O Planeta TV

Panelinha frustra os roteiristas; e repetições de elenco cansam o público

Novela da Globo é aprovada sem sinopse. Isso pode Arnaldo?

Por: Jeferson Cardoso

Muita gente foi pega de surpresa com o cancelamento de O Homem Errado, novela que marcaria a estreia de Thelma Guedes e Duca Rachid na faixa das 21h. Eu não fui porque sempre apostei que a dupla não daria conta de um história para o horário. Também havia a possibilidade de Walcyr Carrasco furar a fila. Na Globo, esse autor pode tudo. Até mesmo emplacar uma novela sem apresentar uma sinopse, só um argumento (ideia). Hahahahahahaha! 

Desde o início, quando fiquei sabendo que Thelma e Duca teriam uma chance às 21h, fiquei como pé atrás. Ainda mais depois do trabalho que vi em Joia Rara. Torço por elas, porém acho que ainda não estão preparadas para um desafio deste. Escrever uma novela das nove não é como escrever uma das seis. Thelma e Duca precisam de mais experiências, de preferência no horário das 18h. 

Penso que Silvio de Abreu foi infeliz com a autoras. O atual diretor de teledramaturgia da Globo, no meu ponto de vista, falhou duas vezes. O Homem Errado foi cancelada porque, segundo consta, a cúpula da Globo ficou insatisfeita com o desenvolvimento da história. Qual é a função de Silvio de Abreu? Não é só aprovar as sinopse de seu agrado, acredito. Tem que ler e dar sugestões para os roteiristas. Pois bem, o diretor deveria ter chamado Thelma e Duca e sugerido modificações, e não descartar o projeto já em andamento, com boa parte do elenco definido (foi isso que ele fez com A Lei do Amor – escrita pelos queridinhos dele). Por fim, ele aprova uma ideia de Walcyr Carrasco sem saber do que se trata. #NuncaPensei 

Há alguns meses escrevi aqui no Blog sobre a panelinha, puxa-saquismo, dentro da Globo e que, brevemente, o público começaria a perceber. Pensei que demoraria mais tempo, só que o desgaste está sendo rápido. As novelas estão ficando com estilos parecidos, e sempre com os mesmos atores. Isabelle Drummond e Chay Suede, por exemplo, poderão ser vistos na primeira fase de A Lei do Amor e em Novo Mundo (substituta de Sol Nascente), como protagonistas.  Quanto à narrativa, os autores – que não tem mais como inventar moda – perceberam que a melhor saída é resgatar, ou melhor, repetir algo que remeta sucessos escritos por eles no passado. É o eles chamam de folhetim clássico. 

Hoje, não assistimos mais uma novela com tanta empolgação como antes. E não importa quem seja o autor. O público está ficando cansado. Temos muitas novelas no ar, além das séries e minisséries, entretanto, isso não justifica as repetições. Há atores (bons e talentosos) desconhecidos do grande público que esperam por uma chance. Assim como também há bons roteiristas - com ótimas ideias – que enviam sinopses para as emissoras e sequer são lidas. No fim, descobre-se que o talento/dom não é valorizado. O que importa é ser o queridinho, amiguinho ou filho do patrão. 

A "panelinha" na TV precisa ser menos escancarada. No caso das novelas, a mudança tem que partir do autor, que tem que parar com a mania de trabalhar sempre com o mesmo diretor, que escala os mesmos atores. Lá vem Aguinaldo Silva de novo com Rogério Gomes; Walcyr com Mauro Mendonça Filho; ... Chega! 

Os próximos autores das 21h da Globo

Com a volta de Walcyr, a Globo terá uma sequência de autores que se preocupam com a audiência: Glória Perez, Walcyr, Aguinaldo Silva e João Emanuel Carneiro. Se vão conseguir, não sabemos. Mas farão de tudo. Com o fim da classificação indicativa, vale tudo!.

Vem Walcyr! E os autores que estiverem na fila das 19h, façam suas orações. Depois das 21h, o todo poderoso da Globo... #Deboche

A Lei do Amor

Confesso que estou com medo da abordagem sobre política em A Lei do Amor. Pensei que seria pano de fundo, mas pelas chamadas parece que não será. É tenso.

Li o resumo dos primeiros capítulos, e não gostei.  Acho que vai ser um saco a primeira fase (espero ser surpreendido). No entanto, não fiquei desanimado e estou confiante. A segunda fase parece ser boa. Parece. O humor será o diferencial. Finalmente, voltaremos a sorrir no horário das 21h. Oba!

Com os pés no chão, para a primeira semana aposto em 29 ou 30 pontos de audiência. Para a estreia: 33 pontos.

Confira o clipe da novela:

Ufa!

Falaram-me que Velho Chico se tornou uma novela triste. Já foi divertida? Está acabando, seja forte!  

Será que termina com o título de "pior audiência de um final de novela das nove"? Lembro que Babilônia terminou com 33 pontos. Aposto em 34 pontos, que considero muito alto para a obra apresentada. 

A média geral, independente das médias dos 4 últimos capítulos, será de 29 pontos. Só 0,5 décimos a mais que A Regra do Jogo. Foi sucesso ou fracasso? A Lei do Amor nos dará a resposta. 

Não tem jeito!

Xuxa Meneghel não tem salvação na Record. A emissora pretende reformular o programa, mas já é tarde. O público já não tem mais interesse, e podem colocar o que quiser. E digo mais: continuará no terceiro lugar (com a exceção do primeiro dia), mesmo competindo com o programa Raul Gil nas tardes de sábado. Não estou sendo pessimista e nem torcendo contra, apenas sendo realista. 

Emmy Internacional 

Grazi Massafera em cena de Verdades Secretas. Foto: Globo

Grazi Massafera foi indicada como melhor atriz? E o Zorra Total como melhor programa de humor? Grazi é esforçada, talentosa, e tal; foi muito bem em Verdades Secretas, mas melhor atriz? Hahahahahaha É Globo, 2015 não foi fácil. Mesmo assim não é compreensível as indicações.

Falando nisso...

A Regra do Jogo foi como melhor novela. Poderia ganhar. Assim a Globo limparia a imagem do fracasso e ficaria com dois "orgulhos": uma pelo prêmio internacional (escolhida a dedos por jurados), e a outra pelo sucesso de público (Verdades Secretas). Seria o prêmio de consolação. #Deboche

Não duvide!

Escrava Isaura (reprise) será a substituta de Escrava Mãe na Record. Tá na cara! kkkkkkk

Dúvida? Anota aí. Depois não diga que foi surpreendido. Kakakaka

É isso.  Como vocês avaliam o retorno inesperado (só que não) de Walcyr Carrasco? Qual a aposta para o capítulo de estreia de A Lei do Amor? Xuxa na Record tem salvação? 

Atenção: Os comentários não desaparecem após o envio. Eles passam por uma aprovação, e só são visualizados pelos leitores após esse processo. 

Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro. 
 





Comentários (32) Postar Comentário

Alexandre comentou:

O nome da novela cancelada havia mudado para " O Homem Errado ", Deus sabe o que faz kkkkkkk. Quanto a ALDA tenho minha dúvidas sobre o humor tão esperado, Cláudia Raia parece que " ressuscitou Safira" kkkkkkk. Carrasco é o rei da Globo e enquanto a audiência tiver correspondendo será assim. Da Record é melhor mudar de assunto ou assistir ao filme do Pelé #Deboche


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Alexandre, é verdade. O título havia sido alterado para O Homem Errado. Rsrsrs. A personagem da Raia lembra a Safira mesmo. kkkkkkkk


Murilo comentou:

Querido, Grazi mereceu muito esta indicação sim. Ela simplesmente brilhou em 2015. Melhor Atriz do país ano passado em todos os aspectos! Nero também mereceu muito, interpretou o melhor a mais difícil personagem da carreira em A Regra do Jogo. O Comendador era muito mais fácil de construir ai está a diferença para o Romero, pois o personagem de Império era muito próximo de uma caricatura do nordestino que ficou rico, sempre vi ele como a versão masculina da Maria do Carmo (Susana Vieira em Senhora do Destino), o Romero Rômulo era uma grande interrogação até no tom de dá ao personagem. Verdades Secretas merece o prêmio de longe, muito melhor em todos os aspectos, melhor novela exibida na TV Globo desde Avenida Brasil (em todos os aspectos), pois tivemos outras muito boas, mas não eram boas em todos os aspectos, pois ou erravam em direção, ou em texto, ou não eram sucesso de público. Verdades Secretas foi a novela que até o que deu errado, deu certo, assim como Avenida Brasil (sic).


Jeferson Cardoso respondeu:

Murilo, discordo. Da mesma novela, Drica Moraes e Marieta Severo atuaram melhor. É minha opinião, sem generalizar. Rsrs



Murilo respondeu:

A personagem da Marieta não era essas coisas todas, a personagem não tirou dela o que era capaz de fazer, o personagem influência muito nisso. A Drica mandou muito bem também, poderia ser indicada, mas em nada a Grazi perdeu pra ela. Eu nunca gostei da Grazi, achava ela MUITO, MUITO, MUITO ruim, mas ela lavou a alma e calou a boca de todo mundo (incluindo a minha).



Pedro respondeu:

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Personagem mais difícil da carreira concordo totalmente, o personagem de tão mal construído nem o próprio ator sabia a definição dele... O Romero foi um péssimo personagem que tirou absolutamente nada do desempenho fabuloso do Nero, que por sinal soube ser usado muito bem em Império. Não adianta fazer personagem ambíguo, tem que saber dosar a trajetória dele.


Ricardo Lacerda comentou:

Parece que o Walcyr Carrasco está sempre ali na espreita. Ano que vem seria um inédito ano de folga para ele.
Tinha sido anunciado que essa novela seria a ultima parceria das autoras, e agora será que vão continuar juntas? Acho que além das 18h podiam tentar emplacar projeto para as 19h e 23h.
Para mim A dupla de autoras escreve ótimas sinopses, maravilhosos 30, 40, 50 capítulos e depois vem barriga interminável.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, por isso que digo que elas sofreriam com uma novela das nove. Duca ajudou Manuela Dias em Ligações Perigosas. Vamos torcer para que Thelma emplaque uma novela solo.


Thallys Bruno comentou:

Eu não gostei da decisão, uma vez que gosto muito delas e queria muito ver o que estavam preparando para esta faixa. Sílvio errou em descartar logo em vez de sugerir mudanças. No mais, espero que ao menos às 23h elas estejam.
.
Quanto ao Walcyr, é um autor competente e atrai público, mas todo ano uma novela dele é overdose, além do mais, tenho desconfianças por ter achado horrível sua estreia às 21h em Amor à Vida. No mais, espero que a experiência da sensacional Verdades Secretas inspire que esta nova trama dele seja melhor.
.
Sobre A Lei do Amor, adorei o clipe. A trama promete.
.
Sobre o Emmy, gostei da indicação da Grazi, embora esperasse Irene Ravache por sua magnífica interpretação em Além do Tempo. Marieta também merecia. Nero foi ótimo como Romero, mas preferia que ele fosse indicado no ano passado pelo comendador. Verdades mereceu muito a indicação, A Regra nem tanto (preferia Além do Tempo ou Sete Vidas).


Murilo respondeu:

Penso que O Homem Errado seria uma incrível novela das 23h. As autoras deveriam fazer mudanças e insistir na Globo para levar ela pra esse horário.



Jeferson Cardoso respondeu:

Thallys, concordo com você. Não gostei de Amor à Vida, mas gosto de Walcyr. Ele escreve pensando na audiência, mas suas novelas tem uma ótima narrativa. Ele só peca no texto, mas o povão entende. Rsrs



Murilo respondeu:

Amor à Vida foi maravilhosa. O erro dela foi o excesso de personagens, alguns escalações péssimas, como Susana Vieira. Regina Duarte ou Lília Cabral teriam dado show como a Pilar Khoury. Félix foi impagável, personagem histórico da TV. Paolla Oliveira foi uma boa surpresa, segurou muito melhor o peso de protagonista desta vez, do que em Insensato Coração. O maior acerto de Amor à Vida, foram Márcia e Félix, além da Aline que por sinal foi magistralmente defendida por Vanessa Giácomo e até hoje acho uma injustiça enorme ela não ter ganho o Melhor Atriz no Melhores do Ano da Globo, ao menos levou no Troféu Imprensa. E não podemos esquecer que foi o último GRANDE sucesso das 21h. Império não conseguiu a repercussão e nem a audiência, mesmo tendo ido super bem.


Gilmar JM comentou:

Sobre diretores. Walcyr trabalha com vários. Já o Rogério Gomes dirigirá a segunda novela apenas do Aguinaldo Silva. Graze indicação muito mais que merecida. Torço por ela. Se desconstruiu para aquela personagem. Merece muito ser reconhecida. A lei do amor: acredito do sucesso será mais folhetinesca e terá mais humor, gosto muito. Duca e Thelma a única novela delas que foi boa, sem barriga do começo ao fim foi Cama de Gato, Cordel e Joia Rara foram ótimas no começo, mas depois começaram a rodar em círculos e o meu medo era justamente esse e em uma novela das 21 horas seria trágico. Mas torço para que sejam aproveitadas às 23 ou às 18 e que aprendam a desenvolver novelas menos barrigudas. E dá-lhe Walcyr que tem disposição e escreve de acordo com que o público quer e merece respeito por isso.

Eduardo comentou:

Concordo quando fala da repetição de atores e de novelas que não nos passam emoção alegria é isso que queremos vê.Ontem vendo aquela cena de Laços de Famíla em que a Camila descobre quem é seu pai ficamos com saudades de novelas que emocionam.Linda cena com a Carolina ,Vera e o José Mayer.Tempos bons em que o Maneco brilhava no horário nobre.

Thalles comentou:

Achei muito boa a notícia do cancelamento de "O Homem Errado". As autoras não conseguem segurar uma novela das 18h interessante nem até a metade e já se perdem em um circo cheio de sequestros e surtos desnecessários, coitadas. Imagina uma das 21h? Despreparadas demais.
Vem aí a segunda temporada de Amor á Vida melhorada, com fé sem tantos erros quanto a primeira, amém? Podemos ficar mais esperançosas, né? Verdades Secretas e Eta Mundo Bom foram grandes evoluções em comparação com Morde & Assopra e Amor.
Adorei o que estou vendo de Lei, mas não tem cara de novela popular. Com sorte deve segurar seus 29 por agora e só subir em janeiro.

Jeferson comentou:

Eu gosto da Grazi como melhor atriz foi super bem mas melhor novela deveriam por Alem do Tempo que foi super elogiada pelo publico e critica e palhaçada indicar o Zorra total melhor escolinha do professor Raimundo muito melhor a Lei do Amor acho que vou gostar gosto de comedia em horário nobre


Loxtrex respondeu:

A Escolinha não tem apelo global. O Emmy não é um prêmio brasileiro, lembre-se. Quem escolhe os programas, dentre os que as emissoras enviam para finalistas, são jurados americanos. O humor de Zorra é entendido em sua quase totalidade em qqr país.


Rafael Tanci comentou:

oiiii é a segunda vez que leio suas opiniões, e gostei da maioria , mais Grazi merece o premio sim , e 2015 ela foi sim a melhor atriz , para mim hoje ela não é nei melhor e nei pior que muitas atrizes como Marjorie Estiano , Aline Moraes , Leandra Leal , Paola Oliveira,Isis Valverde , Mariana Ximenes, Entre outras... hoje ela é um grande atriz , minha opiniao


Jeferson Cardoso respondeu:

Rafael, a Grazi é esforçada. Ela foi muito bem em Verdades Secretas, mas está longe de ser uma grande atriz. Está caminhando para isso. No mais, já que foi indicada, claro que torço para que ela ganhe o troféu. =D


Rafael Tanci comentou:

oiiii é a segunda vez que leio suas opiniões, e gostei da maioria , mais Grazi merece o premio sim , e 2015 ela foi sim a melhor atriz , para mim hoje ela não é nei melhor e nei pior que muitas atrizes como Marjorie Estiano , Aline Moraes , Leandra Leal , Paola Oliveira,Isis Valverde , Mariana Ximenes, Entre outras... hoje ela é uma grande atriz , minha opiniao

Veja também