O Planeta TV

"Que Rei Sou Eu?", o novelão de Cassiano Gabus Mendes

Por: Jeferson Cardoso

"Que Rei Sou Eu?", o novelão de Cassiano Gabus Mendes

O Canal Viva exibiu nesta sexta, ou melhor, madrugada de sábado, o último capítulo da maravilhosa "Que Rei Sou Eu?". Ainda estou assistindo ao capítulo 125, mas posso garantir: essa é uma das melhores novelas que já assisti.

Infelizmente, não tive o prazer de assistir muitas novelas do fabuloso Cassiano Gabus Mendes, vi apenas "Meu Bem, Meu Mau". Claro, os remakes (Anjo Mau e Ti Ti Ti) não contam. Refiro-me apenas às obras originais. Tenho muita vontade de ver "O Mapa da Mina", o que é praticamente impossível, uma vez que, não está nos planos da Globo em lançá-la em DVD e muito menos disponível nos acervos da Internet.

Enfim, "Que Rei Sou Eu?" é uma obra prima de Cassiano, com ótima uma ótima sinopse e um elenco primoroso. Edson Celulari, Claudia Abreu, Giulia Gam, Natália do Vale, Laerte Morrone, Jorge Dória e Tato Gabus Mendes brilharam. Não posso deixar também de destacar, os dois principais personagens: a Rainha Valentine (Tereza Rachel) e o Bruxo Ravengar (Antônio Abujamra). Nossa! Amadinhos, pense numa novela intrigante, dramática e engraçada. Essa sim é arretada!

Obrigado Canal Viva por reapresentar, na íntegra, esse novelão! Estou ansioso pelos próximos 60 capítulos.

E, nesta segunda (o certo é: madrugada de terça), às 0h15, outro novelaço entra em cena: "Rainha da Sucata". Com certeza, não perderei um só capítulo. Hei, eh-ô eh-ô! Eh-ô eh-ô! Me Chama que vou!

Salve Jorge

Estou decepcionado com essa novela de Gloria Perez. A única coisa interessante em "Salve Jorge" é a abordagem sobre o tráfico de pessoas. E só. Os núcleos paralelos são ruins. Giovanna Antonelli vem se destacando com sua personagem, a delegada Helô. Esse papel deveria ter um impacto maior, mas, ao mesmo tempo em que cresce na trama, é chato e bobo. O romance com Stênio (Alexandre Nero) já deveria ter deslanchado há muito tempo.

Enfim, na próxima semana, Jéssica (Carolina Dieckmann) será friamente assassinada por Lívia (Claudia Raia), que desponta como uma vilã.

O que será de "Salve Jorge" sem uma de suas melhores personagens? O que a autora ainda pretende explorar no tráfico? O tempo ruge e audiência ainda é pífia, só de 30,2 pontos na Grande São Paulo.

Lado a Lado

Depois de uma "eternidade" empacada, "Lado a Lado" surpreendeu o público com um ótimo capítulo nesta semana. Isabel (Camila Pitanga) finalmente descobriu que Constância (Patrícia Pillar) roubou o seu filho. A ira da mocinha rendeu à trama uma audiência recorde: 25 pontos. A Globo, milagrosamente, fez uma chamada do capítulo no intervalo de "Salve Jorge".

A boa audiência, no entanto, é mérito dos autores – João Ximenez Braga e Claudia Lage – , que escreveram um ótimo capítulo.

Muitos acreditavam que a partir daí a audiência da novela decolaria. Infelizmente, tudo voltaria ao normal no dia seguinte.

A minha opinião quanto a "Lado a Lado" é a mesma: os autores são bons, a produção é impecável, mas não curtir a segunda fase. Para mim, criou-se uma "barriga" enorme. Os núcleos paralelos também são fracos. Resumindo: já fui fã desta novela, hoje não sou mais. Isto não quer dizer que ela seja ruim, pelo contrário. Só não faz o meu tipo.

Gosto de novelas de época, mas não suporto novelas empacadas. Vide, "Felicidade", de Manoel Carlos, hoje em cartaz no Viva. É só uma questão de gosto!

Datas de estreias

Confira as datas de estreias dos próximos folhetins:

O Profeta, de Thelma Guedes e Duca Rachid – 25 de fevereiro
Em Nome do Pai, do Filho ou do Espirito Santo (chamarei assim até a definição do título ), de Walcyr Carrasco – 20 de maio
Sangue Bom, de Maria Adelaide Amaral e Vicente Villari – 22 de abril
Flor do Caribe , de Wather Negrão – 4 de março

Chiquititas

Estou surpreso com as contratações do SBT para o elenco de "Chiquititas". Guilherme Boury, Emílio Eric, Letícia Navas e Daniel Andrade foram os últimos nomes anunciados.

Se esse remake mantiver uma média de dez pontos, para o SBT é lucro. Enquanto isto, a Rede Record, sabendo da difícil missão na faixa das 20h30, tenta tirar a diferença no período vespertino. Por enquanto, com o péssimo "Programa da Tarde", consegue um empate com as milésimas reprises de novelas mexicanas.

Falando em reprise... "Jamais Te Esquecerei" tem alcançado apenas três pontos. Reforça a minha tese. O que será do SBT daqui a alguns anos, quando os acervos de reprises se esgotarem? Nem, a reprise de "A Usurpadora" consegue passar dos seis pontos. A situação da emissora de Silvio Santos é bastante crítica. O pior ainda está por vir.

Tiago Santiago na Globo?

Tiago Santiago estaria negociando com a Globo. No Twitter, o autor negou. Uma coisa é certa: a Rede Globo não paga multa rescisória para ter profissionais de outra emissora. Ela só negocia com determinado profissional quando o contrato acaba. Ou seja, se realmente Tiago for desejo dela, isto só será possível a partir de agosto, quando termina o vínculo do mesmo com o SBT.

Como todos sabem, sou fã de Tiago Santiago. Adorei "A Escrava Isaura" e a saga dos Mutantes, mas para integrar o time de autores da Globo, ele precisa elaborar tramas menos didáticas.

Na Globo, deixando o didatismo de lado, Tiago daria certo em "Malhação" ou no horário das 18h. Será?

BBB13

Aline, a participante do corpo blindado, foi eliminada com 77% do BBB13. Apontada como a peça chave do reality, a moça não agradou. Coitada, talvez consiga um emprego fixo no "Zorra Total". Se bem que a produção de Eliana, do SBT, adora um ex-BBB.

Sem a "dona-da-verdade", o Big Brother Brasil mantém bons índices de audiência (entre 23 e 27 pontos), exceto aos domingos. As brigas também continuam. Pelo prêmio de R$ 1,5 milhão, as máscaras dos participantes começam a cair.

Nasser, a meu ver, ainda é o melhor jogador. Se continuará sendo, não sei.

Fazenda de Verão

Rodrigo Faro assumiu que "Fazenda de Verão" é um fracasso de audiência. Para o apresentador, anônimo é coisa de Big Brother Brasil. O fato de ser produzido às pressas também influenciou.

Tão pouco preocupado com os números, Faro está rindo para as paredes. A edição extra de "A Fazenda" trouxe um lucro absurdo para a Record e, principalmente, para ele.

Gugu e suas mesmices

Neste domingo (20/01), o "Programa do Gugu" volta a ser exibido ao vivo. A única novidade da atração é a estreia do quadro "Quer Viajar Comigo?", que vai decidir quem acompanha o participante em uma viagem especial, por meio de uma disputa anunciada como "repleta de diversão". O horário de exibição continua sendo as 14h45, quinze minutos antes de Eliana.

Como a Globo começa a transmitir o Campeonato Paulista, que normalmente começa com baixos índices de audiência, Eliana e Gugu se beneficiarão. Um deles, certamente, alcançará picos de dois dígitos concorrendo com o futebol. Que vença o menos pior.

Tchau!





Comentários (57) Postar Comentário

Breno comentou:

Olá Jefferson,

Não vi 'Que rei sou eu', mas provavelmente verei 'Rainha da sucata'. Ouço falar muito bem dos dois folhetins e espero não me arrepender e acho pouco provável que isso aconteça.

'Salve Jorge' anda em círculos, infelizmente. As vezes dá a impressão de que a autora faz pouco de seus telespectadores e não os respeita. Sim, não os respeita. Os autores desse horário tem quase dois anos para desenvolver uma sinopse que agrade o público e se mostre interessante e isso não aconteceu na atual novela de Glória Perez. São inúmeros erros já discutidos antes, mas sem dúvida, depois de alguma análise, o maior de todos eles seria o rodeio em que se encontra sua espinha dorsal, sua trama principal. É um tema importante e sério, contudo, mal abordado.

'Lado a Lado' ficou eletrizante durante DOIS capítulos dessa semana, o de quarta feira e o de quinta feira, e não só o de quarta como você disse. A impressão que nós tivemos é que você não viu a novela na quinta feira e supos que ela tinha voltado a sua normalidade por conta do ibope. Essa impressão é clara quando você diz que não acompanha mais a novela e, sendo assim, não deveria criticar um capítulo em que nem sequer tenha visto. A novela realmente perdeu a agilidade desses dois capítulos mencionados, para ser mais exato em seu capítulo exibido ontem.

Acho pouco provável que Tiago Santiago assine com a Globo. Não acredito que seja do interesse da emissora ter trabalhos desenvolvidos por ele.

Bom final de semana, Jefferson. Aguardando o novo Planeta TV!


Jeferson Cardoso respondeu:

Breno, fui telespectador assíduo de Lado a Lado, não sou mais. Isto não quer dizer que não a vejo mais. Fiquei, e ainda estou, frustrado com a segunda fase. Só isto!!! Acompanhemos o desenrolar dos capítulos "barrigudinhos". Rsrsrsrs


alf comentou:

estranho vc twitter e so elogios a Salve e aqui diz contrario
sobre datas novelas suas esta todas erradas
11/03 ta site da Globo e Guerra 08/04


Jeferson Cardoso respondeu:

Elogios? Hummm, cite-os!!!


Jackson Rodrigues Silva comentou:

Sobre as estreias, só vamos ter certezas de datas no final do próximo mês, no mais, sigo com os meus palpites. Por favor, não leve isto á sério, uma vez que são apenas opiniões pessoais, mais sobre o fim de Salve Jorge, a única data cabível para o término é o dia 31 de maio. Sobre o BBB, concordo que Nasser está se comportando muito bem como jogador, e ainda acredito que ele e Dhomini irão protagonizar batalhas homéricas pelo R$ 1,5 milhão.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gloria Perez afirma que sua novela terminará com os previstos 179 capítulos. As datas são as informadas, se houver alterações, certamente, avisarei.


Rafael comentou:

Lado a lado amadinho é a melhor novela em cartaz não importa sua audiência quanto a SJ tá meio chata realmente precisa melhorar muito quanto a vc se decida uma hora a novela é boa uma hora é ruim quem vai te etender assim vc deixa seu leitores loucos :descabelado1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahaha. Há dois meses me desiludi com Lado a Lado. Mantenho essa postura, não mudei de opinião não. Nunca disse que é uma novela ruim. Longe disto. Apenas não curti a segunda fase. Simples assim.


Lucas Fernando Gorges comentou:

E ae manolo, as novelas de antigamente eram bem melhores, aliás nem de "tão" antigamente até hoje estou com saudades de "Chamas da Vida" isso sim era novela.

Gugu :gretchen2: vai dar na mesma, o programa é ruim, culpa do diretor e do proprio apresentador.

Fazenda de Verão é chata. E ponto :chega:

Mais o que ta pegando bem é a Band, se não fosse aquele pastor ás 20h30 a programação da noite iria bombar. :clodovil2:

Falando na Band, o Zoo é o Vídeo News com vinhetas bonitas. #trágico

Valew fera

=D

Lucio Linhares comentou:

Sem dúvida nenhuma a novela "Que Rei Sou Eu?" foi a meu ver uma das melhores novelas do saudoso autor Cassiano Gabus Mendes, o rei do horário das sete, da Globo, depois de sua morte em 93, o horário das 7, jamais foi o mesmo, suas novelas eram humor e drama na medida certa, um exemplo foi o remake de TiTiTi e Anjo Mau, adaptados por outra mestra Maria Adelaide Amaral, depois que Tato Gabus fez o mendigo Pichot, nunca mais interpretou um papel bom na Rede Globo, Um pena! Acho que ao invés de Rainha da Sucata, a Globo deveria reprisar "Amor com Amor se Paga", da mestra Ivani Ribeiro ou Hipertensão da mesma autora, aposto que a audiência se manteria, não desmerecendo Rainha da Sucata, que foi uma EXCELENTE novela, Acho que um remake jamais daria certo desta novela "Que Rei Sou Eu?", não vejo outros atores interpretanto por exemplo: Ravengar(Antonio Abujamra) e a Rainha Valentine(Tereza Rachel), foram interpretações memoráveis e inesquecíveis, não caberia a outros personagens essas estupendas interpretações, mas já que estão fazendo remake de tudo, acho que esses papéis seriam brilhantemente interpretados por Marieta Severo ou Fernanda Montenegro e a Ravengar caberia mesmo a Luis Mello, que é muito bom como ator e se encaixaria no personagem, mas mesmo assim as comparações seriam inevitáveis a meu ver... Veja Guerra dos Sexos, esse remake a meu ver também é um fiasco, porque Fernanda Montenegro e Paulo Autran, ficaram memoráveis nestas personagens, nada a ver a interpretação de Irene Ravache e Toni Ramos, estão muito caricatos, esse remake é bem ruinzinho, uma pena!!! O que você acha Jefferson,?Um abraço e a cada dia este espaço está ótimo!!! Parabéns!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Lúcio, concordo. O problema quanto a um possível remake de Que Rei Sou Eu? seria o elenco. Espero que a Globo preserve esta obra, assim como Tieta. Remakes delas, jamais! Amém! Rsrsrsrs


Gilmar JM comentou:

No dia que a Record com o seu milionário Programa da tarde vencer o SBT conversamos. São várias as novelas que começaram à tarde com 3, 4 pontos e depois passaram dos 5. A usurpadora sendo exibida pela quinta vez e ainda dá 5, 6 pontos é um feito. O SBT tem trunfos acredite, novelas inéditas mexicanas podem vir. Eu acho que a emissora não deve mexer nas suas tardes que mesmo infrentando algum problema de vez enquanto segue na vice há uns 3 anos desde a estreia das novelas. Chiquititas também me surpreende pelo bom elenco que o SBT vem contratando. Lado a lado continua muito boa, é a melhor no ar. E o capítulo de quinta para mim foi o melhor da semana. Guerra dos S também está boa. Salve Jorge é que está triste, o Theo então só faz irritar agente. Depois de rir da Morena sobre o trafico e contar para tudo mundo na casa dela o que ela disse tenho dó dela, pois ela não pode contar com ninguém. Tiago Santiago teria mesmo que recomeçar lá na Globo em Malhação e já que deram a próxima temporada pro Boninho, acho que tudo pode acontecer. Mas vamos ver eu ainda acho que o SBT acerta a renovação com ele, é claro, com um contrato melhor para ambas as partes.


Jeferson Cardoso respondeu:

No fundo, acredito que Tiago voltará para a Record. Rsrsrs


Paulo comentou:

Olá. Não ligo para o sucesso e audiência e sim uma boa história. Lado a Lado mexe comigo, desperta sentimentos. Sua história central é maravilhosa. Que rei sou eu? é fantástica, assisti quando foi ao ar e continua atual.


Jeferson Cardoso respondeu:

É uma novela bonitinha, mas acho que caminha devagar. Tudo bem que é de época, mas deveria ser um pouco mais ágil. Enfim, gosto é gosto. Conheço pessoas que adoram esta novela. Rsrss


Jackson Rodrigues Silva comentou:

Bom, se é isto então... Agora, frente ao o que está sendo apresentado, Salve Jorge teria este esticamento que é o único que autora aceitaria, porque, do contrário, a novela de Walcyr Carrasco ultrapassará os 200 capítulos uma vez que sua sucessora (de Manoel Carlos) está prevista para o início de 2014. Jeff, na sua opinião qual será a novela das 23h no ano que vem? Cada vez mais acho que será Dancin Days, uma vez que seu autor, Gilberto Braga, já manifestou seu interesse de reescrever a história. Com a iminente aposentadoria de Manoel Carlos e Gilberto Braga, e com Silvio de Abreu revisitando sua obra ás 19h, quais nomes você apostaria para ás 21h?


Jeferson Cardoso respondeu:

Deve ser Dancin Days mesmo.


Arthur M. comentou:

Olá Jeff, faz tempo que não comento aqui, mas não abandonei o espaço. Estava viajando. Quando voltei, me surpreendi com a sua foto: Era exatamente assim que eu imaginava que você fosse! Eu também tenho muitas fotos com artistas, gosto de tietar nas saídas de teatros! Hahaha :vibracao1:

Indo diretamente ao ponto, gostaria de dizer que eu adoro Salve Jorge. Tudo bem que tem excesso de personagens, e algumas tramas não desenvolvidas, mas a novela me agrada com a luta de Morena, as mentiras de Berna e o romance de cão e gata de Stênio e Helô. O que eu não suporto é o Ziah e a Bianca!! Espero que não voltem nunca mais.

"Em Nome do Pai, do Filho, Ou do Espírito Santo" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK quase morri de rir cara. Mas acho que essa novela vai ser boa. (Só acho, eu sempre tenho uma opinião sobre uma novela antes de estrear que muda muito depois que a trama começa)

Eu tinha abandonado Lado a Lado. Tava chato demais. Parece que agora melhorou. Eu gosto dessa novela, mas ela deveria ser contada em 90 capítulos. É o suficiente... Mas como Claudia Lage e João Ximenes conseguem criar uma trama tão empacada em 137 caps.? :carminha2:

Pra finalizar, assistindo o capítulo de quinta eu acho de Carrossel, 90% das cenas era dos meninos falando mal das meninas e vice-versa. A trama faria jus ao titulo de "Guerra dos Sexos Kids". A novelinha infantil pode não ser um novelão, mas é mais interessante que Guerra dos Sexos da Globo. Bem mais interessante....... :gretchen2:

Pra 2013 espero que Flor do Caribe não seja empacada que nem Araguaia, que Saramandaia seja outro novelão das 11, que Em nome de Alguém sejá dinâmica e Sangue Bom seja divertida e irreverente como Cheias de Charme e TiTiTi!!! :sorridente1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Arthur, Lado a Lado melhorou bastante. O capítulo deste sábado, por exemplo, estava interessante. Parece que a novela resolveu andar nesta resta final. Rsrsrs


Veja também