O Planeta TV

Onde a direção artística da Globo quer chegar?

E mais: Conheça os protagonistas da novela de João Emanuel Carneiro.

Por: Jeferson Cardoso

Não entendo o desespero da Globo em relação a péssima audiência de Em Família. Segundo Carlos Henrique Schroeder, a emissora se preocupa apenas com a qualidade. A audiência seria consequência. Pela tese do diretor, a novela das nove não emplacou porque sua qualidade está abaixo do esperado. Certo?

Carlos Henrique Schroeder, diretor-geral da Globo, no evento Vem Aí. Foto: Divulgação

Se persistir com essa ideia, Schroeder fará com que a Globo tenha uma audiência equiparada com a de suas concorrentes. Só cego não ver o estrago que ele está fazendo à frente da direção geral. Para alguns, as novas mídias justificam a queda de audiência da TV aberta. De fato, favorecem. Mas algumas emissoras fazem por merecer.

Penso que qualidade é obrigação. Ninguém quer fazer o mal feito. A TV, um produto comercial, não pode abrir mão do telespectador. Hoje em dia, com diversas formas de lazer (cinema, teatro, shoppings, vídeo-games, tv’s por assinatura, entre outros), não se pode brincar de fazer televisão. Na minha humilde opinião, como leigo no assunto, a qualidade e a audiência tem que caminhar lado a lado. Do que adianta ter qualidade se "ninguém" ver? É o caso de Em Família.

O Fantástico, que vem apresentando sinais de cansaço, será reformulado. A revista eletrônica terá ares de Encontro com Fátima Bernardes, e ganhará um palco no qual serão realizadas entrevistas e também poderão ser feitos shows de música. O que se pode esperar disso?

Quais são os objetivos da gestão de Schroeder? É preocupante. Não consigo compreender, talvez por não concordar com os seus ideais.

Será que reage?

A audiência de Em Família naufragou. A direção artística da Globo, um pouco tarde, constatou o fracasso da novela de Manoel Carlos. Na última semana, a trama marcou apenas 26 pontos de audiência na Grande São Paulo. No sábado (12), consolidou só 22. Os índices assustaram a emissora, que começou uma nova campanha.

Durante todo o fim de semana, a emissora exibiu chamadas em que atrizes como Bruna Marquezine e Giovanna Antonelli resumem as histórias de suas personagens e, dramáticas, até choram no ar. E, na manhã desta segunda, Marquezine e Julia Lermmertz foram convocadas para participarem do Encontro com Fátima Bernardes. Elas praticamente imploraram para o telespectador acompanhar o capítulo de logo mais, que exibirá o "tão esperado" beijo entre Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes).

Em Família não é uma péssima novela. Ela só não te convence a ficar com a TV ligada. Manoel Carlos tem vacilado até no texto, muitas vezes didático.

Não vamos reclamar à toa, Maneco já avisou que esse é o tipo de novela que ele sabe escrever. O engraçado é que acompanho a reprise de História de Amor, no Canal Viva, e discordo. Ele escrevia novelas maravilhosas. Pena que perdeu o dom.

Sobre a novela do ano...

Aguinaldo Silva, o Mago das 21h, se sentiu desafiado quando disse que, se ele vacilar, Geração Brasil será consagrada a novela do ano. Impus uma condição, sem – jamais – pensar que ele abrirá mão desse título. O Mago, "furioso", soltou um "Phuedam-se todos". Levei um susto. Mas depois que ele disse: "enquanto eu ainda estiver por aqui e tiver forças – ou mesmo que não as tenha – darei o máximo de mim", fiquei tranquilo, animado e feliz.

Eu, independente de ser fã, tenho plena certeza de que Aguinaldo levantará a audiência da Globo e que Falso Brilhante será uma novela histórica. No calor da emoção, disse que adorei o clipe, de apenas dois minutos, de Geração Brasil. A novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira pode ser um sucesso (e será!), mas só ofuscará a novela das nove se ela esta não cativar o público.

Desconheço novelas mais populares do que as de Aguinaldo Silva. Ele sabe como conquistar o telespectador de imediato. E, quando acontece algo de errado, sempre dar a volta por cima e com louvor. Quem acompanha esse espaço, sabe o tão quanto sou otimista e torço pelas obras do autor. Fina Estampa, por exemplo, foi uma novela do qual curti apenas um terço. Nem por isso, deixei de torcer por ela.

Em parceria com Rogério Gomes, um dos melhores diretores da atualidade, Aguinaldo Silva inicia um novo ciclo. Em Falso Brilhante, assim como em Fina Estampa, ele apostará na nova geração de jovens talentos. O elenco, ainda indefinido, está ficando muito bom.

Do pouco que o autor já adiantou em seu blog, diria que Falso Brilhante está mais para Senhora do Destino do que para Fina Estampa.

Não fiquei chateado com Aguinaldo Silva, pelo contrário. Compreendo a sua "fúria". Tornei-me ainda mais o seu fã. Venero os autores que almejam o sucesso. Que Falso Brilhante seja uma novela "felomenal" e campeã de audiência. FOM FOM!

Só depois do Carnaval

Em entrevista ao jornal O Globo, Gilberto Braga disse que sua novela, com título provisório de Três Mulheres, será protagonizada por Gloria Pires, Camila Pitanga e Deborah Evelyn. Ele também informou que a trama tem estreia prevista para depois do Carnaval de 2015.

Diante dessa informação, é bem provável que Falso Brilhante termine em março, com aproximadamente 200 capítulos.

E a autora?

A Globo contratou boa parte dos atores que foram revelados em Rebelde, da Record. É um avanço. São bons profissionais, a exemplo de Chay Suede e Arthur Aguiar.

A emissora carioca, no entanto, precisa observar melhor o trabalho de Cristianne Fridman. É uma excelente profissional. Espero que Vitória seja o passaporte dela para a Vênus Platinada.

Ele voltou

Os fãs do SBT estavam com saudades de Silvio Santos, que desfrutou de quatro meses de férias. O todo-poderoso voltou e começou a assustar seus funcionários. Ele está cansado de gravar durante a semana, e pretende apresentar seu programa ao vivo.

Normalmente, Silvio demora dois dias para gravar seu programa. E, desde que voltou de férias, tem gravado parte do programa no mesmo domingo em que vai ao ar.

Silvio Santos quer que seu programa também seja exibido mais cedo, às 18h. Com isso, Eliana e Celso Portiolli perderiam espaço. E, como começaria mais cedo, o Programa Silvio Santos terminaria às 22h, e abriria um espaço para Gugu Liberato.

O Homem do Baú continua o mesmo.

Os protagonistas de JEC

Cauã Reymond e Giovanna Antonelli foram confirmados na próxima novela de João Emanuel Carneiro (JEC). A trama, com direção de núcleo de Amora Mautner, tem estreia prevista para novembro de 2015.

Regina Duarte, Marjorie Estiano e Luís Gustavo estariam reservados.

Meu Pedacinho de Chão

Sim, sou apegado com os malditos números do Ibope. Não deveria, já que sou um telespectador qualquer. É um vício. Uma bobagem, sei disso. O que isso tudo tem a ver com a nova novela das seis? Nada. Apenas quero explicar que não deixo de gostar de uma novela por ela ser sucesso ou fracasso de audiência.

Adorei a primeira semana de Meu Pedacinho de Chão. Estava com saudade do texto de Benedito Ruy Barbosa. Gosto da parceria de Benedito com Luiz Fernando Carvalho. O diretor entende muito bem o universo do autor. Só não curtir a linguagem de fábula, preferiria uma trama rural.

Meu Pedacinho de Chão é completamente atípica. Não a vejo como novela, porque entendo que novela é novela, e seriado é seriado. O seu formato não vai revolucionar o ramo da teledramaturgia, mas é sempre válida a ideia de apostar em algo novo capaz de tirar o telespectador de sua zona de conforto. 

Ibope surtou

Uma falha na coleta de dados de audiência em tempo real, por mais de 30 horas seguidas, errou a audiência do SBT.  Na prévia, a média-dia da emissora paulista, das 7h à meia-noite deste domingo (13/04), foi de 4,9 pontos. Esse índice, no consolidado, foi corrigido para 7,1. Uma diferença gritante de 45%. O programa Eliana, que na prévia tinha marcado 4,6 pontos, fechou no consolidado com 7,2. O Domingo Legal teve uma alta expressiva. Foi de 4,6 nos dados preliminares para 6,7.

Revoltado com a prévia, Fernando Pelégio, diretor de planejamento artístico e criação do SBT, criticou e desafiou o Ibope nas redes sociais. "Esse instituto, que já nos prejudicou na nossa medição no passado, vai ter que vir a público e explicar esses números de hoje [13]. Safados!", disparou.

Compreendo a revolta do diretor, os números preliminares realmente estavam estranhos. Só que é preciso saber perder. Quando a audiência é alta, o Ibope é confiável. Quando perdem, faltam com o respeito.

Gostaram de Meu Pedacinho de Chão? Em Família tem salvação? Concordam com a teoria de Carlos Henrique Schroeder?

Obrigado pela atenção, e até a próxima! ;)


Deixe o seu comentário