O Planeta TV

"O Profeta", a nova reprise da Globo

Por: Jeferson Cardoso

Meus queridos, feliz 2013 a todos. Espero que neste ano possamos comemorar a produção de ótimas novelas. A safra atual, cá entre nós, é decepcionante.

Há dois meses, disse aqui neste espaço que - se a Globo não conseguisse a aprovação de "Páginas da Vida"- "O Profeta" seria a próxima reprise. Eis que a emissora confirma a minha informação. O mérito pode ser meu, mas faço exclusivamente para vocês, meus leitores queridos. Pretendo, na medida do possível, adiantar outras exclusivas.

Produzida em 2006, "O Profeta" marcou a estreia de Thelma Guedes e Duca Rachid, com supervisão de Walcyr Carrasco. Um novelão. Esse sim vale a pena ver de novo. Torço para que consiga uma audiência acima dos 15 pontos, o que já é excelente para os dias de hoje.

Salve Jorge, uma novela empacada

Sem dúvidas, depois do resultado do grupo de discussão, "Salve Jorge" teve uma leve melhora. A trama de Gloria Perez, no entanto, está longe de ser "aquela novela". O núcleo central, o do tráfico, é ótimo. Mas as paralelas, infelizmente, são ruins. O núcleo turco – Bianca (Cleo Pires) e Ziah (Domingos Montagner) – deixa a novela chata e empacada. Os núcleos paralelos não caminham no mesmo ritmo da trama central.

Desde que Morena (Nanda Costa) foi para Turquia, Theo (Rodrigo Lombardi) se tornou um figurante de luxo, com apenas uma cena por capítulo. Não preciso citar também a dezenas de atores craques e veteranos que raramente aparecem. O maior erro desta novela é a quantidade de personagens desnecessários. Uma trama mais enxuta, certamente, renderia mais. O público pelo menos saberia os nomes dos mesmos.

Apesar de tudo, "Salve Jorge" não é uma novela ruim. É melhor que "Caminho das Índias". A pífia audiência é por merecimento. Sim, sou fã de Gloria Perez, mas a verdade tem que ser dita. Ela comete nesta novela dois erros fundamentais para um fracasso: a falta de uma vilã bem definida (desde o primeiro capítulo) e também de agilidade.

Perante esses erros, Gloria Perez amargará a pior média de audiência de uma novela das nove (não deve passar dos 34 pontos). Se Manoel Carlos brincar em serviço é capaz de superá-la em 2014.

Felicidade, uma novela para dormir

Falando em Manoel Carlos, acompanhei alguns capítulos de "Felicidade" no Viva. Misericórdia, essa novela - nos dias de hoje - não passaria dos 15 pontos. É uma das piores obras do autor. Claro, entre as que assisti. Vi todas dele de 1991 pra cá.

Já tinha assistido a essa novela na versão do "Vale a Pena Ver de Novo". Na época, com os cortes grotescos, achei ágil e interessante. Também pudera, a Globo chegou a passar dez capítulos em um.

José do Egito

É incrível o nível de produção das minisséries da Record. A emissora simplesmente arrasa. Nas primeiras imagens de "José do Egito", é notável que vem aí mais uma superprodução.

Uma pena que a emissora segue desorientada, com uma programação maluca. A estreia da minissérie está prevista para o dia 30, numa quarta-feira, às 21h30. O segundo capítulo ninguém sabe se será exibido às 22h (ocupando o horário de balacobaco) ou às 23h. Uma pena.

O Canto da Sereia

As chamadas desta microssérie impressionam. A princípio, parece ser um suspense no estilo de "A Cura". Só espero que a Globo não repita o erro da série de João Emanuel Carneiro, iludindo o telespectador com uma nova temporada.

Big Brother Brasil 13

Vai começar mais uma edição do reality show de maior audiência da TV brasileira. Sou viciado nesta praga, mas não como antes. Esse tipo de programa está ficando desgastado. Boninho, se não conseguir montar um bom elenco, vai ter dor de cabeça.

A decisão de convidar ex-bbb’s pode ter sido uma das maiores burradas. Se os escolhidos forem populares, de cara essa edição terá um vencedor definido nos primeiros dias. Será? Vamos ver o que Boninho fará para impedir que isto aconteça.

Globo não sabe aproveitar a nova safra de bons atores

A Rede Globo acaba de informar que o ator Guilherme Prates foi dispensado de "Malhação". Dinho, o seu personagem, foi rejeitado. No Twitter, o ator nega a rejeição e diz que a saída de seu personagem será justificada. Tudo indica que a direção da novela não estava satisfeita com o desempenho dele e optou por exclui-lo da história, assim como todo o seu núcleo. Carla Marins e Eduardo Galvão, que interpretam os pais do estudante, e Xande Valois, o irmão, também serão dispensados.

Em nota, a Globo diz que os ajustes na trama faz parte do processo de uma obra aberta:

"Como Malhação é um programa que fica no ar por um longo período, é comum que a trama passe por adaptações necessárias para o desenvolvimento da história.", diz a Central Globo de Comunicação.

A atuação de Guilherme nesta novela não é uma das melhores, mas está longe de ser ruim. A Globo não pode fazer com ele o mesmo que fez com Guilherme Boury, que também foi infeliz em "Fina Estampa". Eles não tiveram a sorte de pegar um bom personagem.

Tanto Prates quanto Boury são revelações da Record, onde surpreenderam com ótimas atuações. Boury foi contratado pelo SBT e estará na nova versão de "Chiquititas". Já Prates, que trocou a Record pela Globo,... coitado!

A direção da Globo está satisfeita mesmo é com as atuações de Reynaldo Gianecchini, Jesus Luz, Vera Fischer e Thammy Gretchen.

Novelas longe da meta

Outro dia fui questionado quanto as médias gerais das atuais novelas. Após a divulgação dos números de fim de ano, já tenho a minha opinião.

Salve Jorge: terá a pior audiência do horário das 21h, com uma média de (no máximo) 34 pontos.

Guerra dos Sexos: essa grande decepção de 2012 deve terminar com 22 pontos. Fracasso é apelido.

Lado a Lado: a novelinha é boa, mas deixou a desejar na segunda fase. Quando estava começando a melhorar, empacou. Deve chegar ao fim com pífios 18 pontos. Um fracasso retumbante.

Balacobaco: já deveria estar com sete pontos, mas a Record, desorientada, optou por colocá-la no confronto com "Salve Jorge". Os poucos minutos que concorre com a novela da Globo são determinantes para o seu baixo desempenho. Como deve acabar em abril (sim, "Dona Xepa" está praticamente confirmada para abril no horário das 22h), os 6 pontinhos estão garantidos.

Carrossel: esse grande acerto do SBT, sem dúvida, terminará com 13 pontos.

Quanto às futuras novelas, prefiro não arriscar. Ainda é cedo. Não posso me iludir com sinopse, clipe de lançamento ou chamadas. O que vale mesmo é o capítulo no ar.

Quem sou eu?

Eis que o mistério vai acabar. Nunca pensei que fosse publicar uma foto minha no Blog. Acho isto desnecessário, afinal não sou famoso. Entendo que muitos têm a curiosidade de saber como é a fisionomia de quem vos escreve. Enfim, prometi que, se passasse no concurso, postaria uma foto. Cumprirei a promessa, SEM FALTA, no próximo post. Seria neste, mas optei pelo próximo (sim, estou enrolando um pouco). Postarei duas fotos: uma com o mago Aguinaldo Silva, em 2010, e outra mais recente.

Não deixe de seguir o site no Twitter: @o_planeta_tv.

Tchau!


Deixe o seu comentário