O Planeta TV

Rock Story: público prestigia uma ótima novela às sete

O folhetim tem história simples, mas bem contada.

Por: Jeferson Cardoso

Alinne Moraes e Rafael Vitti em cena. Foto: Globo

Não se assuste pessoa, se eu lhe dizer que estou amando Rock Story. Não dava nada por esta novela. Não criei expectativa, no entanto, estou amando, vivendo o universo proposto por Maria Helena Nascimento (autora).

Diferente de suas antecessoras, sem esculachos e com pés no chão, Rock Story encanta com uma história bem apresentada; bem conduzida, e com personagens bem escritos.

Até aqui, a trama apresenta um humor sútil, fugindo da lógica de que é preciso apelar para comédia do nível, tipo Zorra, para garantir precisos números de audiência. A narrativa do folhetim também é diferente. De muitos acontecimentos e sem apelo para trilhas instrumentais de suspense, aquelas que enganam e transformam uma cena boba numa maravilha. O texto, na minha humilde opinião, é o diferencial desta obra. Foge da mesmice da panelinha de autores do horário. O público, graças a Deus, respira novos ares.

Com formato de novela e personagens humanos, aqueles que você se identifica de imediato com a sensação de que os conhecem há muito tempo, Rock Story cativa várias faixas etárias de público. O universo musical, que poderia lembrar o de Rebelde, é um achado.

Até aqui, Rock Story não é uma novela forçada, pelo contrário. De história simples, mas muito bem contada, a novela agrada, emociona e, tranquilamente, garantirá o sucesso às 19h. Pode não alcançar os recordes de Totalmente Demais, mas, se mantiver o nível até então apresentado, sem dúvida será referência por muitos anos. Aliás, acredito que já está sendo. Não basta só dar audiência,  é preciso também ter uma qualidade inquestionável.

Pra mim, Rock Story parece um sonho. O texto é tão bom que é nítida a entrega dos atores em cena. Na atuação, destaque absoluto para Vladimir Brichta. Alinne Moraes também merece elogios por não deixar a mocinha chata. A surpresa fica por conta de Rafael Vitti, que – se comparado com Malhação – evoluiu [muitooooo] como ator. No primeiro capítulo, quando Vitti ainda não tinha encontrado o tom certo do papel, pensei: lascou-se!. Nos capítulos seguintes, respirei-me aliviado. Chay Suede, que recusou fazer a novela, perdeu a oportunidade de sair da mesmice. Hoje, gostando do Léo Régis, de Rafael Vitti, não consigo enxergá-lo com outro intérprete. Nunca pensei! Gosto muito da relação/reaproximação entre pai  - Gui (Vladimir Brichta) - e filho - Zac (Nicolas Prattes). Por ora, só não gostei da interpretação de Paulo Betti, que ainda parece não ter desencarnado o Téo Pereira, de Império.

Quando Babilônia fracassou muitos culparam à direção, sob a responsabilidade de Maria de Médicis e Dennis Carvalho. Hoje, a dupla é responsável por toda a qualidade de Rock Story, seja pela parte técnica ou artística. Por tudo.

Luxuosa, Rock Story parece novela produzida para a elite e que, sem querer querendo, conquista a classe média emergente. Que privilégio!

Era óbvio!

Acertei o desfecho de Tancinha (Mariana Ximenes) em Haja Coração. Cá entre nós, era óbvio. Daniel Ortiz, desde o primeiro capítulo, deixou claro com quem a mocinha terminaria. Assim como é óbvio como terminará o triângulo amoroso de Rock Story. Hahahahaha!

Quem não gosta de Rafael Vitti, cria antipatia com Léo Régis. Só que a Diana terminará com ele. Dúvida? Claro, a autora, em determinado momento da novela, vai fazer o público ficar dividido. Faz parte do folhetim.

Não convence!

Mantenho a minha opinião sobre A Lei do Amor. Parei por uns dias, mas voltei a acompanhar a alguns capítulos esta semana. Apesar dos ajustes, pra mim, continua sem foco e estranha. Infelizmente, não consigo gostar dos personagens desta novela. Reconheço que Grazi Massafera e José Mayer, na atuação, estão ótimos. E só.

Não consigo entender as ações dos vilões. Não convencem. Enfim, não consigo compreender é como Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari não souberam apresentar essa novela, que tinha tudo para ser um sucesso. Se tivessem assistido à Babilônia não passavam por isso.  Eles não só repetiram os erros como fizeram pior. A Lei do Amor não daria certo nem na faixa das 23h.

Frustrado, pararei de assistir. E, em respeito aos profissionais envolvidos, pararei de criticar. Comentarei, a partir de agora, só sobre os baixos índices de audiência, que é uma enorme decepção, mas de merecimento.

Saudade de uma novela de verdade na faixa das 21h. Desde Império, estou órfão. Gloria Perez, por favor, surpreenda! Se vacilar, vai ter que reescrever alguns capítulos. 

Songamonga!

Nazaré Tedesco está voltando. O maior sucesso dos últimos tempos, Senhora do Destino será reapresentada, mais uma vez, no Vale a Pena Ver de Novo. A estreia está prevista para fevereiro. Que fase! E se reclamar, em 2020 tem de novo! 

Será que depois de Senhora do Destino vem Alma Gêmea ou Mulheres de Areia? É triste!

Falando nisso: algo me diz que o fãs de Aguinaldo Silva poderão acompanhar outra novela dele, só que na TV paga. A Indomada deve ser reapresentada pelo Canal VIVA. Será?

Por hoje é só. Estão curtindo Rock Story? A Lei do Amor é ruim mesmo ou eu que não tenho bom gosto? O que acharam da reprise de Senhora do Destino? Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro.




Comentários (28) Postar Comentário

Nandoaraujo_TV comentou:

Nossa só li verdades sobre RockStory que novela maravilhosa, que química entre os atores e dos mesmos com o texto da autora que está surpreendendo demais novela redondinha.
A Lei Do Amor pra mim ainda está pecando no quesito emoção e diria até que de alma dos personagens, também nao estou empolgado, mas a novela deu uma melhorada na última semana que me faz continuar acompanhando.
Amei Senhora do Destino como reprise, pois agora vai poder ser melhor apresentada sem aqueles retalhos que foram feitos em 2009, sei que nao vai ser na íntegra mas pelo menos vão poder dar sentido nas cenas.
A Indomada no VIVA ? Por favor nao me iluda. Quero pra já.


Derik Zyliana respondeu:

A Indomada estava naquela enquete que o Viva fez alguns anos atrás. De todas que estavam na enquete só faltam ser reprisadas Lua Cheia de Amor e A Indomada. Estou torcendo MUITO por A Indomada. É um sonho rever essa novela completinha no Viva. Algo na minha intuição me diz que ela pode vir ano que vem, mas como o Viva adora fazer dobradinha de autores, pode ser que, com o sucesso de Torre de Babel, eles escalem Deus Nos Acuda pra substituir. Aguardemos...



Jeferson Cardoso respondeu:

Nando, A Indomada está na fila de reprises do VIVA. A única incerteza é quanto a sua data de reapresentação. Fique tranquilo. =D


Pedro Andrade comentou:

Bom, concordo com tudo dito sobre Rock Story, menos na parte em que trata a personagem de Alinne Moraes como a "mocinha" da história. Vejamos, o tipo de Diana é mais um daqueles tipos dúbios comuns em novelas e que deixam o telespectador atiçado em relação ao personagem. A verdadeira protagonista da novela, é Julia, papel que, com mais uma vez excelente maestria Nathalia Dill conseguiu salvar de uma mocinha songa monga e chata, para uma daquelas que a gente gosta de torcer, nos primeiros capítulos ela realmente lembrava seus personagens às 6 e sua última protagonista em Alto Astral. Lógicamente, com a chegada da irmã má, a atriz consiga mais uma vez roubar a cena e se destacar, com a dualidade das gêmeas será ainda mais difícil não acompanhar a novela, que contará com 180 capítulos....... Portanto, é válido salientar: mesmo com papéis parecidos, com inúmeras mocinhas na carreira, Dill não faz o óbvio, como o próprio Denis Carvalo afirma. Citar Rock Story sem citar Dill, que mesmo com a imagem desgastada continua agradando à câmera e a todos é injustiça das bravas! Vida longa a melhor atriz da Rede Globo, e que ela tenha mais tempo de descanso {e tenha seu trabalho realmente reconhecido por TODOS sem EXCEÇÃO} das próximas vezes


Nadja Maira Baltazar respondeu:

Só não concordo com o "melhor atriz da globo". Nem da geração dela ela é! Marjorie Estiano pisa, não que a Dill seja ruim, mas precisa evoluir muuuuito.



Laura Cachorra respondeu:

Dill melhor atriz da Globo? kkkkkkkkkkk Glória Pires, Cláudia Abreu, Adriana Esteves e Drica Moraes, só para não citar medalhões como Fernanda Montenegro e Eva Wilva, emocionadas!



Laura Cachorra respondeu:

*Wilma. Aloka kkk



Jeferson Cardoso respondeu:

Pedro, a Dill está muito bem, claro. Pra mim, nada surpreendente ainda. Rsrsrs. É cedo, a gêmea má, dizem, que tocará o terror. Vamos aguardar. Rsrs


Jonatan Henrique comentou:

Rock Story é ótima em tudo, na história ágil, nos personagens cativantes, no texto de qualidade (coisa que Haja Coração não tinha), enfim.
O elenco em sua maioria é um alívio, nada de caras conhecidas e que aparecem todos os anos.
Já sobre A Lei do Amor, acho que não deu certo porque há um excesso de Maldade e pouco humor, história confusa e personagens principais sem nenhuma carisma.

Júllio di Avlis comentou:

Não assisto mais as novelas da Globo faz muito tempo portando não posso opinar. Perdi o encanto com Vênus Platinada, alias, não assisto quase nada dela. Prefiro as novelas mexicanas do SBT. Até Carinha de Anjo é melhor que ALDA #Deboche. Continuo viciado em Escrava Mãe, essa sim é uma novela de verdade. Quanto a volta de Senhora do Destino era obvio isso. Lamento a falta de criatividade da Globo com o Vale a Pena Ver de Novo. Tanta novela boa engavetada. Vou dar uma espiada na novela da Gloria quando estrear e só. E você Jef? Tem acompanhado Escrava Mãe?


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Júllio, Escrava Mãe é fantástica. Graças ao horário de verão , e a grade fuso, estou espiando esses dias. Essa novela deveria ter ido ao ar às 20h30. Vou observar melhor, depois falo sobre. Rsrs


Alan Lourensso comentou:

A Lei do Amor esta linda, não concordo com VC Jeff. Pra ficar ótima só falta a Mag (Vera Hotz) pegar o Tiago Lacerda e viverem um casal bem humorado e mal assim como Laura e Marcos em Celebridades. Quero os dois em cenas de sexo na cama e pegadas de maldade.
Rock Story esta linda e muito emocionante o Vladimir ta ótimo. Natalia Dill arrasa.


Jeferson Cardoso respondeu:

Alan, infelizmente não tenho apego com os personagens de A Lei do Amor. Nada me convence, absolutamente nada. Tenho pavor da fotografia desta novela, daquelas imagens esbranquiçadas. Credo!


Marcello Barbosa comentou:

Achei ruim a Tancinha terminar com o Apolo, mas ok né...A Lei do Amor já deixei um tempo de acompanhar pois não me prendeu. A re-reprise de Senhora do Destino poderia ficar pro Canal Viva daqui uns 4 anos pra frente e olhe lá. A Globo tem tanto sucesso que, inclusive não reprisou ainda, e fica nessa "re-reprisação" de novelas #Aff. Era muito criança na época de A Indomada, mas lembro que gostava muito dessa novela. Será que entra no lugar de Torre de Babel Jefferson?
Parabéns pelo blog e pelo site!


Jeferson Cardoso respondeu:

Marcello, obrigado. Senhora do Destino é um mito, será um sucesso, sem dúvida. Não gosto da ideia de "reprise de reprise", mas entendo que a dramaturgia, novamente, vive um momento complicado. É vida que segue.


olivia comentou:

Jura que você acha que vai ser Diana e Léo no final?. Como eu queria que fosse assim até porque eu torço muito por Gui e Júlia. Mas eu acredito que vai terminar com Gui e Diana. Quando for esclarecido que o Gui nunca a traiu e foi tudo armação do lázaro ela vai lutar por ele, e já foi mostrado no flashback que eles se amavam muito antes e eram felizes.


Jeferson Cardoso respondeu:

Olívia, eu não tenho dúvida que Diana ficará com Léo, que caiu nas graças do público. Com Gui ela não fica. No universo da novela, parece óbvio. Rsrsrs


Alex comentou:

Quando caiu a classificação indicativa, já era mais que esperado que a Globo retornaria com SDD, da primeira vez foi uma coisa horrenda, toda picotada. Vem Naza deixar minhas tardes mais alucicreydes. Que venham Celebridade e AMÉRICA na sequência, sonhar não custa nada rs. Já no Canal Viva, esperando o dia em que eles anunciem Tieta.


Jeferson Cardoso respondeu:

Alex, esse negócio de "caiu a classificação" é lenda. Senhora do Destino será reapresentada com os cortes necessários. O fim da classificação indicativa só facilita as reprises de qualquer novela, mas não integralmente. =D


Cristiane comentou:

Primeiro como a autora da novela já disse a novela conta a historia do Gui e o Vladimir é o grande protagonista de Rock Story. O Rafael Vitti (que esta muito bem como o personagem tipo Biel) no máximo co-estrela, ele não é o protagonista, já ficou evidente pra quem assiste a novela q o protagonista é o Vladimir tudo gira em torno dele. A mocinha da novela é a Nathalia Dill e se a Alinne de Moraes fosse a mocinha ela ficaria com o mocinho q é o personagem do Vladimir e não com o Léo Regis q é coadjuvante. Aliás a Nathalia Dill faz o papel da mocinha e da grande vila, já q faz irmas gêmeas boa e má.


Jeferson Cardoso respondeu:

Cristiane, com certeza o Gui é o personagem principal. Rock Story, na verdade, é estrelada por Gui, Diana, Júlia e Léo Regis.



Francis respondeu:

Jeferson Cardoso concordo com a Cristiane. A novela é a historia do Guilherme Santiago. Palavras abaixo da autora: "O protagonista da história de Maria Helena Nascimento é Gui Santiago, personagem de Vladimir Brichta. Ela conta que deseja mostrar ao público gente com defeitos, arrependimentos e contradições – e o roqueiro tem todos esses ingredientes. "O Gui foi um artista de sucesso, mas encontrou muitos obstáculos na vida, a maioria criada por ele mesmo, por seu temperamento explosivo. É um cara de coração bom, cheio de talento e personalidade, mas que se atrapalha sozinho. Quando tudo está em risco – sua carreira, seu casamento, sua relação com a filha e com o filho recém-encontrado – ele percebe que não tem outra saída, a não ser mudar" Palavras da autora da novela Maria Helena Nascimento, quem sou eu pra discordar. Agora a minha opinião: Mostrado isso, pelas próprias palavras da autora, q o verdadeiro protagonista é o Guilherme Santiago e os outros personagens gravitam em torno dele, seja Diana, Julia e etc. Leo Regis é um desses personagens q so ta na historia pq é o cara q ta cantando e fazendo sucesso com a musica roubada do Gui e pq ta ficando com a mulher do Gui, mas a historia não é sobre ele. Se não fosse isso nem taria na historia, a importancia dele é so essa de estar na historia por caus ada musica roubada e ter ficado com a mulher dele. Rafael Vitti q ta fazendo um bom papel na novela, ta fazendo um personagem, uma peça importante da Historia do Guilherme Santiago e portanto Leo Regis não é a peça principal da novela e não uma das estrelas da novela, estrela é o Vladimir. No máximo como disse a Cristiane uma co-estrela. E se vc dar uma andada pelas redes sociais dentre todas as historias relacionadas ao Guilherme Santiago a q mais comove e mais querida pelo publico é a relação dele com o Zac, O zac na historia tem se mostrado ate mais importante q o Leo Regis. E o casal Diana e Leo são os mais rejeitados.


betim comentou:

A Indomada substituirá qual novela no VIVA ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Betim, não faço ideia. Rsrs. A única certeza é que será reapresentada em 2017 ou 2018. =D



BE respondeu:

Substitui Torre de Babel as 14h30 em junho de 2017, a substituta de Pai Heroi deve ser Selva de Pedra de 1986 ou Baila Comigo de 1981. Duas novelas com Tony Ramos, a a mais cotada é Selva de Pedra remake da novela de Janete Clair nunca reprisada antes.


Veja também