O Planeta TV

Próxima das 21h deve resgatar público com drama, mistério e amor

A Lei do Amor tem todos atributos que determinam o sucesso de uma novela.

Por: Jeferson Cardoso

Eu sou maior do que era antes
Estou melhor do que era ontem
Eu sou filho do mistério e do silêncio....
Vem aí #ALeiDoAmor 

Vem aí um dos maiores sucessos - de audiência e de repercussão – desde Império. Digo isso sem medo de errar. A Lei do Amor tem todos os ingredientes que são necessários para o sucesso de uma novela.

Inicialmente, A Lei do Amor seria exibida na faixa das onze. Após ler a sinopse, Silvio de Abreu viu que daria uma ótima novela das nove, e fez o convite à Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari (dupla de sucessos como Tititi e Sangue Bom). Os autores toparam o desafio e tiveram a sorte do folhetim ser adiado, já que substituiria A Regra do Jogo. Contrariando Silvio de Abreu, Carlos Henrique Schroder – diretor geral da Globo – convocou Benedito Ruy Barbosa como uma chance de alternância de cenário e uma possibilidade de recuperar os 30 pontos de audiência no horário nobre.

O adiamento permitiu que Adelaide e Villari fizessem um trabalho mais rico, e eles criaram um pequeno prólogo (de 4 capítulos) para apresentar a história.

A seguir, um breve resumo dos primeiros capítulos:

Pedro (Chay Suede/ Reynaldo Gianecchini) e Helô (Isabelle Drummond/ Claudia Abreu) se apaixonam, mas não conseguem ficar juntos. Na primeira fase, eles serão separados por armadilhas por parte da família dele, que não aceita o romance acreditando que a mocinha quer se vingar de Fausto (Tarcísio Meira), pai de Pedro, e que provocou a morte de Jorge (Daniel Ribeiro), pai de Helô.

Pedro é filho do ambicioso empresário do ramo da tecelagem, e Helô é uma menina que luta para sustentar a mãe que sofre com uma doença terminal e o pai, Jorge, alcoólatra e desempregado. Pedro e Helô se encontraram e se apaixonam. Jorge trabalhava para Fausto e foi demitido por ele. Em uma atitude desesperada, Jorge tenta assaltar a tecelagem, é preso e morre num motim dentro da penitenciária. Apesar do amor por Pedro, Helô não perdoa Fausto por não ter retirado a queixa contra seu pai.

Certa de que Helô pretende se vingar de sua família se aproximando de Pedro, Magnólia (Vera Holtz), esposa de Fausto, arma situações para afastar a jovem do enteado até conseguir. Longe da amada, Pedro vai embora do país e volta somente 20 anos depois.

Ao ver o filho, Fausto quer lhe revelar um grande segredo no dia de sua festa de aniversário. Pedro também não vê a hora de reencontrar Helô, que já está casada, é mãe de dois filhos, e acredita que Pedro a deixou.

Em 20 anos, Fausto não se orgulha de sua trajetória corrupta. Está esgotado e disposto a jogar tudo para o alto. Quer recomeçar, mas a teia política em que se meteu é sórdida e, por isso, sofre um atentado.

Diferente do estilo seriado de João Emanuel Carneiro e da poesia barroca de Benedito Ruy Barbosa, a próxima novela das nove é clássica, não foge de qualquer outra pretensão que não seja agradar a maioria, com lindas histórias de amor; dramas (leucemia), vilões bem definidos, comédia e muito suspense. A Lei do Amor, sem dúvida, é uma aposta para elevar a moral da Globo, que vem de três projetos frustrantes no horário das 21h. A obra tem tudo atingir os tão sonhados 30 pontos de audiência. Particularmente, acredito que dará mais. Isso, claro, dependerá do desempenho dos primeiros capítulos. Se não emplacar de imediato, esquece “a meta”. #deboche.

Conheço o estilo de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Um autor de novela só muda o modo de contar/apresentar suas histórias. Sei que eles não irão decepcionar e acredito no sucesso imediato de A Lei do Amor.

O elenco, maravilhoso, foi cuidadosamente escalado. Os atores são seguros e queridos do público. Domingos Montagner seria Tião, mas o personagem ficou para José Mayer. Giulia Gam faria Suzana, mas após ajuste na idade, optaram por Regina Duarte. Gabriel Braga Nunes e Paulo Vilhena fizeram testes, mas Thiago Lacerda foi o escolhido para dar vida ao vilão Ciro. A novela teria o título de Sagrada Família, mas para não transmitir a ideia de que seria uma trama religiosa, o departamento artístico da Globo optou por A Lei do Amor.

Complicado

Não é fácil lidar com a morte, ainda mais repentina. Ainda não consigo acreditar com partida de Domingos Montagner. Um profissional talentoso e uma pessoa do bem, querida por todos. É complicado.

Em meio a essa perda, li muita bobagem na Internet (universo sem lei). Desumanos, sem coração, fazem acusações levianas à Camila Pitanga; outros faltam com respeito com Benedito Ruy Barbosa, idealizador de Velho Chico, que recebeu apelido de “novela amaldiçoada”. Poupe-me!

Um momento complicado. Eu, como fã fiquei perturbado e abatido, fico imaginando os amigos próximos e familiares. Força para a equipe de Velho Chico, que precisa encerrar os trabalhos.

É amanhã!

Amadinhos, estão preparados para estreia da reprise de Cheias de Charme? Não se esquecem: é às 15h, após Vídeo Show (credo!). Aposta de audiência: 12/14 pontos. Tadinha. Rsrs

Fraquinha!

Sol Nascente não é ruim. É fraca, fraquíssima. Não parece novela de Walther Negrão. Penso que a parceria com Suzana Pires e Julio Fischer descaracterizou o estilo narrativo dele. Parei de assistir, não aguentei. É uma novela que não prende, de tramas paralelas desnecessárias. Gostei, e muito, do Mário, personagem de Bruno Gagliasso. Percebe-se a entrega do ator em cena. A história de amor entre os protagonistas é até bonitinha, porém bobinha.

A audiência já se encontra na casa dos 19 pontos. Acho que está dando é muito. Rsrs

Perfeição

Não tive tempo para dedicar mais um post à Justiça. Merecia. Para mim, é a obra do ano. Amei e vivi intensamente os 20 capítulos desta série primorosa, que - apesar de alguns erros de continuidade - superou minhas expectativas. Vai fazer falta, muita falta.

Haja Coração!

Depois da frustração, tomei uma decisão. Já não assisto mais com frequência. Tenho um arrependimento: ter optado pela novela das sete da Globo e não ter acompanhado Escrava Mãe (Record). É vida que segue.

É isso. Estão na expectativa por A Lei do Amor? Acreditam no sucesso imediato? Qual a aposta de audiência para a estreia da reprise de Cheias de Charme? Sol Nascente vai conseguir virar o jogo ou é caso perdido? Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro. 


Deixe o seu comentário