O Planeta TV

O fracasso das novelas: a culpa não é só do verão!

Por: Jeferson Cardoso

O fracasso das novelas: a culpa não é só do verão!

Amadinhos, quede meu cheiro? Enquanto muitos criticam "Guerra dos Sexos", prefiro acompanhar "Que Rei Sou Eu?". Sim, diariamente assisto dois capítulos desta novela. Reservei o horário das 19h30 às 21h para isto. É a primeira vez que acompanho esta obra e, por enquanto, estou adorando. Em 2013, pretendo assistir "O Astro" e "Gabriela", obras que não pude acompanhar na íntegra. Tem ainda a série "Revenge", a sensação do momento.

Muito se fala na queda de audiência da TV nos últimos anos. Essa crise não é de agora. Vem desde 2006, quando a Globo ainda exibia "Páginas da Vida". A novela de Manoel Carlos alcançava recordes de audiência e do nada caiu. Na época, o autor foi considerado o responsável pela queda. Ninguém percebeu que começava ali começava uma nova era. Somente com o lançamento dos próximos folhetins é que a ficha caiu.

O que vivenciamos hoje é consequência de diversos fatores. Em minha modéstia opinião, são:

1 – Os novos autores (Cristianne Fridmann, Thelma Guedes e Duca Rachid, João Emanuel Carneiro e Maria Adelaide Amaral) apresentam um novo ritmo às novelas, despertando a atenção da grande massa. Quando os veteranos entram em cena, com seus métodos antigos, a audiência volta a sua normalidade, às vezes, bem abaixo do esperado. O choque é grande. A concorrência direta da TV, hoje em dia, são as novas mídias (internet, celular) e para conseguir pretender a atenção do telespectador é preciso apresentar tramas ágeis, com drama e pitadas de humor. As últimas novelas de sucesso apostaram nisso. A agilidade deve vir em primeiro lugar. O público não aguenta mais histórias que não saem do lugar. Vide "Salve Jorge", um déjà vu, que começou empacada.

2 – É preciso também conhecer o público alvo. "Guerra dos Sexos", por exemplo, apresenta um humor que não tem a cara do horário das 19h. Idem, "Balacobaco", da Record, que apresenta muito humor para um horário que exige mais drama.

3 – Por fim, o horário de verão. Não é desculpa, é a realidade. Nesse período, os números sempre foram menores. Claro que nada justifica o fracasso das novelas atuais. Mas esse fator deve sim ser levado em consideração. Por exemplo, os últimos grandes sucessos das 18h marcaram médias de 26 pontos, então se "Lado a Lado" estivesse marcando 22/23, esses números seriam considerados bons para o período atípico. Não é o caso. O atual folhetim das seis registra apenas 18 pontos. Aí, o problema é outro. A culpa não é do verão.

É isso meus queridos, nesse novo tempo não veremos mais números históricos. Recentemente, até mesmo a Rede Globo estava festejando os 50 pontos alcançados nas duas últimas semanas de "Avenida Brasil". A trama foi considerada um fenômeno, mas "só" marcou 39 pontos de média na Grande São Paulo.

Brevemente, as metas de audiências das novelas deverão ser adequadas para essa nova realidade. As emissoras, no entanto, não podem se acomodar. É preciso frear essa queda tão repentina e assustadora.

Uma pequena observação: A Rede Globo tem uma parcela de culpa no fracasso de suas atuais novelas. A emissora fez quatro lançamentos (Lado a Lado, Da Cor do Pecado, Guerra dos Sexos, Salve Jorge), um atrás do outro. Não houve tempo suficiente para uma boa divulgação e adaptação do publico. Foi um pecado estrear "Guerra dos Sexos" no primeiro dia do horário político, entrando trinta minutos mais cedo. Outro erro foi estrear "Salve Jorge" junto com o horário de verão. Erros como estes, poderiam ter ser evitados, uma vez que esse calendário é divulgado com antecedência. A emissora deveria ter se adequado a eles.

Fazenda de Verão

Infelizmente, estou acompanhando esse reality apenas no dia de formação de roça e noite de eliminação. Essa edição, sob o comando de Rodrigo Faro, é uma das melhores. A participante Angelis, querendo superar Theo Becker e Nicole Bahls em barraco, aprontou uma daquelas no seu primeiro dia. A coitada surtou ou está querendo quinze segundos de fama.

Enfim, é uma pena esse reality ser exibido às 20h30. Tudo indica que nas próximas semanas seu horário será alterado para as 22h15, com exibição após "Salve Jorge". Só não entendo por que não é assim desde a estreia. Porque mudar somente agora? A Rede Record está perdida. Antes miravam a Globo e agora está desesperada tentando se manter na vice-liderança, hoje disputadíssima com o SBT.

Vale a Pena Ver de Novo

Fiquei sabendo que as novelas mais cotadas para o Vale a Pena Ver de Novo são: Páginas da Vida, O Profeta e Desejo Proibido. A estreia da substituta de "Da Cor do Pecado" deve acontecer no fim de janeiro ou começo de fevereiro.

Até!





Comentários (128) Postar Comentário

Pedro comentou:

Ehh Jéferson, agora só começa os posts com o bordão da Chayene. Kkkkkkkkk ÓTIMO!!!!!!!!!!

Viu que ela e Socorro também cão cantar com o Rei, além das Empreguetes??
Cheias foi pra mim a melhor novela dos últimos anos, incluindo as da 9. Considerando as da 7 empata com Cobras e Lagartos em 1º lugar.

Sobre as atuais:

- Lado a Lado. Acho uma novela até boa tirando a parte d Zé Maria que é muito ruim e deslocada da trama. Mas a novela não chega nem perto do que foram Paraíso, Cama de Gato, Escrito nas Estrelas e Cordel.

- Guerra dos Sexos. Seria difícil pra qualquer novela estrear após Cheias, mas o fato é que Guerra é muito ruim. Nada me interessa nem mesmo a Bianca Bin que to achando forçada. Não vejo futuro nem salvação. Já falei que acho a escalação desta novela toda errada a começar pela Charlô que deveria ser a Regina Duarte. Nando deveria ser Vladimir Brichita, a Frô deveria ser Luana Martau ............

- Salve Jorge – Acho uma trama boa até e com potencial o problema mesmo é aquela infinidade de pessoas........Mas Glória é esperta e ao contrário do Silvio de Abreu dará a volta por cima.

Sobre o Vale a Pena, acho que a novela Paraíso poderia ser a solução pra o horário. O que você acha???? Aliás Benedito ficará só com o remake mesmo ou terá outra chance Jerferson?????


PS: Jéferson a Regina Duarte recusou (INFELIZMENTE) fazer a trama do Carrasco. Se a sina se cumprir a novela será sucesso, pois todos novelas que ela recusou fazer foi fenômeno de audiência: - Ana de A Próxima Vítima, Maria do Carmo de Senhora do Destino e Diná de A Viagem.


Jeferson Cardoso respondeu:

Concordo, Paraíso seria até melhor que O Profeta. Mais ainda acho que Páginas é a trama ideal para reerguer o horário para os 16 pontos. Rsrsr


Gustavo Rodrigues comentou:

Jeff, assiste revenge que vale a pena. E pra você que gosta de adrenalina, uma série boa é The Vampire Diares que acompanho também! Dão de 1000 a zero nas atuais novelas brasileiras!!

Abraços


Jeferson Cardoso respondeu:

Gustavo, obrigado pela dica. =D


Thiago comentou:

''Desejo Proibido''? Nossa, nem em sua época de exibiçao foi um sucesso, imagina agora... Será que nao há nenhuma chance de exibir ''América''? foi uma das poucas novelas mais antigas que gosteim e voce? o que acha desta novela? achava que tinha muito mais agilidade que ''Caminho das Indias'' ou ''Salve Jorge'' e a sua opiniao?


Jeferson Cardoso respondeu:

É apenas cotação, uma terceira opção. Repito, a primeira opção é Páginas da Vida. ;)


Tiago comentou:

De novo as mesmas especulações? Duvido que a justiça libere Páginas da Vida, assim como duvido que a Globo reprise um fracasso como Desejo Proibido. Muda o disco! A única dessas novelas que você citou que tem chance de reprisar é O Profeta!


Jeferson Cardoso respondeu:

Não trabalho com especulações. Disse as três cotadas até dias atrás. Se mudaram, ainda não fiquei sabendo. ;)


Vitor comentou:

Se vier Paginas da Vida ou O profeta tudo bem, mas desejo proibido é a globo colocando a corda no pescoço! Até porque a novela foi um fracasso e bem fraquinha, e se Da Cor do Pecado acabar em janeiro, ela estrearia bem nas férias, bom, nem preciso dizer mais nada!, e vc, o que acha Jeferson? Abraços!


Jeferson Cardoso respondeu:

Acho que será Páginas, mas se a censura não deixar deve ser o Profeta. Enfim, vamos aguardar.


Thiago comentou:

A mais pura verdade foi citada neste tópico.
Os recentes fenômenos vem de autores novatos: cordel encantado,
avenida Brasil, cheias de charme.
Com excessao do Agnaldo Silva, os outros autores nao emplacaram
grandes sucessos ultimamente.
É esperar pra ver se eles acordam ou se a globo os acorda.
Salve Jorge nao despertou o interesse de ninguém que conheço aqui
perto de casa, no twitter a personagem Carminha ainda é mais
citada que a novela Salve-nos de Jorge.
Agilidade Glória, agilidade.
Guerra dos sexos é a novela mais ruim dos últimos tempos.

Daniel Oliveira comentou:

Boa tarde Jeff Post otimo vc acertou tudo indica que Balacobaco trocara d ehorario com A fazenda de Verão se isso for verdade sera segunda feira.

Cesar comentou:

Jeff tbm estou acompanhando Que Rei Sou Eu?, estou no capítulo 135 e estou amando a novela, uma das melhores que já acompanhei... A rainha Valentine,Aline,Gaston,Gerrard,Juliette e Rolland Bahall são os meus personagens favoritos...é um novelão... Quais os personagens até agora tem chamado sua atenção?


Jeferson Cardoso respondeu:

Cesar, ainda estou no capítulo 15. Por enquanto, estou adorando a Rainha Valentine. Amo vilãs cômicas. Rsrsr


GABRIEL comentou:

Rei Davi já é reprise.
Balacobaco e Fazenda são inéditas.
O certo seria a Record colocar:

21h - Rei Davi
21h40 - Fazenda de Verão
22:30 - Balacobaco

A grade poderia reagir, não acha Jeferson??


Jeferson Cardoso respondeu:

Para pior sim. Entenda, novela às 21h, a Globo já tem. Ela domina, por mais baixo que seja a audiência. Balacobaco deveria ter sido lançada às 19h30 e Fazenda ás 22h30. Alterar no meio do caminho pode dar certo, mas é muito arriscado.


Jurandir Dalcin comentou:

Recomendo também The Vampire, apesar de sua 'fama' de serie adolescente, o seriado tem um roteiro maravilhoso e quem acompanha vê o que é uma história com ritmo. Cada episódio é uma 'bomba' nova e tu se surpreende mais e mais... Eu que comecei com o seriado por distração, hoje é um vicio!


Jeferson Cardoso respondeu:

Assistirei após Revenge, então. Rsrsrs


Veja também