O Planeta TV

RESPOSTA DO GRUPO FOLHA

Por: Jeferson

 RESPOSTA DO GRUPO FOLHA

SEGUE ABAIXO O EDITORIAL DA FOLHA ONLINE:

A REDE RECORD , que explora uma concessão pública de TV e pertence ao mesmo proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus, vem desfechando ataques contra esta Folha em seus noticiários. Pretende mover algo como uma campanha, pois a mesma mixórdia de reportagem canhestra e investida comercial tem sido repetida à exaustão.
O motivo de tanta ira, agora, é o desagrado diante da independência jornalística da coluna de TV publicada pelo jornal. Assinada pelo repórter Daniel Castro, a coluna pode cometer eventuais falhas, que são retificadas do modo transparente com que este jornal costuma fazê-lo. Mas tem procurado agir com máxima isenção, sobretudo em face do duelo feroz entre a Record e a emissora líder no país, a Rede Globo. Entre ambas, a Folha toma o partido de seu leitor, que deseja ser informado.

O que é prática de jornalismo verdadeiro se torna -na percepção tosca dos atuais dirigentes da Record, acostumados a reduzir qualquer questão a seu aspecto comercial- uma suposta campanha contra a emissora. A mesma percepção levou a Igreja Universal a orquestrar litigância de má-fé na Justiça contra este jornal e a repórter Elvira Lobato, por conta de reportagens sobre subterrâneos financeiros daquele empreendimento religioso.

Negócios e religião não deveriam caminhar juntos. A atividade religiosa é isenta de impostos. Até por esse motivo a sociedade tem todo o direito de conhecer os vasos comunicantes que ligam a Igreja Universal aos tentáculos de seus vários ramos de negócio. A reação destemperada da Record é um mero incentivo para que a Folha insista em esclarecer o que parece tão imprescindível manter oculto.

Salve-se quem puder

Também sofri acusações por parte de alguns leitores. Meus queridos, no tópico anterior em momento algum disse que sou a favor das atitudes da Rede Record. As palavras utilizadas foram: “Segundo o ‘Jornal da Record’” e “A reportagem ressalta...”. Enfim, tiraram conclusões precipitadas. A atitude da emissora em questão é vergonhosa. A emissora pode até defender, mas precisaria atacar? Atitude ridícula!

A moda agora é jornalistas censurar jornalistas. Já pensou se a moda pega!?!? Ontem, Sonia Abrão ficou revoltada porque levou uma nota zero da jornalista Patrícia Kogut e começou a rebater a nota da ‘colega’. O motivo seria o uso e abuso das imagens de Clodovil Hernandes. Enfim, ainda não consegui achar a resposta para minha pergunta: AONDE VAMOS PARAR?





Comentários (28) Postar Comentário

sou 2009 comentou:

Concerteza o que a record fez com a folha é pouco,a folha merece mais ate que isso.
A folha apoiou e foi clumplice da ditadura e apoia ate hoje....
A atitude so foi ridicula so para quem não conhece as atitudes da folha.
com essa briga quem ganha é o consumidor ,pois ele acaba descobrindo as procarias que estão lendo ou assitindo...

Douglas comentou:

Onde vamos parar?
Nesse mesmo buraco em que já estamos!
Valores desvirtuados, sociedade egocêntrica e materialista, desrespeito aflorando nas pessoas a cada dia.

Por conta de tudo isso citado acima, boa parte dos horrores atuais são explicadas.
É empresa se passando por igreja p/ lucrar em cima da boa-fé de fiéis... É 'colegas' de trabalho se agredindo constantemente...
2 veículos de comunicação trocando tiros de canhão...
Estupro de filha...
E muito mais.

Bom, passando as tristezas...
Paraíso tá legalS!
Caminho das índias, começou bacana ... está ficando enfadonha, insossa!
Tres irmãs, nem comento...
Nunca assisti nenhum capítulo daquilo.
Chamas da vida e Mutantes, não consigo assistir.
Gosto da qualidade da GLOBO, quando penso em regredir no quesito qualidade (assistir recópia).. vejo que não compensa mudar de canal.

Jeferson...
Sua atitude ao " :proibido1: " comentários nesse blog, fere um princípio constitucional.
O princípio da proporcionalidade!
As vezes escrevemos BASTANTE e.. por causa de algo que você simplesmente discorda, ou acha que não cabe, REJEITA TODO O NOSSO COMENTÁRIO, que perdemos um bom tempo lendo o seu blog, pensando em algo bacana, para - no final das contas - ter o comentário COMPLETAMENTE censurado.
Creio que seria interessante se vc desenvolvesse uma maneira de APAGAR AS PARTES que você vetaria... colocando esse emoticon: :proibido1:
Indicando que algo ali foi censurado!
Espero que não rejeite o comentário só por causa dessa crítica.

Eduardo comentou:

Em 2005 a folha publica uma reportagem falando que o chá da folha de graviola curava cancer. Foi mais um terror praticado pela FSP. A internet veio para arrumar e democratizar a informação que até então estava monopolizada. :prabaixo1:

Blogueiro comentou:

Olá, galera, cá estou de novo. Como está minha Globo e por outras emissoras? Muito bem, obrigado, kkkkkk...

Esse conflito entre Folha de São Paulo e Record não me agrada nem um pouco. A Folha, que deveria ser um diário coerente para informar do bom e do melhor nesse entretenimento, se desfecha em fazer críticas à TV. Mas a mesma :record1: não devia responder ao vivo em seus programas, como no Hoje em Dia. Vai fazer isso tudo de novo no Domingo Espetacular. Gente, aonde é que vamos parar com essa causa, como perguntou o blogueiro Jeferson? Não se pode responder críticas atrás de críticas, entre um e outro! :tonto2:

Estreou Paraíso, legal.. mas eu não achei muito bem uma boa novela para emplacar no horário das seis. Tem uma bela histórias, belos cenários e paisagens (que não se vê na Record, nem em outra emissora), mas a escalação de atores não está muito legal. E a abertura que, dizem, foi concluída em última hora, é um lixo.. Nada a ver o que se apresenta na vinheta, pior a música que colocaram. Mesmo que não será fixo, mas... não gostei muito de Paraíso, tem tudo para ficar igual à Negócio da China. Que pena! :sofrendo1:

E a :redetv1: continua à fazer seu sensacionalismo, em relação à morte de Clodovil Hernandes. Pô, deixa o homem (inteligentíssimo que deixará saudades eternas...) em paz!! Claro que não, com Sônia Abrão é tão difícil isso acontecer. Jornalista enfadonha que merece mesmo uma nota zero bem dada por Pat Kogut, e é só por esse sensacionalismo escandaloso visto em muitas desgraças que ocorreram em 2008.. Zero mesmo! E ainda "inventaram" que Clô foi assassinado. É o fim da picada! :tonto1:

Vamos ver as audiências consolidadas de quinta:

Senhora do Destino-17. Tá legal, e com a chegada de Nazaré, continuará a bombar.. :vibracao1:
Malhação-18. Chegou a dar 21, nada mal. :segredo21:
Paraíso-21. Estreou com humildes 25, tá legal.. Corrigindo: Negócio da China teve 21,1 pontos. :zuando1:
Três Irmãs: 24. Fraco, para quem está, em rabeira, numa chamativa reta final. :espera1:
Caminho das Índias-35 Precisa mais do que isso. Como Glória Perez enrolou dessa vez. Mas a novela ainda é ótima! :desanimado1:

Prova de Amor e Bicho do Mato-5, kkkkkkkkkkkkkkk, que pífios índices, para uma novela que já chegou à nove em sua reprise, agora junto com outra novela reprisada, não consegue mais ser vice-líder. A Band está de boa. :confuso21:
Os Mutantes-14. De bom tamanho. :riso1:
Chamas da Vida-15. Mesmo índice de quarta, boa marca. :sim1:

Revelação: 5. Será que Ilha do Profeta repetirá esse desempenho horrível? :revoltado1:

Jeff, aguardamos o conteúdo exclusivo do próximo tópico em relação ao livro sobre os autores de novelas, estrelado, por aqui, por Alcides Nogueira. Não vá falhar conosco, hein, amigão? :byebye1:

Fui, pessoal, fiquem em paz e com suas torcidas!

:globo1: SEMPRE :trofeu1:
:record1: :odio1: PARA DE BRIGAR, RECORD
:sbt1: :triste1:
:band1: :feliz21: VIVE UMA FASE MUITO, MAS MUITO BOA. Não vai demorar pra bater o SBT em média. Vamos com tudo, hehe! Parabéns a Band!
:redetv1: :descabelado1: É DE DAR NOS NERVOS ESSA TV DE QUINTA
:cultura1: :gazeta1: :parabens1: VALIOSAS POR TUDO....

Inté logo!

Sandro comentou:

Ocorre que alguem mexeu na globo referente a audiencia, etc, o mundo vem abaixo. Já aconteceu isto no passado com o SBT quando começou tirar audiencia da globo. Falava-se tudo do homem do baú, que explora o povo humilde com carnet, etc, etc. O JN começava as 20 hs, o Ratinho tirava audiencia, passou para 20:15 hs.
A globo não aceita a decadencia e utiliza de tdos os meios, e não falta jornalista para isto. Monopólio, é monopólio e esta tudo contaminado.

Junior comentou:

A Record esta com toda a razão! :record1: :feliz21:
O Jornal fica inventando mentiras sobre a Record e dos índides de audiência da Rec. News, acho que a emissora esta com todo direito de desmentir essas notícia falsas e tendenciosas do Grupo Folha.

:deolho1: :record1:

Maurício comentou:

Que capítulo o de ontem da melhor novela de 2007,2008 e 2009 Os Mutantes Caminhos do Coração,sem dúvida Tiago Santiago levou seu belo trabalho apesar dos poucos do contra até seu final e brilhantemente,e termina sua trilogia com Promessas de Amor.Mas uma vez envio meus parabéns a toda equipe que fizeram deste trabalho um marco de nossa teledramaturgia,a novela trash (a verdadeira a finada a mexicana aquela que teve tres capítulos acima de 40 e foi considerada o fenomeno)a trash terminou e Os Mutantes continuou e continuará fazendo sucesso em todo o Brasil,dá-lhe Record está com tudo,Chamas excelente,e Bicho do Mato deliciosa,e Prova de Amor ótima.Destaque para o capítulo de ontem sexta Angela colocando a bomba sobre a nave mãe ela voando sobre a nossa maravilhosa São Paulo,efeitos iluminação direção tudo impecável,e também a chegada da Maria com suas mães à mansão.Obrigado Record por nos dar todos os dias esses grandes trabalhos.Todo esse sucesso vocês merecem pelo trabalho feito com amor,hoje podemos dizer que os maiores e melhores profissionais estão aí,merecem o dobro do sucesso com Poder Paralelo,Promessas de Amor e A Bela Feia.Que esse sucesso sirva para calar a boca de meia dúzia que ainda insistem no ranço do preconceito,e ainda veem a decadente a manipuladora.Para esses o velho ditado "Pior cego é aquele que não quer ver."Deveriam ver e aplaudir o sucesso da Record,e não criticar sem ao menos assistir.Ainda há tempo faltam dois capítulos hoje sábado e segunda,tendo como fundo as Cataratas do Iguaçú.

Walace comentou:

"Globo se incomoda com audiência da Record21 de março de 2009 • 08h44 • atualizado às 08h44Notíciasimprimirreduzir tamanho da fonte tamanho de fonte normal aumentar tamanho da fonte
A Rede Record anda incomodando a Globo na audiência no Rio de Janeiro, segundo informações do jornal Agora.
Com suas teledramaturgias e programas jornalísticos, a Record chegou a ficar cinco horas e 16 minutos na liderança na capital fluminense.
Por conta desse avanço, a Globo cogita aumentar o tempo ao vivo do Big Brother Brasil na cidade." Portal Terra
:tchatcha1: :vibracao1: :luta1:

Marcos comentou:

A grande questão é: a Record não aceita lidar com críticas!!! Ela acha que sempre deve ser elogiada e que seus programas são maravilhosos! Qualquer tipo de crítica, segundo seus executivos, não passam de campanha arquitetada pela Globo! Mas realmente é muita arrogância! As pessoas não tem o direito de não gostar de um programa?
A Record que se tornar o novo monopólio de TV aberta no Brasil e não mede esforços para atingir seu objetivo, é muito pior do que a Globo, pois se esconde atrás de objetivos aparentemente benéficos. Mas, convenhamos, os executivos da Record morrem de inveja do poder da Globo e querem acabar de qualquer maneira com os seus êxitos dos últimos 40 anos.
Não entendo, realmente, como as pessoas não enxergam os objetivos escusos da Rede Record. Quando perceberem, pode ser tarde demais!
A Record é GENTALHA!!!!!!!!!!!!

Douglas comentou:

AEW... A recópia não divulgou os números pq?
Pra dar uma ajeitadinha no final de semana?
kkkkkkkkkkkkk
pra não demonstrar que foi uma vergonha?
:feliz1:

Ultimo capitulo: 14 pontos, 15 pontos.. kakakakka

Veja também