O Planeta TV

O fenômeno chamado "Carrossel"

Por: Jeferson Cardoso

O fenômeno de "Carrossel" é algo inquestionável e que não posso deixar passar em branco. A novelinha, que muitos apostavam em (no máximo) dez pontos, surpreendeu e colocou o SBT novamente na briga pela vice-liderança. Não só reassumiu seu antigo posto como também, assim como no passado, assustando a audiência do "Jornal Nacional" e da novela das nove.

Há uma semana, a diferença entre "Carrossel" e o "Jornal Nacional" é de apenas 8 pontos. Um fato histórico! Nesta sexta-feira (23/11), segundo a prévia, a diferença diminui para 6 pontos. Incrível! Em consequência da baixa audiência do telejornal, "Salve Jorge" (que recebe em baixa e ainda tem força para subir) também viu a trama teen no seu calcanhar. Em alguns minutos, o placar apontava uma diferença de apenas 5 pontos (21 x 16). Jesus Maria José!, é o que diria a Dorotéia de "Gabriela".

O sucesso de "Carrossel" não é só em São Paulo. Em Goiânia, por exemplo, a trama é líder isolada, com ampla vantagem sobre o "Jornal Nacional". Outro dia marcou 23 pontos contra apenas 16 da Vênus Platinada. Nunca na história deste país... diria o ex-presidente Lula.

Meus queridos, o SBT, mesmo com esse sucesso estrondoso de "Carrossel", ainda registra uma média-dia pífia, entre 5 e 6 pontos. Na verdade, desde a estreia do folhetim, em maio, a emissora cresceu cerca de dois pontos. É uma reação expressiva diante da queda do número de share, bem como, as crises (de audiência) de suas concorrentes (Globo e Record).

"Carrossel" deu gás ao horário nobre do SBT, mas esta não vive uma excelente fase. O futuro deste canal é preocupante, principalmente no horário vespertino e noturno. À tarde, é vergonhosa a série de re-re-re-re-re-re-(ufa perdi o fôlego!) reprises de novelas, que ainda alcançam 5 pontos. Já à noite, observamos um rodizio de programas sem nenhum potencial, como o Programa do Ratinho e o Cante se Puder. Daqui a pouco o fenômeno chamado "Carrossel" acaba e SBT volta a estaca zero. Aí a direção artística, tarde demais, perceberá que não soube aproveitar o gostinho do sucesso.

No embalo, um remake de "Chiquititas" vem aí e, certamente, será outro sucesso. E, mais uma vez, a emissora não saberá aproveitar. Esse é o momento do SBT voltar a investir em programas populares e exibir filmes inéditos, atraindo também o público adulto para outras faixas. Comemorar a vice-liderança, com diferença de um ponto da Record, no momento, não é vantagem. É preciso pensar no dia de amanhã.

Vergonha!

A repetição de elenco é uma coisa que me irrita bastante. Nos últimos anos, os atores recentemente lançados têm emendando um trabalho no outro. Os veteranos, infelizmente, ficam a espera de convites, mas quando convidados são escalados para papéis secundários. É o caso de Regina Duarte, que teve a oportunidade de brilhar no remake de "O Astro". Antes, portanto, seu último grande trabalhou havia sido em "Páginas da Vida" (2006). Renata Sorrah é outra pouco valorizada. Depois de "Senhora do Destino" não teve mais a chance de ser convidada para interpretar uma grande personagem. A lista com os nomes dos atores consagrados e mal aproveitados é grande. Enquanto isto, somos obrigados a ver ex-bbb’s e cantores ganhando espaço na teledramaturgia. Já os profissionais competentes seguem suando a camisa em busca de uma oportunidade. É triste!

Salve Jorge

Neste sábado (24), a Globo exibe o trigésimo capítulo de "Salve Jorge". Já não é mais uma novela nova. A média, até então, é de 31 pontos. Feriadão agora só na semana de natal e ano novo, até lá a novela precisa ganhar gás e apresentar melhores índices. Não tem mais desculpa. A realidade é a seguinte: o mínimo aceitável é uma média de 35 pontos, então cabe a autora correr atrás deles. Vamos aguardar o desempenho das duas próximas semanas. Amém!

Os títulos das próximas novelas

Parece que escolher o título de uma novela é o novo impasse das emissoras. "A Flor do Caribe", de Walther Negrão; "Maré Alta", de Cristianne Fridman; “Sangue Bom", de Maria Adelaide Amaral, "Em Nome do Pai", de Waclyr Carrasco; e "Em Família", de Manoel Carlos. Esses são os títulos provisórios dos próximos folhetins.

Falta de respeito

Na última quinta-feira levei um susto. Após o término do reality "Fazenda de Verão", por volta das 0h15, a Rede Record começou a transmitir "Ídolos". É uma falta de respeito não só com o telespectador, mas também com os patrocinadores. Ainda bem que não acompanho a essa edição do reality musical, que por sinal é que apresenta o pior nível de participantes. Infelizmente, os novos jurados não souberam selecionar as pessoas que realmente tem o dom para o canto. A situação é ainda mais crítica no "Ídolos Kids". Diante do nível apresentado, as gravadoras, certamente, não apoiarão os vencedores desses realitys shows.

Curiosidade

Por que o SBT não pega o embalo da Record, que acabará com o "Tudo é Possível", e não faz o mesmo com o "Domingo Legal"? O público agradeceria.

Em 2013, o SBT voltará a ocupar a terceira colocação ou continuará disputando a vice-liderança com a Record? Será que "Salve Jorge" conseguirá elevar seus índices antes do natal? O espaço é todo de vocês!!!


Deixe o seu comentário