O Planeta TV

O DESTAQUE DE 2010: A SÉRIE "A CURA"!

Por: Jeferson Cardoso

O DESTAQUE DE 2010: A SÉRIE "A CURA"!

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que critiquei bastante a novela A Favorita, de João Emanuel Carneiro (JEC). Não gostei e pronto. Na época, algumas pessoas generalizavam minhas críticas e afirmavam que eu fazia parte da torcida contra tudo o que o autor escrevia. Jamais! JEC é um dos roteiristas mais dinâmicos da atualidade, chega a impressionar. Conheço o trabalho dele desde a parceria com Maria Adelaide Amaral em "A Muralha", depois tive o prazer em acompanhar "Cobras & Lagartos", pela a metade é verdade porque era viciado em Prova de Amor (Record), onde pudemos constatar o seu potencial como dramaturgo. "Cobras & Lagartos" elevou a audiência do horário das 19h e fez um sucesso extraordinário. Quanto à "A Favorita", meus caros, sinto muito, mas não gostei do enredo e acompanhei a saga dos mutantes, da Record. Não é porque não gostei de "A Favorita” que vou afirmar que foi uma péssima novela, pelo contrário, quem acompanhou na íntegra a considera uma das melhores novelas dos últimos anos. Ou seja, JEC sabe impressionar. Foi o que aconteceu com a série "A Cura", que impressionou e terminou com um gostinho de quero mais.

Juntar JEC com um time consagrado de atores como Selton Mello, Juca de Oliveira, Ary Fontoura, Nívea Maria, Rogério Márcico, entre outros, só poderia resultar em SUCESSO! A sinopse da série, em si, é simples, mas JEC tem a facilidade em transformar a simplicidade, no que podemos chamar de "impacto".

Poderia descrever muito mais sobre essa série, mas não será preciso, porque - na minha modesta opinião – foi o melhor produto produzido pela Globo neste ano. Como diria Giovanni Improtta: FELOMENAL!

No final da temporada, o autor, ou melhor, os autores João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein deixaram gancho, mas a Globo não lhe dá garantia de continuidade. JEC já começa a se dedicar à sua próxima novela e Selton Mello, o protaganiosta, tem compromisso com o cinema. Torço para que dê tudo certo e que, no final do próximo ano, possamos acompanhar os novos episódios dessa série ESPETACULAR.





Comentários (43) Postar Comentário

Julianne Guimarães comentou:

Não assisti totalmente a serie "A Cura". Só vi o capitulo de estreia e achei muito bom pela qualidade, só que não fez meu genero para acompanhar, as vezes parecia filme de terror e não gosto disso.

Mas a série foi indiscutivelmente impressionate, acompanhei a repercussão dela e é incrivel como todos só a elogiavam. elenco foi impecavel, e ainda cito Ary Fontoura que você esqueceu. A história era bem interessante, cheio de viradas. Tudo foi excelente.

O que achei mais interessante foi o mistério envolvendo as mortes, quem Dimas curava, morria. Achava que fosse o Turibio de Ary Fontoura.

"A Cura" foi com certeza um dos grandes destaques de 2010, pela qualidade em tudo, pela história envolvente enfim. Foi impactante, espetacular....

abs...

Resposta Jeferson: Como pude esquecer Ary Fontoura? Já está na lista! Rsrsrsrs

Tarcísio comentou:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Deixar de assistir A favorita para assistir Mutantes... Cada um com a sua opinião. Desculpa, mas não resisti!!!

Sobre A cura, só posso dizer: excepcional. Considero ao lado de Dalva & Herivelto, as melhores produções de 2010.

Resposta Jeferson: E digo mais: Não me arrependi, porque OS MUTANTES foi inesquecível. Quando me refiro a saga dos mutantes, refiro-me apenas a primeira e segunda temporada, porque Promessas de Amor é uma das piores novelas que a Record já produziu. Abs.

rafael comentou:

as chances de ter uma 2ª temporada diminuiram pq a série teve uma audiência insuficiente para garantir o primeiro lugar (isto na reta final).
infelizmente o povo pede qualidade na tv, mas gosta é de baixaria. E muitos não tem paciência para desvendar mistérios, como era o caso de "a cura".

Resposta Jeferson: Não tem nada disto. Os episódios de A Cura não foram diminuídos. Acabou no tempo previsto. Abs.

Matheus Oliveira comentou:

Não assisti A Cura, nenhum capítulo, assistia ALiga na :band1: ou Ribeirão do Tempo na :record1: . Pra mim não teve nada demais na série pra falar a verdade João Emanuel Carneiro não me surpreendeu. Apesar de foi ele que escreveu novelas que eu simplesmente adorei(Da cor do Pecado e A Favorita), além de que ele escreveu sucessos que eu não assisti(Cobras e Lagartos, assistia Prova de Amor "Elza é uma das maiores vilãs dos últimos tempos, concorda Jeff?). No mais A Cura não meu surpreendeu.

Mudando de Assunto...
Jeff, será que a Globo vai aproveitar o atraso nas gravações de Insensato, e o sucesso de Passione, esticando a trama pelo menos em 2 ou 3 semanas, então Insensato começaria, no dia 31 de Janeiro ou 7 de Fevereiro, o que acha?

Tititi...
Sophie Charlotte está arrasando na trama, assim como Murilo Benício, Maria Helena Chira, Mayana Neiva, Clara Tiezzi(revelação do ano) e Rafael Cardoso.

Resposta Jeferson: Não acredito que Passione será esticada. Abs.

Maria Claudia comentou:

A cura foi tudo isso e muito mais. Foi uma série sensacional, de muita qualidade. Alias foi a qualidade que roubou a cena nessa série, tudo foi impecavel, uma produção caprichada que mrece voltar.
Concordo com o Rafael, infelizmente o povo pede qualidade na TV, mas gosta é de baixaria, vide Ciquentinhas, uma lixo completo, de péssima qualidade, tudo foi muito ruim, principalmente história e até alguns do elenco. E a baixaria foi total. No fim deu uma audiência boa, e A Cura que tem enredo, prudução de qualidade, é impecavel não rendeu muito em termos de audiência. Lamentavel uma situação assim.

Paula comentou:

não acompanhei mas se tratando de JEC tenho certeza que foi excepcional o cara sempre manda bem dando um caldo em certo autores de novelas que precisam reaprender a escrever novela que acham que o mesmo formato de novelas que fizeram sucessos 20 anos atrás pode fazer sucesso hj...... o que está acontecendo com as novelas???

amilton comentou:

a cura foi fantastica nao deixou nada a deseja das series americanas . jeff o quer acontenceu com a clara de grande vilã ta virando uma grande mocinha bobona como a diana ou sera um truque para dispistar realmente quem ela e

Tarcísio comentou:

Resposta Jeferson: E digo mais: Não me arrependi, porque OS MUTANTES foi inesquecível. Quando me refiro a saga dos mutantes, refiro-me apenas a primeira e segunda temporada, porque Promessas de Amor é uma das piores novelas que a Record já produziu. Abs.

.
.
.
Pra mim também foi inesquecível aquele samba do criolo doido. Não consigo me esquecer de como aquilo foi apedrejado por toda a imprensa. A história começou interessante, mas os péssimos efeitos não ajudavam. E Tiago Santiago ainda conseguiu transformar a trama em si num lixo. Não havia sinopse! A história ia acontecendo e sendo escrita de qualquer jeito, como alguém que cursa o pré-primário. Começou com 24 e terminou com 9. Sucesso! Abs!

Cinira comentou:

Jeferson, eu também estou com você a trilogia do Grande Tiago Santiago foi mil, artistas talentosos e bonitos,não foi aquela novelinha trash da globo aquela que teve só dois capítulos,aquela que de tão ruim ficou só dois dias no México e logo saiu do ar,isso porque falam tão mal das novelas mexicanas(que eu acho as melhores do mundo),afinal o Brasil começou copiando esse genero lá de fora O Direito de Nascer do cubano Félix Caignet a primeira versão com a Grande Nathália Thímberg, foi o maior sucesso até hoje(para quem quiser é só pesquisar),bem a única coisa que discordo é da terceira temporada eu curti muito Bianca Castanho estava linda,maravilhosa ao lado de Léo Rosa e todo elenco.Uma pena que ainda haja pessoas que acham que não há vida fora da falida globo,mas tudo bem,eu como adoro novelas assisti os quase 600 capítulos nunca perdi um e não me arrependo,afinal novela é para você curtir,sonhar,torcer e vibrar e isso a trilogia nos proporcionou.Jeferson no outro comentário solicitei um favor seu de saber detalhes dos personagens e nucleos dos atores Marcos Damigo e Matheus Carrieri,você não me respondeu,e então?Tenho mais duas coisas a comentar você leu que a bocuda da jussara freire(adorava essa grande atriz)mas se queimou falando mal da Record,agora está lá por cinco anos,zero para ela e 1000 para a Record por não ter guardado rancor,espero que agora ela não venha a falar mal do SBT,ela não precisa disso,a outra é do claúdio lins falou mal do SBT na época de Esmeralda,voltou em uma rosa agora fará a próxima do Tiago,tenho mais duas,o Antonio Petrin detonou a novela da D.Iris a qual trabalhou agora fará a do Tiago,(um grande ator, não havia necessidade de ter feito esse comentário e por último o futuro ator matheus solano,só porque fez dois papéis em horário nobre não aceitou um secundário e Insensato e logo aceitou o principal na novela do walcir(alegou para a primeira cansaço,mas assim que o walcir o chamou para principal acabou o cansaço,uma pena será que vai querer sempre ser o primeiro,o grande artista brilha em grandes atuações e não papel principal,exemplo a Maravilhosa Laura Cardoso,em todas as novelas consegue brilhar e nos fazer lembrar sempre, exemplo a D.Isaura de Mulheres de Areia,essa é fera,esta sabe de tudo,uma pena que todos os anos não recebe um único prêmio, apesar que receberá sempre o grande prêmio o carinho e o reconhecimento pelo seu grande talento,artista=humildade,talento,carisma,estudo,dom natural,brilho próprio tudo isso é Laura Cardoso.Fiquem com Deus e até a próxima.

Resposta Jeferson: Cinira, não faço ideia qual será o nucleo de Marco Damigo. Quanto a Carrieri nem tenho certeza se está realmente confirmado. Abs.

Marcio comentou:

A favorita foi a melhor novela dos últimos anos, e dizer que preferia ver Os Mutantes é a mesma coisa que dizer que não entende nada de televisão. E sobre A Cura, foi sim, um dos produtos de melhor qualidade q se viu na TV, mas me desculpe, não acredito que vc tenha visto a série. Não mesmo! Abraço.

Resposta Jeferson: Nâo entendo nada de TV, uma vez que, não gostei de OS MUTANTES, mas simplesmente ADORAVEI! Novelão!!!!! Quanto A CURA, sinto muito, mas não tenho como prová-lo e nem preciso. =D

Veja também