O Planeta TV

Remake: a falta de criatividade!

Por: Jeferson Cardoso

Remake: a falta de criatividade!

Minha opinião em relação à remakes gerou comentários. Pois bem, sou contra mesmo! Fui questionado porque considero Mulheres de Areia a melhor novela que já vi no horário das 18h e se não fosse o tal remake não teria como classificá-la como tal. É verdade, mas isto não faz com que mude de opinião. Vou explicar.

Na minha modesta opinião, remake é um sinal de falta de criatividade. E mais, novelas são épicas, ou seja, fazem sucesso em seu respectivo tempo. Na década de 80 e 90, os mocinhos dominavam as novelas, hoje em dia, quem comanda são os vilões. Não se sabe como será a preferência do público daqui a vinte anos, o que não garante o sucesso de um remake de A Favorita, por exemplo.

Cada novela já é um remake, pois a essência é a sempre a mesma. O que precisa-se são novas ideias, novos ares, uma nova motivação para que o público tenha gosto de acompanhar diariamente uma ficção.

Veja bem, não acho que o problema sejam os autores, muitos deles até tem ótimas ideias engavetadas, o problema são as emissoras. A Globo, pela segunda vez, solicita à Maria Adelaide Amaral uma adaptação de obras de Cassiano Gabus Mendes e insistem nas tramas de Benedito Ruy Barbosa às 18h, enquanto o autor tem uma sinopse inédita ignorada. Na Record, dispenso comentários, pois adaptar novela mexicanas é simplesmente um absurdo.

Mesmo contra, torço para que Maria Adelaide Amaral consiga repetir o sucesso de TiTiTi, bem como, Margareth Boury com a adaptação mexicana. Falando nisto, a tal "Cuidado com o Anjo", para quem gosta de vilania, deve se surpreender. São novelas que, confesso, não chamam a minha atenção, mas como noveleiro darei aquela espiadinha, quem sabe gosto e não acompanho até o final, não é mesmo?

Figuração

Quer dizer que Ana Hickmann é figurante de seu próprio programa? Coitada! Ainda tem a cara de pau de comemorar a audiência no Twitter. Tanto o programa de Ana quando o de Eliana são péssimos. Só registram audiência, quando a Globo exibe uma partida de futebol que o público de São Paulo ignora. A Record, para tentar salvar o Tudo é Possível, colocou o reality Troca de Família como quadro. Faça-me um favor, o público não é besta. Minha quereeeda, Ana Hickman, quem "explode" é o reality e não o conteúdo que seu programa apresenta.

Decepção

O Programa do Gugu é uma decepção. Não em termo de audiência, porque os índices que são apresentados estão sim dentro da previsto. Engana-se quem pensa que Gugu tem capacidade de alcançar mais que 10 a 12 pontos no horário mais acirrado da TV Brasileira. Pode até conseguir em dias de exceções, porém, sua média sempre oscilará nesta faixa. Mas, a decepção é em relação aos quadros e conteúdos apresentados. São ruins. A atração precisa de um novo fôlego, deveria começar mudando a direção. Por enquanto ficamos à espera da estreia de novos quadros.

Agradecimentos

Obrigado a todos que enviaram perguntas para Duca Rachid e Thelma Guedes. Vou selecionar algumas daqui. A entrevista será divulgada na próxima semana. Agradeço também pelo recorde de acessos que o site vem alcançando nos últimos dias. Na última semana superamos mais um. Sensacional! Muito obrigado.

No próximo tópico vamos discutir sobre o Vale a Pena Ver de Novo. Detalhe: a Globo praticamente já definiu qual será a substituta de Sinhá Moça. Aguardem!





Comentários (44) Postar Comentário

Jonathan Baltazar comentou:

Bem, sobre os remakes, é realmente é falta de criatividade mesmo. Aqui no Brasil isso é até comum, mas se você perceber, no México isso é quase um vício. Só pra vocês terem uma ideia estão no ar atualmente cinco remakes e/ou adaptações. ''Hasta que el dinero nos separe'' (adaptação da colombiana ''Hasta que la plata nos separe''), ''Los Exitosos Pérez'' (adaptação da argentina ''Los Exitosos Pells''), ''Corazón Salvaje'' (quarta adaptação da trama exibida em 1966, 1977 e 1993, esta última exibida no Brasil pela CNT em 1997 e pelo SBT em 2000 como ''Coração Selvagem''), ''Mar de Amor'' (remake da venezuelana ''María del Mar''), e ''Niña de mi Corazón'' (remake de ''Mi Pequeña Traviesa'', que aqui no Brasil foi adaptada pelo SBT em 2002, como ''Pequena Travessa''). Não tenho nada contra as novelas mexicanas, mas eu acho que em matéria de novelas originais, a Rede Globo dá um senhor banho em qualquer emissora de televisão.

Mas eu espero que esse remake de ''Ti-Ti-Ti'' faça sucesso, mas espero que tenha um outro título. Resta saber se Maria Adelaide Amaral vai acertar como em ''Anjo Mau''.

Layon comentou:

Falou tudo Jef! :feliz1: :feliz1: :feliz1: :feliz1: Sem comentários!

Vinicius comentou:

Pronto!Agora o Jeferson me deixou curioso sobre o próximo VPVN

César comentou:

Jeff obrigado pela sugestão da Patricia,estamos conversando e acertando detalhes...

Tenho duas perguntas à vc!
1-Vc sabe qual será o papel de Alessandra Negrini em Tititi?
2-Sobre o Jornal Nacional o q vc acha que acnteceu para ele marcar médias na casa dos 20 e tantos,quando antigamente chegava a picos de quase 50?é a credibilidade?

Lucas B. comentou:

Não vou entrar nessa questão de Remakes alguns valem a pena, outros são desnecessarios, mas vou falar de Alma Gêmea esse fenomeno que chegou ao fim nesta tarde já havia visto pela primeira vez e não perdi um dia novemente, que novela, que romance, que personagens fantasticos acho que não é exagero eu dizer que não terá mais novelas no seu horario com a sua qualidade e com sua audiencia isso tenho certeza pois o seu ultimo capitulo marcou 52 pts de média. Walcyr poderia fazer uma continuação dessa novela se passando nos dias atuais com quase os mesmos atores, seria uma espécie de Remake porem valeria a pena ver novemente, com outro final é claro.

Bruno Freitas comentou:

TiTiTi promete, só tem feras no elenco!!!
_

Ana Hickmann é a treva!!!
_

Qual será a próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo?? já quero saber ..rs... Sinha Moça é uma chatice que só! curiosoo por d++
_

Cama de Gato.. adoroo, a melhor, amo essa novela, essa semana a novela deu uma acalmada mais logo logo a Vevê vai estar de volta com suas maldades! xD
_

BBB10 está em alta, bombando.. quero que Michel e Dicesar vazem dali.. depois deles pode ir o Dourado, porque meu favorito é o Cadu! \o/
_

até qualquer horaa!
abç

Rafa Alves comentou:

Também acho que remakes são falta de criatividade, mas, nada melhor do que ver os primeiros capitulos e saber se a Maria mudou muita coisa, e conseguiu adaptá-la ao atual momento telvisivo, que como vc disse, é dos vilões, sem dúvidas.
Espero também a nova novela da record/televisa, que de acordo copm a sinopse (apresentada aqui no site) promete.
Cama de Gato chegando ao final, com capitulos de tirar o fôlego!
Quanto a proxima novela do VPVDN, estou curiosérrimo. Creio que será "Cobras e Lagartos", apesar de estar torcendo pra ser "Uga Uga" ou "Um anjo caiu do céu". Enquanto isso ficamos com a reprise de "Sinhá moça", que apesar de star passando pela 4° vez, é uma boOa novela!
Abraços e parabéns pelo blog pela milésima vez..=D

Marcos Aurélio comentou:

Quanto ao sucesso do site, nem precisa agradecer,um site informativo e interessante feito este dá gosto de acessar todos os dias! :fui1: Agora estou curioso para saber a possível e futura trama a ser reprisada no Vale a Pena. Eu acho que será Cobras e Lagartos ou O Profeta :sismado1:

João comentou:

Eu gosto desta versão de Sinha Moça. Acho que o elenco foi o diferencial. Destaques para Débora, Danton e Osmar.

Ti Ti Ti: Pelo que li sobre a novela não tem nada demais, mas é bem estilo das sete e com Jorge Fernando dirigindo um texto de Maria Adelaide, promete.

Passione: Também é minha paosta para 2010. afinal se a sonolente Viver a Vida dá 35 pontos, o que podemos esperar do sempre ágil Silvio de Abreu.

Vale a Pena Ver de Novo: Bom sem O Clone na disputa a escolhida deve ser Cobasr e Lagartos, mas também gostaria de Celebridade. Mas tinha uma história na net de que a Glob pretendia reprisar novamente Mulheres de Areia. Será?

Tempos Modernos = Única coisa oba nesta novela é que o Bosco Brasil nunca mais deve ganhar uma disputa por novela na Globo, não merece.

Jeferson: Já existe algum novo trabalho do Benedito e suas filhas engatilhado na Globo? A história da sinopse do Velho Chico é verdadeira?

Resposta Jeferson: Conforme disse no tópico, a Globo engavetou a sinopse do autor. Abs.

Iago comentou:

Além de eu nao ver nada de interessante em "remakes", também acho desnecessário reprisar qualquer novela em tempo superior a dois meses. Todas as novelas deveriam ser reapresentadas de forma supercompacta, pois em qualquer novela a "encheçao de linguiça" deve beirar os 50% da obra. Há produções, que, pela característica do autor , sao essencialmente desse naipe, como por exemplo a clássica "Terra Nostra"; esta nem precisa de dois meses numa reapresentação reeditada, pois só se via Ana Paula Arósio chorando e dando à luz e diálogos enfadonhos prá preencher capítulos, tramas arrastadas do nosso Benedito Ruy Barbosa. Os únicos grandes remakes que foram supersucessos foram as novelas de Ivani Ribeiro, porque alí tinha sempre uma boa história para se contar. Como voce diz, Jeferson, novelas tem sua historicidade, traduzindo, suas produções sempre refletem os hábitos de uma época. Então que sejam só reprisadas , nunca refeitas, pois esta nossa época precisa ser vista daqui a 20 anos também, para saberem no futuro tudo o que pensamos hoje!!!!

Veja também