiro, quando todos ainda suspeitavam quem seria a grande vilã, Raia brilhou. É óbvio que dom dela é a comédia, mas também sabe interpretar muito bem uma bandida. Em "Salve Jorge" não funcionou porque não deixaram ela brilhar. Agora, na atual fase do folhetim, percebe-se que a atriz está mais à vontade. Provavelmente, pediu (tarde demais) à direção para que deixasse o "jeito robô" de lado.

As vilãs de Gloria Perez são mais pés no chão, frias e calculistas. Raia, com a orientação da direção, se sentiu limitada. Defendê-la 100%, no entanto, seria um equívoco. No momento que percebesse que sua atuação não estivesse funcionando, ela deveria ter sugerido mudanças. Enfim, é como a própria diz: demorou, mas a sua Lívia despontou. Antes tarde do que nunca.

Enquanto Raia ganha destaque, outros atores simplesmente somem da novela. A maioria do público não sabe se quer o nome de alguns personagens. São exemplos: Cristiana Oliveira, Duda Nagle, Stênio Garcia, André Gonçalves, Natália do Valle, Cris Vianna, Rosi Campos, Eva Todor, Sacha Bali, Narjara Turetta, Sidney Sampaio e Elizângela.

Vera Fischer, que até tem um certo destaque, e raramente é lembrada por outros autores, perdeu a oportunidade de ficar com a boca fechada.

"Ela [Irina] não tem cenas fortes, não dá para decolar. Quando vi o caminho em que as coisas estavam indo, pensei: 'Bom, deixa, é mais uma novela, acaba, o público esquece, e tal.' Se fosse em outra época, eu daria um chilique", disse em entrevista para o jornal "O Globo".

Sinceramente, acho antiprofissional atitudes como esta. Se o ator está insatisfeito, problema. Não precisa levar isto para o público. Rodrigo Lombardi, por exemplo, que perdeu o status de protagonista, mesmo insatisfeito, se mantém calado. Se reclamou internamente, fez certo.

Um ator tem que saber que esta é uma carreira de altos e baixos. Um dia protagonista; no outro coadjuvante. E assim sucessivamente. Tem que saber também que novela é uma obra aberta, e muitas das vezes os autores são obrigados a mudar o rumo de suas histórias, o que afeta diversos núcleos. Em "Salve Jorge" isto é escancarado. Gloria Perez se viu obrigada a centralizar a história e sumir com personagens que não funcionaram, por erro dela ou daqueles que os defendem.

Por fim, quero deixar claro que, apesar de equívocos, gosto de "Salve Jorge". Não a considero a pior novela do horário. Há outras, com audiência maior, que tiveram uma narrativa bem mais irritante. O que não vem ao caso.

Em breve, volto a comentar sobre "Salve Jorge" para destacar a brilhante interpretação de Giovanna Antonelly.

Vem aí na Globo

Sinceramente, não gostei da ideia da Globo em transformar a sua coletiva de imprensa num programa especial. No ar, devido a edição, ficou muito superficial.

De novo, a Globo apresentou poucas coisas. Anunciou que seus telejornais passarão a ser exibidos em HD; a contratação de Ronaldo e Rubens Barrichello; e o seriado "Dentista Mascarado". Claro, também exibiu um clipe com as suas próximas novelas. Este último, como sempre acontece, deixou os noveleiros entusiasmados.

De fato, as divulgações das novelas chamaram a atenção. "Amor à Vida" tem tudo para ser um novelão; assim como "Sangue Bom". Com "Saramandaia", a Globo fará de tudo para superar os efeitos especiais dos Mutantões da Record.

Não quero mais me iludir com clipes ou teasers, prefiro esperar para ver essas obras no ar.  Por enquanto, fica a esperança de que os autores surpreendam com ótimas novelas. Amém.

Uma curiosidade: Por que Faustão faltou à coletiva? O motivo seria as derrotas para o Programa do Gugu? A direção talvez quisesse poupá-lo das perguntas da imprensa. Uma bobagem. Ele é, há 24 anos, o "dono" dos domingos.

As metas ainda existem, mas não são obrigatórias!

"Nunca será nosso fator número um. Meta de audiência é consequência. Imagine se a gente tivesse falado para o João Emmanuel Carneiro que a meta de 'Avenida Brasil' seria 45 pontos. A novela fechou com 43 [no Painel Nacional de Televisão]. Podemos dizer que ela foi um fracasso? De jeito nenhum. Mais do que audiência, para nós, o que importa é ter relevância para o espectador.", disse Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Globo.

Tenho que concordar com o executivo. As metas são consequências, e não se deve deixar de lado a qualidade, tão pouco ignorar aquele "pequeno" público que acompanha um determinado produto, por não se ter atingindo tal índice. Audiência é fundamental, principalmente a do Painel Nacional de Televisão, mas não é tudo.

Resumidamente, meus caros, as metas ainda existem. Em São Paulo: de 25 às 18h; de 30 às 19h; e de 40 às 21h. No PNT, como o diretor expressou, a da novela das nove é de 45 pontos. Porém, o fator número um é a aceitação daquele público que os assiste. Ou seja, a opinião do grupo de discussão.

"Sangue Bom" até janeiro?

A nova novelas das sete estreará sem uma quantidade de capítulos definidos. A princípio, a trama de Maria Adelaide Amaral e Vicente Villari tem previsão para ficar no ar até meados de outubro. No entanto, a indefinição de sua substituta, poderá estendê-la até janeiro.

Particularmente, acredito que "Sangue Bom" não será esticada, pelo menos não até janeiro, pelo fato de que neste mês estreará a novela de Manoel Carlos.

Espero que a Globo não aprove qualquer sinopse. Não adianta "Sangue Bom" reerguer o horário, e a sucessora afundar tudo. Para enfrentar o horário de verão; feriados de fim de ano; e o carnaval, tem ser, no mínimo, uma boa novela. Se não...

"Joia Rara" estreia em setembro

Confirmado: "Joia Rara", a nova novela das seis de Thelma Guedes e Duca Rachid, estreará no dia 9 de setembro. Com isto, "Flor do Caribe" terminará com 155 capítulos.

Mariana Ximenes, cotada para ser a protagonista, quer férias após "Guerra dos Sexos". Resta saber, se conseguirá.

Novelas mais curtas

A Globo deseja produzir novelas mais curtas, principalmente na faixa das nove. Algo em torno de 150 capítulos, o que já vem acontecendo na faixa das seis. O objetivo é impedir com que autores não fiquem mais de três anos parados. Por enquanto ainda é um projeto, que pode começar a ser aplicado no próximo ano.

Eliana melhora, mas não pode se acomodar

É evidente que o programa Eliana melhorou bastante nos últimos meses. A contratação de Alexandre Rossi, o Dr. Pet, e o foco em quadros populares como "Famosos da Internet", "Reencontro" e "Rola ou Enrola" (apesar de parecer combinado) são os destaques da atração. Outro achado é o "Rede da Fama", com uma simulação de facebook dos famosos.

Os programas de domingo são insuportáveis, mas o de Eliana, no momento, é o melhor deles.

Apresentadores do "Vídeo Show" irritam o telespectador, mas são os queridinhos da direção

É incrível como Ana Furtado e André Marques irritam à frente do "Vídeo Show". A produção tem boas ideias, mas o telespectador não tem paciência para os trocadilhos desnecessários dos apresentadores. O "Vídeo Show" não precisa de apresentadores, e sim de um Apresentador.

Outra coisa desnecessária é a interação com as redes sociais. Outro dia exibiram a mensagem de um internauta chamando André Marques de gordo e de uma pessoa falando mal de "Salve Jorge". Uma vergonha!!!

Got Talent Brasil está chegando!

Como fã de reality show não perderei Got Talent Brasil. Acompanhei a alguns episódios da versão americana, e adorei. Na verdade, esse programa não será novidade no Brasil. O SBT produziu, em 2009, o "Qual é o seu Talento?", que é uma versão idêntica. A produtora FremantleMedia conseguiu, na justiça, que a emissora de Silvio Santos deixasse de exibir o programa, cujo direitos pertencem à Record.

De cara não curti o trio de jurados, composto por Daniela Cicarelli, Sidney Magal e Milton Cunha. Espero mudar de opinião, após a estreia do show de calouros. Por fim, acredito no potencial de Rafael Cortez como apresentador.

No quesito audiência, aposto que "Got Talent Brasil" oscilará entre 6 e 8 pontos.

Um pouco da nova temporada de "Malhação"

Com estreia prevista para junho, a nova temporada de "Malhação contará a história de Anita e Ben, que passam a morar juntos quando a mãe da garota e o pai do menino, Vera e Ronaldo, respectivamente, se casam. Os jovens têm uma empatia imediata, mas logo Anita se descobre apaixonada por Ben que, por sua vez, está muito feliz por ter encontrado a irmã que sempre sonhou ter.

A novelinha, que segue patinando na audiência, será escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn. Dennis Carvalho assumirá a direção de núcleo.

As primeiras imagens de "Dona Xepa"

Durante o lançamento de sua programação, a Record divulgou um pouco de "Dona Xepa", novela que sucederá "Balacobaco", a partir de maio.

Confira:

As imagens são interessantes, mas não vamos nos deixar iludir por clipes de divulgação. Gosto demais do trabalho do autor Gustavo Reiz. Espero que ele nos surpreenda com uma linda e emocionante história. Será uma novela curta, então não pode decepcionar.

Fico por aqui, e mais uma vez muitíssimo obrigado. Até a próxima. Tchau!





Comentários (52) Postar Comentário

laercio comentou:

Adorei o novo O planetatv sou leitor aciduo desse portal a anos é inpressionante a evolução nos ultimos anos, sempre mantendo seus conceitos levando informação com qualidade, imparcialidade e respeito ao seus leitores , tudo isso faz do Planeta o melhor portal de noticias de TV do Brasil, não poderia de deixar um abraço para Jeferson o qual adoro seus comentarios e sou fã dessa coluna ha anos.


Jeferson Cardoso respondeu:

Laercio, muito obrigado.


tvabordo comentou:

Parabéns pela nova fase! Iniciativas como esta, merecem louvor! Sucesso sempre! Podem contar com a gente do TV a BORDO.

Gilmar JM comentou:

Antes de falar qualquer coisa, parabéns Jeff, ficou lindo, adorei o novo PLANETA, legal mesmo. Gilmar JM.


Jeferson Cardoso respondeu:

Oba! Valeu Gilmar JM pela força! ;)


João Marcos Galvão comentou:

Jeff parabéns pelo novo site, ficou muito lindo. Não tinha dúvidas que o site ficaria maravilhoso.


Jeferson Cardoso respondeu:

João Marcos Galvão, muito obrigado. Que bom que gostou. Acredito que agora o site esteja bem organizado e dinâmico. ;)


Gilmar JM comentou:

Concordo com o texto. Para mim o maior pecado de Salve Jorge é justamente deixar talentos encostados, mas acho que as reclamações devem ser feitas direto à direção e não publicamente como a Vera fez e olha que o personagem dela é uma das que mais aparece já pensou se tivesse na situação do André Gonçalves, Cristiana Oliveira? Esses reclamações públicas para mim é falta de ética.

Sarah comentou:

Gostei muito do Portal. Muito bom. Um visual lindissimo e mais moderno. Parabéns!!
Só acho que o Blog Curtas e Quentes não precisava estar por links das postagens, deveria ser redirecionado diretamente ao post, sem passar antes pelo 'indice'


Jeferson Cardoso respondeu:

Sarah, muito obrigado! Agora o site está estruturado e bem organizado. Não podemos chamar direto o link, se não quebra a lógica e o site volta a ficar confuso. Uma dica, é só ir na seção "Coluna" na Home Page. Lá tem um link direto. ;)


Jhonatan comentou:

Adorei o novo site!! principalmente o Curtas & quentes, rs. Em relação a Vera Fisher eu concordo que ela deveria ter ficado calada, não é mais convidada pra nenhuma novela, ta com uma interpretação horrível, parece que a língua ta dormente que não passa emoção nas suas falas. Todos esses adjetivos que deram pra Raia cabem a Vera, ela sim ta gélida e ñ pq a direção mandou mas porque não tem expressão mesmo. Gosto da Vera, não to faltando com respeito, mas ela tem que agradecer a Glória por te-la lembrado. Enquanto a Salve Jorge desisti mais como vc falou que ta um novelão vou tentar acompanhar. Abraço e ñ demora pra outro curtas...


Jeferson Cardoso respondeu:

Jhonatan, obrigado. Vou tentar manter duas postagens por semana, a partir da próxima semana. :D


José Filho comentou:

Meu caro Jefferson, você demonstra mais uma vez que qualidade, persistência e organização são as chaves para o sucesso!
Comecei a acompanhar o site em 2006, quando o descobri através do Google. Desde lá você sempre demonstrou comprometimento e eficiência, apesar de ser somente um hobby.
Aquele site pequeno e singelo, sempre cheio de notícias com foco na TV, fugindo de baixarias e fofocas, procurando ser um fazer grandes reviews da programação televisiva, cresceu em audiência e participação, consolidando-se entre os amantes da telinha e até mesmo grandes novelistas, como o Mago Aguinaldo Silva, que já lhe premiou como o melhor site relacionado a TV.
Procurando firmar parceirias sérias, você, por mérito próprio, lançou hoje o melhor portal na web sobre a Televisão!
Meus parabéns, sendo os meus votos o crescimento mais e mais do sucesso do portal!


Jeferson Cardoso respondeu:

José Filho, muitíssimo obrigado. Como fã de novelas e, principalmente, deste universo televisivo, tento da melhor forma informar as notícias mais relevantes do meio. Nada de fofoca, isto deixo para os concorrentes. Espero que o Portal cresça. Maio está chegando, teremos novidades. Rsrsrs


Vanessa comentou:

Porque muitas palavras saem com asteristicos? Chato isso.
Não sei porque Vera Fischer que mais destaque, se o que ja tem é suficiente para constatar a péssima atriz que é. Não sei como ela protagonizou tantas novelas?! Se ela tivesse uma atuação boa, fosse uma ótima atriz, até vai, seria mais um talento desperdiçado. Mas não, ela esta horrivel, parece um robô, a Naomi (de Morde e Assopra) ainda da um banho nela. Ela deveria se enxergar primeiro, antes de reclamar, ou ela acha que interpreta muito bem?


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Vanessa, problemas de configuração. Já corrigimos. :D


ana comentou:

ficou demais o novo site


Jeferson Cardoso respondeu:

Ana, obrigado. ;)


Veja também