O Planeta TV

Remanejada para às 23h, Os Dias Eram Assim seria uma boa novela das seis?

Globo não consegue emplacar supersérie, de elenco seguro.

Por: Jeferson Cardoso

Foto: Divulgação/TV Globo/Sergio Zal

Quando assisti ao primeiro capítulo de Os Dias Eram Assim, no Globo Play, uma semana antes de ser exibido na TV, pensei: “capítulo bom, mas fraco. Parece novela das seis”, e fiquei com a pulga atrás da orelha. Tentei entender o motivo que levou à TV Globo a titular a obra como supersérie e porque a estreia foi tão insossa. Não foi ruim, mas de expectativa zero. Não teve nada que prendesse a atenção para seguir acompanhando os próximos capítulos.

Penso que a Globo vendeu a trama como supersérie devido ao sucesso estrondoso de #Justiça. Uma bobagem. Não acredito que o público assiste ou deixa de assistir por conta disto. Isso serve apenas para ser usado como justificativa para o fracasso de audiência.

Infelizmente, Os Dias Eram Assim tem diversos fatores que não contam a seu favor. Um deles é o seu horário de exibição, procedendo alguns programas desgastados ou nada populares. Obviamente, algumas falhas na construção da história e abordagens prejudicam. O foco no casal principal, que seria bonitinho às 18h, não deveria se estender por muito tempo. A ditadura militar deveria ser apenas pano de fundo, sem a necessidade de vender baderneiro como santo/guerreiro; empresários como vilões; amenizando as violências absurdas. A ditadura é uma coisa nojenta, não vale a pena ser lembrada. Ninguém merece essa tortura. O público de hoje, bem mais informado do assunto, não embarca nisso.

Antonio Caloni e Daniel de Oliveira. Foto: Reprodução/Globo

Alessandra Poggi e Angela Chaves, as autoras, poderiam abreviar essa abordagem. Acredito que elas conseguiriam falar sobre a tolerância, democracia e liberdade de forma simples e direta. Com poucos ajustes, é possível tornar a novela agradável. O que não pode é mudar tudo (e de qualquer jeito) por audiência e frustrar a quem está dando uma chance. Não houve a aceitação de imediata do público, mas também tem que ter cuidado para não sair queimada - como o pesadelo das nove (A Lei do Amor). É importante chegar ao fim de cabeça erguida, neste caso, com boa historia e qualidade.

Penso que Os Dias Eram Assim precisa apenas de ajustes pontuais. Há bons personagens e ótimos intérpretes, apesar da história, em alguns pontos, não ser convincente. Como acreditar no ódio de Arnaldo (Antonio Calloni). É possessivo, ganancioso.. OK, isso todo vilão é… mas não tem como engolir a história de que, por não ter filho, ele querer que o genro assuma o seu poder. Oi? O machista ainda vive em bordéis em companhia do rapaz que ele quer que case com sua filha. Que viagem!

Natália do Vale e Susana Vieira brilham em cena. Foto: Reprodução/Globo

Uma pena que nos próximos capítulos, por ter sido remanejada para a faixa das 23h, Os Dias Eram Assim apelará para o sexo. É um caminho sem volta, mas que pode render alguns memes e comentários nas redes sociais. Pelo menos isso.

Ainda é cedo para condenar essa supersérie (não estou pensando em números, desapega!). Refiro-me à narrativa. Estou preocupado com ajustes e a condução da história. Se estou preocupado é porque estou curtindo. Pode ser considerada a pior audiência de todos os tempos, mas, no meu ponto de vista, não é ruim. O duro vai ser aguentar os 88 capítulos previstos. Lamentavelmente, será longa demais.

Não posso deixar de citar as ótimas interpretações de Daniel de Oliveira, Sophie Charlotti, Cássia Kis, Susana Vieira, Gabriel Leone e Natália do Vale. Antonio Caloni, apesar de fazer sempre vilão, é seguro e sabe o que faz. Renato Góes não é apenas um rosto bonito, é talentoso. O elenco desta novela, ops, supersérie, é muito bom.

Os Dias Eram Assim foi pensada para o horário das 18h (e até aqui, excluíndo cenas de sexo, tem perfil de novela das seis), no entanto, Silvio de Abreu (o diretor) viu nela algo que poderia dar certo às 23h e adiou a sinopse de Lícia Manzo (Jogo da Memória). Poderia ter dado certo, e estaríamos aplaudindo-o. Como deu errado... TV é assim, não tem como prever o sucesso. É compreensível.

Bárbara Reis e Gabriel Leone. Foto: Reprodução/Globo

A Força do Querer

Novela ótima, ágil e de bons personagens às 21h. É um sonho! Com Gloria Perez não se brinca. Égua! Valei-me! Se reclamar, o pau te acha. #Deboche

Que mulher!

Gente, Alinne Moraes precisa ser aplaudida. Em Rock Story, essa mulher está esplendida. Falando na novela da sete, cá entre nós: é quase perfeita.

É isso. Estou curtindo Os Dias Eram Assim? Para vocês, quais os prós e contras da supersérie da Globo? A Força do Querer está superando as expectativas? O que esperar de Rock Story nesta reta final? Haja Coração! Abraços e até o nosso próximo encontro.


Deixe o seu comentário