O Planeta TV

Panelinha frustra os roteiristas; e repetições de elenco cansam o público

Novela da Globo é aprovada sem sinopse. Isso pode Arnaldo?

Por: Jeferson Cardoso

Muita gente foi pega de surpresa com o cancelamento de O Homem Errado, novela que marcaria a estreia de Thelma Guedes e Duca Rachid na faixa das 21h. Eu não fui porque sempre apostei que a dupla não daria conta de um história para o horário. Também havia a possibilidade de Walcyr Carrasco furar a fila. Na Globo, esse autor pode tudo. Até mesmo emplacar uma novela sem apresentar uma sinopse, só um argumento (ideia). Hahahahahahaha! 

Desde o início, quando fiquei sabendo que Thelma e Duca teriam uma chance às 21h, fiquei como pé atrás. Ainda mais depois do trabalho que vi em Joia Rara. Torço por elas, porém acho que ainda não estão preparadas para um desafio deste. Escrever uma novela das nove não é como escrever uma das seis. Thelma e Duca precisam de mais experiências, de preferência no horário das 18h. 

Penso que Silvio de Abreu foi infeliz com a autoras. O atual diretor de teledramaturgia da Globo, no meu ponto de vista, falhou duas vezes. O Homem Errado foi cancelada porque, segundo consta, a cúpula da Globo ficou insatisfeita com o desenvolvimento da história. Qual é a função de Silvio de Abreu? Não é só aprovar as sinopse de seu agrado, acredito. Tem que ler e dar sugestões para os roteiristas. Pois bem, o diretor deveria ter chamado Thelma e Duca e sugerido modificações, e não descartar o projeto já em andamento, com boa parte do elenco definido (foi isso que ele fez com A Lei do Amor – escrita pelos queridinhos dele). Por fim, ele aprova uma ideia de Walcyr Carrasco sem saber do que se trata. #NuncaPensei 

Há alguns meses escrevi aqui no Blog sobre a panelinha, puxa-saquismo, dentro da Globo e que, brevemente, o público começaria a perceber. Pensei que demoraria mais tempo, só que o desgaste está sendo rápido. As novelas estão ficando com estilos parecidos, e sempre com os mesmos atores. Isabelle Drummond e Chay Suede, por exemplo, poderão ser vistos na primeira fase de A Lei do Amor e em Novo Mundo (substituta de Sol Nascente), como protagonistas.  Quanto à narrativa, os autores – que não tem mais como inventar moda – perceberam que a melhor saída é resgatar, ou melhor, repetir algo que remeta sucessos escritos por eles no passado. É o eles chamam de folhetim clássico. 

Hoje, não assistimos mais uma novela com tanta empolgação como antes. E não importa quem seja o autor. O público está ficando cansado. Temos muitas novelas no ar, além das séries e minisséries, entretanto, isso não justifica as repetições. Há atores (bons e talentosos) desconhecidos do grande público que esperam por uma chance. Assim como também há bons roteiristas - com ótimas ideias – que enviam sinopses para as emissoras e sequer são lidas. No fim, descobre-se que o talento/dom não é valorizado. O que importa é ser o queridinho, amiguinho ou filho do patrão. 

A "panelinha" na TV precisa ser menos escancarada. No caso das novelas, a mudança tem que partir do autor, que tem que parar com a mania de trabalhar sempre com o mesmo diretor, que escala os mesmos atores. Lá vem Aguinaldo Silva de novo com Rogério Gomes; Walcyr com Mauro Mendonça Filho; ... Chega! 

Os próximos autores das 21h da Globo

Com a volta de Walcyr, a Globo terá uma sequência de autores que se preocupam com a audiência: Glória Perez, Walcyr, Aguinaldo Silva e João Emanuel Carneiro. Se vão conseguir, não sabemos. Mas farão de tudo. Com o fim da classificação indicativa, vale tudo!.

Vem Walcyr! E os autores que estiverem na fila das 19h, façam suas orações. Depois das 21h, o todo poderoso da Globo... #Deboche

A Lei do Amor

Confesso que estou com medo da abordagem sobre política em A Lei do Amor. Pensei que seria pano de fundo, mas pelas chamadas parece que não será. É tenso.

Li o resumo dos primeiros capítulos, e não gostei.  Acho que vai ser um saco a primeira fase (espero ser surpreendido). No entanto, não fiquei desanimado e estou confiante. A segunda fase parece ser boa. Parece. O humor será o diferencial. Finalmente, voltaremos a sorrir no horário das 21h. Oba!

Com os pés no chão, para a primeira semana aposto em 29 ou 30 pontos de audiência. Para a estreia: 33 pontos.

Confira o clipe da novela:

Ufa!

Falaram-me que Velho Chico se tornou uma novela triste. Já foi divertida? Está acabando, seja forte!  

Será que termina com o título de "pior audiência de um final de novela das nove"? Lembro que Babilônia terminou com 33 pontos. Aposto em 34 pontos, que considero muito alto para a obra apresentada. 

A média geral, independente das médias dos 4 últimos capítulos, será de 29 pontos. Só 0,5 décimos a mais que A Regra do Jogo. Foi sucesso ou fracasso? A Lei do Amor nos dará a resposta. 

Não tem jeito!

Xuxa Meneghel não tem salvação na Record. A emissora pretende reformular o programa, mas já é tarde. O público já não tem mais interesse, e podem colocar o que quiser. E digo mais: continuará no terceiro lugar (com a exceção do primeiro dia), mesmo competindo com o programa Raul Gil nas tardes de sábado. Não estou sendo pessimista e nem torcendo contra, apenas sendo realista. 

Emmy Internacional 

Grazi Massafera em cena de Verdades Secretas. Foto: Globo

Grazi Massafera foi indicada como melhor atriz? E o Zorra Total como melhor programa de humor? Grazi é esforçada, talentosa, e tal; foi muito bem em Verdades Secretas, mas melhor atriz? Hahahahahaha É Globo, 2015 não foi fácil. Mesmo assim não é compreensível as indicações.

Falando nisso...

A Regra do Jogo foi como melhor novela. Poderia ganhar. Assim a Globo limparia a imagem do fracasso e ficaria com dois "orgulhos": uma pelo prêmio internacional (escolhida a dedos por jurados), e a outra pelo sucesso de público (Verdades Secretas). Seria o prêmio de consolação. #Deboche

Não duvide!

Escrava Isaura (reprise) será a substituta de Escrava Mãe na Record. Tá na cara! kkkkkkk

Dúvida? Anota aí. Depois não diga que foi surpreendido. Kakakaka

É isso.  Como vocês avaliam o retorno inesperado (só que não) de Walcyr Carrasco? Qual a aposta para o capítulo de estreia de A Lei do Amor? Xuxa na Record tem salvação? 

Atenção: Os comentários não desaparecem após o envio. Eles passam por uma aprovação, e só são visualizados pelos leitores após esse processo. 

Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro. 
 


Deixe o seu comentário