O Planeta TV

Os melhores (e o mico) de 2012!

Por: Jeferson Cardoso

Os melhores (e o mico) de 2012!

Amadinhos, quede meu cheiro? Allah Allah (meu Deus)! Chegamos ao fim de um ano de altos e baixos para a TV Brasileira. Depois das maravilhosas "Fina Estampa", "Avenida Brasil", "Cheias de Charme" e "Vidas em Jogo", nos deparamos com "Guerra dos Sexos”, "Lado a Lado" e "Máscaras". Essas últimas decepcionaram em todos os sentidos. Enfim, termino o ano de 2012 frustrado.

Dedicarei esse tópico aos "Melhores do Ano", incluindo o "mico". A escolha deste último quesito foi a mais complicada. São várias as opções. Mas fiquei na dúvida entre "Máscaras" e "Encontro com Fátima Bernardes". Poderia escolher a novela, mas optei pelo programa de variedades da Globo. A jornalista Fátima Bernardes ao anunciar a sua saída do "Jornal Nacional" disse que comandaria um programa dos "sonhos" e que nunca havia sido produzido nada semelhante na TV. Longe disto. Não apresentou nada de novo. O "Encontro" nasceu com um formato engessado e desgastado. Com o programa, a Globo não perdeu audiência e nem o prestígio da publicidade, mas, certamente, deixou de respirar novos ares. Poderia ter escolhido a fracassada e decepcionante "Máscaras", mas não. Fracasso por fracasso, por se tratar da Globo, o do "Encontro" é maior.

Por fim, no quesito melhor atriz, acabei optando por Adriana Esteves. Uma pena ter que indicar só um nome, já que Claudia Abreu e Débora Falabella também brilharam.

Vamos ao que interessa:

Melhor Novela: Cheias de Charme
Melhor Ator: Murilo Benício (não brilhou, mas foi o melhor entre as opções)
Melhor Atriz: Adriana Esteves, a Carminha de "Avenida Brasil"
Melhor Ator Coadjuvante: Marcello Novaes, o Max de "Avenida Brasil"
Melhor Atriz Coadjuvante: Laura Cardoso, a Doroteia de "Gabriela"
Melhor Revelação Masculina: José Loreto, o Darkson de "Avenida Brasil"
Melhor Revelação Feminina: Titina Medeiros, a divertida Socorro de "Cheias de Charme"
Melhor ator/atriz Mirim: Mel Maia, a Rita de "Avenida Brasil"
Melhor Apresentador(a): Silvio Santos, o melhor de todos
Melhor Programa de Auditório: Programa Silvio Santos
Melhor Reality Show: The Voice Brasil
Melhor Seriado: Tapas & Beijos
Melhor Telejornal: Jornal da Record
Melhor Programa de Entretenimento: "Agora é Tarde", da Band
Melhor Programa Esportivo: Globo Esporte
Melhor Par Romântico de Novelas: Edgar (Thiago Fragoso) e Laura (Marjorie Estiano), da novela "Lado a Lado"
Melhor cena de novela: Nina (Débora Falabella) sendo enterrada viva em "Avenida Brasil". Uma cena memorável!!!
O Mico do Ano: Encontro com Fátima Bernardes

Nos próximos dias, entre 22/12 e 02/01, a atualização no site será reduzida. É o período de recessos. Peço a compreensão de todos. Um feliz natal e um próspero ano novo. E que o ano de 2013 nos brinde com ótimas novelas, estamos precisando.

PS: O concurso foi homologado e publicado no diário oficial. E, como prometido, postarei uma foto minha ao lado do mago Aguinaldo Silva. Aguardem o próximo post.




Comentários (90) Postar Comentário

ALEXANDRE FELIX comentou:

MELHOR SITE DE INFORMAÇÕES E CRÍTICA TELEVISIVA: O Planeta TV!!!!!!! É CLARO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Uhullll! Muito obrigado!!! =D


ALEXANDRE FELIX comentou:

LAURA CARDOSO!!!!!!!!! ARRASOU, ARRASOU, ARRASOU, ARRASOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


AMO, AMO, AMO, DEMAIS ESSA ATRIZ!

Parabens à Juliana Paes. Uma fofa. MAS LAURA E SUA DOROTEIA, FOI TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Wilson Mota da Rocha Junior comentou:

Esse ano além de maravilhosas novelas, foi um ano também de fracassos. Mas Jeff O Saturday Night Brasil também foi um mega micão????????????Feliz Natal e um 2013 repleto de realizações..Parabéns pelo concurso.


Jeferson Cardoso respondeu:

Com certeza, mas já se esperava por isto. Rsrsrsrs


Jackson Rodrigues Silva comentou:

Já que este é o último post regular deste ano, queria te desejar um Feliz Natal, um Ano Novo ainda mais legal do que foi este e que a TV não fique saboreando sucessos por apenas um semestre e meio.
Antes de ir, comente um pouco sobre as perdas que tivemos esse ano, realmente foram perdas até agora muito sentidas, o mundo pode até não acabar hoje, mas ele ficará mais pobre sem essas personalidades. Todas elas que nos deixaram em 2012 estão no G1!


Jeferson Cardoso respondeu:

Jackson, muito obrigado. Para você também. Um excelente 2013. Não, não quero lembrar das perdas. Desse ano, só quero lembrar do concurso que passei. Rsrsrs


Juca comentou:

Tomara que a Titina Medeiros não caia no esquecimento dos autores (da Globo!) e faça cada vez mais personagens divertidos(ou drmaticos) na tv.
Cheias de Charme é mesmo a melhor novela. Nela todos os nucleos eram bons, se destacaram. Em Avenida Brasil tinha o nicleo do Cadinho (que so ficou melhorzinho no final da novela).
To botando fé em "Pequeno Buda". Espero nao me decepcionar, mas tá com cara de sucesso de 2013.

alex comentou:

Gente, cheias charme a melhor novela é dose né. Avenida brasil foi infinitamente superior, em direção, história mais forte, atuações fantásticas, novela que mexia com os nervos. Cheias de charme sim, era muito boa, mas nem de longe tinha uma história tão avassaladora, e direção tão bem feita e ousada...ah, me assustei quando vi jornal da record, achei que seria jornal nacional. Mas concordo, acho o jornal da record, fantástico. :clodovil2:


Jeferson Cardoso respondeu:

Não é dose, é a minha opinião. Cada um tem a sua.


Jackson Rodrigues Silva comentou:

Depois dessa semana, devo dizer que Salve Jorge ainda respira - por aparelhos - mas respira.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, está na UTI.


Rui comentou:

Eu me lembro, muito bem, que um dia falaram que o sucesso de Avenida Brasil era consequência dela, não da antecessora. Muitos criticaram, dizendo que se dizia a Fina Estampa, tamanho sucesso, por ter reerguido o horário, e eu também me lembro, que esse que vos posta, de nome Jeferson, também concordou. Então me respondam, o fracasso de Salve Jorge é culpa de quem?


Jeferson Cardoso respondeu:

Da autora e do período atípico.


Júlio comentou:

JEFF, Salve Jorge marcou 19 pontos em 24/12/2012 e se tornou o maior fracasso do horário das 20/21 horas da história da Globo, lugar que até entçao era ocupado por Viver a Vida que marcou 20 pontos em 24/12/2009 e 21 pontos em 31/12/2009.

TENSO NÉ?

Ewerton comentou:

Não concordo com a melhor novela sendo Cheias de Charme,foi a primeira vez que vi Avenida Brasil não ser eleita a melhor novela mais né fazer oque isso é questão de opinião.

Veja também