O Planeta TV

O fenômeno chamado "Carrossel"

Por: Jeferson Cardoso

O fenômeno chamado "Carrossel"

O fenômeno de "Carrossel" é algo inquestionável e que não posso deixar passar em branco. A novelinha, que muitos apostavam em (no máximo) dez pontos, surpreendeu e colocou o SBT novamente na briga pela vice-liderança. Não só reassumiu seu antigo posto como também, assim como no passado, assustando a audiência do "Jornal Nacional" e da novela das nove.

Há uma semana, a diferença entre "Carrossel" e o "Jornal Nacional" é de apenas 8 pontos. Um fato histórico! Nesta sexta-feira (23/11), segundo a prévia, a diferença diminui para 6 pontos. Incrível! Em consequência da baixa audiência do telejornal, "Salve Jorge" (que recebe em baixa e ainda tem força para subir) também viu a trama teen no seu calcanhar. Em alguns minutos, o placar apontava uma diferença de apenas 5 pontos (21 x 16). Jesus Maria José!, é o que diria a Dorotéia de "Gabriela".

O sucesso de "Carrossel" não é só em São Paulo. Em Goiânia, por exemplo, a trama é líder isolada, com ampla vantagem sobre o "Jornal Nacional". Outro dia marcou 23 pontos contra apenas 16 da Vênus Platinada. Nunca na história deste país... diria o ex-presidente Lula.

Meus queridos, o SBT, mesmo com esse sucesso estrondoso de "Carrossel", ainda registra uma média-dia pífia, entre 5 e 6 pontos. Na verdade, desde a estreia do folhetim, em maio, a emissora cresceu cerca de dois pontos. É uma reação expressiva diante da queda do número de share, bem como, as crises (de audiência) de suas concorrentes (Globo e Record).

"Carrossel" deu gás ao horário nobre do SBT, mas esta não vive uma excelente fase. O futuro deste canal é preocupante, principalmente no horário vespertino e noturno. À tarde, é vergonhosa a série de re-re-re-re-re-re-(ufa perdi o fôlego!) reprises de novelas, que ainda alcançam 5 pontos. Já à noite, observamos um rodizio de programas sem nenhum potencial, como o Programa do Ratinho e o Cante se Puder. Daqui a pouco o fenômeno chamado "Carrossel" acaba e SBT volta a estaca zero. Aí a direção artística, tarde demais, perceberá que não soube aproveitar o gostinho do sucesso.

No embalo, um remake de "Chiquititas" vem aí e, certamente, será outro sucesso. E, mais uma vez, a emissora não saberá aproveitar. Esse é o momento do SBT voltar a investir em programas populares e exibir filmes inéditos, atraindo também o público adulto para outras faixas. Comemorar a vice-liderança, com diferença de um ponto da Record, no momento, não é vantagem. É preciso pensar no dia de amanhã.

Vergonha!

A repetição de elenco é uma coisa que me irrita bastante. Nos últimos anos, os atores recentemente lançados têm emendando um trabalho no outro. Os veteranos, infelizmente, ficam a espera de convites, mas quando convidados são escalados para papéis secundários. É o caso de Regina Duarte, que teve a oportunidade de brilhar no remake de "O Astro". Antes, portanto, seu último grande trabalhou havia sido em "Páginas da Vida" (2006). Renata Sorrah é outra pouco valorizada. Depois de "Senhora do Destino" não teve mais a chance de ser convidada para interpretar uma grande personagem. A lista com os nomes dos atores consagrados e mal aproveitados é grande. Enquanto isto, somos obrigados a ver ex-bbb’s e cantores ganhando espaço na teledramaturgia. Já os profissionais competentes seguem suando a camisa em busca de uma oportunidade. É triste!

Salve Jorge

Neste sábado (24), a Globo exibe o trigésimo capítulo de "Salve Jorge". Já não é mais uma novela nova. A média, até então, é de 31 pontos. Feriadão agora só na semana de natal e ano novo, até lá a novela precisa ganhar gás e apresentar melhores índices. Não tem mais desculpa. A realidade é a seguinte: o mínimo aceitável é uma média de 35 pontos, então cabe a autora correr atrás deles. Vamos aguardar o desempenho das duas próximas semanas. Amém!

Os títulos das próximas novelas

Parece que escolher o título de uma novela é o novo impasse das emissoras. "A Flor do Caribe", de Walther Negrão; "Maré Alta", de Cristianne Fridman; “Sangue Bom", de Maria Adelaide Amaral, "Em Nome do Pai", de Waclyr Carrasco; e "Em Família", de Manoel Carlos. Esses são os títulos provisórios dos próximos folhetins.

Falta de respeito

Na última quinta-feira levei um susto. Após o término do reality "Fazenda de Verão", por volta das 0h15, a Rede Record começou a transmitir "Ídolos". É uma falta de respeito não só com o telespectador, mas também com os patrocinadores. Ainda bem que não acompanho a essa edição do reality musical, que por sinal é que apresenta o pior nível de participantes. Infelizmente, os novos jurados não souberam selecionar as pessoas que realmente tem o dom para o canto. A situação é ainda mais crítica no "Ídolos Kids". Diante do nível apresentado, as gravadoras, certamente, não apoiarão os vencedores desses realitys shows.

Curiosidade

Por que o SBT não pega o embalo da Record, que acabará com o "Tudo é Possível", e não faz o mesmo com o "Domingo Legal"? O público agradeceria.

Em 2013, o SBT voltará a ocupar a terceira colocação ou continuará disputando a vice-liderança com a Record? Será que "Salve Jorge" conseguirá elevar seus índices antes do natal? O espaço é todo de vocês!!!





Comentários (82) Postar Comentário

Juca comentou:

Realmente, o SBT peca pelas sucessivas reprises. A grade vespertina do SBT não tem como mexer. De manhã, a mesma situação, está estagnada, e mexer não é uma boa opção, pois não há produto barato capaz de fazer melhor.

Se o SBT quer manter a vice-liderança deve investir à noite, fazer uma novela de sucesso e uma linha de shows boa, isso mantém o patamar da emissora e a vice para os próximos meses ou anos.

Enquanto isso, o amadorismo da record é gritante. Começar algo em um horário e jogá-lo para outro é complicado, Idolos e Fazenda de Verão são dois exemplos do amadorismo da record, que esquece que televisão é hábito. Mudar de um dia para o outro, sem um aviso estrondoso aos telespectadores é muito amadorismo.

Fora quando a emissora faz sensacionalismo, como o programa de Marcelo Resende, que explora um assunto por horas seguidas durante uma semana. São situações como essa que são ridículas. Outra, são os filmes jurássicos que a emissora exibe... rsrsrs. Jurasick Park, Titanic, Velozes e Furiosos, entre outros, são repetidos à exaustão. Tirar o programa de Ana Hickmann será outro tiro no pé da emissora. Não duvido que logo cancelem o programa da tarde e Ana mude de emissora. Parece que a maré não é favorável à record! kkk

Falta um bom planejamento. Mas uma coisa eu digo, o SBT só está na vice por causa dos erros da record e não por merecimento ou por ter melhorado muito nos últimos meses.

Salve Jorge não aumentará muito seu ibope, sofre tremenda rejeição, é fato. O povo cansou das mesmices. Não passará de 34 pontos a média da novela, para desespero de Glória Perez que não aceita o ibope e a derrota. Melhor assim, aí talvez a Globo renova o horário, tirando alguns autores que não se renovam e não fazem novela para o público.

Creio que o ibope do JN seja consequencia do ibope de Guerra dos Sexos, que é pífio demais. Carrossel não compete com JN, pois são produtos diferentes, para públicos diferentes.

Aí eu me pergunto, como de uma hora pra outra o ibope das novelas conseguiu afundar tanto? #Volta AB e Cheias de Charme haha


Jeferson Cardoso respondeu:

Ana Hickmann voltará para o Hoje em Dia. Duvida? Rsrsrsrsr


lucas cassiano comentou:

salve jorge nunca vai subir a audiencia meu bem nunca essa novela é um ó que estão a trocando por rei davi e programa do ratinho nunca subirá a audiencia dessa *****


Jeferson Cardoso respondeu:

Amém!


Kelvin comentou:

Na minha opinião. O problema da Gloria Perez é querer sempre incluir outras "culturas" em suas novelas. O drama do tráfico de pessoas é o ponto alto da novela é o tema que me motiva a sempre que posso assistir os capítulos. Acho a Turquia linda, mas , honestamente, do jeito que ela retrata os "costumes locais" fica a impressão que estamos vendo um pastiche de Clone com Caminho das Índias. Acredito que há conflitos e diferenças culturais muito interessantes para mostrar, mas elas não se encontram na novela. Não acredito que a audiência vai subir até o Natal.
Jeferson você está acompanhando Balacobaco? No meu ver ela está longe de ser uma novela ruim, ela tem suas qualidades e um elenco bem interessante, o que não entendo é a sua baixa audiência...


Jeferson Cardoso respondeu:

Kelvin, não estou acompanhando Balacobaco não. Assistirei esta semana para fazer uma comparação com os capítulos iniciais. Claro, não farei uma análise profunda porque não sou telespectador assíduo.


Adryan comentou:

Jeff, Boa tarde! Acredito na ascensão de Salve Jorge, mas parece que a novela terá o mesmo caminho de Passione: "bombar" nas duas ultimas semanas, o que prejudicará a novela em sua totalidade. Não quero acreditar, mas parece que a novela vai manter os 30/33 pontos de audiencia por meses ainda. Se a Glória não fazer mudanças drásticas, como organizar a história, priorizar alguns núcleos e principalmente "descaricaturar" a (boba) vilá Livia, o "teto" de audiencia que o folhetim encontra-se perdurará até o fim...


Jeferson Cardoso respondeu:

Gente, até maio muito coisa vai acontecer. Como podemos afirmar que não vai bombar como as antecessoras? Só Gloria Perez sabe o que acontecerá no folhetim. E só depende dela. Acredito que de março a maio alcançará excelentes índices, mas será tarde demais. A média geral, infelizmente, já está afetada. ;(


Maicon comentou:

Eu acho que o Sbt tem é que aproveitar essa "maré boa" e ver novos projetos inéditos para manter esses bons índices que vem tendo esses meses todos.....

Pelo o que já vi de Glórias Peres até hj, venho a dizer que ela sempre consegue nos surpreender (apesar de não gostar muitas das novelas dela só "América" mesmo) e vejo que dessa vez não será diferente, assim espero (porq estarei de férias e não tem se quer uma novela que preste p/assistir, kkkk'
). Então já que no início das novelas não tem como mudar quase nada porq já tem uns bons capítulos já gravados, então na segunda fase vamos ver o a autora nos reserva, mas se não mudar vai continuar do mesmo jeito !!!!!!

Gilmar JM comentou:

Eu acompanho há pelo menos 15 anos a história do SBT e por isso me deu a liberdade de defender a emissora. Antes de Carrossel programas do SBT como: Séries, Bom dia e Cia, Novelas da tarde, Ratinho, Silvio Santos, A praça já marcavam o segundo lugar. Carrossel é um fenômeno e ajuda e muito o SBT, mas a novela sozinha não conseguira segurar as pontas. Observe que Ratinho vem atingindo 9, 10 pontos todos os dias e tirando audiência de Salve Jorge, o público do Ratinho não é o mesmo de Carrossel, por tanto mérito deles. E programas como: Astros, Cante se puder, COnexão repórter, SBT repórter , A praça é nossa vem marcando o segundo lugar com larga vantagem. Mais uma vez demonstra que o SBT está no caminho certo. Com relação aos filmes o SBT tem hoje quatro horários dedicados a eles e misturados aos repetidos tem muitos inéditos e de boa qualidade e mais as sessões de filmes como Cine Espetacular e Tela de sucessos estão sempre em segundo lugar. Por fim acredito que a vice agora será sempre muito disputada nenhuma das duas emissoras ficará em segundo com folga, mas mais uma vez cabe defesa ao SBT pois a Record com a igreja, segundo o colunista James Akel fatura 3 vezes mais que o SBT então a média dia do SBT não é vergonhosa mais sim admirável, pois com muito menos dinheiro ela consegue fazer muito mais que sua milionária concorrente. As reprises da tarde tão criticadas ficam em segundo lugar batendo um investimento de milhões. E mais dão a mesma audiência que a milionária novela das 10. Então eu sinceramente acho que o SBT está no caminho certo, mantendo a grade estável e não mexendo com aquilo que está dando certo. Desculpe o tamanho do comentário, aliás se não publicar até entenderei. Com relação a Salve Jorge a coisa a preocupante, não sei se conseguirá reverter a situação como Caminho das Indias conseguiu.


Jeferson Cardoso respondeu:

O SBT está no caminho certo? Só se for daquele que não tem mais volta. Rsrsrsrsrsrs. Salve Jorge tem audiência preocupante, mas vai subir porque se trata de uma novela das nove e, principalmente, porque é exibida na Globo. Insenato Coração e Passione começaram da mesma forma e você lembra como foram as viradas? Foram picos de audiências que nem Fina e Avenida conseguiram. Rsrsrsrs


Izaías comentou:

Jefferson, eu acho que o SBT não deveria tirar Domingo Legal do ar, é um ótimo programa. Pra mim, existem piores do que ele, como o super chato Raul Gil. Esse sim merece voar do ar logo. É uma vergonha :luciana: .

Quando a Salve Jorge... Misericórdia! :ooh: Se a audiência não subir para pelo menos 32,5 até o Natal, ela vai cair para 30 pontos. É uma ótima trama, um texto excelente e o público SP não está sabendo dar valor, assim como não dão a Lado a Lado. Por isso eu continuo defendendo a adoção do PNT.

:ok51: Até mais!


Jeferson Cardoso respondeu:

Domingo Legal um ótimo programa? Então o Programa do Gugu é maravilhoso. Rsrsrsrsrsrsrsrs


Márcia comentou:

Olá Jeff!!!

CARROSSEL - Eu não assisto a essa novela, que é para crianças e adultos que sentem saudades da época em que assistiam à trama original (como a minha mãe, que direto a vejo assistindo)... Mas acho que o SBT deveria saber que Carrossel é apenas uma novela e que um dia ela vai ter um fim... E não é isso que está acontecendo. É necessário que a emissora pense no dia de amanhã.

SALVE JORGE - Eu acho sim que a audiência da novela aumente antes do Natal... Não sei, é apenas uma opinião. Ontem mesmo eu já comecei a voltar a me interessar pela novela com os oficiais de justiça colocando Lucimar pra fora de casa. Foi até emocionante a Morena gritando: "mãae!!" Eu até me arrepiei... Espero que com a protagonista sendo traficada os índices da novela de Glória Perez subam... E você Jeff, acha que a audiência aumenta um pouquinho? rsrsrs'

:tchauGrazi:


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Marcia, espero que na próxima semana a audiência suba para pelo menos 33 pontos. Se não a coisa...


Igor comentou:

jeff,uma curiosidade,quem vai ser o diretor de "sangue bom" de maria adelaide amaral?
E outra:vc acha que da cor do pecado pode continuar registrando esses bons indices que ela vem conquistando?até que dia a re-reprise vai ser exibida,ja se tem ideia?abs


Jeferson Cardoso respondeu:

Dennis Carvalho será o diretor de Sangue Bom. Da Cor do Pecado não está registrando bons índices. Isto é lenda. A sua média semanal não passa de 14 pontos. É triste! :(


Gilmar JM comentou:

Lembro Jeff, mas lembro também que em termos de média elas ficaram bem abaixo do que a emissora queria e assim deve acontecer com Salve Jorge, que para mim é uma boa novela e com com certeza reagirá, mas não tanto ou a tempo para que tenha uma média parecida com a de Fina Estampa e Av Brasil. Quanto ao SBT já vi que não adianta ficar comentando já que pelo visto a emissora não é muito bem quista por aqui e quando é assim argumentos, por mais concretos que sejam nunca terão valor. Por fim como eu disse na última vez o futuro nos dirá.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gilmar, não é bem assim. Acho que você não compreendeu bem minha crítica. Eu quero é o bom do SBT. A emissora só não está aproveitando a boa fase de Carrossel para fortalecer a sua programação, principalmente a noturna. Ratinho é coisa do passado, não tem potencial para nada. Está bem no momento porque a Globo e Record estão fracadas. Essa fase passa, e depois Ratinho volta a marcar seus 4 pontos.


Veja também