O Planeta TV

QUAL SERÁ O DESTINO DE ANA HICKMANN NA RECORD?

Por: Jeferson Cardoso

QUAL SERÁ O DESTINO DE ANA HICKMANN NA RECORD?

Não satisfeita com a vice-liderança aos domingos, a Rede Record prepara mudanças. Afinal, como se sabe, os diretores da emissora estão desesperados tentando entender o óbvio. Por que o SBT recuperou, ou melhor, está retomando o seu lugar? Porque o público não gosta de perder tempo com emissoras amadoras, que não priorizam o respeito. A programação da Rede Record sempre foi uma baderna e continuará sendo até que contrate alguém que realmente entenda de televisão.

O clima nos bastidores da Record é tenso, muito tenso. Internamente, o clima azedou quando a emissora decidiu cortar as horas extras dos funcionários. Publicamente, quando a mídia começou a divulgar a aproximação do SBT, que deve fechar o mês de dezembro empatado na vice. Em desespero, sem se preocupar em analisar o porquê da situação, os diretores da Record – que não esquecem a Globo – decidiram investir no "Hoje em Dia" para tentar barrar o programa de Fátima Bernardes. Enquanto isso, o SBT, quietinho, come pelas beiradas, conquista a liderança e tem a certeza que será a única emissora a investir na criançada no horário matutino. Mas voltamos à Rede Record. Vejam bem, meus caros, a emissora criou um mal-estar ao sondar a volta de Ana Hickmann para o "Hoje em Dia". A apresentadora, que depois de certo período se adaptou ao "Tudo é Possível", é surpreendida com um convite para deixar o dominical.

Não sou fã do "Tudo é Possível", mas tirar Hickmann da atração é uma hipótese grotesca. Não quero acreditar mas, como tudo que se trata da Record, podemos imaginar o pior. Eles só fazem besteira. São patéticos.

Hickmann, chateada, estaria disposta a deixar a emissora e os profissionais do "Hoje em Dia" estão apreensivos, sabendo que o programa passará por uma grande reformulação e até demissões.

O nome de Luciana Gimenez seria uma opção para substituir Hickmann no "Tudo é Possível". Parece piada, mas não é. O convite teria sido feito, meu Deus!

Quem é o responsável por toda essa confusão? Gente, só mesmo um desorientado para trocar o certo pelo duvidoso e mexer em time que está ganhando. Que eu sabia, o domingo é o único dia que a Record ainda tem uma pequena vantagem sobre o SBT. Pra que mexer no "Tudo é Possível"?

Gimenez seria uma boa alternativa para o "Hoje em Dia". Sim, explico. Qualquer nome que substitua Gianne Albertoni é uma excelente opção.

Enfim, vamos aguardar o desfecho desta situação vergonhosa.

O segredo de Tereza Cristina

Olha o que o Mago, digo, Aguinaldo Silva, diz sobre o segredo de Tereza Cristina no site oficial de "Fina Estampa": "Como uma psicopata que ela pensa que é. Pensa que é? Isso mesmo, o comportamento de Tereza Cristina tem a ver com o tal segredo do passado dela, que é na verdade um falso segredo, porque o verdadeiro só será revelado no último capítulo. Tereza Cristina vai ficar cada vez mais louca, porque acha que este é o seu destino - enlouquecer... Até que, no final, ela descobrirá que estava enganada".

Se eu entendi bem, Tereza Cristina está enganada com seu próprio segredo. Tia Íris deve estar por trás desse segredo e só está tirando proveito de sua queridíssima sobrinha. Danada!

Quanto ao amante de Crô, tudo indica que é Álvaro. Ele descobrirá o segredo da vilã e pode está com os seus dias de vida contados. E como o amante Crô será revelado ao morrer... Vamos aguardar, até mesmo porque isto pode ser uma pista falsa, uma vez que Álvaro pode não revelar o que descobriu e outro personagem morrer em seu lugar.

Vamos aguardar os próximos capítulos desta novela macabra, divertida, fantástica, estupenda, maravilhosa, surpreendente e emocionante. Exagero não é? Pode ser para quem não é fanático nela como eu.

Não deu!

Não sei se gosto ou se desgosto de "Aquele Beijo". A novela é boa, mas a sua simplicidade incomoda. É uma trama parada no tempo, sem grande apelo emocional. A comédia é o seu ponto forte, também pudera, o horário exige isto.

Criei uma expectativa com esta novela quando soube que teria 150 capítulos. Esperava que Miguel Falabella escrevesse uma novela dinâmica e acima de tudo romântica. Nada disto acontece.

Nesta semana, a novela ganhou um novo ritmo. Uma série de acontecimentos, nada extraordinário que prenda o telespectador, mas que já é um avanço. O autor só deve ficar atento com o calendário. Preparar reviravoltas em semanas atípicas é o mesmo que nada. Isto, seguindo o óbvio, se faz dias antes.

Em sumo, "Aquele Beijo" merece a audiência pífia que vem registrando. Ou será que a média de 26 pontos é motivo para comemoração? Não é mesmo!

60 anos de dramaturgia

Na última quinta (21/12), a telenovela completou 60 anos. Felizmente, acompanho este universo há 18 anos. Foram tantas emoções...

Nesse dia acompanhei as entrevistas de Silvio de Abreu na Rádio Jovem Pan e Lauro Cesar Muniz no UOL. Nada mais prazeroso que ouvir craques analisando o universo que tanto amo.

Lauro falou pouco, mas o pouco que disse chamou a minha atenção. Criei uma expectativa muito grande em torno de "Máscaras". Sei que não vou me decepcionar porque conheço o estilo do autor. Adorei "Cidadão Brasileiro" e "Poder Paralelo" e, certamente, ficarei 11 intermináveis meses acompanhando a nova novela da Record. Ele disse que "Máscaras" será focada na nova classe média. Será que eles conseguirão acompanhar o ritmo frenético do autor? Por que me preocupo tanto com a aceitação do público, a chamada audiência? Porque ela reflete e até prejudica os rumos de uma novela.

O ano de 2011 foi ótimo para nossa dramaturgia, o de 2012 pode ser ainda melhor. Que venha "Guerra dos Sexos", "Máscaras", “Avenida Brasil", "Marias do Lar" e "Amor, Eterno Amor".

Prévias do Feriado

Fim de semana atípico. Confira o desempenho das novelas na antevéspera de natal:

Fina Estampa – 35
Aquele Beijo – 23
A Vida da Gente – 19
Rebelde – 7
Vidas em Jogo – 9
Marimar – 6

As últimas das seis

Atendendo aos pedidos, segue um comparativo de audiência do horário das seis, considerando a mesma quantidade de capítulos de "A Vida da Gente" (76 capítulos, até a última quinta (22/12):

A Vida da Gente – 22,0
Cordel Encantado – 25,2
Araguaia – 21,5
Escrito nas Estrelas – 26
Cama de Gato – 23,4
Paraíso – 23,5

Contra fatos não há argumentos!!!

Por hoje é só! Até o próximo post, provavelmente na quinta (29), onde publicarei o meu "Melhores do Ano" e o ranking oficial do horário das 18h e 19h.

Melhor novela: "Fina Estampa" ou "Cordel Encantado"? Difícil e cruel escolha, mas não ficarei em cima do muro. Aguardem!

Um feliz Natal a todos! \o/





Comentários (39) Postar Comentário

Pedro comentou:

Minha novela favorita deste ano foi O ASTRO e ponto final.

Tiagoo comentou:

SALVE SALVE!!!.....NAO ME RECORDO dE VC MARRETANDO TANTO ARAGUAIA QTO AO IBOPE.....PELA COMPARAÇAO ELA TEM MENOS AUDIENCIA QUE a VIDA DA GENTE....UHUUUU...e mesmo assim nao foi vista como um fracasso!!!

Lembro tbm que CAMA de GAtO foi uma espetacular surpresa, novela agil.......mas mesmo assim a audiencia nao foi tao surpreendente! Estranho nao???

Entao é isso, os pontos no ibope valem muito, mas nao é só isso que mostra que a novela é um sucesso....claro que o ibope é fundamental...mas os comentarios, o dia a dia, os acessos na net, tudo isso faz parte da NOVA audiencia,

Acho a record uma porcaria, vender fé, vender espaço no ceu nao cola...
Aposto tanto no sucesso de galisteu....ele tem talento, mas nao emplaca no ibope....ele tem agilidade, sabe fazer ao vivo, e alem de tudo tem carisma! que venha o Muito mAIs Galisteu.....mesmo que seja com 2 pontos....rsrsrsrs

Pelo amor d DEUS, colocar o GORDO, BOBO, sem graça do Andre marques nas tardes da GLOBO é querer ter 8 pontos...e perder pro casos de familia...
o barco vai afundar, claro...!
Luciana Gimenez na record...tadinha, ela é pessima, mas nao merece isso....record é horrenda!!!

Se a globo nao renovar, sair da mesmice, vai perder feio nas tardes.....filme e malhaçao ja era...


Jeferson Cardoso respondeu:

Tiagoo, sempre disse que Araguaia era um fracasso. Quanto a Cama de Gato sempre lamentei a sua baixa audiência. Terminou com uma média de 24 pontos, que eu ainda considero baixa, mas foi um novelão.


Matheus H. comentou:

Realmente é PATÉTICO essa situação de Ana Hickmann com os Bispos! Pra quê mexer na loira que demorou tempos e tempos para achar o tom de sua apresentação e "se encontrar" com o programa, que hoje já está começando à andar nos trilhos para retrosceder? E o pior, de onde ela saiu?! Tenha paciência com tanta burrice assim viu!

Eles não perceberam que se apostassem em algo "Novo" (Não digo lançamento, mas algo que surpreenderia, como o caso de Gimenez) e "CERTO", assim como a Globo fará com a Fátima, eles não sairiam perdendo tanto, não é mesmo? Gianne deveria ter outro rumo, sério, aliás, não sei o motivo de terem colocado ela lá, sendo que Ticiane Pinheiro daria conta do recado... Mas enfim, a resposta é uma só: A RECORD SÓ VAI TOMAR JEITO QUANDO OS BISPOS DEIXAREM O COMANDO, PARAREM DE FICAR BRINCANDO DE TV E VENDEREM PARA ALGUÉM QUE ENTENDA E AÍ SIM, QUEM SABE CONSOLIDAR NA VICE E AMEAÇAR A LÍDER!

Fina Estampa: Não vejo, é o que eu sempre disse: Não gosto das novelas do Aguinaldo, não sei o porque...

Aquele Beijo: Outro autor que não me surpreende. A trama é completamente chata, sem acontecimento algum, até parece umas do Maneco, só que com uma pitada de Zorra Total (Brincadeira, não precisava descer tanto o nível assim né?!)

A Vida da Gente: Tá a novela é bonitinha, a cenografia é linda, mas a história não é do nível das outras partes que compõe a novela. Aliás, pior que ela são esses fãs dizendo que não é um fracasso em audiência sendo que os dados não mentem... Ou mentem, já que não podemos confiar NUNCA no Ibope, bom, mas esse é um outro assunto.

:tchauGrazi:

Henrique comentou:

Fina Estampa é uma novela que deu um UP no horário das 21h conseguindo se manter acima dos 40 , mas a ser um "novelão" ainda está muito mais muito distante...Se fosse dar uma nota , daria nota 7. Pra mim "Paraíso Tropical" e "A favorita" ainda estão uns 10 níveis acima de "Fina Estampa".

Rodrigo comentou:

Analisando os índices, o grande fracasso do momento é "Aquele Beijo" que registra 26 pontos de média, ficando 4 pontos abaixo da média mínima requisitada pela emissora que é de 30 pontos e ainda recebe de "A Vida da Gente" com 22 pontos, já "A Vida da Gente" recebe de "Malhação" com 13 pontos.

Jeferson, essa novela Made in Mexico, "Marias do Lar", você já teve acesso a sinopse dela? Tenho a impressão que ela será um remake de "Três Irmãs" na versão das três empregadas domésticas.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rodrigo, não sei nada sobre a novela. Só o que saiu na mídia e não vem chamando a minha atenção. Sei não heim...


Rodrigo Nunes comentou:

''Gimenez seria uma boa alternativa para o "Hoje em Dia". Sim, explico. Qualquer nome que substitua Gianne Albertoni é uma excelente opção.'' Particularmente, amei isso! Concordo plenamente. A Gianne não está e nunca estará apta para nada. Como atriz, uma árvore. Como apresentadora, uma lástima. Já em relação ao Tudo é possível, eu não assisto. Não gosto da forma que a Ana conduz o programa. Aliás, a considero uma péssima apresentadora. A voz da Ana me dói os nervos.

Vlad comentou:

Jeff, nunca comentei sobre isso, mas, indo de encontro a tantas afirmações de nem sempre o ibope reflete a popularidade de um programa, voce não acha que A Grande Família tem uma repercussão tão pequenas nas ruas, na mídia para uma audiencia ainda entre as cinco melhores da Globo??Embora esteja caindo... Um abraço e Feliz Ano Novo!!


Jeferson Cardoso respondeu:

A mídia sempre foca em novos lançamentos. Eles precisam vender, mas A Grande Família é ainda um grande sucesso de audiência e repercussão. No entanto, concordo que mais uma temporada para ela seria de bom tamanho. Rsrsrs.


Vlad comentou:

Concordo com Henrique, do Rio de Janeiro. FE é a maior audiencia desde 2007 mas não é melhor que A Favorita e Paraiso Tropical. Pena que é o público quem decide isso nos medidores eletrônicos do Ibope... Vá entender...

Douglas comentou:

60 anos de teledramaturgia brasileira!
Novela é bicho bom viu! há 60 anos emocionando o público. Em sinal do meu carinho e admiração por todos esses profissionais responsáveis por prestar serviços tão relevantes a nós brasileiros, nos presenteando com magníficas histórias, que muitas vezes ocasionam mudanças diretas em nossas vidas é que eu digo que todos nós somos felizes culturalmente.

Viva "A Vida da Gente", viva "Aquele Beijo", viva "Fina Estampa", viva todas as tramas que estão no ar atualmente e outras que fizeram e aconteceram no passado. Viva todos esses roteiros peculiares, viva as diferenças. Parabens.

Excelente Natal a todos, que a paz de Jesus estejam presente na vida de cada um de vcs planetários. E a vc jeff que Ele continue sempre iluminando: vc, o site e esse espaço tão democrático.

Feliz Natal.


Jeferson Cardoso respondeu:

Douglas, muito obrigado. Valeu mesmo! =D


Gilmar JM comentou:

Acho que embora infantil, Carrossel que o Sbt vem preparando, também deve ser um grande destaque na teledramaturgia em 2012. Estou gostando também das chamadas da antiga nova novela Corações Feridos, vou ver. Aliás adoro o que vem do mexico. Por ordem minhas tramas preferidas no ar são: Marimar, A vida da gente, Aquele Beijo e Fina Estampa. Não sei explicar, mas o humor ácido do Miguel me atrai. E quanto a Fina Estampa, acho sim que supera e muito suas antecessoras, pelo menos no que tange à chaterríma Viver a vida, Passione e Insensato Coração. Minha opnião. Jeff Cardoso, acertei agora, me responda se for possível: O Tom acertou com o Sbt e o grande diretor Nilton Travesso você sabe se realmente assumirá a teledramaturgia do canal em 2012? Obrigado e Abraços.


Jeferson Cardoso respondeu:

Tom está tentando ir para a Globo com a ajuda de Faustão e do Rei Roberto Carlos. ;)


Veja também