O Planeta TV

QUAL SERÁ O DESTINO DE ANA HICKMANN NA RECORD?

Por: Jeferson Cardoso

Não satisfeita com a vice-liderança aos domingos, a Rede Record prepara mudanças. Afinal, como se sabe, os diretores da emissora estão desesperados tentando entender o óbvio. Por que o SBT recuperou, ou melhor, está retomando o seu lugar? Porque o público não gosta de perder tempo com emissoras amadoras, que não priorizam o respeito. A programação da Rede Record sempre foi uma baderna e continuará sendo até que contrate alguém que realmente entenda de televisão.

O clima nos bastidores da Record é tenso, muito tenso. Internamente, o clima azedou quando a emissora decidiu cortar as horas extras dos funcionários. Publicamente, quando a mídia começou a divulgar a aproximação do SBT, que deve fechar o mês de dezembro empatado na vice. Em desespero, sem se preocupar em analisar o porquê da situação, os diretores da Record – que não esquecem a Globo – decidiram investir no "Hoje em Dia" para tentar barrar o programa de Fátima Bernardes. Enquanto isso, o SBT, quietinho, come pelas beiradas, conquista a liderança e tem a certeza que será a única emissora a investir na criançada no horário matutino. Mas voltamos à Rede Record. Vejam bem, meus caros, a emissora criou um mal-estar ao sondar a volta de Ana Hickmann para o "Hoje em Dia". A apresentadora, que depois de certo período se adaptou ao "Tudo é Possível", é surpreendida com um convite para deixar o dominical.

Não sou fã do "Tudo é Possível", mas tirar Hickmann da atração é uma hipótese grotesca. Não quero acreditar mas, como tudo que se trata da Record, podemos imaginar o pior. Eles só fazem besteira. São patéticos.

Hickmann, chateada, estaria disposta a deixar a emissora e os profissionais do "Hoje em Dia" estão apreensivos, sabendo que o programa passará por uma grande reformulação e até demissões.

O nome de Luciana Gimenez seria uma opção para substituir Hickmann no "Tudo é Possível". Parece piada, mas não é. O convite teria sido feito, meu Deus!

Quem é o responsável por toda essa confusão? Gente, só mesmo um desorientado para trocar o certo pelo duvidoso e mexer em time que está ganhando. Que eu sabia, o domingo é o único dia que a Record ainda tem uma pequena vantagem sobre o SBT. Pra que mexer no "Tudo é Possível"?

Gimenez seria uma boa alternativa para o "Hoje em Dia". Sim, explico. Qualquer nome que substitua Gianne Albertoni é uma excelente opção.

Enfim, vamos aguardar o desfecho desta situação vergonhosa.

O segredo de Tereza Cristina

Olha o que o Mago, digo, Aguinaldo Silva, diz sobre o segredo de Tereza Cristina no site oficial de "Fina Estampa": "Como uma psicopata que ela pensa que é. Pensa que é? Isso mesmo, o comportamento de Tereza Cristina tem a ver com o tal segredo do passado dela, que é na verdade um falso segredo, porque o verdadeiro só será revelado no último capítulo. Tereza Cristina vai ficar cada vez mais louca, porque acha que este é o seu destino - enlouquecer... Até que, no final, ela descobrirá que estava enganada".

Se eu entendi bem, Tereza Cristina está enganada com seu próprio segredo. Tia Íris deve estar por trás desse segredo e só está tirando proveito de sua queridíssima sobrinha. Danada!

Quanto ao amante de Crô, tudo indica que é Álvaro. Ele descobrirá o segredo da vilã e pode está com os seus dias de vida contados. E como o amante Crô será revelado ao morrer... Vamos aguardar, até mesmo porque isto pode ser uma pista falsa, uma vez que Álvaro pode não revelar o que descobriu e outro personagem morrer em seu lugar.

Vamos aguardar os próximos capítulos desta novela macabra, divertida, fantástica, estupenda, maravilhosa, surpreendente e emocionante. Exagero não é? Pode ser para quem não é fanático nela como eu.

Não deu!

Não sei se gosto ou se desgosto de "Aquele Beijo". A novela é boa, mas a sua simplicidade incomoda. É uma trama parada no tempo, sem grande apelo emocional. A comédia é o seu ponto forte, também pudera, o horário exige isto.

Criei uma expectativa com esta novela quando soube que teria 150 capítulos. Esperava que Miguel Falabella escrevesse uma novela dinâmica e acima de tudo romântica. Nada disto acontece.

Nesta semana, a novela ganhou um novo ritmo. Uma série de acontecimentos, nada extraordinário que prenda o telespectador, mas que já é um avanço. O autor só deve ficar atento com o calendário. Preparar reviravoltas em semanas atípicas é o mesmo que nada. Isto, seguindo o óbvio, se faz dias antes.

Em sumo, "Aquele Beijo" merece a audiência pífia que vem registrando. Ou será que a média de 26 pontos é motivo para comemoração? Não é mesmo!

60 anos de dramaturgia

Na última quinta (21/12), a telenovela completou 60 anos. Felizmente, acompanho este universo há 18 anos. Foram tantas emoções...

Nesse dia acompanhei as entrevistas de Silvio de Abreu na Rádio Jovem Pan e Lauro Cesar Muniz no UOL. Nada mais prazeroso que ouvir craques analisando o universo que tanto amo.

Lauro falou pouco, mas o pouco que disse chamou a minha atenção. Criei uma expectativa muito grande em torno de "Máscaras". Sei que não vou me decepcionar porque conheço o estilo do autor. Adorei "Cidadão Brasileiro" e "Poder Paralelo" e, certamente, ficarei 11 intermináveis meses acompanhando a nova novela da Record. Ele disse que "Máscaras" será focada na nova classe média. Será que eles conseguirão acompanhar o ritmo frenético do autor? Por que me preocupo tanto com a aceitação do público, a chamada audiência? Porque ela reflete e até prejudica os rumos de uma novela.

O ano de 2011 foi ótimo para nossa dramaturgia, o de 2012 pode ser ainda melhor. Que venha "Guerra dos Sexos", "Máscaras", “Avenida Brasil", "Marias do Lar" e "Amor, Eterno Amor".

Prévias do Feriado

Fim de semana atípico. Confira o desempenho das novelas na antevéspera de natal:

Fina Estampa – 35
Aquele Beijo – 23
A Vida da Gente – 19
Rebelde – 7
Vidas em Jogo – 9
Marimar – 6

As últimas das seis

Atendendo aos pedidos, segue um comparativo de audiência do horário das seis, considerando a mesma quantidade de capítulos de "A Vida da Gente" (76 capítulos, até a última quinta (22/12):

A Vida da Gente – 22,0
Cordel Encantado – 25,2
Araguaia – 21,5
Escrito nas Estrelas – 26
Cama de Gato – 23,4
Paraíso – 23,5

Contra fatos não há argumentos!!!

Por hoje é só! Até o próximo post, provavelmente na quinta (29), onde publicarei o meu "Melhores do Ano" e o ranking oficial do horário das 18h e 19h.

Melhor novela: "Fina Estampa" ou "Cordel Encantado"? Difícil e cruel escolha, mas não ficarei em cima do muro. Aguardem!

Um feliz Natal a todos! \o/



Deixe o seu comentário