O Planeta TV

Novo Mundo é umas das melhores novelas das seis da Globo

Superprodução estrelada por Isabelle Drummond Chay Suede é um dos destaques do ano.

Por: Jeferson Cardoso

Isabelle Drummond e Chay Suede em cena de Novo Mundo

Novo Mundo não tem a mesma repercussão (popularidade) de Eta Mundo Bom, mas a supera em tem todos os quesitos. É uma das melhores novelas das seis dos últimos tempos, e talvez da faixa. 

Não dava nada por Novo Mundo, hoje digo: é melhor que Cordel Encantado. Algumas pessoas devem estar se perguntando: surtou! É uma questão de gosto, pelo conjunto da obra. A atual novela das seis é deslumbrante, e não é movida apenas pelo casal principal ou por um vilão(ã). O seu melhor está nos dramas secundários, nos personagens paralelos. O texto é muito bom, nada didático; e a narrativa é uma das melhores: frenética. E mais: os autores (Thereza Falcão e Alessandro Marson) não ficam andando em círculos.

Diferente de Os Dias Eram Assim, Novo Mundo não é rejeitada por ser uma trama de época. Pelo contrário, e pelo simples fato de ser um melodrama, um folhetim clássico, misturando ficção com realidade, sem exigir conhecimento de seu público, uma vez que a época [período pré-Independência do Brasil] é pano de fundo e serve apenas para contar uma história de amor (quase) impossível.

Um dos problemas de Novo Mundo, o de sotaque carregado, foi corrigido com a mudança de fase, poucos capítulos após a estreia. Uma pena que mantiveram o filtro de imagem, que prejudica a fotografia. As imagens são escuras, às vezes, embaçadas. Os tons excessivamente cinzas me incomodam.

O elenco, afiadíssimo e muito bem escalado, é um dos pontos positivos da novela. Com destaques para Caio Castro, Leticia Colin, Viviane Pasmanter, Ingrid Guimaraes, Guilherme Piva e Agatha Moreira. 

Letícia Colin arrasa em cena de Novo Mundo. Foto: Globo

Confesso a vocês que não sou muito fã dos protagonistas. Anna (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede) são chatos. Sorte minha que a trama flui muito bem com núcleos que não dependem do romance deles. Os intérpretes estão bem [apenas bem] em cena, mas não consigo gostar dessas personagens. Talvez seja falta de ousadia dos atores ou culpa dos autores. Ou implicância minha. 

A abertura é uma mininovela: linda e inteligente. Maravilhosa!. Amo e muito. 

Com quatro meses pela frente, ainda é cedo pra cravar Novo Mundo como épica, mas está se encaminhando para isso. No mais, é merecedora de todo o sucesso de audiência [aceitação do público] e de crítica especializada. 

Reconhecimento

Tenho que admitir que, após o capítulo de estreia, os novatos encontram o tom certo e estão bem em Malhação: Viva a Diferença.  

A história idealizada pelo estreante Cao Hamburger é agradável; tem características de um folhetim clássico; e é apresentada ao público certo, com temas pontuais e relevantes.

A ótima audiência, de 20 pontos, provavelmente, se deve à proposta inicial: a diversidade, as diferenças raciais e culturais de personagens humanos. Assim como a ideia, os temas (o feminismo, machismo, alcoolismo, racismo, romance interracial, entre outros) levam o público à reflexão, sem moralismo. A letra da música Bate a Poeira, na voz de Karol Conka, usada na abertura foi um achado. Ouçam! Ela resume a novela em um minuto. 

"Negro, branco, rico, pobre
O sangue é da mesma cor
Somos todos iguais
Sentimos calor, alegria e dor...
SEJA O QUE TIVER QUE SER, SEJA O QUE QUISER SER!”

Perdeu o fôlego

Adorava Rock Story. Pra falar a verdade, amava. Infelizmente, perdi o interesse na reta final. O último mês, pra mim, é descartável. A novela deveria ter sido encerrada no dia do casamento de Júlia (Nathalia Dill) e Gui (Vladimir Brichta). De lá prá cá, a trama continua ágil, mas de pouco interesse. 

Os últimos capítulos não parecem ser de momentos decisivos de novela. É uma pena. 

A novela perdeu ritmo, mas isso não tira o mérito da produção. Maria Helena Nascimento se revelou uma excelente autora. Dennis Carvalho e Maria de Médicis (o diretor artístico e a diretora geral) conseguiram entender a ideia da autora e surpreenderam ao apostarem em trilha sonora, fotografia e efeitos especiais (congelamento final de capitulo) excelentes. 

Rock Story tem mais altos do que baixos. O único vacilo, na minha opinião, é ter deixado assuntos de pouco interesse para a reta final. No mais, considero-a superior à Haja Coração, mas inferior à Totalmente Demais. 

Não empolga

As chamadas de Pega Pega são bem fraquinhas. A sorte é que isso não significa muita coisa. O que importa, de fato, são os capítulos no ar. 

No clipe, de 8 minutos postados no Globo Play, não vi química entre Camila Queiroz e Mateus Solano. Thiago Martins parece fraco; e João Baldasserini surge com os mesmos trejeitos [e visual] de Haja Coração. Que horror!

A trilha sonora parece ser boa. Inclusive, é o que salva algumas cenas dos protagonistas, no vídeo de apresentação.

Novela excelente

É impressionante como A Força do Querer só melhorar. As atuações de Emílio Dantas e Débora Falabella impressionam. Que atores excepcionais. Cada vez mais estou convicto: essa novela não seria esse sucesso todo se não fosse a dedicação do elenco. Todo mundo se entrega em cena. Parabéns a todos os envolvidos. E pisa mais que está pouco, Gloria Perez! Rainha!

Infelizmente, acrescentaram filtro nas imagens de A Força do Querer. Às vezes, é de cor azul, verde, amarelo... Lamentável!. A direção, no entanto, melhorou a trilha incidental de suspense. Oba!

Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas). Foto: Globo

Fico impressionado com o trabalho de Pedro Vasconcellos, o diretor geral, que só evolui desde que assumiu o comando de Salve Jorge. É um profissional competentíssimo, e merece todos os créditos e elogios.  Uma pena que muitos só enxergam a assinatura de Rogério Gomes. 

Por fim, gostaria de lembrar a torcida Jeizeca que Zeca não ama Jeiza. No ar, é muito boa a química entre Marco Pigossi e Paolla Oliveira, mas os personagens não se amam. Por ora, o envolvimento entre eles serve apenas para dividir o público e entrelaçar os núcleos. Se o Zeca vai passar a amar a Jeiza, não sei. O que sei é que ela vai se apaixonar por Caio (Rodrigo Lombardi). Preciso dizer mais alguma coisa? #Deboche

Mudanças!

Após o fracasso de A Regra do Jogo, a Globo vetou a parceria entre Amora Mautner e João Emanuel Carneiro. É para glorificar de pé!. Para a próxima novela do autor, a emissora indicou Dennis Carvalho, que Graças à Santa Clara chamou Maria de Médicis para ser seu braço direito. 

Por falar em JEC, os fãs já estão criando sinopses e elenco fakes. Até hoje espero a história de um naufrágio de transatlântico que tinha título de Rainha do Mar. Hahahahahahaha!

JEC pretende repetir parceria com Adriana Esteves, mas pode ficar sem ela. A atriz está sendo disputada por autores que tem prioridade. Como estou de saco cheio, bem cheio mesmo, de panelinhas, torço para que Adriana faça novelas de outros autores. De mesmas caras, já basta as que veremos em O Outro Lado do Paraíso e O Sétimo Guardião. 

Não sabe lidar com opinião

Levei um susto com as declarações de Silvio de Abreu no Domingão do Faustão. Infelizmente, o profissional dar ouvidos a quem não deveria. E o pior: ele julga e condena os entrevistados que avaliam os produtos que não fazem sucesso. Segundo ele, Os Dias Eram Assim não foi compreendida porque a educação no Brasil é precária. Hahahahahahaha! Admitir que é ruim ou que foi mal apresentada/executada,  jamais. Agora compreendo porque Silvio de Abreu tem dificuldade para virar o jogo de suas obras que começam tropeçando, como As Filhas da Mãe. Entendo também porque algumas novelas, como Torre de Babel e Guerra dos Sexo [remake], se desconfiguram e perderam o rumo... 

É isso, gostam de Novo Mundo? Estão satisfeitos com os momentos decisivos de Rock Story? Estão animados com Pega-Pega? A Força do Querer é boa ou excelente? =D

Abraços e até o nosso próximo encontro! ;)





Comentários (21) Postar Comentário

Portfólio de Atores comentou:

Não concordo com a afirmação de que Novo Mundo é melhor que Cordel Encantado, pelo simples fato, que não se trata de uma competição pra saber qual é melhor que outra, mas se trata sim de reconhecer um sucesso (e nao falo de números, mas de crítica e público) ou não. É nesse ponto, afirmou que Novo Mundo entrou pro Hall de Melhores Novelas das 18h, lugar onde estão Cordel Encantado, O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Lado a Lado, Sete Vidas, Êta Mundo Bom! e tantas outros. Sobre a diferente aceitação de Novo Mundo e Os Dias Eram Assim, é triste saber que as pessoas desconhecem um período tão recente da nossa história (40 anos atrás), pior ainda são as pessoas não se reconhecerem numa produção que está retratando esse período de forma magnífica e didática (foi o unico antídoto diante da ignorância do telespectador). Os Dias Eram Assim, pra mim, é um sucesso de crítica que se junta a outro sucesso chamado Queridos Amigos, Amazônia - De Galvez a Chico Mendes, JK, Um Só Coração. Em resumo: A Globo depois de um período de crise em suas produções, talvez, vive a melhor fase da teledramaturgia...


Jeferson Cardoso respondeu:

Não fiz comparativo, apenas afirmei que, pra mim, Novo Mundo é muito superior. Cordel era muito boa, mas andava em círculos. O texto, às vezes, também era fraquinho. Veja bem, não estou desmerecendo Cordel - que foi um novelão pra época.


Andrea Barros comentou:

Quer dizer você não gosta e do Mateus Solano isso sim!!! Não queria ele como o Romero Rómulo e ele acabou sendo preterido pelo Nero ainda bem pois é novela foi horrível
Em liberdade liberdade você disse que ficou surpreso com a boa atuação do Mateus e admitiu que não confiava muito nele
Absurdo poiis e o melhor ator da idade dele
Agora vem com opinião negativa sobre pega pega? Me poupe


Jeferson Cardoso respondeu:

Andrea, querida, disse que não vejo química entre Solano e Camila. Por enquanto, não consigo julgar a atuação dele. A novela ainda não começou. Que ele surpreenda assim como em Liberdade.


Ronny comentou:

Destaque absoluto de Novo Mundo: Ingrid Guimarães, Viviane Pasmanter e Guilherme Piva.
Em Rock Story destaco a Alinne Moraes que deu o tom certo a uma personagem que tinha que ser chata.
A Força do Querer fica até difícil destacar alguém porque todo o elenco tá afiadíssimo, o núcleo que mais me chama atenção é sobre o mundo trans, porém toda a história me fisgou, não existe núcleo chato ou personagens desnecessários. Glória acertou em todas as tramas dessa novela.


Jeferson Cardoso respondeu:

Vivi Pasmanter está maravilhosa demais. Um espetáculo à parte. É a melhor personagem de Novo Mundo


Thiago São Tomé comentou:

Jeferson, excelente texto! Você pode me tirar uma dúvida? O que seria um texto didático em novelas? Você poderia me citar um exemplo de trama que foi didática? Sempre tive dúvidas em relação a este tema. Muito obrigado!


Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, um exemplo é a série Os Dias Eram Assim. Uma professora aparece explicando para seus alunos o passo a passo da Ditadura. O texto é bem repetitivo, autoexplicativo o tempo todo.


Geovana comentou:

KKKKKKKKKKKK Também estou esperando até hoje a história Rainha do Mar num transatlântico com a Patricia Pillar protogonista. E olha que a tal sinopse até que era boa. Só porque Avenida Brasil foi um fenômeno ficam endeusando o JEC, pra mim ele é um autor que nem os outros, nenhum gênio, e embora Avenida Brasil tenha sido o trabalho de maior repercussão, e melhor história dele foi A Favorita.


Jeferson Cardoso respondeu:

Haahahahahahhahahahahaha, Adriana Esteves deve ficar com Aguinaldo


gustavo comentou:

realmente jeferson novo mundo é um primor de novela nada se perde tem ótimos nucléos secundários o que não deixa a novela chata letícia colin está cada dia melhor enfim a novela está cada dia melhor. sobre rock story realmente a novela perdeu fôlego mas ainda tem uma certa agilidade maria helena é ótima e fez uma novela diferente sem os clichês não gostei da morte da lorena queria ela tocando o terror até ser presa, já imaginava a cena final da novela que seria algo bem diferente queria na cena final julia e lorena unidas e juntas pra sempre a entrada da mariane deu até uma movimentadinha na trama mas acho que ela deveria ter entrado antes dennis carvalho e maria de médicis formam uma bela dupla. sobra a força do querer não temos nem o que falar realmente é maravilhosa a entrga do elenco e a direção geral também pena que as pessoas só dão o mérito ao rogério gomes. os dias eram assim é uma boa novela mas infelizmente as pessoas não entendem a ditadura e todo o seu contexto.sobre malhação as atrizes melhoraram e muito. as chamadas de pega pega realmente não empolgam muito mas não devemos julgar pela chamada bom é isso até a proxima.


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Gustavo, pois é. Pega Pega é uma incógnita.


Rosa Rangel comentou:

Quem será o diretor da novelo que Gilberto Braga escreve para estrear em 2019 às 23 horas? O Dennis vai dirigir a do João Emanuel no segundo semestre de 2018. Tudo que o Gilberto escreveu, dos anos 80 pra cá, teve direção do Dennis. Vai ser estranho.


Jeferson Cardoso respondeu:

Boa pergunta..... Será mesmo que essa minisseríe as 23h sai mesmo do papel. Sei não.....


Victor comentou:

Concordo com tudo sobre Novo Mundo. É uma grata surpresa no horário das 6. Muito superior a Eta Trash Ruim. Só não concordo com o que você disse sobre Joaquim e Anna. Os dois mantém uma química exepcional, mas para não cansar o telespectador, os autores dão seu merecido destaque aos personagens secundários, que por sinal são ótimos mesmo. Mas opinião vai de cada um, né? Hehe.
Sobre Rock Story concordo que nessa reta final perdeu um pouco o ritmo, mas mesmo assim se mantém ótima. Supera diversas novelas do horário, começando por Haja Coração e I Love ZzZz... Se iguala a TD+ que sofreu com o mesmo. Mesmo com esses pequenos defeitos, vai deixar e muitas saudades. Não estou empolgado com Pega Pega (Pique esconde), por isso não vou nem perder meu tempo.
Malhação é maravilhosa! Cao arrebentou em escolher 5 protagonistas que estão evoluindo na atuação a cada semana. Merece e muito a audiência que tem. ❤
Sobre A Força do Querer, sim, ela é boa. Pode se tornar excelente a partir de agora com as reviravoltas que estão por vir. Vamos aguardar.
Adoro suas análises. Curto e muito o Planeta Tv, abrçs


Victor respondeu:

Ah, e Jeiza é a melhor personagem da novela junto com Joyce. Dizem por aí que essa história dela se envolver com Caio pode ser cancelada. Será?



Jeferson Cardoso respondeu:

A autora não vai abrir mão do casal Jeiza e Caio. Faz part do triangulo amoroso.



Jeferson Cardoso respondeu:

Victor, obrigado pelo carinho. =D


Ana comentou:

Jeferson Cardoso,

Juro que fico sem entender algumas de suas opiniões. Por exemplo, no último texto dessa parte do site ("Curtas & Quentes") você disse que a abertura e a música tema da nova Malhação eram horríveis (" O texto também ficou devendo, muito didático e, às vezes, forçado. E o que falar da abertura e da música tema? Horrível.")
Já no texto de hoje, 29/05 é só elogios a musica tema.

Afinal, mudou a musica tema? Ou fez a crítica sem analisar direito?


Jeferson Cardoso respondeu:

Ana, a abertura de Malhação: Viva a Diferença é fraquinha, mal feita. A música, no entanto, é boa e combina com a história. A primeira vez que a escutei, não tinha gostado. Hoje, acho que foi a melhor escolha.



João respondeu:

Ele como sempre vive em cima do muro. É por isso! Se tivesse ruim de audiência, ele ia criticar, mas como viu que tá fazendo um baita sucesso, resolveu elogiar. Assim fica fácil fazer "crítica".



Jeferson Cardoso respondeu:

Sobre a abertura mantenho a opinião, é feia mesmo. Enquanto a letra prestei melhor atenção e é bonita. A melodia aprendi a gostar. ;) Os elogios não estão relacionado aos números de Ibope, nem pensei nisso.


Michel comentou:

Jeferson, As próximas novelas das seis serão todas de época? Você acha que a autora de Rock Story poderá migrar para o horário das 21horas no futuro? A Lícia Manzo vai mesmo escrever a novela que Substituirá a do João Emanuel?Fiquei curioso sobre as sinopses fakes que você citou.Onde você leu?


Jeferson Cardoso respondeu:

Michel, Lícia está no freezer (coitada), mas acredito que vai continuar na faixa das 18h, assim como Maria Helena Nascimento deve permanecer às 19h.


Veja também