O Planeta TV

O QUE ESPERAR DO SBT?

Por: Jeferson Cardoso

O QUE ESPERAR DO SBT?

O Futuro do SBT

Na última quinta-feira, 19, o SBT completou 29 anos. Uma data a ser comemorada, mas não havia motivos para tal. A emissora de Silvio Santos vive um momento delicado, não financeiramente, mas de ânimo e audiência. Posso estar enganado, mas acredito que em breve o criador dos Carnês do Baú abrirá mão da emissora e deixará a cargo de suas filhas. Em dezembro, ele completará 80 anos, idade em que espera aposentar da TV.


Sem querer ser repetitivo, já comentei sobre este assunto, focarei apenas nos últimos acontecimentos. Em um ano, o SBT contratou algumas personalidades com o objetivo de reconquistar a vice-liderança, hoje ocupada pela Record. Tirou Eliana, Roberto Justus, Roberto Cabrini e Tiago Santiago da Record. Tentou Tom Cacalvante. Lançou a reprise de Ana Raio e Zé Trovão. Enfim, foram tantas contratações e mudanças em sua programação para resultarem em NADA!

Não sou a pessoa certa para comentar sobre esse assunto, uma vez que, como telespectador, tenho mágoa do SBT. Em sua trajetória, a emissora pecou em não respeitar o telespectador e até mesmo alguns de seus profissionais.

Pecou e continua pecando! A última decepção foi o encurtamento de Uma Rosa com Amor para reprisar Canavial de Paixões, desvalorizando o trabalho de Tiago Santiago. Resultado: a audiência caiu de 8 para 2 pontos. E mais, a qualquer momento a reprise pode ser cancelada!

A programação do SBT, hoje em dia, é a pior de sua história. Será falta de estratégia ou o público cansou?

O que se sabe é que Silvio Santos diante dos resultados – e desanimado – quer gastar menos. Mandou reduzir os investimentos no Domingo Legal, bem como, limitou as contratações para Corações Feridos, sua próxima novela.

O realismo fantástico na Globo?

Fui questionado porque brinquei com o realismo fantástico da próxima novela de Walcyr Carrasco. Não brinco, apenas me divirto com a situação. Gosto de ver os fãs da Globo e SBT que tanto criticavam a saga dos mutantes, hoje, enaltecerem - sem detalhes - a próxima novela das sete. Comparações com Os Mutantes são inevitáveis, mas não as faço. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Que venham os dinossauros e robôs para que os jornalistas também possam mostrar suas imparcialidades. Estou ansioso para ler as opiniões de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, que era fã de Os Mutantes, tanto que sempre arrumava espaço para uma notinha em sua coluna. Ela, ótima jornalista que é, deve usar suas meigas palavras para qualificar o próximo trabalho de Walcyr, assim como fez com Tiago Santiago não é mesmo? Duvideodó!

Veja bem, não estou aqui criticando Kogut, pelo contrário. Volto a brincar com a situação, porque ela foi uma das "perseguidoras" da saga dos mutantes. Opiniões devem ser respeitadas, portanto Kogut tem o direito de expressá-las. Muitos devem acusá-la de imparcialidade puxando saco da Globo. Normal! Esta pessoa que vos escreve também foi acusada de ser recordista.

Espero, de uma vez por todas, ter esclarecido minhas brincadeiras - que continuarão - em relação à próxima novela das sete.

Passione

Não, eu não sei nada sobre a segunda fase de Passione, que começa daqui duas a três semanas. Ninguém sabe. Quem manipula Fred e Clara? Apostaria em Stela, Melina ou Gerson.

Passione está longe de ser uma das melhores novelas de Silvio de Abreu, no entanto, a segunda fase promete. Nas últimas três semanas, a novela vem pegando fogo.

Qual é a melhor novela do autor? A Próxima Vítima, que foi a de maior repercussão, pode ser considerada pela maioria, entretanto, pelo conjunto de obra, fico com Rainha da Sucata.

Malhação: o mais do mesmo!

Hoje, estreia a nova fase de Malhação. Sem nenhuma novidade, é claro, mas com cara de novela. A história deve melhorar, mas a audiência não. Não é fácil levantar um produto que está desgastado, mas Emanuel Jacobina deve conseguir nesta temporada algo em torno dos 20 pontos, índice - hoje em dia - festejado por muitos.

Por fim, neste fim de semana os teasers de "Araguaia", próxima novela das seis, serão exibidos nos intervalos da Globo.

Tchau!




Comentários (40) Postar Comentário

Douglas comentou:

Duvido que os efeitos fiquem muito melhores do que na Record, vai ser do mesmo nível.. A questão é se vão abusar de bizarrices como em Mutantes aconteceu com o tempo.
Mas vai ser bom ver globistas vendo dinossauros e mutantes hahahaha :lingua41:

Alan Vuaba comentou:

Olá, pessoal!

A impressão que eu tenho é que o SBT é um brinquedo! O dono faz o que quer com ele, e ponto final... Assim que este dono completar seus 80 anos, ele vai transferir esse brincado para outras mãos, e aí, saberemos o que de fato será o SBT! Dali, eu assisto apenas o ESQUADRÃO DA MODA. Mas, penso que o telespectador e os produtos da casa deveriam ser respeitados em primeira instância, por isso, concordo com vc Jef!

Não vou comentar sobre a novela de Walcyr, nem muito menos sobre a Kogut (leio todos os dias a coluna dela tbm, adoooro)... Esse papo não tem nada a ver!

Passione, me apegou de jeito essa semana, tbm pudera... Tô acompnhando com menos sono! Jef, tbm concordo com vc em relação a RAINHA DA SUCATA!!! Maraaaa!

MALHAÇÃO... Vou esperar pra ver. O que eu sinto é que faltam bons ATORES, a temporada passada tinha um monte de rostinho bonito, mas ATORES só os veteranos, e uma ou outra revelaçãozinha...

Bjos e queijos.

SeH comentou:

O problema de Passione é que, após Viver a Vida, esperamos muito. Silvio de Abreu trouxe uma boa novela e nós, caimos do cavalo, pq queriamos uma óteeema! Mas acredito que ela ainda possa ser. Por exemplo, estou aflito desde sabado pelo capítulo de segunda.. Então, pelo menos em mim, a novela pegou, estou adoraando!

SBT, nem comento nada. Há anos aquilo é uma palhaçada, mas cmo adoro SS, respeito e sempre dou uma chance. huhu

Luigi Brandao comentou:

Sem duvida Passione é a melhor novela dos ultimos anos! POde ser cliche, mas ela consegue prender os telespectadores e fazer com que ele se sinta envolvido com a historia!
Parabens ao silvio de abreu.

José comentou:

Para quem viu Viver a Vida, CAminho das Indias e Duas Caras, Passione é sem sombra d dúvida a melhor entre elas. Silvio de Abreu pode não está brilhante (como este em Belissima A Proxima Vitima, Rainha da Sucata e Torre de Babel) suas novelas das 20h, mas Passione é melhor do que muitas e muitas outras. Pena são os numeros de sua audiência.

Já vi muito o SBT, mas agora, infelizmente, não me atrai.

Só há dois problemas em Passione. Carolina Dieckman e Reynaldo Giannechini, não convencem nesses papeis. Fred era para ser de outro ator, talvez o Antony o o Rodrigo Lombardi, até o Cauã sairia muitissimo melhor que o Giannechini. Ele, como vilão, não convence. a cara que ele fez no sábdo quando foi demitido foi o "ó". Saulo foi mil vezes superior.
Já Dieckman, sabemos, não é de hoje que ela faz a mesma cara em todas as situações.
Agora, a Mariana Ximenes é dez, assim como a Irene Ravache, a Alessandra XXX () A GAbriela Duarte , Fernanda Montenegro, Deisy Lucili, Vera HOltz, TOny Ramos, Cleyde Yaconis e tantos outros.

E fica a pergunta: quem vai ser a segunda vítima de assassinato, uma vez que o Eugenio morreu envenenado???

Cesar Schneider comentou:

Apesar dos pesares ainda torço pro SBT se reerguer!

Passione deve chegar a casa dos 40 nas próximas semanas,mesmo com a péssima ajuda do Horário Eleitoral Gratuíto!

Tenho receios quanto à Araguaia,parece que o Wálter anda sem inspiração,acho que vai cair na mesmice.

Kate Lyra,a Myrna é a minha aposta como manipuladora,ela sabe de tudo e tem olhares bem suspeitos.

Jeff têm mais nomes comfirmados em Fina Estampa?

Resposta Jeferson: Aguinaldo Silva disse, em seu Blog, que só vai reunir com Wolf Maya para falar sobre o elenco quando voltar de viagem. Abs.

JR comentou:

Mas já??? Escrito nas Estrela ja esta acabando , que venha Araguaia que eu vou assistir aasim como Desejo Proibido ...
Passione , eu acho que esta semana chega aos 40 ...Tomara ...
Jeff... Hoje apareceu a persongem de Juliana Alves em Ti Ti Ti ,você sabe me dizer sobre a personage dela ???
Parabens pelo Site !!!

Alex comentou:

Ai meu amado SBT, realmente já esteve em melhor situação!
Concordo que perdeu e muito do seu brilho, mas ainda é a considero uma emissora cativante.
Uma rosa com amor, provou que o SBT pode fazer boas novelas novamente, como Eramos seis. Gosto muito do programa da Eliana, talvez mais pela simpatia dela q pelo programa em si. Ana Hickman funcionava mais no Hoje em dia, ela não possui carisma o suficiente pra auditorio.
Esquadrão da moda é um programa bem legal, diferente pra quem não possui canal a cabo, e os consultores funcionam muito bem.
Acho que o SBT caminha pra uma boa fase, apesar da péssima escolha de Canavial como reprise.
Sinto falta da época em que as tardes eram de seriados leves, mas que deixava a gente grudado. Sinto falta de um programa no estilo a tarde é sua durante as tardes, um programa de auditorio a noite... coisas que eram feitas antigamente e deixaram de existir.
Sinto falta da época em que o Bom dia e cia tbm era educativo e ensinava trabalhos artesanais....
Torço pro SBT voltar a segundo, mesmo a Record estando com uma boa estrutura. Record tem muitos produtos bons que mereciam primeiro lugar, como Ídolos, Melhor do Brasil e Domingo espetacular.
Em off, não é por nada não, mas a chamada do SBT é mais empolgante de todas as emissoras, adorei o trabalho que fizeram, colocando a Maisa como mini ninja! rsrs

Desculpa pelo testamento, mas tinha que desabafar! rsrs

Ah, Tititi tá sendo uma grata surpresa, fazia tempo que eu não assistia uma novela na integra na Globo. Quanto a Malhação.... não é falta de história e sim de bons atores. Achei que a temporada passada tava muitooooooooooooooooooo sem graça, os atores eram teatrais demais, assim como aconteceu com Tempos Modernos. Acho que esse tipo de linguagem não fuinciona muito bem na TV

Rafael comentou:

É claro que a koguta vai dar as melhores notas pra os mutantes da grobo, afinal de contas ela é esposa do poderoso do jornalismo da grobo.
De vez em quando dar uma disfarçada e dar uma notinha baixa, tudo combinado, como o ibope, depois ajusta.

Felippe comentou:

Não fale besteiras, a pior programação do SBT foi entre 2003 e 2004 e 2007-2008.

Hoje o SBT tem diversos programas bons na lista: SBT Brasil, Conexão Repórter, Eliana, Programa SIlvio Santos, Aventura Selvagem, QST, Esquadrão da Moda, SuperNanny, Raul gil.. a lista é bem maior que em anos anteriores.

Resposta Jeferson: Humm... salvem o SBT!

Veja também