O Planeta TV

O QUE ESPERAR DO SBT?

Por: Jeferson Cardoso

O Futuro do SBT

Na última quinta-feira, 19, o SBT completou 29 anos. Uma data a ser comemorada, mas não havia motivos para tal. A emissora de Silvio Santos vive um momento delicado, não financeiramente, mas de ânimo e audiência. Posso estar enganado, mas acredito que em breve o criador dos Carnês do Baú abrirá mão da emissora e deixará a cargo de suas filhas. Em dezembro, ele completará 80 anos, idade em que espera aposentar da TV.


Sem querer ser repetitivo, já comentei sobre este assunto, focarei apenas nos últimos acontecimentos. Em um ano, o SBT contratou algumas personalidades com o objetivo de reconquistar a vice-liderança, hoje ocupada pela Record. Tirou Eliana, Roberto Justus, Roberto Cabrini e Tiago Santiago da Record. Tentou Tom Cacalvante. Lançou a reprise de Ana Raio e Zé Trovão. Enfim, foram tantas contratações e mudanças em sua programação para resultarem em NADA!

Não sou a pessoa certa para comentar sobre esse assunto, uma vez que, como telespectador, tenho mágoa do SBT. Em sua trajetória, a emissora pecou em não respeitar o telespectador e até mesmo alguns de seus profissionais.

Pecou e continua pecando! A última decepção foi o encurtamento de Uma Rosa com Amor para reprisar Canavial de Paixões, desvalorizando o trabalho de Tiago Santiago. Resultado: a audiência caiu de 8 para 2 pontos. E mais, a qualquer momento a reprise pode ser cancelada!

A programação do SBT, hoje em dia, é a pior de sua história. Será falta de estratégia ou o público cansou?

O que se sabe é que Silvio Santos diante dos resultados – e desanimado – quer gastar menos. Mandou reduzir os investimentos no Domingo Legal, bem como, limitou as contratações para Corações Feridos, sua próxima novela.

O realismo fantástico na Globo?

Fui questionado porque brinquei com o realismo fantástico da próxima novela de Walcyr Carrasco. Não brinco, apenas me divirto com a situação. Gosto de ver os fãs da Globo e SBT que tanto criticavam a saga dos mutantes, hoje, enaltecerem - sem detalhes - a próxima novela das sete. Comparações com Os Mutantes são inevitáveis, mas não as faço. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Que venham os dinossauros e robôs para que os jornalistas também possam mostrar suas imparcialidades. Estou ansioso para ler as opiniões de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, que era fã de Os Mutantes, tanto que sempre arrumava espaço para uma notinha em sua coluna. Ela, ótima jornalista que é, deve usar suas meigas palavras para qualificar o próximo trabalho de Walcyr, assim como fez com Tiago Santiago não é mesmo? Duvideodó!

Veja bem, não estou aqui criticando Kogut, pelo contrário. Volto a brincar com a situação, porque ela foi uma das "perseguidoras" da saga dos mutantes. Opiniões devem ser respeitadas, portanto Kogut tem o direito de expressá-las. Muitos devem acusá-la de imparcialidade puxando saco da Globo. Normal! Esta pessoa que vos escreve também foi acusada de ser recordista.

Espero, de uma vez por todas, ter esclarecido minhas brincadeiras - que continuarão - em relação à próxima novela das sete.

Passione

Não, eu não sei nada sobre a segunda fase de Passione, que começa daqui duas a três semanas. Ninguém sabe. Quem manipula Fred e Clara? Apostaria em Stela, Melina ou Gerson.

Passione está longe de ser uma das melhores novelas de Silvio de Abreu, no entanto, a segunda fase promete. Nas últimas três semanas, a novela vem pegando fogo.

Qual é a melhor novela do autor? A Próxima Vítima, que foi a de maior repercussão, pode ser considerada pela maioria, entretanto, pelo conjunto de obra, fico com Rainha da Sucata.

Malhação: o mais do mesmo!

Hoje, estreia a nova fase de Malhação. Sem nenhuma novidade, é claro, mas com cara de novela. A história deve melhorar, mas a audiência não. Não é fácil levantar um produto que está desgastado, mas Emanuel Jacobina deve conseguir nesta temporada algo em torno dos 20 pontos, índice - hoje em dia - festejado por muitos.

Por fim, neste fim de semana os teasers de "Araguaia", próxima novela das seis, serão exibidos nos intervalos da Globo.

Tchau!


Deixe o seu comentário